Anúncios

Game Music Original > Eternal – Batalha Do Cérebro

Amigos, continuando com a insistência em busca de espaço nas playlists de vocês (risos): hoje temos a música que foi composta para a batalha com chefe do shmup imaginário “Eternal”.

O primeiro artigo desta série trouxe justamente a música da abertura deste jogo (que não existiu). Mais agitada do que a anterior — mas não muito — apresento-lhes a música que poderia se chamar “SOUND TEST…STAGE 1 BOSS [PRESS A TO PLAY, B TO STOP]“.

Enquanto sigo sonhando em fazer parte de um sound test um dia, cliquem play abaixo e escutem a tentativa de uma VGM mais “moderninha”. O trecho mais tenso e mais interessante da música fica no meio.

Talvez combinaria bem com uma batalha de jogo de nave — nunca saberemos. Detalhe: se fosse realmente a versão para o game, a música entraria em loop. Aqui é a versão, digamos, da “OST” do jogo imaginário; portanto, ela tem um final.

“Eternal – Batalha do Cérebro (by Cosmonal) [2010]”

E na Bonus Track totalmente empoeirada, uma música curiosa. Ela não está no sound test de Flashback (do Mega Drive, pelo menos).

O clima cinemático inesquecível deste clássico deve-se muito ao fato de haver alternância entre momentos com trilha sonora e completo silêncio musical. Como em um filme, certos momentos ganhavam temas bem curtinhos. Não conhecia um jogo de console com esta característica até ali, somente adventures da LucasArts com sua poderosa tecnologia iMUSE.

Curiosamente, nenhuma destas músicas estão no sound test do jogo; portanto, não entram nas coletâneas de OST que costumamos baixar em tempos de Internet. Portanto, amigos, é possível afirmar com segurança: essa é obscura, MESMO (risos). Afinal, para ouvi-la, só jogando.

Muitos de nós jogaram Flashback uma dezena de vezes, seja no Super NES, Mega Drive ou no MS-DOS (ou Amiga, claro). Em uma tarde de sábado, decidi jogar fazendo “role-play” enquanto controlava Conrad, gravando e editando em VHS. “Editando” = pressionar PAUSE e manter o REC aguardando até o próximo momento interessante ou cutscene (risos).

Aquelas animações eram incríveis: bastava o jogador ser caprichoso no joystick que as cenas pareciam cinema na tela da sua TV. Ou, pelo menos, um bom desenho animado. Um Zillion mais americanizado, se você me permite. Ainda que o jogo seja francês: Flashback é basicamente o enredo de O Vingador do Futuro. Uma delícia :-)

Caso alguém tenha curiosidade, pode dar uma olhadinha neste playthru digitalizado da fita de vídeo aqui. Seria este o primeiro Cosmic Cast, em 1993? (risos)

E, no dia seguinte à “gravação do Let’s Play sem narração”, fiz a versão de uma destas músicas rápidas de Flashback do Mega Drive, no teclado. Como ela não é mencionada no sound test… ficou Flashback – Battle Theme (1993) mesmo.

Compartilho mais uma vez com vocês, amigos, a empolgação de um adolescente e seu teclado ao lado do videogame…

“Flashback – Battle Theme (by Cosmonal) [1993]”

Como acredito que mesmo os que jogaram provavelmente não vão lembrar (toca esporadicamente, afinal) aqui está a original (link para um ponto do jogo exato onde ela é reproduzida ).

* * *

Anúncios

19 Respostas

  1. “Batalha do Cérebro” já está no meu MP4 Philips.
    Ela já começa na ação,senti uma mudança expressiva em relação a várias outras músicas suas Eric,ficou ótimo mas ficou diferente também.
    Em 1:08 e 2:47 algo me lembrou fortemente uma das músicas de Matrix(o Filme).
    Essa do Flashback é underground mesmo,conheço o game mas nunca joguei.Dei uma olhada lá no VHS e o interessante é que as distorções típicas do VCR deu um “ar” ainda mais nostálgico a gravação,he he he é como se você tivesse aplicado um filtro.

    Hasta la vista,Cosmonal!

    Curtir

  2. Uow. Dessa nova “série”, essa música foi a que eu mais curti. Passa bem o clima de desafio e empolgação de uma boss battle, bacana demais. E fiquei impressionado com a música do Flashback, com meu nulo conhecimento sobre teclados e sintetizadores, nem sabia que era possível esse tanto de efeito na época, bem interessante mesmo.
    Ainda tem mais composições de Eternal?? Ansioso por elas.

    Curtir

  3. essa musica do cerébro é incrível. assim como essa do Flashback. realmente é muito bacana, vou até procurar esse Eternal para jogar só para ouvir. e quero mais composições

    Hee-Hoo!!

    Curtir

    • @Dactar Opa, Dactar, a mudança expressiva que menciona deve ser a batida meio (só um pouco) “drum&bass”, fora do meu porto seguro mesmo. E cara, a parte que menciona realmente lembra Matrix (não-intencional). É uma progressão de acordes muito comum, e realmente lembro dela na trilha de Matrix, se não me engano em algum momento onde Morpheus dá umas explicações… Follow the white rabbit, Dactar.

      @Guilherme Caramba, valeu Guilherme. Pô, pena que foram estas duas do Eternal mesmo, se o jogo fosse a frente seria demais poder fazer mais músicas para um pseudo R-Type… Fiquei feliz que tenha curtido tanto! Abração meu velho.

      @Leandro alves (@cybertechwyvern) Valeu Leandro! Mas pena que o jogo “Eternal” não chegou a existir viu, o colega só idealizou mesmo — eu que me empolguei e fiz duas músicas, rs Valeu mesmo Leandro!

      Curtir

  4. Eternal – Batalha do Cérebro added on my Dingoo.
    We wanna more and more, please…rs
    Thks Eric, you’re the boss.

    Curtir

  5. Eric, parabéns pelo trabalho! Gostei muito da participação especial das guitarras no final da Batalha do Cérebro. Belo timbre!

    Flashback é um clássico absoluto. Eu também não me lembrava dessa música! Obscura é apelido! ;)

    Curtir

  6. Muito boa essa música, Eric! O estilo me lembrou daquele “Eurodance” (ou seria EuroTechno? whatever…), presente em vários jogos europeus.

    Seria legal uma seção do CFX só para essas capturas de vídeos. Eu pelo menos, como “rato” de VHS que sempre fui, adoro!

    Curtir

    • @Julio Soares (@juliosoaresjr) Opa, foi pro Dingoo aí (e pro MP4 do Dactar, rs) — vocês são os caras viu. Que nada Julio, “The Boss é um grande desafio”… press any key to continue… ;-) Grande abraço Julio.

      @Marcelo Martins Valeu meu caro Marcelo! Pô, essa guitarra que gostou, é até interessante: uso sempre um timbre do Triton Classic quando preciso de power chords de guitarra artificiais, pois não tem o realismo “intenso” dos VSTs e não tem “cara de clipart” pois praticamente ninguém usa (é um combo do Triton, complicado de misturar na MIDI e tal…). “Obscura é apelido” hahaha, putz, é verdade, rs… aliás, fiquei com vergonha de saber que você escutou a de Flashback, está muito, er…. inocente! Rsrs… grande abraço, Marcelo!

      @Marcos Valverde Pô, isso é um mega-elogio, comparar com Eurodance (sim, acho que é isso mesmo!). Oh my, inspirações de Psygnosis da vida no fundo da mente, será? Espero… :D — e eu sei que você é um fã das fitas enormes de vídeo, pô, acho que teremos algo legal em breve nesse sentido por aqui, deixa eu não estragar a surpresa… ;-) abração MCS!

      Curtir

  7. Com certeza e uma tema que poderia ser usado em qualquer jogo de nave, pois a batida e bem no estilo de jogos como R-Type ou Gradius. O que é muito bom, que jogos desse estilo tem composições nesse ritmo mesmo só tenho que agradecer ao Cosmonal por estar divulgando mais esse trabalho que e incrivel.

    Agora o tema do Flashback até me arrepiou aqui de ouvir, e realmente só jogando para curtir aqueles somzinhos que rolavam… hahaha. Parabéns mais uma vez e com certeza já to fazendo uns downloads pro meu MP3 Player… hehehe.

    Curtir

  8. Excelente trabalho em ambas composições. A do Flashback reconheci de cara.. pois jogava muito e estava sempre com essa música na memória.. uma das minhas favoritas. Fantástico arranjo.

    Parabéns mesmo!!

    Curtir

  9. Diferente do que já tinha ouvido aqui .. como o Affini falou, lembra OSTs de shmups. E Flashback… sem comentários né!!!

    Parabéns pelo trabalho.

    Curtir

    • @Celso Affini De preferência em um shmup do Mega Drive, hein, mister Celso? :-) Que nada, sonho meu, rsrs… caraca, você lembra das vinhetinhas que rolavam no Flashback do Mega, que legal rapaz! Sabe dizer (ou alguém que veja esse comentário) se também tocavam essas pequenas vinhetinhas do SNES também? Abração!

      @Mestre Ryu Caraca, bom saber que a do Flashback acionou sua memória também, Ryu! Puxa, legal mesmo, favorita aqui também. Abração meu velho!

      @Ritinha @ritalinando Valeu Ritinha, pô, se lembrou jogo de nave pra você, então funcionou mesmo! Aliás, funcionaria, já que o jogo infelizmente não saiu do papel, rs Abração!

      Curtir

  10. Caraca Cosmonal… Tô aqui besta… 0_0
    Cara, vc manda muito bem nos teclados. Não tenho a menor noção do como vc faz isso tudo, mas fica show de bola. Parabéns, cara!! Adorei teu trabalho. Dedicação pura. Quem sabe um dia vc não se torna um mestre como Yuzo Koshiro ;-)
    Abraços

    Curtir

    • Valeu! Rapaz, que nada, no máximo um “ao mestre com carinho” em se tratando de um Yuzo Koshiro, dá uma olhada neste singelo medley 3 músicas de Streets of Rage:

      https://cosmiceffect.com.br/2010/05/10/game-music-streets-of-rage/

      Não há música de “fase completada” mais empolgante do que a de Streets of Rage, não? :-)

      Valeu mesmo, Albatross!

      Curtir

      • Nooooossa… Muito manero mesmo, Cosmonal. Adorei sua versão. Tbm sou fão de game music e fico sempre ligado na trilha sonora dos games. Um game pra mim que tenha uma música empolgante já ganha vários pontinhos pra mim ^_^

        Cara, na hora que tava ouvindo sua versão de SoR2 me veio de pronto na minha mente Valis 3 e Rolling Thunder 2, dois jogaços com trilhas inesquecíveis. Me pergunto se vc ñ teria feito sua versão das músicas destes games ^_^

        Valeu, brother. Até a próxima!

        Curtir

        • Opa, valeu mesmo Albatross! Sério, Valis 3 e Rolling Thunder 2, cara, temos o gosto MUITO parecido viu! São dois jogos fora de série neste quesito e Rolling Thunder 2, putz… até hoje não esqueço dos arranjos de bateria sensacionais das músicas dele! E Valis com a típica VGM da Wolfteam nem se fala… pô, abração, escutando Rolling Thunder 2 agora em homenagem! :)

          Curtir

  11. Gostei da música, combina realmente com o clima de boss de um shmup! Parabéns! Quanto a música de Flashback, não lembrava só de ouvir não, mas esse tipo de trilha sonora “de evento” é muito legal. Ia até perguntar se não rolava algum Cosmic Cast de Flashback e sou surpreendido com esta relíquia! Estava vendo uns trechos e esse do “flashback” é inesquecível:

    Curtir

    • Valeu mestre Frank “Mass Effect” :D! Rapaz, espero de coração atende este seu pedido de um Cosmic Cast com Flashback. E pô, o momento que você colocou é um momento bem “Total Recall” dele… história verdadeira: na época, meu irmão mais velho havia comentado a semelhança com O Vingador do Futuro e ficou interessado em ver o “VHS do jogo pronto” pra assistir! Abração meu velho, valeu por acionar esta lembrança!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: