Gamix 005 – Crystalis (NES)


Só um jogo, rapidinho.
O puro aroma retroexpresso.

Gamix 005

Crystalis (NES)

 


15 Respostas

  1. O Final foi tenso xD

    Curtir

  2. Outro gamix com a qualidade lá em cima!!

    Acredito que a grande maioria, quando associa as primeiras experiências com RPG’s, pensa primeiramente no Phantasy Star do Master, ou a maravilhosa biblioteca do Super Nintendo no Gênero. Mas o NES possui também uma gama muito boa de jogos do gênero, seja o RPG por turnos (inspirado principalmente em Dragon Quest/FInal Fantasy) ou os Action RPG’s (onde Zelda seria a fonte inspiradora). E Crystalis é um dos melhores.

    A trilha sonora dele é um caso a parte. Especialmente nas dungeons, como o Eric mencionou. Ela causa uma estranheza, uma sensação de algo fora do normal (como, por exemplo, nos filmes de terror dos anos 30 aos 60, antes do surgimento dos slasher/splatter movies), que é totalmente adequada a situação. E isso só enfatiza a questão da criatividade gerada a partir da escassez de recursos que percebemos que existia nessa época áurea dos videogames.

    E por falar em RPG’s do Nes, aproveitando a ocasião, vejam só as duas belezuras do gênero que chegaram essa semana aqui em casa:

    Para quem ainda não descobriu os jogos, aqui vai uma pequena amostra em vídeo:

    1) Dragon Buster II – Longplay

    2) Game Center CX 69 – Dragon Slayer IV – The Drasle Family/Legacy of the Wizard

    Só estou esperando o meu novo Top Game VG-9000 chegar (o meu antigo, depois de muitos anos prestados, resolveu parar de funcionar. Como encontrei um completo, com dois controles, no Mercado Livre – com caixa original e tudo – por R$ 100,00, não pensei duas vezes) para desfrutar essas duas semanas restantes de férias com esses dois jogos.

    Voltando ao vídeo, a série Gamix está ficando cada vez mais sensacional, esses dois últimos episódios foram a nata retrogamer para mim. E me deu inveja de ver que o Eric possui uma cópia completa de Crystalis! =D

    Curtir

    • É verdade, quando penso nos RPGs me vem a mente até alguns do SNES com gráficos mais “fraquinhos” como Final Fantasy Mystic Quest que lembram jogos do NES, mas do NES mesmo, não conheço praticamente nenhum! O único que joguei, nem lembro o nome XD

      Parabéns pelas aquisições!

      Curtir

    • Uau! Esse Dragon Buster aí tem todo o jeitão de “RPG de MSX”, sensacional! :) Bela aquisição mister Adney, isso no seu VG-9000 vai ser uma maravilha retrô na TV! :)

      Curtir

  3. O Gamix esta realmente sensacional. Essa chuva caindo e um bom jogo é situação perfeita para horas perdidas em frente a TV. Atualmente estou quase terminando o A link to the past e um belo RPG antigo atiça a imaginação.
    Não joguei tanto o nes (na minha adolescência o SNES já predominava) mas ano passado resolvi terminar o primeiro Zelda e que aventura!!!
    Mesmo no emulador fiz questão de não apelar para os saves states e ainda me dispus a desenhar o mapa para conseguir encontrar as dungeons. Foi sensacional (fiz o mapa também para terminar o metroid do nes). Que pena que a falta de tempo nos dias atuais não nos possibilite enveredar pelos rpgs antigos como eles merecem.

    Tô adorando o Gamix Eric, dentre todas as séries sensacionais do Cosmic é a que mais tô gostando.

    Parabéns.

    Curtir

    • Cara, que maravilha! Realmente é algo sem igual ficar desenhando ou rascunhando para ter anotações que ajudem nos jogos! É uma pena que hoje em dia, meio que perdemos isso! :-( Eu, mesmo quando vou fazer anotação, no máximo uso o bloco de notas do smartphone, talvez com as tablets poderíamos ter sensação parecida, mas nada como papel e caneta!

      E faço das suas palavras as minhas: Que pena que a falta de tempo nos dias atuais não nos possibilite enveredar pelos rpgs antigos como eles merecem!

      Curtir

    • Super obrigado pbrejo. Rapaz, bela história a sua, foi lá no Zelda original, sem save state (tem de ter disciplina! ^_^), desenhou mapa… a experiência completa e genuína!

      Olha, não aparecem muitos jogos “super clássicos” na série, mas Link to the Past é um dos que vivo querendo a fazer (tenho o cartucho). Aliás, a cena de chuva mais marcante dos videogames é a do início de LTTP hein…..

      Curtir

  4. É Eric, espero que entre os games de PC Engine no Gamix tb, e ai ja conseguiu novidades amigo?
    Eu mal vejo a hora de por a mão no meu, fico até sem sono sabe esperando aqui ansioso ele chegar, parece aquela criança que se esforça pra passar de ano na escola pra ganhar um videogame no final de ano.

    Crystalis esse infelizmente não conhecia mas parece muito com Zelda e é bacana hein, valeu a sugestão, vou ver como fica no emulador.

    Abraço

    Curtir

  5. Gamix com cenas live action, essas inserções são muito bem vindas!

    – Nunca joguei no NES original :-(
    Sempre achei muito engenhosa essa entrada de cartucho do NES, lembrando um videocassete!

    – Copyright Nintendo
    Hahaha, boa!

    – Realmente, salvo exceções, essas músicas do NES eram sofríveis, hehehe

    – Já reparam como a cor roxa é BEM saturada em muitos jogos do NES? :-)

    Mais um ótimo Gamix, me surpreendi com os gráficos e fluidez dos movimentos do jogo, assim como a qualidade de animação da dungeon com as plantas, que não sei porque me lembraram o cenário do Fei Long em Super Street Fighter II :-)

    Curtir

    • @Ulisses Seventy Eight PC Engine em breve por aqui… ^_^ Eu também não conhecia Crystalis, Ulisses, foi uma grata surpresa mesmo. Danilo era um grande fã do jogo da época das locadoras, deu sorte de encontrá-lo.

      @FrankCastle Mesmo jeitão do VHS, puxa, nunca tinha me tocado disso? Hahahah. Valeu Frank!

      Curtir

  6. Ahahha, invasão de propriedades privadas é algo muito comum nos RPGS!

    Muito legal esse jogo, não conhecia. Aliás, nunca tinha sequer ouvido falar dele! ;-)

    Coincidentemente, estou jogando um RPG para Wii, que é The Last Story. O jogo foi criado pelo pai do Final Fantasy (Hironobu Sakaguchi) e tem músicas compostas por Nobuo Uematsu. Já joguei durante 7 horas e estou achando bem legal, principalmente devido ao dinâmico sistema de batalha.

    Curtir

  7. Mais um vídeo curtido e favoritado no Youtube! A qualidade da captura ficou muito boa (só pra variar minha pergunta vai sobre a captura, heheh), você utilizou um upscaler de video composto para hdmi ou tem alguma carta escondida na manga?

    Curtir

    • @Marcelo Martins Opa, o The Last Story, um obrigatório do Wii… Fiquei curioso pela OST, vou dar uma espiada. Valeu Marcelo!

      @Guilherme Valeu Guilherme! Não uso upscaler não amigo (só um conversor chinês pra normatizar o sinal pra 720p porque a placa de captura aqui é “bem chata” com a forma do sinal).

      Curtir

  8. Cara, eu nem gosto de RPG (paciência zero). Mas o vídeo ficou muito bom!
    É muito legal ver alguém que gosta de RPG jogar um bom joguinho como esse.

    Parabéns e obrigado por nos presentear com mais esse grande review.

    Keepin’ Retro!

    Curtir

  9. Foi o seu melhor video até agora!
    Me mostrou um jogo bacana que não conhecia e
    o final foi perfeito.Além do video todo ser engraçado kkkkk
    Boa!

    Curtir

Deixe um comentário