Cosmic Cast #43 – Star Castle E O Kickstarter

Um cartucho de Atari 2600 programado e fabricado em 2012. Mas não é só isso: o jogo em questão é o Star Castle, um clássico dos arcades, uma raridade vetorial do longínquo 1980.

Howard Scott Warshaw, considerado um dos melhores programadores da Atari, afirmou ser impossível adaptar Star Castle para o Atari 2600. Três décadas depois, alguém encarou este desafio… e conseguiu.

Amigos do Cosmic Effect, apresentamos o cartucho de acrílico iluminado (sim!) do Star Castle, o primeiro projeto do Kickstarter que este jogador participou como contribuinte. O financiamento coletivo é real, o cartucho está comigo e funciona muito bem, vejam em nossas capturas a 60 quadros por segundo e com toda a glória dos efeitos sonoros do Atari 2600!

Cosmic Cast

Episódio #43 – Star Castle E O Kickstarter

Cliquem em Gostei no YouTube!


13 Respostas

  1. Excelente Cosmonal, é sensacional ver um jogo de atari sendo lançado em 2012.A Arte do cartucho está muito charmosa,parabéns pela compra.Valeu por compartilhar.

    Deixo aqui pra galera um “remake” de asteróids: http://www.atari.com/arcade/arcade/yars-revenge#!/arcade/asteroids/play

    Olha que coisa mais linda pra pc cosmonal!XD

    Yars Revenge: http://www.youtube.com/watch?v=6EewRoVQqaQ

    Curtir

  2. Eu achei que o jogo valeria só pela curiosidade, mas até que parece bem divertido…

    Agora, essa do cartucho piscar, putz! Já tentou jogar à noite, com a luz apagada? Você vai sentir dentro da nave, os “lasers” vão iluminar a sua sala ^_^

    Maneiríssimo!

    Curtir

  3. Rapaz…o cast foi uma viagem no tempo!Ter um cartucho do Atari em mãos novo,de 2013,é incrível.Parabéns Eric por ter contribuído com um projeto sensacional que se tornou realidade!Star Castle pro Atari foi um trabalho digno de aplausos,primoroso mesmo.E o que dizer do visual todo transparente?Ficou ótimo!
    Eu também estou só de olho no Ouya,vamos ver se vai dar certo.

    Curtir

  4. Grande Eric.
    Deve não ter preço participar de um projeto primoroso desse.
    O cartucho é muito show piscando, achei até mais interessante que o próprio jogo em si, que é muito bom também.
    Espero que venham mais pérolas dessas ai circulando e a gente aqui poder apreciar seus videos de qualidade.

    Abraços.

    Curtir

    • @Simon Valeu Simon, ah rapaz, bem lembrado sobre esse novo Yar’s Revenge! Lembro de quando estava prestes a lançar, depois “me passei”. Abração!

      @Orakio “O Gagá” Rob Hehehe, inserindo cartucho no Atari, apagando luzes da sala agora… eita! Parece carnaval, Gagá! Certamente você não vai pro carnaval, mesmo sendo carioca, não tem quem lhe arraste a ir, imagino.

      @Dactar Pois é Dactar, sir! Super dedicação do cara, não ficou só no sonho de fazer um cartucho de Atari… e sim rapaz, OUYA espero fazer uma cobertura bem legal pro nosso co-op aqui, é só chegar o danadinho!

      @Ulisses Seventy Eight Brigadão Ulisses, pô, curiosamente há mais uns dois jogos do Kickstarter que financiei, todos se tornarão vídeos amigo, aguarde! Abs!

      Curtir

  5. Bacana o vídeo e toda a história do jogo. Valeu por compartilhar, Eric.
    Fiz uma pesquisa rápida sobre o assunto e parece que antes de fazer o Kickstarter o jogo já estava pronto e o desenvolvedor planejava produzir vender apenas um cartucho, pelo preço de 32 mil dólares!
    Após um certo conflito com a comunidade ele optou pelo financiamento coletivo e lançou o game dessa forma. Acho que foi mesmo a melhor opção.

    Curtir

  6. Muito legal esse episódio do Cosmic Effect.

    Fiquei bem feliz em saber que esse projeto do Kickstarter foi um sucesso, mesmo não tendo nem ouvido falar dele antes de ver o vídeo. Que trabalho caprichado!

    Eric, a sua declaração durante a jogatina foi perfeita: “se ficar confiante demais, é game over”. Você poderia aplicar essa mesmíssima frase ao jogar Dark Souls. Aliás, é o que estou jogando neste momento depois de ter jogado o Demon’s Souls no ano passado. Aliás, Dark Souls tem pra PC, Xbox 360 e PS3.

    Curtir

    • @Alan Freitas Valeu Alan, puxa, é mesmo esse lance? Danadinho, queria supervalorizar o homebrew, rs… ainda bem que a comunidade (suspeito que nesse caso, “comunidade” = “atariage.com” ^_^) o convenceu do contrário, viu, rs… valeu pela informação!

      @Marcelo Martins Super-Marcelo, não é mesmo rapaz? Olha, dava gosto só de acompanhar o progresso por e-mail, o cara mandava foto de cada etapa — juro que me lembrava os meses que antecederam o SuperConsole ficar pronto, uma ansiedade gostosa. Valeu a pena só por acompanhar isso, bônus que o jogo é bom também, “arquêide” de verdade :) E já me arrisco a prometer um (nem que seja um pequeno) vídeo sobre Dark Souls em breve, Marcelo. Abração meu velho!

      Curtir

  7. Hey Hey Mr. Cosmonal

    Cara, vi a notícia desse projeto, me lembro muito vagamente, quem contribuísse teria o nome gravado no encarte, e put’s, o Eric tinha que estar no meio da parada pra variar…rs

    E a famosa “cheiradinha”, ah como é bom cheirar uns chips e condutores…hehe

    O cara deu um caprinho no cartucho fazendo ele piscar sincronizando com os tiros do game, será que veio desse projeto a idéia da Microsoft com o Illumiroom? hahaha
    A Microsoft é fogo viu, já pegou a idéia do cara e aprimorou…rs XD

    Ae Eric, seu viciado, sai fora, e jamais fique confiante demais, é isso aí mesmo, ontem estava jogando Limbo, a hora que achei que estava fera nas pegadinhas do jogo eu acabava morrendo bem gostoso…rs

    Muito bacana o programa, valeu por mais esssa, salvou minha sexta feira de Carnaval!!

    Curtir

    • *ainda sob efeito do cheiro dos chips do cartucho*

      Fala Julio :)

      Rapaz, muito interessante esse Illumiroom, valeu a dica! Quem não conhece, dá uma olhada nisso (é aquela história “pode-se-revelar-um-gimmick-mas-não-deixa-de-ser-interessante”)!

      Limbo? Vixe Julio, no final, finalzinho mesmo… é difícil ‘battletoads hard’, se não terminou ainda se prepara viu, rs…

      Que bom que parte do seu carnaval foi conosco, abração!

      Curtir

  8. Excelente vídeo Eric como sempre, fiquei curioso para saber quais são os outros projetos que vc esta financiando e que se tornarão videos. Legal que o cartucho tambem veio autografado e esse lance dele piscar junto com os tiros foi uma sacada genial. No começo eu pensei que vc controlava a nave no interior dos círculos ahaha, mas depois tudo ficou claro, pena que o jogo fica impossível depois de certo momento, será que na versão de arcade tambem é assim?

    Curtir

    • Valeu super Leo, olha, tou com vários kickstarter de games: além deste, um jogo de nave original para Dreamcast, um MMO espacial do criador de Wing Commander (promete muito este) e o OUYA. Vídeos com TODOS eles, pode ficar sossegadíssimo!

      Na de arcade não evoluí muito a ponto de ver aquele caos de velocidade do Atari, boa pergunta viu…

      Curtir

  9. Grande Cosmonal, espero ter dado uma força lá no TASBPAN. Confira! http://filosofiashmup.blogspot.com.br/2014/08/novos-jogos-para-velhos-sistemas.html

    Curtir

Deixe um comentário