RPG de Mesa Também é Jogo

Olá a todos os visitantes do Cosmic Effect, cá estou novamente para dar uma notícia de utilidade pública – não tão relacionada a videogames, mas com certeza relacionada a nossa cultura retrogamer.

Pouco depois de começar no mundo dos videogames com o Atari 2600, lá pelo início dos anos 90, comecei a jogar RPGs de mesa. Meu escolhido na época foi o Dungeons&Dragons, que estava então em sua segunda edição. Hoje não tenho tanto tempo para jogar RPG de mesa, mas nunca me afastei totalmente deste hobby e, vez ou outra, volto – se não for jogando, pelo menos lendo ou escrevendo sobre o assunto.

Acompanhando meu irmão jogar algumas partidas, percebi que ele perde um bom tempo com anotações em papel, apagando e reescrevendo informações a todo momento; decidi então criar um pequeno aplicativo pra celulares e tablets Android, o Jogue Iniciativa.


O aplicativo é bem simples – o que ele faz é manter uma lista dos participantes de um combate no jogo, ou qualquer outra ação em que a ordem do jogo seja importante. Para cada jogador / inimigo na lista, é possível anotar qual o valor da sua iniciativa  (a “ordem” na fila) e quantos pontos de vida cada participante possui. Além disso, você pode adicionar efeitos aos participantes (ex: caso um guerreiro receba uma magia de aumento de força, tal informação pode ser anotada na lista) e o programa vai te avisar quando o efeito acabar.

Meu objetivo foi criar um aplicativo tão simples que seja mais prático do que anotar as informações no papel; por isso mesmo muitos podem notar a falta de alguns recursos (ex: ele só mantém nome, iniciativa e pontos de vida) – o objetivo era realmente ter apenas aquilo que fosse muito rápido de escrever com o celular/tablet na mão.

Tive a oportunidade de testar o aplicativo numa jogatina do meu irmão e fiquei feliz em observar que ajudou muito o jogo dele, foi realmente mais prático que usar papel e lápis. Bom, espero que entre nossos leitores haja uma turma com celular Android e que jogue RPG de mesa. Se houver, dá uma passadinha lá no Android Market e experimente, está de graça então pode baixar e dar pitaco a vontade. Aliás, agradeço as sugestões, o objetivo é melhorar o aplicativo para nós, jogadores de RPG, aproveitarmos ainda mais o nosso tempo.

Clique aqui para acessar a página do
Jogue Iniciativa no Android Market.

Use o QR-Code abaixo para acessar
direto de seu celular ou tablet.

baixe direto em seu celular

Escaneie este código em seu aparelho.

* * *

17 Respostas

  1. Tópico de utilidade nerd :D Eu tb adoro RPGs de mesa, tenho uma coleção respeitável de livros de diversos sistemas. E uma app desta deve ajudar bastante, principalmente em tablets. Ah, quem dera ter um Galaxy pra usar em partidas!

    Tem um episódio de Community, da segunda temporada, chamado Advanced Dungeons & Dragons. Qq fã de RPGs de mesa tem que assistir, é obrigatório. E não precisa de conhecer a série pra se divertir bastante :D

    Curtir

    • Um, não tava sabendo desse “community”, procurando agora, valeu pela dica.

      Curtir

      • Heider… eu estou completamente FISSURADO por Community, vi a primeira temporada inteira em 1 semana, dormindo tarde assistindo tipo 3 episódios ou mais por dia. É absurdamente bom, é praticamente um seriado retrô disfarçado – Dancovich, era um daqueles que estava reservando pra aquela sessão “new series” que faço com você quando vem aqui em casa. Frases como “Pierce, you’re talking to an Atari cartdrige” só nesse seriado. Imagina que idéia genial: uma galera trintona que volta à faculdade (só que aquelas “comunitárias” típicas dos EUA) por motivos distintos, então voltam a viver situações que acontecem quando você é um pouco mais jovem. Premissa genial!!

        Bom, se não assistiu ainda Danc, deixa pr’eu ter o prazer de fazer a premiere com você aqui em casa, viu? :)

        Curtir

  2. A propósito, três coisas que eu sempre adorei e que os eletrônicos estão matando: baralho, jogos de tabuleiro e rpgs de mesa. Gastei muitas horas com estes três divertimentos :D

    Curtir

  3. Opa Heider, é verdade. Os eletrônicos estão matando a imaginação, seja pq hoje em dia os gráficos não abrem espaço pra interpretação como era no Atari, seja pq as diversões “analógicas” estão sendo esquecidas.

    Tomara que um dia você possa aproveitar meu aplicativozinho, hehehe. Pensei em faze-lo para iPhone, mas telefone Android você ainda consegue achar uns baratinhos e o mesmo só acontece com “a maçã” se for pra ficar preso 1 ano na operadora, então achei que assim mais gente ia aproveitar, tomara que de certo, hahaha.

    Curtir

  4. Você programa, rapaz? Que barato… em qual linguagem?

    Legal a sua ideia, isso aí num celular pode quebrar um galho violento mesmo.

    Curtir

    • Programo sim Gagá, ja programei em algumas linguagens como C, Pascal, Basic, PHP, mas hoje programo em Java mesmo. É meu trabalho que põe a ração das gatas na tijela e ironicamente o que me deixa sem tempo pra participar mais de blogs e postar aqui.
      Esse foi o primeiro “side job” que faço pra alimentar meus hobbies geeks, podem esperar por outros, inclusive relacionados ao cosmic effect.

      Curtir

  5. Dancovich, que saudade dos jogos de mesa! RPG joguei pouco é verdade mas sempre gostei de vários deles.
    Por ironia foram os computadores e videogames que de certa forma reduziram o campo dos RPGs e jogos tipo WAR e Banco Imobiliario. O papel não é páreo para os elétrons,principalmente entre jovens da era facebook.
    Bom trabalho ,seu aplicativo parece ser muito eficaz embora o lápis e a borracha vão teimar e se aposentar.

    Curtir

    • Grande Dactar, é verdade, o papel e caneta são naturalmente o que qualquer programa de computador se esforça horrores pra ser, simples.

      Quando estava fazendo esse pequeno aplicativo, eu tentei de toda firma deixar ele rápido de usar. É incrível como dá trabalho fazer algo ficar simples, nossa tendência natural é complicar as coisas.

      Acho que os videogames são mais ou menos a mesma coisa, tentam imitar a imaginação mas até os jogos mais realistas não são páreo. Isso os grandes campeões acabam sendo os jogos mais antigos, que não tentavam substituir a imaginação e ao invés disso a melhoravam.

      Curtir

      • Concordo com você quando diz que “nossa tendência é complicar as coisas” e isso vale para todos os setores da nossa vida.Simples não significa fácil e você sabe bem disso.Tentar imitar a imaginação é um problema mesmo, seja pela complexidade da nossa mente,seja pela forma única de entender o mundo que cada um de nós tem o que torna a experiência de jogar algo único para cada um de nós.
        Dancovich meu amigo, você está certo, os jogos antigos davam suporte à imaginação e não tentavam substituí-la. :)

        Curtir

  6. Cara, parabéns pela iniciativa, tão logo possa, farei o downloado do seu aplicativo, ainda que Vampiro seja mais minha praia, eu gosto muito de programar para este lado, une duas paixões, o lado nerd e o lado mais nerd, Programação e RPG, ah, que maravilha!

    Curtir

    • Fala Emanuel. Valeu mesmo pelo comentário e eu ví seu blog, já está favoritado aqui, tem várias dicas legais de Android. Quem gosta de Android e de desenvolver pra ele visitem lá o blog do Emanuel: http://fellowpalm.wordpress.com/

      Apesar do programa estar meio puxado para D&D (com termos como “Pontos de Vida” e “Iniciativa”) ele não contém nenhuma regra. Para Vampiro é totalmente possível registrar em Iniciativa o valor de Destreza + Raciocínio, nos pontos de vida todos teriam 7 pontos representando os níveis de vitalidade e nos efeitos se pode registrar os efeitos de disciplinas como dominação (espero que não tenha falado besteira, to enferrujado em Vampiro, hehehe). A deficiência que o programa tem hoje é que em sistemas onde a iniciativa é sorteada a cada rodada ele não é muito útil, mas mesmo assim ele ainda pode ser usado pra controlar pontos de vida e efeitos.

      No momento estou esperando receber feedback de pessoas jogando sistemas diferentes do D&D, isso vai me permitir deixar ele ainda mais genérico, pois infelizmente só pude fazer o playtest com D&D 3a edição.

      No mais, um grande abraço e espero que o programa ajude você em seu próximo jogo.

      Curtir

  7. […] Olá a todos os visitantes do Cosmic Effect, cá estou novamente para dar uma notícia de utilidade pública – não tão relacionada a videogames, mas com certeza relacionada a nossa cultura retrogamer. Pouco depois de começar no mundo dos videogames com o Atari 2600, lá pelo início dos anos 90, comecei a jogar RPGs de mesa. Meu escolhido na época foi o Dungeons&Dragons, que estava então em sua segunda edição. Hoje não tenho tanto tempo para jogar … Read More […]

    Curtir

  8. por acaso ñ teria uma versão para java teria?

    Curtir

  9. Kkkkkkk
    Jogo rpg de mesa e estou com um celular android… Hehehe
    Valeu a intenção, concerteza olharei o programa:..

    Curtir

  10. essa galera n conhece D&D

    Curtir

Deixe um comentário