Dois Anos De Cosmic Effect!

Amigo leitor: o texto a seguir é um pouco longo e trata apenas da história do nosso blog, é uma espécie de registro (weblog? o_O). O pequeno vídeo (4 minutos) que fizemos em homenagem ao Cosmic Effect é tudo que você precisa ver, está no final deste post, pode ir direto para lá se preferir.

Amigos do Cosmic Effect: no dia 24 de janeiro de 2007, o autor deste post e o Euler Vicente criaram uma lista de discussão, batizada de Cosmic Ark, homônima ao clássico título de Atari 2600. O objetivo era juntar os baianos entusiastas de videogames antigos para um bate-papo online e outras atividades relacionadas — até mesmo desenvolver jogos, uma vez que diversos participantes (principalmente Euler e Danilo) eram programadores. E não é que houve um rascunho de um possível remake de… advinha qual jogo? ;-)

Outro foco da nossa lista era a realização de encontros, inspirados nos encontros da lista Canal 3. Conseguimos fazer dois pequenos eventos divertidos (e trabalhosos… imagina só carregar sua TV de CRT de 33 polegadas? :P)  no salão de festas do prédio do Euler, regado somente a consoles antigos. Na lista, volta e meia alguém soltava: “não entendo porque não temos um blog.” Aquilo não saía de minha cabeça…

Então, exatamente 3 anos após a criação da lista, no dia 10 de fevereiro de 2010, nascia o blog… Cosmic Ark. Sim, amigos, existe o cosmicark.wordpress.com — mas ele é “somente mais um just another WordPress.com weblog”. Com o objetivo de também poder abordar jogos atuais, ainda que em menor intensidade, optei por substituir o “Ark” por “Effect”. Assim, teríamos o retrogaming representado pelo “Cosmic” e a dita next-gen com o “Effect”, do jogo Mass Effect, título de 2007 que representava muito bem a então nova geração dos consoles e, forçando um pouco (muito) a barra, guarda alguma similaridade com o Cosmic Ark…

Naturalmente, convidei a turma da lista para construir o blog, todos juntos. Euler e Danilo vestiram a camisa logo no início. Poucos meses depois, quando surgiu o Cosmic Cast através do despretencioso unboxing do Dingoo feito por Danilo, entra à bordo oficialmente o nosso Andrey, o nosso diretor de arte por aqui, e que também fazia parte da lista Cosmic Ark.

O SuperConsole, o móvel que construí para alojar minha coleção de consoles, foi escolhido para abrir o blog. Acreditava na originalidade do “objeto”, percebia que todo jogador tinha curiosidade em saber como foi construído, as motivações e como ele funciona. Era muito frequente postar fotos em listas e falar sobre ele — já mantinha alguns textos prontos para copiar e colar e há até uma matéria na revista EGW brasileira sobre o SuperConsole (nota: a matéria erra meu nome e o editor cortou as fotos do móvel, para desespero do jornalista que me entrevistou — e para minha decepção também).

Um artigo definitivo, totalmente ilustrado e explicativo sobre o SuperConsole parecia uma boa idéia para começar o blog: até onde sei, é um “objeto único” na Internet, o que talvez ajudasse o blog a ser interessante — pensava. Levei algumas semanas escrevendo, procurando e scaneando os rascunhos do Arnaldo Diniz (o arquiteto do “brinquedo”) até que…

…finalmente, no dia 22 de fevereiro de 2010, foi publicado o Cosmic Effect! Além da página fixa “SuperConsole”, o layout do blog já havia sido definido e é mantido até hoje. As seções “Ontem” para revisitar os jogos antigos, “Hoje” para acomodar os reviews dos atuais e “Game Music” para os eventuais remixes que produzo. Além destes, a costumeira seção fixa que descreve o blog e seus colaboradores e uma última seção — batizada de “Bônus” — para qualquer outro tipo de artigo (sempre sobre jogos). Mais tarde, foi criada a seção “Videocasts” para acomodar a nossa série de vídeos originais.

Em 2008, com a chegada das conexões de 10 mbit aqui em Salvador, tornei-me um grande fã de vídeos sobre videogame na Internet. Sou daquele tipo que gravava em VHS qualquer coisa remotamente relacionada à videogame que passava na TV aberta, nos anos 80 e 90. Tudo que eu queria era essa programação, todo dia e não um jornal genérico ou algo que o valha. E o sonho tornou-se realidade, com a Internet. Três séries em especial, norte-americanas, fizeram minha cabeça: The Totally Rad Show, Matt Chat e Co-Op. Inspirado nelas, surgiu o Cosmic Cast, sim?

Sim e não. Eu não tive coragem de começar. Já havia gravado algo (um review de Space Harrier do 32X, qualquer Cosmic Cast ele vai acabar entrando como curiosidade…) mas ficou muito desengonçado, pra dizer o mínimo; achei “polido” (risos) não subir para o YouTube. Abandonei a idéia naquele momento, até porque foi anterior à existência do próprio Cosmic Effect. Eu precisava de um empurrão… e aí entra Danilo com seu unboxing do Dingoo. Mas não somente isso: a vontade de fazer uma série sobre retrogaming, com nós dois juntos. Não tinha como dar errado: nós assistíamos as mesmas séries sobre jogos da Internet, tínhamos o mesmo gosto. E o mesmo objetivo: apresentar algum tipo de conteúdo relevante para todos, não somente para quem está no vídeo; nada de “eu gosto desse jogo ou daquele” ou “esse é o top 5 jogos de plataforma”.

Não dá pra falar de Cosmic Cast sem mencionar Andrey. Ele foi decisivo para o Cosmic Cast ser o que é, no sentido da qualidade. O cara trouxe um nível tão alto para os vídeos, através de suas animações 3D, manipulações de imagem e das idéias/conceitos em si que, sem elas, sequer imagino ter continuado. Eu e Danilo somos os famosos “nos viramos com as ferramentas gráficas”, mas uma coisa é ter facilidade de manipular software — nosso caso. O bom senso ajuda, mas ser artista não é saber instalar plugins de software de imagem, sabemos disso. 

A abertura do terceiro Cosmic Cast, feita por Andrey, trouxe a tônica e o estímulo que precisávamos para continuar editando os episódios com empolgação. Lembro como hoje do momento em que eu e Danilo assistimos pela primeira vez a abertura, com a nave do Cosmic Ark liberando a nave menorzinha em plena floresta, soltando Pitfall, que pulava o famoso buraco da escada de maneira magistral, em 3D… perdemos o fôlego com aquilo. As aberturas de Andrey agraciam o telespectador com um “seja bem-vindo ao mundo dos jogos antigos. Sinta-se em casa”. Acredito que elas informam do respeito que o Cosmic Effect tem pelas criações artísticas que os jogos eletrônicos representam.

Somente no ano seguinte (2011), tivemos colaboradores que não eram da Cosmic Ark. O carioca Mario Cavalcanti, antes um leitor, manda um email que era literalmente uma carta de amor aos jogos de micro-computadores antigos, game music e “tudo no meio”. Além de entusiasta, é jornalista e não preciso nem citar os Cosmic Cast que ele tem nos fornecido ultimamente, além de artigos ocasionais. Depois, outro baiano, o Sérgio Oliveira “Fakepix”, que conheci num evento local de Star Wars e é fã número 1 de adventures de computador.

Os amigos Émerson Watanabe e Heider Carlos subiram na nave com artigos sobre jogos indie. Mais recentemente, o amigo e parceiro Gagá, que dispensa apresentações, andava procurando um lugarzinho para postar seus devaneios com os jogos atuais. Tascou um Metroid Prime Trilogy logo de cara para nos deliciarmos com seu texto primoroso. Por fim, o Michel Montenegro promete estar contando tudo sobre a evolução de sua engine de jogos 2D em Java por aqui.

Conteúdo original, relevante; esmero, perfeccionismo em cada artigo, cada game music ou cada vídeo que é disponibilizado. Os jogos eletrônicos merecem. Celebrar a amizade com todo mundo que gosta de celebrar os jogos. E aprender com tudo e com todos durante o processo.

Se você chegou até aqui, não tenha medo de clicar “play” abaixo: o vídeo a seguir tem apenas 4 minutos e é um singelo “parabéns pra você” versão Cosmic Effect… divirta-se conosco… e com Pitfall.

Amigos: um grande abraço cósmico,
em nome de toda a tripulação do Cosmic Effect!

* * *

37 Respostas

  1. Parabéns à galera envolvida no projeto. Acho que o Cosmic Effect sempre atendeu à proposta de “Hardcore Retrogaming”; é uma personalidade única que faz o blog se destacar dos demais, que nunca deixou a peteca cair nesses dois anos, sempre atualizando regularmente. Produzir 32 vídeos nesse tempo é uma coisa de louco, pra dizer o mínimo!

    Legal ter vocês como parceiros e, por que não dizer, amigos. Parabéns mais uma vez e que continuem com o bom trabalho!

    Curtir

  2. Parábens pelos dois anos, pessoal!
    Espero ver muito mais retro-posts nestes próximos 2 anos!

    Curtir

  3. Fico muito feliz de fazer parte desse grupo desde o começo Eric!
    Vc sabe que pode sempre contar comigo!

    Nos meus posts tento sempre colocar uma marca pessoal de forma que os torne únicos. Uma declaração de amor e nostalgia aos jogos antigos. E esse amor que colocamos no que fazemos é o que torna o blog o que é hoje em dia.

    Eric, por curiosidade, vc tem dados estatísticos sobre os acessos feitos ao site? Fico curioso em saber quantos acessos o site teve nesses 2 anos…

    Abraços

    Curtir

    • @Rafael Fernandes Brincadeira, bicho, você que é monstro sagrado da retrosfera falando isso, atenção… :D — valeu rapaz, você é cósmico (e a voz do Cosmic Cast, if you will).

      @Andre Nunes Grande André, continuaremos firme e forte, valeu!

      @Euler Pô Euler, mas é claro, nosso negócio vem desde você aparecer pra um Defender aqui em casa e eu ir babar com Knightmare e Pitfall II do MSX na sua. Sim, olhei aqui no WordPress, têm 89000 acessos até hoje (total).

      Curtir

  4. Como não falar bem de um blog como esse, que tanto ajuda a divulgar os retrogames? Como não falar bem de PROFISSIONAIS como Danilo, Cosmonal e Mario, e seus vídeos maravilhosos sobre retrogaming?

    Galera do Cosmic Effect, em nome de todos os membros do Museum dos Games, eu desejo a todos vcs muito mais sucesso do que vocês já conquistaram. Parabéns pelo aniversário, muitos anos de vida e muitos pixels pela frente. Continuem com esse excelente trabalho!

    Curtir

  5. Parabéns ao Cosmic Effect, um dos grandes expoentes da retroesfera brasileira!

    E como leitor, nesse aniversário, só faço um pedido: atualizações mais constantes!

    Abraço!

    Curtir

  6. > Conseguimos fazer dois pequenos eventos divertidos (e trabalhosos… imagina só carregar sua TV de CRT de 33 polegadas? :P) no salão de festas do prédio do Euler

    Hmmm, agora você me deu uma ideia…

    Que legal a história do blog! Tomara que faça cinco, dez, vinte anos! Quero que meu filho acompanhe o Cosmic Effect!

    *vendo o vídeo*

    Cara, que TENSO esse bolo de aniversário! Vai explodir! ^_^

    Vinhetinhas do Andrey: no comments. Que inveja.

    E juro que logo logo pinta mais post meu por aqui, aguarde! Valeu por me aceitar como membro da tripulação, he he…

    Curtir

    • @Tristan.ccm Valeu grande Tristan, pô, valeu pelo “profissionais” :) mas a gente só manipula pixels pra todos juntos celebrarmos a grande mídia. Valeu pelas palavras!

      @Allan Valeu Allan! Rapaz, é verdade, às vezes demora um pouco de ter post por aqui, em geral por causa da edição dos vídeos (alguns chegam a 50 horas ou mais, somando as horas de todo mundo envolvido) mas acredito que este ano a frequência aumentará um pouco! Abração!

      @Orakio “O Gagá” Rob Olha lá hein, carregar TV de CRT de 33″ te deu idéia? Não vai quebrar a coluna, você tá muito velho pra isso! :D “…que meu filho acompanhe o CFX” rsrsrsrs e o bolo vai explodir, é mesmo! Faltou o barulhinho da bomba do H.E.R.O. ali hehehehe!

      E tá brincando Gagá, “aceitar” você… você subiu na nave de Cosmic Ark faz muito tempo ;-) e desconfio (e pessoalmente anseio muito) que sei qual jogo atual que você pode vir a fazer esse novo post…

      Curtir

  7. Acho que é consenso entre todos nós retrogamers que o Cosmic Effect é uma das leituras de cabeceira de todos nós. Além dos textos fantásticos produzidos por aqui, os vídeos de qualidade profissional (que ainda vou salva-los todos eles e fazer DVD’s deles) fazem desse blog um dos melhores não só do grupo retrogamer, mas de toda a internet brasileira.

    Parabéns pelos dois anos produzindo material de qualidade e cosntantemente. Não é para qualquer um manter esse nível durante esse tempo (eu que o dia, tento produzir conteúdo retrogamer desde 2008, com o GAMERETRÔ, e depois com o RELÍQUIAS DO MAME, e não consigo manter uma constância entre os posts. Acho que tenho bem menos posts feitos do que o Cosmic Cast nesses dois anos, hehehe), e que todos os nossos filhos possam acompanhar o Cosmic Cast futuramente.

    Vida longa ao Cosmic Cast!!!! =D

    Curtir

  8. Ah, sim: onde se lê Cosmic Cast no meu post, na verdade é Cosmic Effect. Isso é o que dá postar sem revisar o que escreveu…=D

    Curtir

  9. O Comisc Effect é um, senão o melhor site sobre games do país. Mais do que merecido este reconhecimento todo. Sensacional o vídeo no final do post. Adorei saber como tudo começou também. Que este trabalho não termine nunca!

    Um grande abraço para Eric, Andrey e Dancovich por fazerem a diferença na web.

    Vida longa aos jogos eletrônicos!

    Curtir

  10. Caramba, eu assino muitos feeds de sites retrogamers, mas eu admito que quando aparece um novo post do Cosmic Effect eu paro tudo pra ver. Se for Cosmic Cast então, keepvid neles e bora me deliciar por 15, 30 ou 40 minutos; por mim podia ser até maior. Parabéns ao Cosmic Effect e toda sua equipe por fazer deste um espaço totalmente acolhedor aos retrogamers. Vida longa ao Cosmic Effect!!!!

    Curtir

    • @Adney Luis Puxa Adney, que máximo seus comentários, leitura de cabeceira, caramba, que honra cara! Pô, e estamos no débito de um DVD, vamos ver se funciona montar algo assim agora que tem uma boa quantidade de eps — quem sabe colocar extras (risos)? — valeu Adney, rapaz, virei fã do Alligator Hunt do arcade por causa de um review seu no Relíquias do MAME (shmup tipo Cabal com um garoto de skate matando alienígenas em cenários do Exterminador do Futuro? I’m in! rsrs).

      @Mano Beto Opa Mano, que nada rapaz, estamos todos juntos nessa celebração, um brinde ao “vida longa aos jogos eletrônicos” :D Abração meu velho!

      @Guilherme Puxa Guilherme, que legal saber do seu apreço! Pô, “keepvid neles” adorei isso! :D :D Seu comentário sobre o tempo é muito valioso, temos sempre medo quando o episódio aumenta, mas procuramos não cortar nada que pode ser informativo, relevante e/ou divertido, então acaba que o conteúdo tem governado o tempo final de cada episódio. Repito, valioso seu feedback nesse sentido, Guilherme. E sim, sinta-se totalmente em casa aqui, a retrosfera é uma só para todos nós! Brigadão mesmo, em nome do “CFX Team” :D

      Curtir

      • Que nada, cara! Acredito que todos aqui que postaram compartilham desse sentimento. E pode ter certeza que compraria o DVD, assim como o pessoal aqui.

        E fico lisonjeado pelo fato de que um post meu lá no blog tenha feito mais pessoas descobrirem a infinidade de possibilidades que o MAME nos proporciona. O blog pode estar meio parado, mas eu vou retornar a postar nele assim que arranjar um pouco de tempo, tenho já vários jogos interessantes em mente.

        Curtir

  11. Opa! Mas que data especial! Muito bom ler esse texto e ver como uma ideia se transformou em algo bem sólido, de qualidade mesmo, e como o Team CFX foi se formando.

    A proposta do Cosmic Effect de fazer um link entre retrogames e jogos atuais me fascina muito. Parabéns a todos nós e um obrigado especial ao público fiel. =)

    Curtir

  12. Estou doido pra ver o video, mas tenho que chegar do trabalho antes, aqui não tem áudio ¬¬

    Engraçado que eu conheço o Super Console há bem mais de dois anos. Pelo menos eu acho. Lembro de ter lido sobre ele numa comunidade do Orkut. Fiquei de queixo caído. Eu tinha tomado conhecimento de coleções maiores, claro, mas o Super Console era único. Era um meio de colecionar E jogar. A maioria dos colecionadores sérios não liga muito pra segunda parte. Dava pra ver que o Super Console foi feito por um cara que realmente ama jogos, e dedicava boa parte do seu tempo a eles. Fora que é um sonho de consumo. Se um dia você estiver andando na rua e cair um pássaro morto do seu lado não se preocupe, Eric, são só resquícios da minha inveja :D

    Eu lembro deste video de unboxing do Dingoo do Danilo também. Certamente ajudou a me decidir e finalmente comprar o portátil. Engraçado como a gente vai vendo coisas desconexas na net e termina descobrindo que são de uma pessoa só, ou vendo ligações maiores. Tenho certeza que já li textos de muita gente ativa na retrosfera em fóruns abandonados por aí ^^

    O Cosmic Effect realmente é fabuloso. Dá pra ver que os videos, os textos, tudo é feito com muito carinho e dedicação. O trabalho do Andrey em edição é profissional, coisa de alto nível mesmo, sempre me impressiono com as vinhetas e os efeitos discretos nos videos. É um prazer imenso poder participar (yay, descobri que também sou membro \o/). Parabéns a todos os envolvidos e vida longa e próspera ao Cosmic Effect!

    Curtir

  13. Excelência técnica e muita criatividade = Cosmic Effect.

    Até o video de aniversário ficou genial!

    Parabéns a equipe de “feras”…

    Curtir

    • @Heider Carlos Ó, veja mesmo o vídeo quando puder, faço questão ;-) Pô, que legal, você tinha visto o SuperConsole por aí antes! :) Realmente, como falei, frequentemente postava fotos e textos soltos, faltava centralizar e… ei, o que aconteceu com minha calopsita, despencou do puleiro desacordada… Heider? HEIDEEEERRR????!!!! (risos) Valeu Heider por fazer com a gente o CFX, eu virei viciado em indies por sua causa, rs

      @Eduardo Fraga Hehe, meu irmão não podia falar diferente, rsrs… mas se eu não tivesse suas influências como irmão mais velho locando os bons filmes em VHS aqui pra casa, eu estaria perdido e não ajudaria em nada o Andrey! :D

      Curtir

  14. Muito bom aproveitar o que o Cosmic Effect trás para todos nós, a qualidade crescente dos videos e fundamentalmente o contéudo detalhado que está presente em todo material produzido no blog.

    Fico muito feliz de ter tido a chance de fazer parte desse blog, escrevendo sobre adventures, foi tudo por acaso, graças a uma inesperada convenção de Star Wars hein Eric? Deve ter sido obra da força, hehehe, abraço a todos!

    Curtir

  15. parabéns pelo aniversário do Site, Cosmonal. adorei o vídeo onde vários personagens aparecem naquela tela do Pitfall, foi lindo ver aquilo.

    Curtir

  16. Bem… Nem tenho muito a dizer porque todos os adjetivos já foram gastos pelos amigos acima…

    Mas tenho que revelar minha profunda admiração pelos integrantes do blog. E falar da imensa honra que tive em participar pelo menos um pouquinho de sua história…

    Parabéns, cast do CosmicEffect! (travalíngua? rs…)
    Abraços de seu “ilustre leitor”! ( http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=9WXdwfZ77Fk#t=829s ) :D

    Curtir

    • @FAKEPIX Pois é Sergio, foi uma feliz coincidência! Em meio a tanto nerd naquele evento de Star Wars, alguém teria a Força ao seu lado e era você :D

      @Leandro(leon belmont) alves Legal Leandro! E a brincadeira do Andrey que você curtiu com a “Activisionetwork”, acho que representa somos todos nós da retrosfera juntos! Abração!

      @Douglas Oliveira (@Sephrox) Hehe, nosso antigo leitor Sephrox, e você nos trouxe o prazer de juntar Take on Me ao Sonic 1, é nostalgia saindo pelo ladrão aquela parte do episódio, graças à você. Hahaha, travalíngua mesmo (putz, tentei aqui, rsrs) — valeu mesmo nosso ilustre leitor de sempre (caiu a fica quando li mas seu link direto foi sensacional!). Acredite, não foi esquecido um determinado pedido antigo seu sobre jogos de arcade, aham, apimentados, formatados em um episódio do Cosmic Cast…

      Curtir

  17. Um abraço a todos! A cada novo pixel um novo desafio. Obrigado a todos por escolherem o modo “cooperative” de contribuir com este blog.
    Abração!

    Curtir

  18. Sensacional o vídeo, pessoal! Pitfall Harry em sua Cry-suite foi excelente!

    Parabéns pelos dois anos, galera! Tudo de bom e que vocês continuem sempre com material de excelente qualidade!

    Abraços!

    Curtir

  19. O Cosmic Effect não é um blog qualquer,há três pilares que o mantém desde o início até hoje como um blog inovador.

    O primeiro pilar é o Superconsole.
    Diferente, surpreendente e simples .Qualquer pessoa que tem alguma experiência com videogames clássicos,seja dos anos 80 ou 90, não fica indiferente ao Superconsole,ele é sim um grande diferencial deste blog,é quase como um mascote,uma referência.

    O segundo pilar é a ideia mestra Passado/Presente, que orienta todo o conceito do blog,jogos novos e antigos são constantemente comparados e discutidos.Isso cria uma dinâmica deliciosa e eleva o nível do blog

    O terceiro pilar é o compromisso com a relevância da informação,
    Neste mar de blogs sobre videogames a informação boa e de qualidade é um produto altamente escasso e com alta demanda,e qualidade da informação o Cosmisc effect tem de sobra.

    Essas características associadas a muita dedicação e carinho, que todos nós que acompanhamos o blog conhecemos ,não poderia resultar outra coisa se não… o Cosmic Effect.

    Meu primeiro contato com o CFX foi,seu não me engano, com o cast sobre Bioforge.Aquele vídeo com Danilo e Eric prendeu minha atenção,eu nem era fã de Bioforge nada disso, mas a forma descontraída, honesta e o amor pelos jogos já estavam presentes ali,ingredientes que seguem até hoje no blog.São pessoas que gostam de games falando,discutido e produzindo matérias sobre games.

    Parabéns a todos do blog!
    Felis Pixels ao Cosmic Effect!
    E muito sucesso a todos!

    OBS:
    Adorei o minivídeo com os takes de câmera no Harry e claro…meu logo citado na parte ActivisioNetwork junto com outros retrogamers.

    Curtir

  20. Sniff!!! que emoção ver o filho se tornar um rapazinho!

    É bem verdade que o Cosmic Effect é mais um enteado meu que um filho, essa honra vai para Eric e a tripulação inicial, da qual eu não fazia parte.

    Conheci o Eric justamente no segundo encontro da lista Cosmic Ark, lembro que ele mencionou que fazia game music mas na época nem dei tanta importância – meu preconceito de “na Bahia não tem ninguém sério fazendo VGM” me fez não procurar ouvir o trabalho dele.

    Foi algum tempo depois, na primeira (e até o momento única) apresentação do Video Games Live em Salvador, que o reencontrei e conheci Andrey. Eles juntos gravaram o evento na câmera de Andrey (curiosidade, a mesma câmera que hoje faz os episódios em HD do cast) e depois divulgaram pra quem da lista quisesse pegar uma cópia.

    Eu todo envergonhado de não conhecer Eric estranhei quando ele me convidou para a casa dele para pegar o vídeo, achei que era só passar na porta e pegar mas na verdade ele estava convidando mesmo para conhecer o Super Console.

    Nesse dia batemos um papão que foi até altas horas, eu finalmente escutei o trabalho dele (burro burro!!! porquê não procurei na época do encontro da lista?) e a gente ficou amigo mesmo. Daí eu comecei um blog de gamemusic que só teve uns 4 ou 5 posts e ele me mostrou o Cosmic Effect que já estava pronto na época. Pensei que seria um desperdício ter dois blogs e me ofereci pra escrever alguns artigos e eventualmente fiz meu modesto review do Dingoo, o resto como dizem é história.

    Eric, valeu mesmo por essa lembrança de dois anos do blog e valeu mesmo ter conhecido você, essa qualidade de amigo é rara hoje e se tem algo que me orgulho é que apesar de ser um cara de poucos amigos, os que tenho valem muito.

    Curtir

    • @gamerinconstante Quem achava que Pitfall estava confinado às tecnologias do passado, se enganou… “cloak engaged” :D Valeu Johnny!

      @Dactar Nosso amigo Dactar, grande observador e que celebra conosco com a mesma energia (sinergia?). Sem palavras para suas definições, só agradecemos, sempre! (estávamos com saudades de suas intervenções, que bom que voltou — mesmo!)

      @Dancovich Pô Danilo, foi massa lembrar disso tudo que falou. Melhor não alongar aqui pra não ter lágrimas pra não molhar a página do blog! Rapaz, só lembro da sua paciência comigo nos primeiros Cosmic Cast: putz, eu errava tanto… e Danilo só no “calma, faz de novo”, lá ia ele trocar o cartão da câmera pela terceira vez. Engraçado que fazíamos dezenas de minutos pra gerar 1 minuto de vídeo com eu ou Danilo falando. Continuo aprendendo com você e temos muito o que fazer por aqui, termino esse comentário com um “até já”.

      Curtir

  21. Caramba, quanto tempo que não comento aqui. Meus parabéns à este blog sensacional, que nos traz tantas boas lembranças, misturando-as com novidades. Me lembro quando conheci o blog, pesquisando no youtube sobre o portátil Dingoo, ao me deparar com os vídeos comecei a querer ver mais e mais.

    Parabéns e obrigado à toda a equipe pelos 2 anos de blog, e que continuem por muitos e muitos anos =)

    Curtir

  22. Parabéns ao blog e aos responsáveis pelo excelente trabalho, adoro visitar vcs e sou fã de carteirinha dos vídeos.
    Abração! E continuem detonando tudo! =D

    Curtir

  23. Primeiro de tudo: PARABÉNS EQUIPE COSMIC EFFECT! Que continue sendo um ótimo blog com ótimos casts e outros posts interessantes! Torço para que fique muitos e muitos anos no ar, fazendo com que esse segundo aniversário vire um momento bem retrô.
    Nossa, essa então é origem do nome Cosmic Effect? Que legal!
    Gostei bastante da história! Legal saber como surgiu o blog e tudo mais, eu passei a conhecer há 1 ano e alguns meses somente, mas cheguei a ver vídeos e posts mais antigos, até mesmo sobre o SuperConsole que eu considero como algo genial!
    Aliás, vc falou em remixes, posso comemorar o aniversário do remix de Rise or Fall? Já tem um ano também, foi quase na data de aniversário de 1 ano que ele foi criado, após aquela ação promovida por diversos blogs. Eu vou contar a história disso no próximo post do meu blog e, se me permitir, falarei sobre a música também.
    Mais uma vez parabéns a todos pelo aniversário do blog e continuem sempre com a evolução que já vem acontecendo!
    Abraços

    Curtir

  24. Cheguei tarde para festa? WHAT! Fiquei sem pedaço do bolo! :(

    Sem problemas, durante dois anos venho sendo contemplado com material de qualidade. Videos, reviews, game music e muito mais.

    Parabéns equipe Cosmic Effect pelo 2 anos de blog e que logo venham 10!

    Curtir

    • @Gamer Paulista Valeu Gamer Paulista, pô, muito legal saber que você ficou “vidrado” nos vídeos e fez um episódio pra gente e tudo, a casa é sua meu velho!

      @Leo S. Rapaz, Leo e o adorável QGMaster, a casa do nosso Master System aqui no Brasil. Adoro visitar seu blog randomicamente porque sempre tem um review com screenshots que me lembram das músicas do determinado jogo — outro dia foi Golden Axe que apareceu por lá, a música da abertura loopou no pensamento imediatamente (por sinal, exclusiva da versão do SMS) ao ver a fotinha…Valeu Leo, A turma do CFX agradece! :D

      @Gamer Caduco “segundo aniversário vire um momento bem retrô” Ehehehe, adorei isso :) Pô, peraí, “se” pode comemorar o aniversário de 1 ano do remix de Rise or Fall? Que honra cara, por favor, conta sim lá no Gamer Caduco (assino o feed, pra não arriscar me passar assinei pelo WP agora tb) — fiquei curioso pra saber o contexto que vai colocar a música! :D Abração meu velho, valeu por tudo.

      @IghorH Tem pedaço de bolo sim Ighor, foi feito com pixels diretamente das paredes do H.E.R.O., são 20 fases de bolo, pega um pratinho e bem-vindo à retrofesta :D — valeu mesmo Ighor, Cosmic Effect etc pra você! ;-)

      Curtir

  25. Pow…..

    …muito maneiro mesmo o Cosmic Effect….um trabalho descontraído porém sério, com isso, para mim, é um dos mais valiosos blogs de lingua portuguesa dos ultimos tempos.

    Parabéns e que essa data se repita por vários anos mais, sempre com novos adeptos ao site.

    []’s
    PopolonY2k

    Curtir

    • Valeu mesmo Popolon! Puxa, que honra para nós seu comentário sobre o blog.

      Grande abraço e… ei, como é que o PopolonY2k rulezz não está no blogroll aqui? Corrigindo isso agora! :)

      Curtir

      • Opa…

        …obrigado pelo link no BlogRoll fico agradecido e honrado de estar “linkado” no CosmicEffect.

        Já lhe adicionei no meu BlogRoll (que se chama Network Places), entretanto caso vc tenha ou queira fazer um button (182×61) do CosmicEffect, eu lhe coloco como parceiro em meu blog com o Button visivel, assim como estão os outros parceiros.

        Me passe um link com o button, se interessar, em todo caso já estou lhe “linkando”.

        []’s
        PopolonY2k

        Curtir

  26. Vocês não pensaram que eu iria esquecer de comentar este post, pensaram? :D

    Conheci o Cosmic Effect atraído pela matéria do Super Console, o qual me deixa boquiaberto até hoje. Depois vieram os vídeos, juntos à sempre presente e única maneira de se enxergar os games e a vida: aquilo que nós às vezes dizemos, sem exagero algum, que videogame é um estilo de vida e não apenas um hobby. Me refiro às montagens de imagens reais com imagens de games, dos vídeos e posts que trazem a nostálgica sensação de uma conversa no final de semana com os amigos regada de muito videogame e coisas do tipo.

    Este é um dos poucos blogs de games que me fazem “perder” 1/3 de minhas férias baixando e catalogando todos os vídeos aqui criados, passar um domingo inteiro lendo posts atrasados (e comentando depois) entre outras.

    Fora que o Eric já é cidadão da blogosfera e, além do trabalho aqui no CFX, contribui com trabalhos de excepcional qualidade em outros blogs (participou lá no nosso blog no segundo podcast, fora as participações especialíssimas em matérias como a do Blade Runner – Sonic, por exemplo).

    Abraço galera!

    Curtir

    • Marquinhos meu velho, valeu mesmo pelo apreço ao nosso “hobby” (ênfase nas aspas, como você bem falou). Recíproca verdadeira com o Passagem, velho conhecido desde os tempos da primeira rede social do Google, se não estou enganado :)

      Como dizem Pitfall + H.E.R.O., o negócio é o modo co-op em primeiro lugar, sempre muito divertido essas brincadeiras em conjunto que fazemos — You Are The One do A-Ha agora me lembra as “ruas de uma cidade grande” desde que mencionou isso naquele Cosmic Cast do Game & Music, não esqueci mais hehe!

      Valeu mesmo Marcos!

      Curtir

Deixe um comentário