Anúncios

Cosmic Cast #32 – Joga Brasil 2012

Amigos do Cosmic Effect: orgulhosamente apresentamos nossa cobertura do primeiro evento dedicado somente à criação de jogos em nosso país — o Joga Brasil. À primeira vista, você pode imaginar: “ok, jogos nacionais, sim, estes jogos que a turma daqui anda produzindo para smartphones, certo?” Correto, meu caro leitor, porém a afirmação é incompleta… o Joga Brasil prova que o nosso mercado foi e é muito mais rico do que somente jogos de celular.

Criado por um entusiasta do MSX que cria jogos desde os anos 80, o José Lucio “SLotman”, a feira fez questão de resgatar toda a produção de jogos que aconteceu há décadas, e que poucas pessoas conhecem. Yes, nós temos retrogaming!

Com a presença ilustríssima do Renato Degiovani, primeiro game designer brasileiro e guru de 10 entre 10 brasileiros amantes da micro-informática dos anos 80, e B. Piropo* — uma espécie de John Dvorak da nossa terra :) — o Mario Cavalcanti fez uma sagaz cobertura do evento, que incluiu entrevistas exclusivas com Degiovani, B. Piropo e com os desenvolvedores que fizeram e fazem nossa particular história com os jogos eletrônicos. Além do Joga Brasil, no mesmo local do evento, aconteceu o Global Game Jam 2012 — o Mario também pintou por lá e entrevistou o organizador do evento no Rio de Janeiro, o Arthur Protasio “LudoBardo”.

Prepare-se para a maior viagem que você já fez pela história dos jogos eletrônicos brasileiros, e mais algumas surpresas exclusivas no…

Cosmic Cast

Episódio #32: Joga Brasil 2012

*O autor deste post é um fã particular do B. Piropo, uma vez que não perdia  (e gravava, como poderão conferir no Cosmic Cast) o programa “Informática & Negócios” aos sábados pela manhã na TV Manchete, no início dos anos 90.  O Cosmic Cast termina aos 30 minutos, apenas para os fãs da “retro-informática brasileira” deixei um bônus para relembrarmos dos preços de uma placa de vídeo de 1 MB em 1994… ;-) Ah, B. Piropo: obrigado pelos conhecimentos compartilhados pela TV, sou seu fã! — Eric Fraga “Cosmonal”
Cliquem em Gostei no YouTube!
Download do vídeo em máxima qualidade
(clique com o botão direito no link abaixo e “salve como”):

(2 GB, MPEG4/H264, 1080p 8k, Audio AAC 256 kbps)

* * *

Anúncios

29 Respostas

  1. Uhuuuuuum, mais um Cosmic Cast para o delírio dos retrogamers. Baixando e conferindo para posteriomente comentar.

    Curtir

  2. Wow!!!! Muito massa!!!

    Engraçado que eu não conhecia o rosto de Degiovani. Nunca tinha visto em lugar nenhum. Imaginava ele diferente, sei la… Ri alto aqui quando ele disse que não tinha mais saco para programar Amazônia para IPad rsrs Programar cansa, eu sei disso rsrsrs

    Ficou muita boa a cobertura Mario, como sempre! Ótimas entrevistas, otimas imagens, tudo muito bem feito e profissional.

    Parabens pessoal!!!

    Curtir

    • Valeu, Euler! O Degiovani foi bem solícito. É uma pessoa com muita história bacana. E deixou uma abertura para quem quiser portar o Amazônia para qualquer plataforma. Fiquei surpreso por ele não se apegar a hardware. E eu aqui com Amiga, MSX… hahaha. Abração!

      Curtir

  3. Demais!

    Parabéns Mario, cada segundo desse post foi incrível. Realmente um programa histórico! A entrevista com B. Piropo junto ao programa gravado no VHS de Eric. Simplesmente sem palavras. Parabéns!

    Parabéns Eric por editar os pixels de mandeira a traduzir a importância deste evento!

    Parabéns Mário pelo trabalho e dedicação na cobertura deste evento que tantos de nós gostaríamos de presenciar.

    Abraço!

    Curtir

  4. Foi um fim de semana bem agradável. O evento em si estava ótimo e espero sinceramente que tenha uma segunda edição do Joga Brasil. O SLotman está de parabéns. A edição do Cosmonal ficou um show à parte. Cosmic Cast mantendo sua proposta de diversão com informação relevante. O resgate do VHS do B. Piropo ficou divertido, e até meu momento de tietagem com o Degiovani foi revelado. :-)

    Curtir

    • Sabe que quando Eric me falou que vc iria entrevistar o Degiovani eu pensei: Se fosse eu, levaria minha Micro Sistemas para ele autografar! rsrs

      Dei risada na hora que vi vc pedindo um autografo a ele rsrs

      Curtir

  5. É pessoal, o material que Mario trouxe vale ouro, merecedor de cada segundo do nosso trabalho, putz, como aprendemos com esse episódio! E os fãs de Renato Degiovani vão a loucura (Mario, Euler, etc, rs), o cara é fera, muito simpático mesmo e pioneiro.

    E tem jogo brasileiro que anda impressionando hein, o Capoeira Legends e, pessoalmente, aquele Earth Under Siege para iPad com gráficos que lembram o Super Stardust do PS3, putz… muito bom. Enquanto editava, instalei muitos deles pra capturar e fiquei impressionado com a qualidade. Parabéns ao SLotman por juntar essa turma toda no mesmo lugar!

    SLotman e Mario: por favor, segunda edição do Joga Brasil assim que puder hein! :D

    Curtir

    • Eu tb fiquei besta quando vi o Earth Under Siege… Veja que interessante: todos nós conhecemos o Super StarDust HD, mas eu nunca tinha ouvido falar do EUS… e são jogos de mesmo nível.

      Eric, tem para outras plataformas ou é só para IPAD mesmo?

      Curtir

  6. “… e logo a seguir, Blackman!…”

    Nossa, como a Rede Manchete deixou saudades! Eu voava da escola pra casa pra assistir Jaspion, Changeman, Jiraya,… Mais uma vez o Cosmic Cast traz um pedaço da minha infãncia de volta!

    Só senti falta nesse vídeo dos jogos brasileiros criados pela Tec Toy, como Mônica no Castelo do Dragão, Chapolim vs. Drácula e outros. Em compensação tem uns que eu não conhecia, como Zorax e Amazônia. Parabéns ao Mario por mais um ótimo trabalho.

    PS: juro que pensei que, quando o Degiovani perguntou “É Mario, né?”, vcs iam colocar o barulhinho do 1-up! http://youtu.be/1GESmPxKv1k

    Curtir

    • Hehehe, boas lembranças da Manchete hein Tristan?

      Boa sugestão de efeito sonoro para aquele momento, hehe. Ou era o 1-up ou então aquele “its a me Mario” do N64 se não estou enganado, rs :) Abração meu velho!

      Curtir

  7. Já tá virando clichê falar que ficou foda!! Essa galera já é profissional no assunto. E sobre o B. Piropo, nem sabia da história dele, mas tinha lido o nome dele em algum lugar, daí lembrei que ele é colunista no caderno de informática do jornal Estado de Minas.
    E o Mario pode ser contratado como entrevistador oficial do Cosmic Cast, o cara faz uma cobertura show de bola!!!

    Curtir

    • Valeu mesmo grande Guilherme!

      E Mario é sim o jornalista oficial do Cosmic Effect, hehe, você vai ver muito a vinheta do Retro-Repórter por aqui com ele nos vídeos! Nesse episódio em especial, putz, ele se superou e conseguiu furos de reportagem literalmente exclusivos :)

      Abração!

      Curtir

  8. wattahell… jurava que tinha comentado!

    Enfim, de novo (ou não), parabéns pelo trabalho espetacular senhores!

    Achei muito legal a postura do Degiovani quanto ao seu legado – dá pra notar que ele está mais “cansado” hoje em dia, mas disposto ma colaborar com as novas gerações.

    E os extras estão sensacionais!

    Curtir

    • Blz Johnny, valeu mesmo meu velho! Que bom que gostou dos “extras” também! :D Falou tudo sobre Degiovani, ele está meio “cansado” mas continua na ativa, a ferramenta que ele disponibilizou para qualquer um fazer seu próprio adventure, putz, um ScummVM brazuca? :) Inspirador ver tanta dedicação.

      Curtir

  9. Muito boa a cobertura, e interessantíssimo o evento. Gostei daquele jogo das bolinhas de gude… será que tem alguém trabalhando num jogo de bafo também? ^_^

    Que dez a entrevista com o Degiovani! Parabéns, Mario, ficou legal mesmo! Nem imaginava como era a cara dele, então foi muito interessante, principalmente porque ele foi muito solícito e conversou bem com você. É um documento histórico esse programa.

    Eric, adorei os seus “vídeos de arquivo”, he he… nossa, cada pérola! Libera mais desses vídeos aí! Imagino que você tenha horas de gravação em VHS.

    Curtir

    • Aê Gagá, seu desejo é uma ordem sobre as VHS :) Tem mesmo mais coisas curiosas, tipo aquelas matérias meio “desengonçadas” sobre videogame e computadores que às vezes passavam no Fantástico com o Paulo Henrique Amorin, rsrs, em breve mais dessas curiosidades! Valeu Orakio!

      Curtir

  10. Parabéns a turma pelo capricho, divulgação e entrevista :)

    Curtir

  11. As misturas de personagens na abertura estão cada vez melhores.

    Harry com Alex Kid?
    Quem poderia imaginar essa dupla?

    Caramba o jogo Bola de Gude tem tudo a ver com ipads e telas touch gostei deste mas ainda fica difícil agradar para quem já teve a experiência de jogar quando criança na real,na areia etc.

    Impagável o final com o programa Informática e Negócios,frases como:

    “Mande seu diskete até o dia 3 de Abril”
    “temos 20 MB de memória”
    “Monitor Samsung SVGA a $490”

    ha ha ha nem quero lembrar disso ha ha ha.Foram ao mesmoo tempo cômicos e surpreendentes,como as coisas mudaram…principalmente no quesito hardware.

    Bons tempos da Manchete…e quando ela “morreu” pelo menos aqui no Paraná quem tomou o seu lugar foi a Record…péssima troca,fiquei deprimido na época.

    Entrevista sensacional com Renato Degiovani,concordo plenamente com muitas coisas dita por ele sobre os jogos antigos e atuais.Por exemplo:

    “cada vez mais está diminuindo a experimentação…e sem isso não se descobre novos modelos…”

    Mario você mandou muito bem de novo.Parabéns!

    Curtir

    • Dactar, foi em cima mais uma vez: a frase do Degiovani (e isso não mera nostalgia barata não) sintetiza bem o que acontece nesse sentido. Parece que os jogos já são concebidos e germinados obrigatoriamente como uma super-produção, e hoje entre Skyrim e Gears of War parece que você está jogando o mesmo jogo (não absolutamente, mas acho que deu pra entender o que quis dizer).

      “mande seu disquete até 3 de abril” Hehe, Dactar, sabe que depois dali a apresentadora faz o velho sorteio, jogando as cartas em cima da mesa pra cima? Pena que não entrou, mas é engraçado ver aquilo hoje, rs….

      E Mario é um furo de reportagem atrás do outro agora, putz… sem palavras pra esse material que ele compartilhou com a gente.

      Curtir

  12. Esse video do Mario é histórico! Demais mesmo!

    Alex Kidd convidou o velho amigo Harry pra passar uns dias no Miracle Wolrd, e sem se preocupar com o tempo!

    Valeu Dactar!

    Curtir

  13. Cara, adorei essa edição!

    Adorei aquele jogo de bolinhas de gude, a edição, as entrevistas, enfim, vou soar repetitivo e apenas faço dos comentários acima os meus.

    Só gostaria que o Eric fizesse edições do CFX somente com essas pérolas de programas sobre informática e games. É bom demais ver esses programas restaurados na nossa memória e tenho medo que um dia isso tudo se perca, já que não vejo muitas iniciativas como esta para restaurar essa importante parte de nossa história.

    Abraço!

    Curtir

    • Pô, Marcus, valeu velho. Rapaz, anotado seu pedido sim, sobre mais “informática, videogames em VHS” nos vídeos! Até lembro que conversamos faz muito tempo sobre restauração de VHS, você estava fazendo alguma coisa nesse sentido na época também.

      Como digitalizei todas fitas que tinha por aqui, nelas existem realmente alguns “quadros do Fantástico” sobre videogames muito curiosos, vou subindo aos poucos Marcus, pode deixar.

      Abração!

      Curtir

  14. Muito bacana! o mais legal é ver esses senhores que foram pioneiros!
    E a gravação em VHS do programa de TV foi excelente, a coisa que eu mais gostava ao rever meus VHS eram as propagandas da época e notícias de jornal quando eu esquecia de cortar.

    “E logo em seguida, Blackman” – > opa, esse eu assistia :-)

    Conquista desbloqueada: finalmente assisti todos os Cosmic Casts (incluindo os “fasts”), estou ansioso agora pelos próximos! Vou tentar dar uma atenção também aos outros posts (a parte de leitura é um pouco mais difícil para mim). Um grande abraço galera!

    Curtir

    • “Achievement Unlocked” *blip* // Puxa, valeu mesmo pela “maratona Cosmic Cast” Mr. Frank! Você é o cara… (neste exato instante, na edição do Cosmic Cast #34, quase sincronizado com sua maratona ;-) Abração e nos vemos em breve…

      Curtir

  15. “na edição do Cosmic Cast #34,” ;-) opa, valeu!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: