Anúncios

Off-Topic: Justifique Seu Blu-ray Player Com Star Wars

Amigos do Cosmic Effect, ainda neste momento Star Wars do blog, vamos aproveitá-lo para convidar a todos os baianos que nos acompanham para o esperadíssimo lançamento de Star Wars: The Complete Saga em blu-ray! Aqui em Salvador, a turma do Conselho Jedi Bahia fará um evento na Livraria Cultura do Salvador Shopping (mesmo local onde aconteceu o recente Cosmic Fast – A Força Está Com Os Retrogames), no dia 17 de setembro de 2011.

O formato blu-ray começou em 2006, com o lançamento do primeiro player doméstico pela Sony e do PlayStation 3. O principal benefício do formato de mídia em relação ao antecessor seria, como de costume, a imensa capacidade de armazenamento — até 50 GB contra os 8 GB do DVD. Porém, acreditem, os discos da primeira leva de filmes saíram com compressões MPEG2, mesma do DVD. Um descuido que chamou a atenção dos chamados early adopters (os que pagam caro no lançamento de um produto novo), que ficaram um pouco chateados. Houve a batalha de formatos, do blu-ray da Sony contra o HD-DVD da Toshiba, onde eventualmente a empresa do PlayStation saiu vencedora. O que não adiantou muito: justamente quando a tendência (tendência? Corrigindo: realidade) é o armazenamento na assim chamada “nuvem”, o formato de discos blu-ray nunca teve larga adoção – e parece que nunca terá, pelo simples fato de ser uma mídia física.

Mas… assim como foi com o VHS, depois com o DVD (principalmente com o DVD) e agora… Star Wars, a maior saga dos cinemas, os filmes que nasceram no mesmo ano em que o primeiro Atari era lançado… bom, pessoal, pelo menos neste momento a atenção se volta para a mídia física, novamente. Vamos a alguns números que, para o típico nerd/geek fã de Star Wars,  são relevantes:

Em VHS, Star Wars surgiu pela primeira vez neste formato (Episódio IV somente) com 333 x 480 pixels de resolução, no dia 27 de maio de 1982.

Em DVD, assistimos Star Wars pela primeira vez neste formato (Episódio I somente) com 720 x 480, no dia 16 de outubro de 2001.

Em blu-ray, assistiremos Star Wars pela primeira vez (todos os episódios!) com 1920 x 1080, neste sábado, no dia 17 de setembro de 2011!

Pois é, amigos retrogamers e fãs de Star Wars: vamos aproveitar a desculpa dos pixels extras e do blu-ray e, mais uma vez, assistir os 3 (ou os 6, depende do fã) filmes da maior saga do cinema, que tem tudo a ver com os videogames! Se você estiver em Salvador… nos vemos no evento!

PS: O nosso encontro seguinte com Star Wars será em 3D, nos cinemas, com 4096 x 3072, no dia 10 de fevereiro de 2012 :)

* * *

Anúncios

9 Respostas

  1. Haha, gostei das informações nerds! Só curiosidade: já foi divulgada qual a “versão” dos filmes que foi remasterizada para esse lançamento?

    Curtir

    • Valeu Rafa! Não sei dos detalhes, só que a pack completo tem 9 blu-ray e não inclu os episódios do release original, que é o que muito fã queria (eu incluso). É a special edition “de sempre”, e com mais pequenas alterações, por sinal (pelo que entendi, uma “special edition special edition”, rs)…

      …extras com cenas deletadas que não apareceram nos DVDs e…

      …Greedo continua atirando primeiro, infelizmente. Mas, a massiva quantidade de pixels extras (em DVD o que se ganhou mesmo foi o fato de não ter ruído por atrito do cabeçote, mas resolução extra o formato DVD não trouxe muito né) aliada ao encoding “by LucasFilm” dá água na boca mesmo pra rever nesse formato. Não tenho idéia do preço…

      Curtir

  2. Na realidade essa versão vem com coisas novas boas como: http://www.youtube.com/watch?v=eOqzHTWK8B4&feature=player_embedded. Mas também tem coisa nova ruim como: http://www.youtube.com/watch?v=27RVJJfny4I&feature=player_embedded. Hahahaha, pois é, vou estar lá na cultura comprando o meu, fazer o que ,coração de fã é duro na queda.

    Curtir

  3. Que beleza, Eric

    Se estivesse ai, com certeza participaria do evento. Mas aqui em Sp vai ter também, com o pessoal do Conselho local. Dia 1º de outubro terá a Jedicon por aqui – para quem nunca foi eu aconselho a aparecer…

    Que a Força esteja com todos, sempre!

    Curtir

  4. Quando saiu “A Ameaça Fantasma”, juntei uns amigos, peguei meu box VHS de Star Wars e disse “vamos ver os três filmes de uma tacada só?”

    A turma relutou um pouco, mas sou um cara muito persuasivo (ou seja, enchi MUITO o saco de todos) e a turma topou. Fomos para a casa do Sapão, que tinha uma TV bacana e começamos a maratona.

    O primeiro filme até foi bem, mas lá pelo meio de O Império Contra-Ataca alguns começaram a manifestar cansaço. A Flavinha começava umas conversas paralelas, o Reinaldo inventava falar engraçadinhas para algumas sequências… mal sinal.

    Quando acabou o segundo filme e ameacei colocar O Retorno de Jedi, quase fui atirado pela janela ^_^ Eles até curtiam os filmes, mas ver os três de uma vez foi meio puxado mesmo, he he…

    E esse papo do Blu-Ray aí que você mandou, sobre o lance de ser mídia física e tal… você acha mesmo que a coisa está nesse pé? Sei lá, eu ainda acho que esse negócio de conteúdo na nuvem não é “de massa”, é mais coisa de nerd, não é não? E mesmo com a popularização do NetFlix, neguinho quer TER os filmes, não quer?

    Curtir

    • @FAKEPIX Valeu Sergio, pelos detalhes, o Yoda ficou bom mesmo hein!

      @Paulo Marcio Pena que não está em Salvador, Marcio, a Força estará com os baianos neste sábado!

      @Orakio “O Gagá” Rob Ahahaha, conseguiu convencer a galera pra maratona de Star Wars mas morgaram logo no melhor, no Império? É, se você colocasse Jedi eles não iriam passar dos Ewoks, somente a garota que ia achar todos “uns fofos” hehehehe!

      Ih, Orakio, rapaz, tenho a impressão de que o povo tá realmente desacelerando com o lance da mídia física, viu… realmente o lance de baixar filme+legenda é coisa pra nerd, nunca ia decolar a ponto de virar o jogo, mas me parece que o tal Netflix pode mesmo matar a mídia. Eu mesmo posso contar um relato, como você sabe, sou um “fã de mídia física”, até tenho gravador de blu-ray no PC já faz uns dois anos e, pela primeira vez, usei-o muuuito pouco como uma nova mídia: bem diferente de como foi quando comprei o primeiro gravador de CD, depois de DVD, onde fiz coleções de filmes originais e de ilegais, me divertia. Agora com o blu-ray… só tenho Avatar e tenho usado o conforto das mídias de 50 GB graváveis pra colocar várias temporadas de uma mesma série na mesma mídia.

      Pode até significar o contrário, dessa vez, Gagá: a mídia física é que pode se tornar coisa de nerd, hehehehe…. vamos aguardar pra ver. Agora que um Star Wars numa nova mídia costuma alavancar as vendas, ah isso costuma… deve tá tendo boom de venda de player de blu-ray por aí.

      Ah: qual seu box VHS de Star Wars, o azul ou o dourado (com Vader no box?)

      Curtir

    • O lance da mídia física vs nuvem acho que depende de onde você olha. Aqui no Brasil eu vejo que tem duas coisas acontecendo ao mesmo tempo e a gente pensa que elas são ligadas mas não são.

      A primeira é a queda na venda de mídias físicas. Isso pra mim é meramente pirataria, mas não a pirataria “nerd” de baixar MKV ou AVI e sim a pirataria do vendedor de DVD copiado mesmo. É só ir na praia/bar/praça que você vê essa galera até hoje vendendo DVD pirata e muita gente comprando.

      A segunda coisa que vemos é o surgimento dos serviços de IPTV. Isso acho que está lento no Brasil, só temos a impressão que tá forte porque nós vemos muito isso. Chegue numa locadora e passe o dia todo perguntando se alguém conhece Netflix, acho difícil achar alguém,

      Eventualmente mídia física vai acabar e ser item de colecionador, mas acho que o processo ainda vai ser bem lento no Brasil. Com as TVs com internet isso já está dando uma boa andada, mas o povo é muito pobre, ainda é caro (e principalmente difícil de ter em todo bairro) internet boa o suficiente para valer mais a pena pagar Netflix que locadora.

      Curtir

  5. Opa! É hoje.Sorte de quem mora em Salvador e pode prestigiar o conselho Jedi da Bahia e “de quebra” levar Star Wars pra casa.
    :)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: