Wii U Effect: o que rolou no Nintendo Direct japonês

São cinco da madrugada, e o Nintendo Direct japonês com informações oficiais sobre o Nintendo Wii U acabou há pouco mais de meia hora.

A transmissão foi bem direta, concentrando-se nas informações sobre o sistema. Vamos começar pela parte técnica, segundo traduções do GoNintendo e do IGN.

Todo mundo já deve saber, mas está confirmado que o Wii U terá suporte a 1080p.  O console tem uma GPGPU, 1 GB de memória principal (a ser usada pelos jogos) e mais 1 GB de memória exclusivamente para o sistema operacional.  Os discos de jogos terão capacidade de 25 GB. 

O GoNintendo menciona um “Wii mode para jogos de Wii”. Presumo que seja algo semelhante ao que vemos no Wii, que ao rodar jogos de Gamecube meio que “aciona um interruptor” para se “transformar” em um Gamecube. Quando entra nesse modo, o Wii ignora comandos enviados pelo Wiimote e só aceita comandos do controle de Gamecube. Não se sabe ainda se no caso do Wii U o console vai aceitar comandos do Gamepad (o controle-tablet) ao rodar jogos do Wii original.

A Nintendo confirmou que será possível usar o navegador de internet enquanto você joga. Seria bem interessante jogar na TV e acessar a internet no Gamepad ao mesmo tempo, mas a empresa não entrou em maiores detalhes.

Agora, vamos falar nos pacotes, preços e datas. Tenham em mente que essas informações valem para o Japão, e converter os preços não vai ajudar muito, visto que as coisas costumam ser bem mais caras na moeda japonesa, ok?

O Wii U chega ao Japão no dia 8 de dezembro. O Wii original chegou por lá no dia 2 do mesmo mês, e o lançamento americano foi antes, no dia 19 de novembro. A tendência é que esse padrão se repita, o que dá ainda mais força para um lançamento do Wii U no meio de novembro nos EUA.

Para o Japão, temos dois pacotes do console:

  • Pacote básico: 8 GB de armazenamento flash e preço de ¥ 26.250 (US$ 337, mas tenham em mente o que eu mencionei acima sobre o valor da moeda japonesa). O console será branco — ao menos de acordo com a tradução do IGN, mas me parece meio bizarro a Nintendo não deixar o consumidor escolher a cor do console. Inclui um Gamepad, cabo de alimentação e cabo HDMI.
  • Pacote premium: 32 GB de armazenamento flash e preço de ¥ 31.500 (US$ 405). Inclui um Gamepad, cabo de alimentação, cabo HDMI, dock para o Gamepad e stand para o console. Além disso, inclui dois anos de “Nintendo Premium Network”… como a empresa disse anteriormente que sua rede seria gratuita, presumo que trate-se de um pacote que oferece algumas regalias. Uma delas é um desconto de dez por cento em compras digitais.

Nenhum dos dois pacotes trará jogo algum. Os japoneses costumam ser mais chatos com essas coisas, e é bastante provável que a situação seja diferente nos EUA; portanto, ainda podemos torcer pela inclusão do Nintendo Land nos consoles americanos. Se o boato anterior sobre três pacotes para o Wii U nos EUA se confirmar, é possível que tenhamos o pacote básico a 250 dólares, o premium a 300 e um “extra-premium” com Nintendo Land a 350, mas isso é mera especulação da minha parte. Os pacotes japoneses não incluem wiimote e barra de sensor para o mesmo; esses itens serão vendidos em um pacotinho separado. Se você já tem um Wii, guarde esses itens para usar no Wii U. Mas vamos ver, pode ser que um dos pacotes americanos do console inclua isso tudo.

New Super Mario Bros. U sairá no mesmo dia do console (yes!), e estará disponível no japão tanto em mídia física quanto para download. Gamepads adicionais custarão ¥ 5.040 (US$ 50) a paulada de ¥ 13.440 (US$ 172) — perdoem a falha anterior, mas eram cinco da matina :P. O Pro Controller, semelhante ao do Xbox 360, é que custará ¥ 5.040 (US$ 50).

E é isso, criançada. Daqui a algumas horas, às onze, teremos o evento em Nova York, onde provavelmente veremos mais ação em termos de jogos, e teremos a confirmação de preços e pacotes para os EUA. Fiquem ligados!

UPDATE: o dock para o Gamepad também serve para carregar a bateria do controle. O Nintendo Premium Network terá um sistema de pontuação que renderá alguns mimos para os jogadores.

UPDATE 2: o site da Nintendo japonesa está anunciando uma nova transmissão para hoje; teremos um novo Nintendo Direct direto do Japão no mesmo horário do evento de Nova York e do Nintendo Direct europeu. Essa preocupação em manter três transmissões simultâneas (para EUA, Europa e Japão) pode indicar que teremos informações relevantes surgindo às onze da manhã (jogos novos?).

* * *

19 Respostas

  1. Boua, Gagá! Ótimo texto, você devia estar morrendo de sono quando redigiu ele. XD

    Achei o preço do controle-tablet muito caro, é a metade do valor do console!

    http://kotaku.com/5942876/the-wii-us-controllers-are-really-expensive

    Curtir

    • Aliás, você me atentou para uma falha no meu texto, o preço que eu coloquei era do Pro Controller…

      Realmente, é caro pra diabo, mas já era esperado. Vai ver é por isso que a Nintendo, quando fala em multiplayer no Wii U, sempre fala em Gamepad + Wiimotes.

      Curtir

  2. Valeu Gagáááááááááááá´! Descupe-me estou sonolento :O

    Curtir

    • Todo mundo acordando cedo hoje, rs… pior que depois do evento eu só pude dormir uma horinha e já acordei para trabalhar outra vez!

      Curtir

  3. Nenhum dos dois pacotes trará jogo algum. Os japoneses costumam ser mais chatos com essas coisas, e é bastante provável que a situação seja diferente nos EUA;

    é porque geralmente os japas compram uma pancadas de jogos no lançamento de um console, por isso, a Nintendo não deu jogos grátis. e vão ser bem caros por aqui.. 405 dólares? vai dar uns 800 a 900 no minimo.

    Curtir

    • Belmont, não esqueça que a conversão de ienes para dólares não é nada confiável. Tem diferenças de valorização das moedas, o valor real em dólares deve ser bem menor. Esse é só um cálculo mediano para a gente ter alguma noção de preço.

      Quanto a 800/900 reais por aqui, quem me dera! Se o 3DS aqui no Brasil custa 1200 reais, o Wii U pode ficar entre 1300 e 1500 :(

      Curtir

  4. O Wii U vai ter o mesmo problema do Wii: armazenamento. Com cada jogo podendo ter até 25 gigas não vai dar pra instalar muita coisa. Dá pra ver que a venda digital vai continuar sendo um mimo…. E a Nintendo continua mercenária como sempre, né? Um pendrive de 32 gigas não é nem 20 dólares…

    Curtir

    • O mais estranho é que a Nintendo está alardeando tanto o lance dos jogos dela estarem disponíveis para download… nesse pique, realmente, o armazenamento logo vai entupir. Acho que é líquido e certo que ela vá lançar HDs, ou ao menos permitir o uso de HDs de outros fabricantes.

      E quem sabe se o suposto modelo de 350 dólares nos EUA não vá incluir um HD? *sonhar não custa nada* Se não me engano, os americanos são mais engajados nesse lance de download de jogos do que os japoneses.

      E claro, se não for zura, não é a Nintendo ^_^

      Curtir

      • Pô, é verdade, ela deve lançar HDs de alguma maneira, especialmente pro mercado americano! Tipo tablets, que agora sempre vem com uns 32 GB interno, mas o cara pode adicionar um SD adicional… ou a Nintendo deixa pegar os HDs na USB ou a gente desembolça um SD enorme de 64, aí + 32 dá 100 GB…

        Curtir

  5. Até agora tudo dentro do esperado. Eu só to com dúvida quanto ao lance do armazenamento. Se der pra comprar o modelo menor, mas depois for possível espetar qualquer coisa (cartão SD, HD Externo) pra ter mais espaço será ótimo.

    Curtir

    • Sei que o Wii U tem entrada para cartão SD, e acho que seria burrada total a Nintendo não permitir HDs externos. Acho até provável que ela acabe lançando HDs estilizados de Mario e Zelda, que vão custar o dobro do preço só por causa do visual, mas tudo bem :P

      Curtir

      • Ah, isso é bem a cara da Nintendo mesmo… um HD externo dourado com o símbolo da Triforce em cima, custando horrores e a gente desesperado para ter um, he he he.

        Só não gostei do modelo mais básico não vir com os suportes / carregadores, deveria ser padrão.

        Curtir

        • Putz, só de ouvir a sua sugestão de HD eu já visualizei aquele cartãozinho de crédito tentando escapar da minha carteira…

          Curtir

  6. Mais um que está com medo do tal armazenamento… tanto da mídia quanto da memória flash.
    E nada de jogos… os Nintendista chora! hehehe
    Cuidado pra não babar no teclado aí, Gagá!

    Curtir

  7. Olha gente! se o mesmo possui entradas USB acho que a utilização de HDs externos não será um problema.

    Curtir

  8. Gagá, estou perguntando bobagem ou a Nintendo não menciona se o disco de 25 GB é bluray? Será que é formato proprietário dela ou a Nintendo pagou a Sony pra usar bluray (até engraçado isso, rs)? A capacidade coincide com a do disco de camada simples do bluray, que ainda tem 50 GB em dupla-camada… viu algo nesse sentido? Será que é o esquecido HD-DVD? Rsrsrs…

    Puxa, a retrocompatibilidade é uma coisa excelente que a Nintendo preza, sensacional poder rodar os Metroid Prime no Wii U hein Orakio? :)

    Curtir

    • Se não me engano, a Nintendo já tinha dito anteriormente que ia usar um formato proprietário, mas não tenho certeza. E levando-se em conta que a Nintendo fez questão de remover o suporte a DVDs em tiragens posteriores do Wii, acho muito pouco provável a adoção do Blu-Ray.

      O chato do Wii U é que não vai ser retrocompatível com gamecube :(

      Curtir

  9. Gente, vai começar em dez minutos, mas já estão transmitindo! Acompanhem:
    http://www.nintendo.com/wiiu

    Para quem não pode ver vídeos escondido no trabalho, tem live blogging do evento aqui:
    http://www.wired.com/gamelife/2012/09/wii-u-liveblog-us/

    Curtir

Deixe um comentário