Anúncios

Game Music > Sonic The Hedgehog – Sonic 2001

Ok, ok, é clichê: Green Hill Zone. Quantas versões existem por aí desta mesma música? Já estamos até cansados de ouvi-la… estamos? De qualquer maneira, aqui está a versão que fiz em 2001 – por isso o nome “Sonic 2001”, dado na época mesmo. A motivação para fazê-la foi no mínimo curiosa: um amigo músico havia comprado um teclado arranjador (Roland G600 para os interessados); enquanto eu o experimentava, notei um kit de bateria que tinha uma caixa (a snare drum, o “tambor” da bateria) que soava simplesmente idêntica à da música original do Mega Drive. Iniciei a produção da minha versão imediatamente, só por isso :-) Propositalmente, existem algumas alterações sutis nas harmonias mas a base da música é da original – meio que tive a intenção de fazer uma homenagem.

Claro que adoro a original, significa muito para mim como jogador de videogame, marcou época, etc, etc. Mas a musiquinha de Green Hill Zone compensa todo este apreço? A resposta é um musicalmente sonoro SIM. As notinhas desta canção são originais (como expressão musical) e as três partes se completam como poucas músicas por aí. Enfim, é mais que uma game music. Agradecemos ao Masato Nakamura por ter marcado época com a trilha de Sonic, dando o toque final à obra-prima maior da SEGA.

Escute agora (clique em ▼ para baixar):

Sonic The Hedgehog – Sonic 2001 (by Cosmonal).
Versão por (c) 2001 Eric Fraga.

* * *

Anúncios

25 Respostas

  1. Ouvi a premiere da música no programa Mega Drive 4 Life apresentado pela Bomber Bárbara na Rádio Gamer Station e gostei.

    Pena que o Masato Nakamura só compôs para Sonic 1 e Sonic 2, gostaria de ouvir mais trilhas sonoras compostas por ele. Imagine se ele compusesse para Sonic CD? Talvez eu viraria fã daquela coisa só por causa da trilha sonora. E como disse lá no post sobre Sonic 1 no GLStoque ( http://glstoque.blogspot.com/2010/05/redencao-gamistica-sonic-hedgehog-mega.html ), a música de invencibilidade é a do Sonic 1 e 2, o resto é resto. Masato Nakamura é o cara!

    Percebi que você não pôs a Green Hill original, mas será que precisa mesmo? XD

    Curtir

    • uhauahauhauha, você é o cara!

      Pois é, imaginei que essa “dispensava apresentações” – foi consciente desta vez :-)

      Concordo totalmente com você: em Sonic CD ou no 3, a SEGA atirou no pé ao tirar o tema do personagem da música da invencibilidade. Ai, ai, deixa isso pra lá, é até melhor esquecer :-)

      Espero que tenha baixado e colocado em sua playlist da SEGA aí :D

      Curtir

  2. Ficou muito legal o arranjo, meio “espacial”… E os improvisos ficaram sensacionais!

    Curtir

  3. Véi. Essa música é phantástica. Toque do meu celular…. Mas a versão “Space 2001” ficou rox. Gostei bastante XD

    Curtir

  4. Eric!!! Manda pro meu e-mail o mp3?? Please!!!!

    Aqui no trabalho é bloqueado, não consigo ouvir :-(

    Curtir

  5. Essa é uma daquelas músicas que dá pra reconhecer com umas 3 notas tocadas, será que participa do programa do Silvio Santos?

    Sonic é Sonic e ninguém nunca ouviu Green Hill Zone o suficiente pra enjoar, queria que em 2001 eu estivesse fazendo som de qualidade assim, hahaha.

    Se em 2001 a música estava assim, como será sairia uma possível versão 2010 ein ein ein ???? Bomber Bárbara ia gritar Hadouken de felicidade.

    Curtir

    • “Bomber Bárbara ia gritar Hadouken de felicidade.”

      rofl! Rolei de rir aqui.

      E como sempre, esqueci de comentar sobre o assunto principal, no caso o remix. Quando li que o teclado era da Roland lembrei do teclado que meu irmão tem/tinha, (não me lembro o modelo) e lembrei do sintetizador Roland GS usado no Windows (corrija-me se falei alguma besteira). De cara não curti as alterações na harmonia, mas depois achei legal não seguir a música à risca. A bateria ficou muito boa mesmo.

      Curtir

      • Não falou não :-)

        GS é o General Sound, uma evolução do padrão “padrão” GM (General MIDI) que adicionava alguns controles (e acho que alguns poucos timbres) a mais e começou com um hardware da Roland chamado Sound Canvas, que era um módulo de som muito famoso na década de 90. Por curiosidade, músicas como “O Papa é Pop”, por exemplo, tem baixo e bateria de um Sound Canvas ehehehehe – nessa época, muitos artistas tinham interesse em se utilizar dessas novas ferramentas (o chamado “new wave”). Depois de um tempo, viu-se que utilizar sintetizador para simular timbres reais era só uma novidade passageira e o som eletrônico se equilibrou com o resto, ganhando seu lugar. Esse G600 era GS. E de fato o Windows colocou um softsynth GS acho que no XP, não lembro exatamente em qual versão agora (pois em geral não usamos :-) mas já existiam drivers muito antes que adicionavam GS ao Win via software, naturalmente. Se você perguntar pra Humberto Gessynger (assim que escreve?) hoje, ele diria “com certeza se eu soubesse não teria deixado meu produtor usar o Sound Canvas” eheheheh

        Aumentando ainda mais o tamanho desta resposta :-) a sonoridade “Roland” ficou tão batida que quando se escuta certos timbres em músicas, vinhetas, etc… e sabe-se que veio de um módulo Roland, o músico já pensa que quem fez aquela música não escolheu bem. Seria o “efeito clipart” só que na música.

        Ah, as dferenças harmônicas só existem na introdução; as outras duas partes têm os mesmíssimos acordes da original :-) Notou que a som da caixa (snare drum) da bateria é igualzinho ao sample usado no Mega? :-)

        Curtir

        • Correção: eu quis dizer diferenças na melodia, mas fui no embalo e acabei falando abobrinha (isso que dá tentar falar o que não se domina, corrija-me novamente se falei algo errado). Ah, uso Windows Vista aqui e antes de comentar sobre o Roland GS fui ver qual sintetizador de MIDI ele usa. Lembro de de ter visto ele também o Windows 98 SE. Olhe só:

          O nome do sujeito é Humberto Gessinger, ouvi muito Engenheiros do Hawaii na década de 90. Em casa tem o vinil e o cd de “O Papa é Pop” . Não sabia dessa do Sound Canvas, bom saber.

          Curtir

    • Vamos providenciar a 2010 ;-)

      Acho que ela até começou…

      “Hadouken!”

      Curtir

  6. Bravo!!! Gostei muito do solo de “guitarra”… rsrsrsrs

    Merecia um medley com as músicas de outras fases, como Marble Zone e Star Light Zone…

    Curtir

    • Verdade, merecia sim. Aliás, overall, Sonic 1 tem uma das melhores trilhas sonoras de jogos de videogame da história. Mesmo sendo extremamente popular, é importante ressaltar este fato – é pop E de qualidade. Costumo lembrar que supera de longe jogos como Super Mario World neste aspecto, que tem poucas canções marcantes. Em Sonic… todas são.

      O solo de sawtooth ;-) tenta homenagear a canção…. me arrisquei bastante ali :-)

      Curtir

      • O que não gosta da trilha sonora do Super Mario World é que várias músicas são variações do tema principal, acho ruim isso. Até o tema da água é variação do tema principal, o tema da água do Super Mario Bros. é infinitamente melhor.

        Gosto da trilha sonora do Sonic 1, mas acho a do Sonic 2 (e o próprio jogo) mais legal.

        Curtir

        • É difícil escolher entre a trilha do 1 e do 2, realmente. Fico com a do 1, sei lá, por “razões históricas” ehehehe

          Uma das coisas chocantes da continuação (que também acho um jogo ainda melhor que o primeiro) foi a música da primeira fase. Como superar Green Hill Zone? Com Emerald Zone. Boa logo de cara, como a primeira, e totalmente original.

          Curtir

  7. boa cara, muito legal, nao sei se ouvi direito, mas lembrar um pouco o tema so senna, sei la, ficou dez, parabens.

    Curtir

    • Valeu fzprock, putz, talvez lembre mesmo o tema de Senna, rs, mas foi acidental :) Olha que gosto pra caramba do ‘tema de vitória’, tirei ela todinha quando o cara morreu em 1994…

      Brigadão!

      Curtir

  8. […] Versão de Green Hill Zone feita pelo amigo Eric “Cosmonal” Fraga! […]

    Curtir

  9. q massa

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: