Cosmic Fast #2 – VGA Box do Dreamcast

O último console lançado pela SEGA pertenceu a 6a. geração – época em que os videogames abraçaram sem volta (mesmo?) os gráficos 3D. Cutscenes de ares cinematográficos em jogos como God of War ou Final Fantasy XII no PlayStation 2 demonstraram que havia chegado o momento dos artistas se soltarem de vez nos videogames. No início da vida destes consoles, a maioria dos jogadores os utilizava em suas TVs de CRT, através da conexão por cabo video composto. Esta conexão se sai muito bem nos aparelhos de TV daquela tecnologia; mas hoje em dia, com a troca (sem volta mesmo) para as tecnologias LCD/Plasma/LED, conectar o PS2, Gamecube ou o velho Dreamcast nos novos aparelhos, tem-se uma perda visual que incomoda até os menos interessados no assunto. O contraste entre as cores vai-se embora, deixando a imagem com um incômodo aspecto de “lavada”.

“Mas LCD diminui mesmo o contraste por si só” – você lembra. Verdade, o tubo de raios catódicos exibia contraste “infinito”, garantindo pretos profundos e brancos brilhantes ao mesmo tempo na tela. Porém, dada a natureza digital destas novas TVs, utilizar conexões analógicas antigas como vídeo composto e S-Video tornam o contraste ainda menor – na verdade trazem uma perda tremenda que, como disse antes, não precisa ser muito cri-cri pra perceber. Eu mesmo já comparei a tela de um mesmo jogo em minha TV LCD e troquei pela mesma tela exibida num emulador, do PC conectado à mesma TV por HDMI (a conexão que “não perde nada” da imagem) – a diferença salta aos olhos.

Enter the VGA Box para o Dreamcast :)

O Dreamcast possui em seu design original o sinal VGA padrão (640 x 480 @ 60 Hz), tanto que algumas embalagens de certos jogos traziam uma logo “VGA”, indicando a compatibilidade daquele com esta saída (alguns jogos não suportam VGA, não exibindo imagem alguma pela saída). A SEGA vendia o seu próprio VGA Box, mas não havia muito interesse do público na época pois era vendido como um acessório para conectar num monitor de computador – ok, você vai um contra de Soul Calibur na frente do monitor de 15″ só pela qualidade, podendo estar no sofá na TV grande? Não justificava. Agora, 10 anos mais tarde e as televisões dispondo de um conector VGA próprio e ao mesmo tempo pedindo melhores conexões, a compra se torna obrigatória para os proprietários de Dreamcast.

Este vídeo inclui o unboxing do meu recém-adquirido VGA Box (não original da SEGA, mas é a mesma coisa), alguns testes comparativos acerca da qualidade de imagem (Ikaruga foi o jogo escolhido) entre as duas conexões e algumas surpresas.

Cosmic Fast

Edição #2: VGA Box do Dreamcast

Canais somente com os vídeos produzidos pelo Cosmic Effect:

No YouTube
http://www.youtube.com/user/CosmicEffectGaming

No Vimeo
http://www.vimeo.com/user4397129

* * *

24 Respostas

  1. Sempre via nos reviews de alguns jogos de DC na época que eram lançados, e sempre falavam nessa VGA Box. “Que p!(*# é essa?” Pensava eu. Agora, está tudo esclarecido. Legal que o console da Sega tinha isso, apesar de ser um acessório pouco usado, né?

    De qualquer forma, dá pra ver a diferença nítida, principalmente nos letreiros. Agora, fiquei imaginando você tentando virar a televisão e subitamente ela explodir, destruindo o SuperConsole e tudo mais :)

    E agora tenho certeza que devo jogar Ikaruga! Vou testar no NullDC aqui :)

    Curtir

    • Pois é, na época devia ser meio desinteressante, mas hoje é essencial pra fazer jus ao DC nas TVs novas.

      Legal que deu pra notar a diferença no vídeo, imagina isso ao vivo Rafael – é um salto do vídeo composto pro VGA.

      Bem lembrado, se esse tilt na TV der chabú, vai muito console pelos ares, putz…. ehehehe

      Depois conta como anda rodar Ikaruga no emulador hoje em dia!

      Curtir

      • Mais um para o time do “Que p!(*# é essa?” :)

        Legal, pensei que pelo vídeo não daria para notar a diferença, mas deu sim, especialmente nos textos. Valeu por mais esse “serviço comunitário”, Eric!

        Curtir

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Cosmic Effect, Eric João F. Fraga, Cosmic Effect, Eric João F. Fraga, Cosmic Effect and others. Cosmic Effect said: Cosmic Fast #2 – VGA Box do Dreamcast: http://wp.me/pOe7d-zo […]

    Curtir

  3. Bem interessante Eric!

    Eu estou quase comprando um PS2 (pra rodar PS1 e PS2) e fico preocupado com a imagem numa TV LCD.

    Eu conectei meu notebook na minha TV LCD e a qualidade, apesar do estouro de pixels, ficou excelente, principalmente na questão de cores e contraste:

    http://twitpic.com/3suact

    Ikaruga é um jogão, ótima escolha! Aquele início dá até vertigem. E gostei de Super Monaco GP ao fundo também. :D

    Abraços!

    Curtir

    • Pois é Marcos, você vai se dar bem com o PS2 por causa do suporte à video componente bem popularizado – o Play2 do SuperConsole está por video componente e é uma maravilha – Einhander do PS1 fica fabuloso por video componente! :D

      Vi a imagem, a diferença de contraste entre os típicos LCDs de notebooks com TVs é sensível, deu pra notar até na foto (as TVs normalmente têm paineis LCD com melhores specs). Aqui o PC fica conectado na TV (na mesma do vídeo onde ficam os consoles) e também num monitor LCD – quando eu clono a saída pra ambos a diferença é notável, e ambos por HDMI.

      Caprichei na trilha sonora não foi? ;-)

      Valeu Marcos!

      Curtir

  4. Tive a oportunidade de ver ao vivo uma vez o Dreamcast numa VGA e num Componente ao mesmo tempo, parecia um filtro de emulador.

    Peguei um mega drive exclusivamente para fazer aquele mod de s-video, recomendo aos interessados, a melhora também é sensível para televisões de lcd, não chega a tanto como no caso do vga para o DC, mas é uma ótima melhora.

    Curtir

    • Legal, já vi sobre esse mod de S-Video do Mega, mas como não lido com eletrônica e o amigo que sempre fez essas coisas pra mim e que confiava bastante agora mora em SP (moro em Salvador), estou meio órfão de modificações ultimamente :)

      Sou um velho usuário de PC na TV – desde a década de 90 meu PC de jogos é conectado na TV, na época por S-Video, até mudar finalmente para LCD em 2007 (aí claro usa-se HDMI). Quando usava S-Video na CRT, notava a diferença principal no vazamento da cor vermelha, comparando com a conexão de vídeo composto – tanto que adorava emular o Mega Drive e outros consoles por conta justamente da conexão S-Video do PC :)

      Valeu!

      Curtir

  5. Realmente há uma grande discrepância entre as qualidades da imagem do RCA e do VGA, pois a diferença é perceptível até em vídeo. Já a diferença entre o VGA e a versão do Xbox 360Gostaria de presenciar isso ao vivo :) .

    Tenho o cabo original de vídeo componente do GameCube (mas não tenho o Ikaruga). A diferença entre RCA e vídeo componente era perceptível mesmo na TV de CRT não-HD tela plana na qual jogava. Porém, não notei nenhuma diferença entre o interlaced e o progressive na TV de LCD. Talvez só jogando um pouco no interlaced pra poder notar.

    E Ikaruga (eu falava Ikagura, mas tudo bem XD) é um jogo que preciso zerar antes de morrer. Cheguei a jogar no emulador nullDC, mas não fui muito longe por causa da minha implicância com algumas falhas na emulação e do meu perfeccionismo descabido.

    OBS.: gostei das músicas do SMGP. Ah, e a do Ys também (óbvio XD).

    Curtir

    • Ops, só pra completar o comentário que ficou incompleto:

      Já a diferença entre o VGA e a versão do Xbox 360 é ligeiramente perceptível.

      Curtir

    • Outra coisa que percebi aqui em casa com as imagens de RCA: além de ser borrada é meio amarelada.

      Curtir

      • Bom, era de se esperar que Rafael não iria se incomodar com o volume alto na música de Monaco quando estou falando, muito menos você com a de Ys que ficou ainda mais alta :D

        Cheguei a utilizar o PC em vídeo componente numa CRT e realmente havia uma diferença como você falou, vazamento de cor some e a nitidez aumenta levemente.

        Sim, interlaced você nota quando há movimentos bruscos – dá pra perceber o resedesenho das linhas, elas não aparecem simultaneamente – as linhas ímpares primeiro depois as pares, mas como é bem rápido não fica bizarro. Num scroll de tela a gente vê isso mais pronunciado. Felizmente o DC sai progressivo mesmo, então ficou tudo bem “sólido”, bom mesmo.

        Verdade, VGA pra o HDMI (Xbox) você só iria notar bem ao vivo, ponto pro VGA.

        Aproveitando, o slowdown das explosões é dramático/proposital mesmo, coisa da Treasure que também ocorre em Gradius V. Danilo me passou essa informação numa conversa depois, não imaginava mas ao mesmo tempo estranhava ter slowdown só naquele momento que não parece ser tão pesado assim.

        Curtir

      • @Antideus

        Eu tenho a versão de xbox e vi a diferença, na verdade os dois são “iguais” no sentido que são bem nítidos e com cores muito bem exibidas, mas a versão do xbox tem os polígonos e as fontes renderizados numa resolução maior.

        Imagina que você colocou Quake pra rodar em 640×480, depois colocou em 1024×768. A diferença é basicamente essa.

        De resto acho que a versão de xbox aplica antialiasing, se não me engano no vídeo mostra que é 4xAA.

        A imagem “amarelada” eu sempre tive essa impressão também, acho que é porque o contraste do RCA não é bom.

        Curtir

  6. Nossa Eric!
    Eu nem sabia que existia isto! Eu comprei uma depois que eu peguei uma LCD, infelizmente não tive coragem de ligar meu querido Master System II =[

    Mas neste final de semana eu irei criar coragem e ligar he he he

    MCS

    Eu vi as fotos e achei bem bacana! Por mais que estore já pensou uma Real Bout em 32 ou 42 polegadas? ^_^

    E parabéns para toda a equipe do Comisc Effect! Vocês realmente fazem o que fazem por amor aos games.

    Um grande abraço!

    Curtir

    • Valeu Mano, a gente agradece meu velho!

      É, prepare-se para ver seu Black Belt ficar com as cores bem lavadinhas… mas a diversão será a mesma, no fear! :)

      Curtir

  7. A diferença é bem sensível entre o vídeo Composto e o VGA Box. Um item quase indispensável pra jogar Dreamcast nas TVs de hoje e provavelmente do futuro…
    Agora não consegui ver muita diferença entre VGA Box e Xbox 360. Mas foi pq eu vi na resolução de 360p (Desculpa, Eric. Mas carregar video HD com 300k de banda só no videocast de Crysis mesmo… )
    Um dia tb crio coragem e ligo meu Master (como o Mano Beto) e meu SNES na LCD. :)

    P.S. Ninguém falou de Outride na trilha? Já consertei esse erro… :D

    Curtir

    • Grande Sephrox, ehehehe, tá perdoado porque você já me contou como anda a banda “larga” aí em Feira de Santana :)

      Até que não dá pra notar muito diferença na filmagem entre o VGA e o HDMI, só ao vivo mesmo. Mas a do vídeo composto pro VGA…

      ehehehehe, gostou do mashup de Outride hein? Rafael havia me comentado que a música estava até alta quando eu falava, mas acho que ele na verdade estava gostando :)

      Curtir

  8. Bem legal esse comparativo!
    Sou muito chato quanto ao aproveitamento da tela, não comprei o Ikaruga da XBLA exatamente por ele ser Vertical. E claro: mudei nas opções e fiquei “abobado” inclinando a cabeça para testar na Horizontal :-)

    Tenho apenas 2 consoles: Xbox 360 e SNES. Eu tenho uma quantidade razoável de cartuchos do SNES e queria jogá-los novamente, mas depois da TV de LCD/LED desanimei :-( Alguém já testou alguma solução para otimizar o SNES em TVs HD/FULL HD? Um abraço!

    Curtir

    • Frank, meu velho…. vc não vai acreditar, mas… recebi um cabo S-Video do SNES dado pelo site racketboy.com em troca de um vídeo comparando a qualidade do SNES com S-video nas LCDs. Te juro, taí o spoiler. Já estou com o cabo, em breve estarei soltando este episódio, que inclui claro a demonstração e até a captura em S-Video do SNES direto pra comparar. Abração, mais um motivo para adiantar logo este episódio! :)

      Curtir

      • Rapaz, essa eu vou querer ver! Pois tenho muitos cartuchos aqui. Claro que se eu for fazer alguma video análise, fica mais fácil capturar do emulador, mas para jogar por jogar mesmo, nada como jogar no console! Você sabe quanto custa esse cabo? Se sua análise for positiva e eu gostar, acho que vou comprar e indicar que foi graças ao Cosmic Effect. De qualquer forma aguardarei o vídeo ;-)

        Curtir

        • Ah Frank, é muito barato, 6 dólares por lá e deve ser barato no ML também (acredito): http://www.racketboy.com/store/featured/nintendo-svideo-cables.html

          Valeu mesmo, caso comprar por lá, será legal sua indicação sim!

          Curtir

          • O pior é que eu também estava pensando nisso agora ´há pouco depois de ter jogado “The King of Dragons” (pois é, finalmente consegui o cartucho) no SNES. E aí resolvo visitar o Cosmic Effect e vejo esse post. Não pode ser só coincidência, só pode ser o 8-bit Jesus ajudando os retrogamers… =D

            Já estou encomendando um cabo desses (e serei mais um que indicará que fez a compra graças ao Cosmic Effect)!!!

            Curtir

  9. Valeu Eric!

    Está barato mesmo! Putz… olhei na minha TV atual e ela não tem entrada S-VIDEO… que peninha :-(

    De qualquer forma, quando o vídeo sair, quero dar uma conferida! Um abraço!

    Curtir

  10. Ola quero fazer uma vga box externa algima diga ou tutorial? E queria saber onde acho um conector de av bem parevido com o do dreamcast para eu soh modificar ele pra fazer o vga box

    Curtir

Deixe um comentário