Amigos, esta é uma rápida versão da música lindíssima da primeira fase de Altered Beast. Na verdade, é mais uma performance “ao vivo”, e seria um teaser do que pretendo ainda fazer com esta canção em breve. O tema da primeira fase de Altered Beast do Mega Drive, composta pelo Tohru Nakabayashi (obrigado pela informação, Rafael00Agent) – mesmo compositor da trilha de Golden Axe — é meio que “tema do Mega Drive”, lá do seu início.
O motivo óbvio era o fato do cartucho ser incluído na embalagem das versões iniciais do Mega Drive dos principais mercados. Mesmo antes de Sonic, o 16-bit teve muito sucesso com as conversões de arcade, como sabemos. E Altered Beast era um dos beat’em up de sucesso da SEGA, que foi convertido com perfeição para o console doméstico.
Já no Altered Beast do Master System, onde conheci o jogo, havia tido uma queda por essa música em especial. Mas quando finalmente escutei no Mega Drive… foi um sonho, a canção havia sido elevada à décima potência (só encontrei um arcade do AB alguns anos mais tarde). Antes de ter o MD, eu parava quase que diariamente numa certa loja de um shopping center apenas para olhar o demo do Altered Beast, showcase do Mega Drive.
E, no horário que aparecia por lá (meio-dia, após a escola), o local era vazio e era possível escutar muito, mas muito bem a música. A loja era de departamentos, a sessão de videogames era misturada com a área das roupas — que garantiam uma ótima acústica ao local :)
Pouco tempo depois, comprei meu primeiro teclado (por volta de 1992) e uma das primeiras músicas que tentei tirar de ouvido foi Rise From Your Grave. Até hoje, quando vejo um piano (real), uma das músicas que obrigatoriamente executo é esta clássica de Altered Beast.
Por conta de tocá-la muito, durante quase duas décadas, passei a improvisar bastante em cima da original. Às vezes, passava (passo) meia hora ou mais somente tocando a mesma música… viajando nos arranjos e improvisando… Power up!
Apesar da história toda, esta faixa que lhes apresento é somente, repetindo, um pequeno (1 min.) teaser (somente piano e algumas cordas) do que pretendo realizar em breve, com uma versão “full featured” da Rise From Your Grave, que deve ser a game music que mais performei desde que me entendo por “gamer músico” (risos) e que me traz tão intensamente a nostalgia do início da era 16-bit.
É isso amigos, espero que curtam esta “rapidinha” da…
“Rise From Your Grave (Unintended Piano Version)”
(clique em ▼ no player para baixar a MP3)
Altered Beast – Rise From Your Grave (Unintended Piano Version) (by Cosmonal)
Versão por (c) 2011 Eric Fraga
* * *
Filed under: Game Music | Tagged: altered beast, arcade, cosmonal, game music, genesis, master system, mega drive, sega, Tohru Nakabayashi, video game music |
Ué, a música do Altered Beast não é do BO? Ao menos é o nome dele que aparece nos créditos… explica aí, Rafa, o povo quer saber.
Ainda não ouvi a música, já já eu escuto e posto a minha opinião.
CurtirCurtir
Aonde aparece o nome do Bo nos créditos? Tem algum vídeo aí ou algo assim onde você viu?
CurtirCurtir
*conferindo aqui*
Ih, tem razão, de onde eu tirei essa?
Engraçado, eu sempre achei que o Bo tinha feito a música desse jogo. Vai ver é a emoção porque a Kodama trabalhou nele, sorry.
CurtirCurtir
E pior que tem uma confusão mesmo Gagá, tem muito lugar por aí que diz que é o mesmo compositor da trilha do Pac-Man original, um tal de Toshio Kai. O Rafael checou as fontes dele lá até conseguir confirmar que é do mesmo compositor do Golden Axe, o Tohru Nakabayashi.
Tem arte da Kodama no AB então? Que legal, por isso é tudo tão bonito.
CurtirCurtir
Tem sim, ela era a “Phoenix Rie” dos créditos.
CurtirCurtir
Aliás, não comentei sobre o teaser, mas fico feliz de ouvir algo no estilo “Cosmonal uses sampled instrument of high fidelity to provide the definitive version of Altered Beast Theme!”
CurtirCurtir
uhauhauah, vou tentar isso daí (a parte do “high fidelity” pelo menos, rs), vamos ver como é que vai ficar :P
“Tentar não. Faça ou não faça” já dizia Yoda, rs
Valeu rapaz, com essa força que vocês dão aqui nos comentários, tenho de obedecer Yoda mesmo.
CurtirCurtir
*ouvindo aqui*
Ô, quase correu uma lágrima… não sei porquê, mas me veio à mente o Rocky aos prantos gritando “Adriaaaaaan”:
:)
Brincadeiras à parte, ficou bonito pra diabo isso aí, vamos ver o que você vai aprontar na versão final.
CurtirCurtir
ahahahahahahaah
Puuuttzzz, essa cena emociona mesmo, rapaz, fala aí a gente já segurou essa lágrima quando assistia isso aí na rede globo, foi ou não foi? rsrs
Hoje já vi duas cenas clássicas, uma dos Simpsons e agora essa de Rocky, o dia tá retrô mesmo.
CurtirCurtir
Aaaaaaaah muleke!
Isso me lembrou de um tweet que li ontem.
Tá rolando um boato, não sei se procede, que a Microsoft tá trollando a Sony “desbanindo” os XBOXes banidos…. Aí lí essa pérola ontem:
RT: @ZeroYuri: MS virou pro meu xbox e mandou um RAAAAAAAAAAAAAAAAAIS FONOGREEEEEEEEEEEEi
Cara, uma das coisas mais clássicas dessas gerações retro é falar as coisas “como elas soam”, tipo “Alex Full” e “Róiugui”
CurtirCurtir
A Sony tomou um thaca thaca do hacker…
CurtirCurtir
Sobre a música…. Ericão, meu nego!
VERSÃO ESTENDIDA DISSO JÁ!
CurtirCurtir
Já estou aguardando a versão final para ouvir no carro…
CurtirCurtir
Curti! Também estou na expectativa da versão final!
CurtirCurtir
@gamerinconstante @Eduardo Fraga @Cadu
Vai rolar em breve sim, promessa é dívida, valeu galera pela empolgação.
CurtirCurtir
Muito emotivo, mesmo! Parabéns :_)
CurtirCurtir
Está linda,como posso dizer…doce e intensa ao mesmo tempo,imagino o quanto a versão final pode ficar interessante.
Expectativa Mode: ON
CurtirCurtir
@Alexo Mello @Dactar
Valeu mesmo caras, pô, tomara que saia o esperado pra gente curtir junto por aqui.
Abração!
CurtirCurtir
Olha só! Eu ainda não sabia que você também toca piano! Tá ficando muito boa =D
Como não tive Altered Beast no meu mega, não cheguei a jogar muito. Comecei a jogar naquela coletânea da Sega no Steam, e já levei umas surras épicas. Mas de fato, essa música é marcante!
Você escreve partituras? Se escrever, compartilhe o piano solo comigo depois! Pretty please!
CurtirCurtir
ahahahah, valeu moça, é aquela coisa: depois do teclado eletrônico, o cara fica curioso e achando que performar no piano físico – ou mesmo executar arranjos do instrumento piano – é algo natural, porque “eu toco teclado”. Então tem a fase de se frustrar, descobre que “as teclas são duras”… então aparece aquele amigo que tem um piano de parede na sala e deixava você tocar o tempo que quiser…. ;-)
Então, não escrevo, sou o famoso auto-ditata – curiosamente, aprendi e me interessei a tocar por causa das músicas do Master System, ali no finalzinho dos anos 80. Mas puxa, terei o maior prazer em compartilhar com você a partitura dela finalizada gerada pelo sequencer. Vai que você se anima e grava ao piano, como faz lá no seu blog, o povo da retrosfera ia ao delírio :D
Bom, valeu, quando finalizar a versão te falo mesmo.
CurtirCurtir
Hehehe, eu sei bem como são esses tecladistas metidos a pianistas =P Já eu tenho uma certa frustração com teclados, justamente pelas teclas serem muito moles! Eu saio esbarrando em tudo, é um desastre! Hahah!
Ah, uma partitura gerada pelo programa está de ótimo tamanho! Tenha certeza que gravarei, sim! =D É super legal tocar uma música quando você conhece o compositor ou arranjador. Outro dia o cara que fez o arranjo da Lost Painting que eu toco comentou o meu vídeo no youtube, foi bacana.
PS: Essa é a primeira vez que eu vejo alguém falar piano de parede =P Normalmente chamam de piano de armário (eu chamo assim, mas… por que de armário???) ou piano vertical.
CurtirCurtir
Uai, não tinha respondido.
Putz, vai ser legal isso aí se você tocar mesmo, tou ansioso. Bom, quando tiver algo palpável, te comunico.
Legal esse lance do seu vídeo que o cara comentou, passa o link pra gente ver.
ahahahah, acho que o amigo que tinha esse piano em casa chamava de piano de parede, rs, você tá certa, acho que ouço mais como piano de armário mesmo. Sabe lá Deus por quê :D
Valeu Ms. Patty
CurtirCurtir
Muito bom, Eric, fico agora curioso para escutar a versão final!
Você conhece o álbum Amiga Meets Piano? A “Golden Axe” ficou parecida com o seu arranjo do Altered Beast no que diz respeito ao uso dos timbres de teclado e da própria emotividade que imprimiu à música. Ouça quando puder e me diga se faz sentido o que falei.
Sobre o autor, notei que há uma divergência entre os sites que vou tentar esclarecer – algumas páginas dizem que é o Kazuhiko Nagai como o pseudônimo NAV aparece nos créditos da versão de Mega Drive. Nos créditos do arcade tem umas siglas que impossibilitam saber a identidade. A informação de que o Tohru Nakabayashi é o compositor provavelmente veio do álbum Galaxy Force -G.S.M. Sega 1-, em que ele assina o texto no encarte correspondente ao jogo sob a alcunha Master. Quero ver com alguém que manje de japonês se ele diz que escreveu as faixas mesmo ou se foi apenas uma suposição.
CurtirCurtir
Alexei, tenho um amigo japonês. Se quiser, me manda o scan do encarte que eu peço a ele para resumir.
CurtirCurtir
Estou escutando agora a Golden Axe, e fiquei muitíssimo ansioso pra escutar o álbum inteiro (vi que tem R-Type, Shadow of the Beast e outras favoritas da casa aqui, rs), valeu a indicação mesmo.
Que bom que gostou, em breve a versão final por aqui, se não for te abusar, assina o blog da gente pra acompanhar, acho que você curtirá bastante :)
Quanto a autoria, pois é… outro que nunca soube quem compôs e morro de curiosidade é Lord Of The Sword. Desconfio, pelo estilo, que pode ser o Sting Ogawa (creditado pela trilha de SpellCaster). Se souber de algo, por favor avisa :) pois já até fiz versão do tema principal, e considero uma das melhores trilhas do Master System (tratando da OST inteira, é diversa, razoavelmente extensa e com momentos de brilhantismo).
Ah, se tiver curiosidade, aqui o link para o post com a apresentação da versão.
Abração, apareça sempre por aqui!
CurtirCurtir
@ Gagá
Estava pensando em indagar no fórum do VGMdb, mas como nem sempre há garantia que conseguirei resposta, melhor ainda. Pelo que vi das scans acho que é só na página 6 que há uma menção ao Altered Beast:

@ Cosmonal
Eu ouvi o álbum há algum tempo e curti. Há músicas de vários jogos mais famosos na Europa do Amiga. Ah, quando ao R-Type, ressalto que o arranjo não é de alguma música ingame, mas da tela-título, composta especialmente para a versão de Amiga.
Na verdade, eu já assino o RSS do Cosmic Effect. Eu tinha visto o post, mas fiquei de conferir. Fico no aguardo da versão completa.
Vou dar uma olhada no post do Lord of the Sword agorinha mesmo.
CurtirCurtir
Aqui tem a transcrição dos depoimentos no encarte do álbum:
http://www.geocities.co.jp/Playtown/5980/galaxy.html
A partir daí, dá pra jogar no excelente Google Translator, e ver que o texto referente ao Altered Beast é assinado pelo Master. O mesmo ocorre no Power Drift & Mega Drive, que tem um arrange da Closed in Upon Me, que é a música da segunda fase.
Um indício que pode ter sido o Tohru Nakabayashi é que ali na tela dos caras no final do AB, tem um tal de Nak., o que poderia significar o nome do compositor. Mas isso também não quer dizer muito. Outro indício também é que tanto o Golden Axe quanto o Altered Beast têm o mesmo efeito sonoro de Insert Coin. Mas isso também não quer dizer muito, já que os jogos Shinobi e Tetris de arcade usam também esse sfx. O problema é que parece que esses jogos não tiveram o nome do compositor revelado, ou seja, não dá para saber se esses dois arcades NÃO foram compostos pelo Master…
Na minha ignorância, especulo que o NAV ficou responsável pelo port da trilha sonora da versão de Mega. Aliás, eu dei uma olhada também no port da versão de Pc-Engine, e nenhum dos dois nomes é citado. A única coisa que ficou faltando dar uma olhada para achar alguma confirmação é nos álbuns mais recentes da coletânea System16 que a Wavemaster está lançando…
Mas é uma porcaria isso mesmo, é uma loucura esse negócio deles se referirem uns aos outros por apelidos. Eu perguntei via twitter pro Yosuke Okunari (que dirige a produção dessas coletâneas da WM) e vamo ver se ele responde… rs
Outra hipótese é que o vgmdb está errado e, na verdade, o Master é o Nak (cabeça girou). TUM!
CurtirCurtir
Opa! Confirmado pelo tio da Sega, o Yosuke Okunari:
“@rafael00agent Altered Beast was composed by Tohru “Master” Nakabayashi”
CurtirCurtir
Valeu por confirmar, 00 Agent! Conclusão: o Tohru “Master” Nakabayashi compôs a trilha do arcade e o Kazuhiko Nagai fez a adaptação para o Mega Drive (espero mesmo que ele seja o NAV como dizem alguns sites japoneses). Sendo assim, o SegaKore está equivocado.
CurtirCurtir
Valeu a você, Master Alexei! É bom colocar essas informações em cheque porque ajuda a confirmar algumas coisas incertas, ainda mais por causa dessa zona dos apelidos na Sega.
Agora, esse amigo japa do Gagá viria bem a calhar para a gente saber por onde anda o Bo e a/o Ippo, já que ambos fazem comentários no encarte do Phantasy Star 1st Series Complete Collection…
CurtirCurtir
Putz, valeu vocês nessa quest, aparentemente terminada pelos correspondentes internacionais do agente 00 :)
Tohru Nakabayashi então é o cara responsável pelo mood único de Altered Beast. Posso dormir em paz, obrigado meus caros!
CurtirCurtir
指輪 婚約 人気ブランド http://www.maikeer005.com/
CurtirCurtir