Retrowave [003] – Terranigma, Castle Of Illusion, Moonwalker, Blade Eagle 3D

Retrowave: Embarque conosco na busca pelo último pixel do retrogaming numa trilogia de jogos a cada episódio. Neste episódio especial, uma quadrilogia!

Terranigma do Super NES, Castle Of Illusion do Master System, Moonwalker do Master System e Blade Eagle 3D do Master System. Mais um memorável RPG de ação da era 16-bit seguido de 3 curiosos cartuchos protótipos do Master System — e suas respectivas versões finais para devida comparação.

Capturas reais. Retrogaming real. Retrowave: Não configure o seu emulador.

Retrowave [003]


15 Respostas

  1. TA NOTA 1000 FAL DO GAME CAPTAIN SILVER E ALONE IN THE DARK 3 ABRAÇÃO VALEW

    Curtir

    • Opa, valeu Vagner, anotado Captain Silver do Master (adoro aquele jogo!) e Alone 3, putz, nem se fala… um Cosmic Cast sobre a trilogia um dia…

      Curtir

  2. Terramigma é sensacional. Aliás, toda a série é sensacional e merece ser mais conhecida! Não só por ser um ótimo RPG de ação, mas pela história contada.

    E foi interessante ver os protótipos de alguns jogos do Master e ver as diferenças (poucas ou muitas) entre eles. Como eu não conheço muito bem a biblioteca do Master, é sempre interessante ver jogos para o console por aqui.

    Curtir

  3. Colocar um peso sobre uma plataforma pra abrir a porta? Momento Portal Retro! Interessante.

    Curtir

    • @Adney Luis Fiquei super curioso por jogar o Terranigma depois que Danilo mostrou, você parece tão fã quanto ele do título!

      @Andrey Hehe, Companion Cube da Disney!

      Curtir

  4. Terranigma: sempre ouvi falar MUITO desse jogo, mas confesso que nunca procurei nada a seu respeito. E qual não foi a minha surpresa ao constatar que ele tem relação com Illusion of Gaia, tenho este jogo aqui e é um dos meus favoritos, sua parte gráfica é maravilhosa. Pelo que vi no vídeo, Terranigma não fica nem um pouco atrás e tem um efeito Mode 7 espetacular! Se algum dos amigos tiverem escrito algo relacionado a estes jogos, me avisem, gostaria de conhecer mais a respeito deles. Muito obrigado por nos trazer este ótimo jogo ao Retrowave, Danilo!

    Castle Of Illusion, Moonwalker do e Blade Eagle: Amigos, por mais que eu nunca tenha possuído o console, confesso que, graficamente o Master System trazia gráficos muito melhores que os do NES, a distância entre os gráficos do Master System e Mega Drive, muitas vezes, não era tão grande assim. Outra coisa é o nível de mecânica na jogabilidade de jogos como Castle Of Illusion.

    Sobre os protótipos, bem legais, nunca tinha visto muita coisa a respeito de protóticos em cartucho.

    Agora, sobre o 3D, infelizmente nunca tive a oportunidade de testar essa função no Master System e nunca tinha visto esse óculos ao vivo em em detalhes como apresentado aqui. Que estilo, que acessório bonito de se ver! No PS3, sei que existem jogos integrados com o 3D da própria TV que usam óculos da própria TV também. Mas no Xbox 360, tive a oportunidade de conferir o Batman Arkham Asylum em 3D e seus óculos são aqueles simples, feitos de papelão… hehehe.

    Um ótimo episódio, parabéns pessoal!

    Curtir

    • Valeu Diego! Olha, o efeito 3D no Master, claro, é cansativo para as vistas e tal… mas, como não há adulteração das cores por não ser o típico óculos “vermelho/azul tradicional para 3D barato” da época, o efeito em jogos como Maze Hunter 3D, Missile Defense e o próprio Blade Eagle é muito interessante.

      Quando usei os óculos 3D dele pela primeira vez, provavelmente em 89 ou 90, foi no Poseidon Wars 3D na casa de um colega. O efeito me marcou, mas lembro que os colegas que estavam comigo no dia só estavam trollando o negócio então resolvi guardar a opinião para mim, rs… “coloca logo Alex Kidd aí, tira esse negócio!” — um deles gritou… rs

      Curtir

    • Ah, essa foto de 2007 por aí temos Andrey jogando Out Run 3D “for real”: http://twitpic.com/5gmyt0 e nesta Missile Defense 3D com óculos 3D e pistola (esse é um charme, rs): http://twitpic.com/5gmzuu

      Curtir

  5. A biblioteca 3D do Master é realmente muito obscura pra quem não possui ou tinha o console com óculos.Aprendi mais sobre o Master neste Retrowave.Tenho certeza que os retrogamers americanos não tiveram a mesma sorte que nós,no sentido de ter um Master e Nintendo(clones,eu sei)em pé de igualdade naquela geração.A Nintendo era quase monopólio na época nos EUA.
    Gosto muito desta distorção de áudio que inicia o Retrowave!!!
    :)

    Curtir

  6. Pessoal,

    Obrigado por compartilhas essas pérolas.

    Sou um grande fã de Secret of Mana e o combate de Terranigma é bem parecido. Vou colocar na minha lista de to-play.

    Não conhecia o Blade Eagle 3D (ou cheguei a ver a capa e não me interessei pelo jogo), mas gostei muitíssimo da trilha sonora e certamente ouviria no meu carro. ;)

    Curtir

  7. Um dos meus sonhos gamers ainda não realizados é jogar um jogo do Master System com os óculos 3D! Esse jogo do Mickey tem um dos melhores gráficos do console, tudo é muito bem feito, o NES tinha que suar muito para fazer esses gráficos. Castle Of illusion é um dos raros casos em que a versão do Master é melhor que a do Mega.

    Curtir

  8. Joguei Castle of Illusion apenas no Master. Não sabia que ele poderia superar o do Mega, apesar de não conhecer este último. Tenho um grande arrependimento, que é o de ter desistido na bruxa (era difícil, fiquei com raiva e acabei sem zerar o game). A trilha sonora, na minha opinião, é um espetáculo, ao lado dos gráficos e da fluidez dos movimentos. O único senão do jogo foi a escolha do ataque estilo “bundal” do Mickey. Não ajudou muito a fama do ratinho, não…

    Curtir

    • @leo_jiraya Puxa Leo, sabe que estou pra fazer um episódio com o Danilo que também nunca jogou nos óculos 3D do Master? É uma ideia antiga, vamos acabar fazendo, você é mais um que poderia contribuir com impressões, jogando 3D do Master em 2013! :) Abração!

      @dcnautamarvete Haha, pobre Mickey com essa específica escolha de design da Sega, rs… mas olha, é polêmico, até porque o Castle do Mega é claro mais atraente aos olhos e ouvidos, mas suspeito que você o melhor jogo entre os dois…

      Curtir

Deixe um comentário