TheBoss 004 – Deadlight

Quando uma empresa novata resolve se inspirar nos gurus da indústria dos videogames, pagando homenagem aos jogos de outrora e atualizando a jogabilidade: temos algo próximo, ou talvez igual, ao Deadlight. O primeiro jogo da Tequila Works, uma desenvolvedora espanhola, foi assim… no capricho.

Estética, gameplay, narrativa, emoção e um destaque raro hoje em dia: efeitos sonoros sensacionais. Difícil sobressair-se neste campo nos jogos atuais, mas Deadlight mostra que sempre haverá espaço para o esmero e o preciosismo.

Sim, tem zumbis mas não é Left 4 Dead; tem gameplay 2D acrobático, mas não é Prince of Persia; tem a emoção e enigmas de Out of This World, mas não é francês…

TheBoss 004

Deadlight

 

Download MP4 TheBoss 004 – Deadlight

* * *

27 Respostas

  1. Rapaz, terminei esse game nesse sabádo, hehehe. Já ia lhe sugerir que fizesse um The Boss dele, foi minha única aquisição da summer arcade. É o Game para fã de Out of This World e Flashback não botar defeito.

    Curtir

  2. A sua comparação com OOTW, Flashback e Prince foi muito oportuna. Aliás, não criaram algum nome para designar esses jogos não? Assim com tem “Rogue like”, me espanta que não tenham inventado ainda um “Prince like”.

    Ah, o “lado a lado” com OOTW ficou ótimo, mandou bem na edição!

    Não tem pra PC não? *checando e… * Raios! :(

    Pombas, dois jogos exclusivos de X360 que eu fico seco para jogar, em sequência! Vou parar de assistir ao The Boss, vou acabar tendo prejuízo desse jeito ^_^

    Curtir

    • * Todos fazem campanha para o Gagá comprar um 360

      Curtir

      • Leia-se: todos fazem campanha para a esposa do Gagá trocar a fechadura da casa e nunca mais deixá-lo entrar ^_^

        Brincadeiras à parte, outro dia eu comprei um controle de Xbox360 para jogar Dead Space e outros títulos do Steam. Esses jogos mais ou menos recentes rodam bem no meu notebook… acho que vou colar um adesivo “Xbox 180” nele :P

        Curtir

        • @FAKEPIX Episódio foi sob encomenda então, rs, valeu!

          @Orakio “O Gagá” Rob Hahaha, é mesmo, “Prince like”! Tá na hora mesmo, pô, já estou assumindo como inventado agora hein! Haha, me acabei de rir no “Xbox 180”, rs

          Detalhe da captura do OOTW ali: diretamente da Collector’s Edition que ganhei do Gagá Games anos atrás, rsrs Valeu Orakio!

          Curtir

  3. Mais um ótimo episodio do The Boss! Valew Eric por detalhar mais um jogo da XBox Live!
    No aguardo do próximo episódio!

    Curtir

  4. Interessante mesmo. Tem uma ampla influência desde os clássicos dos anos 90, passando por Halflife e também clima de BlackOps Zombies.
    Prece até que tem um botão pra acessar outros ângulos de câmera, igual a alguns FPS, rss Logo eles lançam o patch pra primeira pessoa! Muito bom!

    Curtir

    • @Andre Nunes Valeu mister Andre, a Live está abusando da tendência “somente downloads” ultimamente, rsrs

      @Andrey Santos Hahaha, e na engine do Unreal, esse patch para primeira pessoa deve sair fácil mesmo, rsrs

      Curtir

  5. o game tem zumbis lentos e burros?

    Aleluia!!!! alguém ouviu as preces dos gamers. zumbi que é zumbi não pensa, só tem instinto e olhe lá.

    mas voltando ao assunto, gostei mesmo do game e falta pouco para esses 1200 ms points para compra-lo. bem que o cara podia usar umas poucas armas contras os bichos. mas acho que faze-lo assim foi melhor, vai ficar mais tenso tentar sobreviver. e o game é bem escuro. imagine a trilha sonora.

    por um tal game famoso de zumbis não pode voltar a ser assim? ia custar muito? é o que ficava pensando enquanto via o vídeo.

    Curtir

    • “Aleluia!!!! alguém ouviu as preces dos gamers. zumbi que é zumbi não pensa, só tem instinto e olhe lá.”

      Concordo 100% Leandro.Aliás acho que o Eric disse algo assim,”os Zumbis são elementos do jogo mas não estão em toda parte”.Eu acho que é por aí.Eles são complicados,porém manipuláveis.

      Curtir

      • Sim Leandro, há momentos bem dark mesmo, também imaginava enquanto jogava se fosse em 3D no esquema “survival horror padrão”, ia ser assustador nível silent-hill! :)

        Como Dactar falou, a presença deles estava na medida certa para não atrapalhar, acertaram bem na quantidade. Haha, e o “tal game famoso” de zumbis, como anda? É ainda aquela horda de zumbis vindo pra cima o tempo todo? :)

        Curtir

  6. Mais um ótimo The Boss! E essa cobertura “em tempo” com esses jogos da XBLA é um grande serviço, pois ajudará muitos gamers a achar tesourinhos da XBLA! Pois o Hybrid mesmo, iria passar batido, assim como o Spec Ops: The Line passaria batido se não fossem o Cosmic Effect e outros blogs que resolveram dar uma atenção especial aos jogos.

    As comparações com os outros jogos 2D foram muito felizes, grandes clássicos! E legal a dedicatória no final! É compra certa pra mim, mas só quando entrar em um Deal of The Week, o jogo vale o preço, mas já tenho Outland na fila! Aliás é outro que se enquadra no estilo e tem um gráfico tão bonito quanto Deadlight:

    Parabéns a todos envolvidos por mais The Boss!

    PS: Tem um banner de uma votação do Top Blog 2012 na direita inferior do site. Só vi agora, já votei. Quem curte o Cosmic Effect e não votou, fica a dica!

    Curtir

    • Opa Frank, olha matéria do Outland que fizemos quando saiu!

      Outland (XBLA)

      Pena que na época o TheBoss ainda não tinha começado, esse merecia.

      Curtir

    • Pô valeu Frank. Legal mesmo eles terem feito aquela dedicatória, um reconhecimento que a gente não vê todo dia nos jogos (mas os elementos a gente vê e sabe direitinho de onde vieram, rs). Pô, Outland, obrigado por lembrar de um crime por não tê-lo ainda jogado, Danilo até já mencionou o post dele sobre.

      E obrigado pelo apoio de sempre, Frank, valeu pelo voto cósmico e pela lembrança.

      Curtir

      • Valeu @Dancovich ! Esse tinha passado batido! Confesso que acompanho um pouco menos a parte escrita do blog, mas irei ler este post e comentar lá depois. Muito obrigado por avisar!

        Valeu @Cosmonal , como diriam num episódio de Chapolin “Estamos aqui pra isso!” ;-)

        Curtir

  7. O jogo bebe de fontes realmente inspiradoras e é muito bacana ver a referência nos créditos. Acho esse tipo de reconhecimento muito importante.

    Confesso que acho a temática zumbi um pouco batida demais, mas quando a gente nota esse nível de cuidado na produção, certamente que vale a pena ver o jogo mais de perto.

    Deadlight pareceu bem divertido e envolvente, certamente procurarei jogá-lo no futuro.

    Muito obrigado por mais um vídeo de excelente qualidade!

    Curtir

  8. Grande jogo!!! O fato de ser em 2d ou ser feito em “tri-di” não define a qualidade do jogo,lá vai um puta clichê: “Não é a forma mas o conteúdo é que importa”…ha ha ha.Game bem feito,bonito e cheio de referências da era de ouro dos games,muito bom mesmo.
    Eric,ótimo The Boss meu velho!!!

    Curtir

  9. Mais um belíssimo trabalho do Cosmic Effect Team. Vocês estão impossíveis!
    Como me deixa feliz ver que ainda fazem jogos como o Deadlight. Estes, mostram o quão besta é a afirmação que os jogos em 2D estão mortos.
    Se um determinado título for realmente bem feito, ele mostrará suas qualidades e o produto final será gratificante para quem for jogá-lo.
    Mais um que me deixa com água na boca mas, não poderei jogar pois não possuo nenhum dos “Next-Gen”.
    Até mais!

    Curtir

    • @Alan É verdade Alan, a gente tem ficado com um pé atrás quando é sobre zumbis e/ou wasteland, rs, os americanos têm uma fixação por esse negócio, rsrs. Mas como você bem mencionou, quando acertam as coisas no gameplay e tanto esmero na produção, dava pra trocar os zumbis por “Kirbys” que a gente vai pro controle numa boa :) Abração!

      @Dactar “…em tri-di” olha o sotaque preciso de Dactar, hehehe! E o “seu clichê” cae bem mesmo no Deadlight, abração!

      @Douglas Deiró Falou bem, nos faz pensar: será que quem sai correndo para comprar um Deadlight da vida somos nós que idolatramos a “era dourada”, por assim dizer? Um garoto de 15 anos com seu Xbox 360 como seu primeiro ou segundo videogame não se interessa porque “é tudo muito pequeno na tela”? Valeu Douglas!

      Curtir

  10. Ótimo episódio e ótimo jogo. Nesse vídeo o estilo “na dele” de Eric criou até um suspense, hehehe.

    Não sei dizer qual aspecto me deixou mais impressionado no jogo, se foi o gameplay ou a ambientação. Aquele momento que o personagem entra na casa durante uma chuva, aquele som de chuva batendo na telha, me lembrou imediatamente da época que morava em casa de telha. Não sei porque acho muito nostálgico este som.

    É uma pena o jogo ser curto, vou acabar tendo que esperar um pouco para pegar ele. O bom é que, já que ele não tem modo online, se torna “atemporal” assim como seus primos Flashback e OotW. Posso pegar ele a qualquer época daqui para o futuro e vou me divertir igual.

    Curtir

    • Hahaha, que nada Danc, o suspense foi só canalizado, rsrs

      Caraca, você notou quão intenso é o som da chuva na telha naquele momento, um detalhe que deve trazer essa nostalgia que você falou para muitos. Interessante mesmo. Realmente, um título atemporal, certamente envelhecerá bem…

      Curtir

  11. Eric,

    A frase inicial dessa edição do The Boss já despertou toda a minha nostalgia. Out of this World e Flashback são maravilhosos. Inesquecíveis para quem os jogou na época do lançamento. Ainda não joguei a versão completa do Limbo (só o demo e achei muito interessante) e Shadow Complex só tem para Xbox 360 (tenho um PS3).

    Fiquei muito impressionado e interessado no Deadlight. O jogo é caprichado! Tudo parece funcionar muito bem e os valores de produção são altíssimos. Se sair para PS3, vou comprar com certeza. Muito, muito bom!

    Curtir

  12. Caramba Eric… muito legal esse jogo! Olha, eu que tenho o PS3 fico com inveja do XBOX nessas horas. Tem cada pérola! A propósito, vc já chegou a jogar o Dead Nation da PSN? É legalzinho viu?

    abs

    Curtir

    • @Marcelo Martins Pegou pesado na nostalgia inicial hein, até escolher as fotinhas de Out… e Flashback foi algo demorado, rs, pra você que é fã da época… sabe como é difícil escolher uma foto de um bom momento nestes jogos, rs… Esse negócio de exclusivo é uma besteira mesmo, tinha de sair pra PS3 também (e vice-versa, dono de Xbox 360 não pode jogar Wipeout nem Super Stardust…).

      Você em especial iria curtir muito o lance do sound design nele, há momentos que não estão no vídeo que são muito criativos/engenhosos, deixa pra um dia você jogar e analisar. Abração.

      @Euler Vicente Sim rapaz, bem lembrado, o Dead Nation tá aqui só esperando… realmente parece muito bom. Essa realidade de “exclusivos” é um saco, continuamos sonhando com o fim disso um dia. Valeu Euler!

      Curtir

  13. Cara! Me amarrei nesse Deadlight! Baixei o video em HD e assisti em casa uma três vezes. O que mais me entristece é o fato de não ter pra PC, será que um dia vai sair?

    Curtir

  14. Fala Eric, blz man?!
    Bom, antes tarde do que nunca, então cá estou…hehe
    Primeiro momento ao ver o jogo: “UAU que jogo animal!!”. Curti muito o visual do jogo, fala sério, sombrio, 2D e…zumbis, todo mundo ama zumbis…hehe
    Uma pena ser exclusivo, não tenho 360, é um baita jogão mesmo (imaginou algum coop com essa atmosfera? Um coop parecido com Trine? Ia ficar tesão demais…)
    Tem umas partes do cenário também que me lembrou “I Am Alive”, como o viaduto com os carros congestionados…
    Rapaz, a parte ali com 14, 15 minutos de vídeo ficou muito show, que bacana…rs
    (prefiro ser compatriota aos meus amigos conterrâneos zumbis, que não desistem nunca…uahuahuha, vc é foda Eric…rs)
    Ótima analise, jogo nota 10, parabéns CE Team por mais um TheBoss!!

    Curtir

    • @J.F. Souza (Yoz) Uau, que legal Yoz, viu 3 vezes? Tem de sair pra PC mesmo, isso é revoltante (sério).

      @Julio Soares Fala Julio, cara realmente ficaria dez um co-op dele no estilo Trine, com os dois se ajudando. Subir numa casa mais alta, ainda ia adicionar tensão extra (o cara que deu o “pezinho” fica mais tempo com os zumbis embaixo, rs). E sim, os zumbis brasileiros… rsrs… será que um dia vão fazer um jogo de zumbis ninjas? Fica a dica (para os devs por aí, rs). Valeu Julio!

      Curtir

Deixe um comentário