Anúncios

1984: A Febre Dos Videogames Continua

Pessoal, há algum tempo entrevistamos o Marcus Garret, autor do excelente 1983: O Ano Dos Videogames No Brasil. O livro, lançado em agosto de 2011 é, sem exageros, leitura obrigatória para todos os retrogamers brazucas. Comprei minha cópia pelo email do Marcus e posso assegurar: cada página é uma viagem no tempo, principalmente aos olhos de quem por acaso viveu aquela época: propagandas animadas com os preços em cruzeiros, os clones de cartuchos/consoles cheios de criatividade e, até mesmo, jogos que só foram lançados aqui no Brasil, em cartucho. Tudo isso e muito mais foi abordado no 1983.

Agora… chegou “a mais alta patente em videogame” ;-)

Marcus Garret nos levará ao ano seguinte da nossa particular história gamística, em um novo livro intitulado 1984: A Febre Dos Videogames Continua. E como continua! Como dá pra ver no pequeno teasing acima da capa do livro (poderá sofrer alterações até o lançamento), há um Onyx Jr adornando o fundo. Para quem não conhece, o Onyx Jr foi um amado clone brasileiro do Atari 2600, de design mais compacto e muito charmoso, com linhas e cores inspiradas na estética do exército.

Lembro de um amiguinho que o possuía e, apesar de acompanhar um joystick meio desajeitado, ele realmente era mais poderoso — sabe por que? Porque só o Onyx Jr tinha um botão de… pausa! Imagina só, o poder de pausar em Megamania durante o ataque daqueles sanduíches amarelos, traçar a melhor “estratégia” com calma e seguir em frente… Certamente, muitas curiosidades e fatos da época serão parte do novo livro do Marcus, que, nas próprias palavras do autor, é uma continuação direta do 1983:

Saiu bastante coisa em 1984, principalmente acessórios e “periféricos” (se é que podemos chamar assim). A guerra dos preços e a competição entre os consoles só aumentou também. Há muitas curiosidades bacanas que, creio, serão de interesse do pessoal que adora a Era Atari.

Este livro será bem mais visual que o primeiro, terá bem mais fotos e detalhes. Pretendo fazê-lo em papel brilhante também, dar um outro acabamento, mas tentar preservar – ao máximo – o preço do primeiro.

A “Era Atari”. Como não adorá-la? :)

Na época da entrevista que fizemos aqui no CFX sobre o 1983, o Marcus estava montando uma lista de interessados através de email. O mesmo acontece agora, com o novo livro: aproveitando o mesmo endereço, o euquero1983@gmail.com, os interessados já podem enviar mensagem informando seu desejo de adquirir um exemplar e incluindo seu endereço para envio (é uma pré-venda). Marcus acredita que o livro estará 100% pronto por volta de 20 de março, seu preço deverá girar em torno de R$ 50,00 (incluindo frete) e ele pretende fazer um descontão para eventuais interessados em adquirir os dois livros de uma vez.

Para os residentes de São Paulo, o Marcus pretende realizar (ainda não confirmado) um lançamento oficial no Game World 2012 que acontecerá entre os dias 30 de março e 1º de abril, no stand da ACI Games (do Moacyr Alves, do Jogo Justo). Neste dia, ele estará autografando exemplares.

Mas não feche esta aba agora!

O Cosmic Effect estará sorteando dois exemplares autografados cedidos gentilmente pelo Marcus para o nosso blog! Assim que o livro sair, teremos um novo post abordando o sorteio, aguardem.

* * *

Anúncios

11 Respostas

  1. Bem interessante, como não estava acompanhando muito o blog, não sabia dessa primeira publicação dele. Ao ver o título do post, logo lembrei de “1984” de George Orwell, “o Ano do Grande Irmão” heheh.

    Bem legal, acho muito bacana ver publicações como esta lançadas aqui no Brasil. Pois comparado com os EUA, acho que temos muito pouco material nesta área!

    Curtir

  2. Essencial, bem como o anterior, 1983.
    O Brasil precisa de mais “Garrets”!!!

    Curtir

  3. Eu ainda estou terminando de ler o 1983 e estou achando ótimo mesmo sem ter vivido a época, sou de 87! Mas para minha felicidade tive um Atari na infância (no início da década de 90) e curti bastante!
    Bom, excelente livro, estou ansioso para o próximo! Eu sei que o autor já dispensou continuações (1985, 1986…) mas seria muito interessante se tivesse! Imagine a história dos clones de NES ou então do excelente trabalho da Tectoy com Master System no Brasil?
    E realmente o Brasil precisa de mais “Garrets” como disse a Rita Chiatta! =)

    Curtir

  4. O primeiro livro já era recheado. Essa continuação promete. Deve ter muita coisa boa mesmo da Era Atari. O Marcus vai mandar bem fazendo o lançamento em SP. E o sorteio aqui no CFX é imperdível também. ;-)

    Curtir

  5. Os colaboradores do site poderão participar do sorteio também? rsrsrs

    Curtir

    • @Euler Hehe, boa pergunta, mas acho que vamos sobrar nessa! :D

      @Mario Cavalcanti É mesmo Mario, pena que Euler lembrou deste “detalhe” importante sobre o sorteio, rsrs

      @VG’s com Cerveja Opa, muito bom que você ganhou um Atari mesmo fora da época, não podia começar melhor! Verdade sobre as continuações, o cenário esquentou muito com os clones de NES e a Tec Toy em seguida. O Marcus é mais focado nos micros e em consoles até a segunda geração, mas seria legal mesmo se continuasse, certamente compraríamos!

      @Rita Chiatta Valeu Ritinha, realmente precisa de mais “Garrets” :D

      @Frank Castle Legal tê-lo de volta Frank, fica ligado no lance do sorteio em breve do 1984 por aqui!

      Curtir

  6. O 1º livro foi ótimo e com um excelente trabalho de pesquisa. Tinha várias imagens e muita informação (muitas até o lançamento do livro não conhecidas)… um verdadeiro trabalho de “detetive” !
    Esse com certeza será ainda melhor !!!
    Com certeza uma ótima literatura para quem gosta de games !
    Para quem ainda não leu o livro anterior (1983: O Ano Dos Videogames No Brasil), aconselho ler, leitura obrigatória para conhecer a história nacional nessa área.
    Parabéns pelo novo livro e um grande abraço !

    Curtir

  7. Esses dois livros do Garret tem importância fundamental para resgatar aquele momento dos anos 80 que marcou toda uma geração de fãs no Brasil.Os clones brasileiros do Atari,por exemplo, são sensacionais ha ha ha!Eu sou muito suspeito pra falar desse assunto ha ha ha!

    Curtir

  8. Putz, o sorteio já foi? Devo ter perdido, pra variar.

    Voto pelo terceiro da série:

    “1991 – O ano da explosão dos games de 8 e 16 Bits no Brasil”

    Curtir

    • Perdeu não Marcos! Em breve o seu xará deve estar enviando os livros pra sorteio, acredito que será pela loteria federal por sinal.

      Boa sugestão, um livro sobre 1991 no Brasil com a Tec Toy caprichando por aqui seria no mínimo, adorável!!! Dos tempos em que jogávamos Shinobi no fliperama e Strider no Mega Drive, hein :D Abração!

      Curtir

  9. tem link de compra dos 2 livros???

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: