Game Music Classics 004 – Phantasy Star (Master System) – New Motavia

Amigos, seguindo aos poucos republicando no YouTube os remixes de video game music que eu havia feito no passado recente. Hoje, a mais bela canção da mais bela trilha sonora de um jogo 8-bit, na opinião pessoal deste jogador que vos fala: o tema do overworld do planeta Motavia de Phantasy Star, exclusivo para o Master System.

Composta pelo genial Tokuhiko Uwabo, é mais uma faixa que não teve seu devido reconhecimento entre as orquestras que executam música de videogame ao vivo pelo mundo, mais uma vez por conta do baixo número de Master System vendidos perante o NES/Famicom.

Fiz esta versão em 2011 e a produção conta com uma performance de baixo elétrico do meu irmão, Elmo Fraga. A versão foi batizada de New Motavia. Espero que gostem!

9 Respostas

  1. Grande Eric. Muito legal essa versão de vocês. Muito interessante a “analogicidade” do baixo. Bem arranjado, bem tocado. Parabéns!

    E sim, as trilhas do Master não recebem suficiente atenção, já que o sistema foi realmente um underdog na maior parte do mundo. A trilha de Phantasy Star é toda excepcional, e lembro de várias outras músicas de muitos jogos que imediatamente capturaram minha atenção na época pela qualidade.

    De pronto lembro de dois exemplos pouco (nunca?) lembrados: tema da Clock Tower, do Castle of Illusion (um jogão, diga-se de passagem, na minha opinião mais sólido que a versão do Mega Drive):

    E a música da Scrap Brain Zone, do Sonic (uma conversão digna do clássico do Mega):

    São curtinhas, claro, mas acho que são muito competentes e criam uma atmosfera realmente especial, em um hardware limitado. O curioso é que ambas NÃO estão presentes nas versões de Mega Drive desses jogos.

    Abração!

    Curtir

    • Valeu Alan!

      Pois é meu caro, a trilha como um todo, os arranjos que Bo produziu para o primeiro Phantasy Star… são de rara inspiração. Nem posso começar a falar sobre elas senão… rsrs…

      Sobre Castle of Illusion e o próprio Sonic, aguarde uma nova série em nosso pequeno canal do youtube, intitulada “Game & Música” que irá gostar do que escutará acerca de ambos jogos que citou… ;-) aguarde! Abração Alan!

      Curtir

  2. Não joguei muito Master System mas sei que a musica do Alex Kidd in Miracle World não sai da cabeça, ôhhh musiquinha chiclete…rs
    Gostei da faixa Eric, pelo jeito a família toda é talentosa, parabéns aos “Fragas”.
    Abração.

    Curtir

    • Na mosca sobre a música da primeira fase de Miracle World: é pop em suas profundezas. Só não é reproduzida em orquestras que tocam músicas de games mundo afora pelo simples fato de que o console não vendeu tanto quanto o NES, nenhum outro motivo.

      Ah, legal você mencionar os “Fragas” aí (risos), meu irmão me influenciou bastante na infância com relação ao poder e a influência do baixo na harmonia de uma música — de grande valia para meu aprendizado como instrumentista.

      Valeu Julio!

      Curtir

  3. Já ouvi e aplaudi em outras ocasiões e aplaudirei novamente :D

    g_b

    Curtir

  4. O Master System têm músicas incríveis,e muitas desconhecidas,mesmo entre games clássicos.É neste ponto que brasileiros e europeus tiveram mais sorte na época, por conhecer o Master System muito mais que os americanos, que viviam no monopólio da Nintendo.

    Curtir

    • Verdade total, Dactar. Se não houvesse o acordo com a Nintendo, teríamos Mega Man, Castlevania, Final Fantasy & etc no Master System e, assim, ele competiria de igual para igual com o NES. Resultado: muitas belíssimas game music (e jogos, claro) desconhecidas desnecessariamente pelo grande público…

      Curtir

  5. […] Star, por exemplo, lamentei a ausência da  “Motavia” (e imagino que o comparsa Eric “New Motavia” Fraga Cosmonal esteja lamentando mais ainda). De tanto que eu gosto da  “Field Medley” do Phantasy […]

    Curtir

Deixe um comentário