Gamix 001 – Burning Force

Amigos, mais uma série de vídeos aqui no Cosmic Effect: Gamix.

Só um jogo, rapidinho. O puro aroma retroexpresso.

Gamix 001

Burning Force (Mega Drive)

 

Dedicado à memória do meu gigantesco pai, João Fraga Sobrinho.


38 Respostas

  1. Uma das raras conversões de arcade que não ficou tão pobre nos consoles. No auge do Mega Drive esfolei meus dedos jogando ele é o Phelios (também da Namco). Agora levantando essa questão das conversões, acho que nessa época a SEGA era que ficava responsável pela programação dos jogos, ela obtinha a licença do jogo e ela mesma colocava a mão na massa para converte-lo. Com Strider do Mega foi assim, mas não me recordo se isso aconteceu nos jogos da Namco.

    Curtir

    • Ah sim! minhas sinceras condolência pela sua perda.

      Curtir

      • Bem lembrado de Phelios, Kleber, outro excelente da Namco no Mega. Certamente entrará num Gamix ou Retrowave…

        Sobre o lance das conversões, acho que no caso da Namco ela mesmo tratava de portar porque não tem aquele velho “Reprogrammed by Sega” na abertura… como foi o caso de Strider que você falou e tantos outros, especialmente no Master System.

        Obrigado Kleber!

        Curtir

  2. Primeiramente, boa sacada a de criar mais um tipo de “Videolog”. O Gamix ficou muito bacana, Eric. Parabéns!
    O Burning Force “explodiu cabeças” em 1989. Só a imagem no encarte de jogos já dava impressão que era algo especial. Jogando de fato, provou-se que a Namco fez um game muito acima do que se podia esperar de um sistema novo e recém lançado como foi o Mega Drive. Com certeza, foi um dos maiores responsáveis por influenciar na compra do 16 bits da Sega naqueles tempos.

    Curtir

  3. Que coincidência. Nessa mesma semana também perdi um ente bastante querido na família (no caso, a minha Tia, que era quase que uma “matriarca mor”). Estava até pensando nisso quando o Dancovich mencionou que no momento você não poderia responder os comentários. Pensei comigo mesmo: será que teve morte na família dele também? Ontem mesmo estava conversando com o meu irmão a respeito. Provavelmente é uma questão cultural, vinda especialmente das nossas origens latinas (ou até mesmo católicas/cristões), mas, com raríssimas excecões, por mais que saibamos que é inevitável, nunca estamos totalmente preparados para a morte. Isso é algo que as civilizações orientais, acredito eu, estão bem mais preparadas para enfrentar e refletir sobre.

    Agora, sobre a nova série de videos: particularmente não sou muito fã de vídeos curtos demais, talvez pelo fato de eu ser um pouco detalhista, gosto de ter os mínimos detalhes sendo expostos frame a frame, pixel a pixel. Mas isso não significa que a qualidade esteja decaindo, pelo contrário, é ótimo termos essa infinidade de opções e videoséries aqui no Cosmic Effect. Dessa forma agrada a todos os gostos.

    E, cara, vc têm “Burning Force”? Esse é um dos meus jogos preferidos do Mega, além de ser a minha próxima aquisição. Muito se fala da SEGA, da Capcom, da Konami, mas a Namco também chutava bunda naquela época, e Burning Force é uma pequena prova disso. O efeito 3D é ótimo, rivalizando com a SEGA nesse sentido, sem falar que a ação é quase que incessante (de uma ótima maneira). Sem dúvidas, um clássico.

    Curtir

    • Adney, outro jogo 3D de altíssimo nível no Mega Drive, porém pouco comentado, é o Panorama Cotton:
      http://www.gagagames.com.br/?p=7425

      Curtir

      • Panorama Cotton era um completo desconhecido até pouco tempo atrás quando, nem me lembro como, ouvi falar dele.
        Os efeitos produzidos nele são sensacionais e seria interessante se mais jogos de nave possuíessem aquela qualidade. Parece coisa feita com chip especial, mas não. Puro talento de programação mesmo… creio eu.
        Rss!

        Curtir

      • Puxa Gagá, que super dica essa do Panorama Cotton, nunca tinha ouvido falar! Soberbo e curioso visual, que pérola!

        Curtir

    • Não estamos mesmo, Adney… especialmente de um cara como esse paizão, amigão eterno que se foi. Mas vamos em frente…

      Adorei seu comentário sobre o vídeo, legal saber da sua apreciação pelo “pixel a pixel”.

      Abração meu caro amigo.

      Curtir

  4. joguei esse game devido a uma matéria sobre o game no retroplayers. era bem divertido e meio dificil as vezes. achei esse jogo de nave diferente, já pelo modo de ver os inimigos, por trás da moto/nave da personagem assim como Cotton.

    Curtir

  5. Muito legal Eric! Eu não cheguei a conhecer esse na época, mas me pareceu um bom jogo.

    Por curiosidade, o MSX teve um digno representante desse tipo de jogo: VAXOL. Dá uma olhada nele no youtube. Note a trilha sonora como era legal!

    Forte abraço

    Curtir

  6. Olá, Eric!

    Gostei muito da nova série. Você pode até pensar: “é óbvio, ele gosta de tudo o que é retrô e ainda enche o saco comentando isso aqui”. Mas, neste caso, é diferente. Explico.

    No início dos anos 90, tive contato com Burning Force. Meu primo, que veio da capital, levou-me a uma “locadora” para jogarmos videogame, algo inédito para mim. Àquela altura da minha vida, eu só tinha visto o Atari. Isso mesmo: nada de Master ou NES. Pulei do Atari para o Mega, justamente para botar as mãos nesse jogo incrível. O choque foi tão grande que nem consigo descrever.

    O pior é que eu não sabia o nome do game e, como nunca passei da primeira fase, dizia apenas que era um jogo de moto voadora bem legal. Logo, o primeiro Gamix, para mim, não poderia ser mais nostálgico. Simplesmente fantástico!

    Quanto ao seu pai, receba meus sentimentos. Gostaria de dizer algo reconfortante neste momento, mas também passei por isso e sei que é impossível. Nada preenche o vazio. É uma dor que só conhece quem passa. Lamento muito.

    Curtir

    • Grande dcnauta, já vi que sua relação com Burning Force é intensa. Do Atari pro Mega e logo em Burning Force? Putz…

      Caramba, aí pelo episódio você foi se lembrar, fiquei super feliz agora!

      Agradeço seus sentimentos, você tem ideia do “tipo de vazio” que estamos sentindo… mas o tempo está nos ajudando, é mesmo nosso amigo. Um abraço dcnauta.

      Curtir

  7. Caramba, cansei de ler sobre Burning Force na época, mas nunca joguei e não imaginava que fosse tão bem feito! Deu vontade de jogar agora…

    Quanto ao seu “gigantesco” pai, já prestei minha solidariedade em outra ocasião, mas reforço aqui: meus sentimentos, e desejo muita força para todos aí nesse momento tão difícil.

    Curtir

    • Puxa Gagá, e o Panorama Cotton que você indicou, puxa, como é super caro tentarei um Gamix dele pelo Fusion, sensacional, valeu de novo.

      E obrigado por todo seu apoio de sempre…

      Curtir

  8. Pena que não tive muito contato com Mega Drive, pois este parece ser mais um grande jogo (até pelo estilo Galaxy Force!).
    Mais uma série de videos! Mandou bem!! Vamos que vamos assistir a todas pq cada uma é mais animal que a outra!

    Curtir

  9. Amigo Eric, esse vídeo ficou sensacional cara, esse é um dos xodós do Megão aqui. Seu viciado rsrsrsrsrs.
    Mais uma vez força meu caro, alias acredito que em 2013 vai ser o ano do Cosmic Effect, não querendo puxar saridnha, mas voce é muito talentoso e competente em seus vídeos e deve cada vez mais melhorar e fazer com toda a paixão de um retrogamer.
    Eu gostaria que o Gaga continuasse mas infelizmente tudo um dia acaba. Se tivesse como ter continues, talvez durássemos mais né.

    Cara sobre seu pai eu complemento com aquilo que disse no mail com um pouco mais:
    Lembre-se dele como uma pessoa que ensinou, riu, chorou e viveu.
    Ele se doou, foi pai pelo que vi no alto sentido da palavra. E que a memória dele nunca se perca assim como a da minha querida mãe que sempre relembro seus dias em vida e sempre sinto uma saudade gostosa.

    Abraço amigo Eric e obrigado pela sua contribuição em fazer e falar sobre o que mais gostamos.

    Curtir

    • Obrigado pelas palavras e pelo apoio, Ulisses.

      Não tem nem como sonhar em esquecer desse meu velho. Pra onde olho, pra todo (o pouco) que já realizei nessa pequena vida, ele era a base e parte do feito, literalmente. Isso inclui este site, estes vídeos, todos os videogames, meu trabalho com TI… tanto que todos os vídeos que farei a partir deste Gamix terão sempre uma rápida homenagem a meu pai no final, sempre.

      Continuaremos juntos por aqui, amigo, abração!

      Curtir

  10. Surpreso com a trilha sonora. Parece ser muito boa mesmo, vou conferir agora o .vgz

    Curtir

  11. Excelente jogo. Me lembre de tê-lo jogado na época e não sabia que era um port de arcade. Coisas de quem jogava motivado pela curiosidade de ver a capa e saber o que aquele cartucho guardava…

    Muito bonita a homenagem final, Eric. São palavras muito sábias. Tenho certeza que seu pai está em um lugar especial.

    Curtir

    • Também nunca soube que era port, Marcelo. Só pesquisando pro vídeo mesmo, pensava que era um exclusivo do Mega até então.

      Obrigado pelas palavras, Marcelo. Está mesmo, aquele paizão ali… não tenho palavras que cheguem perto de definir como ele era bom pra nós… só pode estar num lugar muito especial… Grande abraço, amigo.

      Curtir

  12. Muito bom Eric ^^ joguei a pouquíssimo tempo para o especial eterno de shmups para Mega Drive que estamos fazendo no Retroplayers, e ressaltei demais a trilha sonora do game que realmente é memorável!

    É um jogo que me traz muitas lembranças dos tempos de locadora…

    Curtir

  13. Amigos, mais uma vez atrasadíssimo por aqui e peço-lhes desculpas por isso.

    Estou (de verdade) com saudades de vocês, do Cosmic Effect e de fazer os vídeos pra vocês. A burocracia ainda não me permitiu retornar a ativa, estou offline o dia todo porque cartórios, INSS & cia não têm wi-fi… passo o dia inteiro nestes locais e a noite organizando documentos.

    Ok, sem mais delongas, agradeço sempre a presença e a participação insubstituível de cada um de vocês. Estou contando os segundos para recomeçar… o Gamix e o Retrowave, o TheBoss e o Cosmic Cast…

    Um mega abraço para todos.

    Curtir

  14. Olá CFX Team e todos gamers que acompanham e comentam as séries em vídeo do Cosmic Effect! Passando só para dar um sinal de vida! Minha internet chegou ao auge da lentidão com os vídeos do Youtube, o que tem me irritado há muito tempo. Já tinha adotado a alternativa de baixar os vídeos e assistí-los depois de baixados, sem stress. Porém, confesso que deu uma forte brecada nas jogatinas, mal ligo o Xbox 360 ou jogo no PC. O grande motivo é a forte empolgação com a leitura :-) Há muito tempo que não lia livros, não estava mais conseguindo ler os impressos. Mas graças a um aparelho chamado Kindle, encontrei o formato ideal para devorar livros, basicamente muitos títulos de ficção científica sendo lidos semana a semana. Estou muito contente com esta mega expansão do site, com os novos colunistas e também com esta crescente exponencial da série de vídeos. Não estou acompanhando ultimamente, mas quando migrar de operadora de internet e der uma sossegada nos livros, voltarei a acompanhar mais! Queria só deixar os parabéns pelo excelente conteúdo!

    E, apesar de não ter visto o vídeo, vi a dedicatória a seu pai. Deixo aqui meus sentimentos, deve ser muito difícil passar por esta experiência, mas queria deixar claro que, acho que todos concordam comigo, “estamos aqui”. Seja nos momentos bons, sejam nos ruins. Um grade abraço, Eric e muita força para ti!

    Curtir

    • O que foi que houve com essa banda de Internet aí, Frank? E aproveite e conte pra gente o que anda lendo no seu Kindle, especialmente no ramo das luzinhas que piscam e bipam :) Vamos migrar logo de provedor viu (nem se fala mais “provedor”, né? Rs…) e tirar o pé do freio da sua jogatina também logo :)

      Obrigado pelas palavras, já estou conseguindo voltar…

      Curtir

      • Fala Eric! Rapaz, é a NET Virtua, agora pude comprovar com 100% de certeza que eles fazem Traffic Shaping com Youtube na cara dura, esse vídeo ilustra bem:

        Agora estou com 15 Mb da GVT e está excelente, muito melhor que os 20 Mb da Net Virtua! Estou acessando vídeos sempre em 1080p e sem ter que esperar, agora vou poder assistir os vídeos do CFX só dando um play! *Isso não quer dizer que não baixarei para deixar guardado! ;-)

        No Kindle, estou lendo “A Revolta de Atlas”, um livro em 3 volumes, bem grande, mas que recomendo fortemente aos fãs de Bioshock! Pois ele foi a principal inspiração para a criação do jogo, li o volume 1 e adorei! Entre um “Sherlock Holmes” aqui e um “As Aventuras de Pi ali”, estou devorando vários contos de Ficção Científica de autores brasileiros da Editora Draco, recomendo as antologias “Space Opera”. Quem quiser ver algumas resenhas, estou postando como colaborador no site de um amigo:

        http://www.positroniko.com

        Aguardem, em breve postarei a resenha de um livro cyberpunk que deu origem a um filme bem conhecido ;-)

        Um grande abraço! E sim: espero voltar o quanto antes para as jogatinas!

        Curtir

        • Aê Frank, traffic shaping é uma “coisa”…… putz…. mas tudo bem, dizem eles que “senão a Internet entra em colapso”, rs… Fiquei curioso sobre o “A Revolta de Atlas”, valeu a dica amigo e não suma viu :)

          Curtir

  15. Fala aí Eric, espero que esteja se sentindo menos pior, já conseguindo pensar e raciocinar melhor, e o mais importante, conseguindo lidar com as tarefas do dia a dia como se tudo estivesse “normal” como sempre foi antes, mas depois conversamos melhor sobre essa perda, pois pessoas como nós (família), que crescemos nos inspirando na imagem paterna de viver, de administrar uma casa, tentamos ser apenas 10% do que nossos pais foram ao longo da vida, tento imaginar também como será o dia que passarei por algo parecido, meus pesames de verdade, amigo.

    Sobre a nova série de vídeo, o Gamix, senti que ele é uma espécie de adrenalina pura, ele começa super pá pum, rapidão e essa musica de introdução chega a dar um leve frio na barriga de expectativa pelo que vai vir…

    Sobre o jogo sei que ele é famosíssimo de nome, mas infelizmente não joguei ele na época, foi mais um jogo que passou batido entre tantos bons jogos. =/

    Eric, sei que é fácil falar, mas tente ficar bem, lembre sempre dos bons momentos e dos ensinamentos dele, conforte sua mãe nesse momento também pois ela deve estar sofrendo demais e tenho certeza que um vai ajudando o outro, a dor vai sendo substituída por gratidão e admiração com o passar do tempo.
    Os fãs do seu trabalho estão juntos com você, pode ter certeza.

    Força e CFX na veia através de todos os tempos!!!

    Curtir

  16. Que beleza Eric, cartucho da Tectoy, com manual e tudo! Sempre acho legal quando vc tira o cartucho da caixa e coloca no videogame. Esse Burning Force é um Space Harrier versão Namco e com muitas melhorias!! Nunca tinha ouvido falar nele, mais um para a vasta lista de jogos que conheci no Cosmic Effect e que venha o próximo Gamix!

    Curtir

    • @Julio Soares Obrigado Julio, pelas palavras, de verdade.

      E a ideia do Gamix é esta mesmo, claro que houve a parada assim que começou — fiz este episódio exatamente um dia antes da perda do meu pai — mas agora que já voltei a fazer os vídeos, puxa, acho que terá uma penca destes (espero).

      De novo, obrigado pelo apoio de sempre, meu amigo.

      @leo_jiraya Pô Léo, ansioso sem dúvida alguma pra produzir mais Gamix pra gente curtir aqui nesse co-op. Só aguarde meu amigo… um abração!

      Curtir

Deixe um comentário