Anúncios

Game Music > Chrono Trigger – Schala’s Theme

Schala Theme Tittle

Por Danilo Viana

Como todos os visitantes deste blog devem saber, o Eric – comandante general líder e manda-chuva do blog – além de ser nerd viciado em vídeo game (ou videogame? ou videogueime?) e fã de carteirinha da SEGA, de vez em quando também resolve por seus dons artísticos pra funcionar e nos presenteia com versões de sua autoria de game musics de alta qualidade. Também – tendo tocado como tecladista em bandas de sucesso como Chiclete com Banana, Asa de Águia e Aviões do Forró – adquiriu ampla experiência na arte da composição musical (brincadeirinha, hahaha, larga meu pescoço Eric).

Bom, um mestre nada é sem um ou dois discípulos e eis que este Danilo que vos fala resolveu ingressar no mundo da composição, re-edição e remixagem das videogame musics que tantos amamos.  Após adquirir um teclado Yamaha PSR-323 bem bacaninha, comecei a plagiar aprender a arte da música com velho mestre Jedi da game music Eric Fraga.

Após algum tempo de aprendizado, muito trabalho, alguns semi-sucessos e bastante dor de cabeça, lhes apresento meu primeiro trabalho do qual não morro tanto de vergonha me orgulho – Schala’s Theme, tema da NPC Schala de Chrono Trigger.

Esta música me é querida por várias razões – primeiro o fato de ser uma das músicas de um dos RPGs mais fantásticos já criados, Chrono Trigger; segundo por ser em sí uma música linda, singela, que traz calma quando se escuta; terceiro porque a personagem Schala que dá nome à música é uma personagem extremamente interessante em Chrono Trigger. Como não quero spoilar, melhor deixar que vocês descubram porque; e quarto porque é melhor eu parar de listar senão passo a noite toda aqui.

Para criar a versão eu usei apenas o teclado e o software de sequenciamento Power Tracks Pro, recomendado a mim pelo mestre Jedi Eric. O tempo de criação varia, se for contar em horas consecutivas deve ser algo em torno de 15 a 20 horas, mas se for contar em dias deu mais de um mês, trabalho e outras tarefas (cof cof, vício de Halo ODST, cof cof) me atrasaram mas finalmente consegui chegar no fim dela.

Não ficou exatamente como eu queria, eu pretendia usar sons de natureza como introdução e um lindo solo de piano como finalização, mas a realidade me lembrou que eu ainda sou um jovem padawan e dessa vez não deu, quem sabe eu não reposto uma versão updated 2.0 caso consiga fazer essas frescuras importantes adaptações.

Então não vamos mais adiar o inevitável. Sooo, without further ado, let’s play Chrono Trigger – Schala’s Theme.

A original pra comparar:

Chrono Trigger – Schala’s Theme (by Dancovich)

Remix por (c) 2010 Danilo Viana.

* * *

Anúncios

12 Respostas

  1. O que posso dizer? A força é forte nesse aí. O cara é detalhista de verdade e anda se superando. Esse lance de homenagear os videogames através da game music dá o mesmo trabalho de se fazer uma música instrumental convencional, não tem diferença. Algumas habilidades precisam estar combinadas: tocar o instrumento de teclado, sensibilidade em interpretar os timbres diversos da original do videogame, executar cada parte e produzir. Danilo levou algo em torno de 1 mês e meio a dois meses para nos trazer sua versão – lembrando que ele executou-a completamente ao instrumento. Foi cauteloso e o resultado é que a música consegue se misturar com sucesso às boas versões de game music que existem por aí.

    Parabéns mesmo Danilo, ficou muito boa, singela como a original. Neste caminho continuar você deve. Estamos no episódio IV da sua jornada pela game music…

    Curtir

  2. Muito obrigado old master. Essa aí teria dado um pouco menos trabalho se eu não tivesse levemente me desviado, mas um pequeno puxão de orelha foi o suficiente para me retornar aos trilhos.

    Pena ontem a programação da Gamerstation ter furado, não sei porque mas o programa de Chrono Trigger não passou as 22h como planejado, depois tenho até que perguntar no forum porque.

    E pra todos que queiram trilhar esse caminho também vai uma dica, é difícil mas é muito gratificante, quando você consegue fazer algo que lhe agrada é muito boa a sensação de que aquilo foi você que fez. Aliás, quem assistiu O Náufrago com Tom Hanks, a cena em que ele consegue fazer fogo pela primeira vez resume a coisa toda.

    Curtir

  3. Ficou muito legal mesmo, cara! De cara dá pra ver (ouvir) que não é uma música simples, mas aposto que o desafio valeu a pena.

    Fez jus ao original e atualizou de forma impecável os samples do SNES, sem desviar do som original de forma irresponsável!

    Continue assim!

    Curtir

  4. Rapaz, game music de Chrono Trigger é sempre motivo pra abrir um sorriso… Ainda mais quando é o tema de uma personagem tão importante para Chrono Cross, hehehe
    Muito bem executado! Me deixou até com vontade de colocar no ar minhas versões para as músicas de Outlaws.
    Parabéns!

    Curtir

    • Obrigado Zé, e que versões são essas? bota em seu blog pra gente ouvir também uai.

      E cuidado rapáz, não dá spoiler que tem gente no blog que eu quero fazer jogar a saga Chrono… hehehe.

      Curtir

  5. Gostei da música! É impressão minha ou eu senti ela atravesando minha cabeça? Rs… Os sons foram alternando do fone da esquerda para o da direita, criando uma sensação agradável de movimento!

    Curtir

    • Não foi impressão, rsrs, realmente tem esse efeito na música. Pra não dizer que a idéia foi minha, a música original faz a mesma coisa.

      Tentei apenas caprichar mais no efeito quando se faz a transição entre os loops com aquele som “cristalizado”. E também na percursão meio que por acidente (já que é o teclado que tem os sons assim) as batucadas alternam entre esquerda e direita.

      E que bom que você gostou, apesar de Chrono Trigger ser dito por muitos como uma das melhores trilhas do SNES, só ouço por aí as músicas pop, como o tema principal e o tema de Frog. Pra mim as músicas da época 12000BC são as melhores do jogo e eu nunca vejo elas tocando por aí.

      Curtir

  6. >além de ser nerd viciado em vídeo game (ou videogame? ou videogueime?)
    R: Auhauhauhauhauhauhauhauhauhauha!

    >um mestre nada é sem um ou dois discípulos e eis que este Danilo
    R: Então isso torna de você um Gamer Music Development Padawan Jedi.

    > mestre Jedi da game music Eric Fraga.
    R: Num falei?! E olha que eu escrevi o texto anterior sem ler isso.
    :-)

    > primeiro trabalho do qual não morro tanto de vergonha me orgulho
    R: Ora essa!!! Morrer de vergonha porque? Tá é bão de mais… E olha que essa nem é a musica que eu mais gosto.

    > Esta música me é querida por várias razões (…)e quarto porque é melhor eu parar de listar senão passo a noite toda aqui.
    R: Sabe de uma coisa? Existem musicas que marcam a nossa vida, mas não somente pela melodia, mas pelo significado da mesma em determinados momentos de nossa própria vida. A mesma se torna uma marca não gravada a fogo na pele, mas a sons na alma. Musica para mim é isso.
    > e o software de sequenciamento Power Tracks Pro,
    R: Velho! Eu não tenho experiência alguma com editores de áudio, só o Sound Forge que eu uso para recortar e aumentar o volume das minhas áudio aulas. Fora isso, mais nada. Tem um curso aqui que cobra o olho do cego pra ensinar a trabalhar com programas desse calibre, mas eu quero primeiro voltar minhas atenções para algo voltado a computação 3D, acho que o AutoCAD que é a plataforma que eu já trabalho e, portanto, tenho mais facilidade em aprender.

    > O tempo de criação varia, se for contar em horas consecutivas deve ser algo em torno de 15 a 20 horas,
    R: Mais ou menos o que eu imaginava, dá aí o que? Uma semana de trabalho dependendo do tempo empregado para o serviço? Pior que eu acredito que quando se vá trabalhar numa musica, devamos se dedicar a ela até o termino não é mesmo. Tipo assim, se pararmos por muito tempo, nos arriscamos a perder o embalo da coisa toda.

    > Não ficou exatamente como eu queria,
    R: Puxa vida! O mal do perfeccionista é achar que a própria obra, que por sinal já esta perfeita, ainda precisa ser melhorada. Sei disso porque quando eu termino de escrever uma história, eu não gosto muito de ler a mesma com o intuito de melhorar, se não eu passo a vida inteira e não concluo meu trabalho. Velho, essa musica esta de mais, você soube fazer o mais difícil no meu entender, que é harmonizar os instrumentos tanto no sentido do compasso quanto nas escolhas dos instrumentos musicais. Eu nem se quer detectei uma discrepância no compasso, que é uma das coisas que mais me preocupa. Tá bom de mais esse seu trabalho.
    > eu pretendia usar sons de natureza como introdução e um lindo solo de piano como finalização,
    R: É uma idéia! E boa!
    Cara!
    Meu primeiro contato, digamos assim, “realmente real” com Chrono Trigger foi em 1995, eu estava me recuperando de uma complicada cirurgia de apendicite supurada que quase me levou a óbito (Fiquei quase 30 dias de cama impossibilitado de fazer qualquer coisa). Fui visitado por uns amigos que estavam levando consigo um SNES e o cartucho do Chrono Trigger, foi quando eu tive a oportunidade de conhecer esse jogo. O que mais me chamou a atenção foi as musicas, e mesmo hoje ainda continuam a chamar minha atenção.

    No mais, acho que não tenho mais nada a dizer além das minhas congratulações. Gostei muito da musica, um dia vou lutar pra chegar a esse nível, eu tenho muitos sonhos musicais que eu quero realizar.

    Até mais!

    Curtir

  7. […] meu amigo e Mozzart oficial do blog, Eric – o Cosmonal. Minha primeira tentativa se encontra aqui, o tema da personagem Schala de Chrono […]

    Curtir

  8. […] posts sobre Chrono Trigger – Schala’s Theme e Shadowgate – Enter Castle Shadowgate vocês leitores do Cosmic Effect puderam perceber que […]

    Curtir

  9. Conheci o blog de vocês recentemente e fiquei maravilhado com ele sei lá… sinto q estou perto de quem me compreende pois aki na minha cidade naum tem absolutamente ninguem q goste de classicos da franquia Nintendo, ps one e outros games antigos espero um dia quem sabe poder participar com vocês desse maravilhoso Blog ^^ um grande abraço de seu amigo Geovane (alunkard)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: