Cosmic Cast #31 – Antiguidades Na Praça XV

Amigos do Cosmic Effect, o nosso Mario Cavalcanti pintou na famosa Feira de Antiguidades da Praça XV, que acontece todos os sábados no centro do Rio de Janeiro. Curiosos em busca de um passeio turístico juntam-se a colecionadores dos mais diversos itens em busca de preciosidades a preços camaradas. E, claro, este tipo de feira é o passeio perfeito para nós, amantes dos videogames antigos: não dá pra sair de lá sem deixar pelo menos 5 reais nas mãos de um vendedor, levando em troca um… Nintendo 64? E tem muito mais, por precinhos similares.

Entre Double Dragon II do NES “rachado ao meio”, Nintendo DS em perfeito estado, passando por cartuchos raros da CCE para o Atari 2600 — até o famoso BR 101 da Dismac o Mario encontrou por lá, sabem que jogo de Atari estamos nos referindo? ;-) — este Cosmic Cast leva você às raridades retrogamísticas da Praça XV como em um passeio pela Matrix! Coloque seu óculos 3D agora e curta conosco o…

Cosmic Cast

Episódio #31: Antiguidades Na Praça XV

Se você gostar do que viu, nós do Cosmic Effect pedimos
gentilmente que divulgue este episódio para seus amigos!
Agradecemos antecipadamente também aos que
clicarem em Gostei no YouTube!
Se preferir, faça o download do vídeo em máxima qualidade
(clique com o botão direito no link abaixo e “salve como”):

(800 MB, MPEG4/H264, 1080p 8k, Audio AAC 256 kbps)

* * *

52 Respostas

  1. O episódio inteiro foi sensacional, mas 1 real a empada, hahahaha, definitivamente a cereja do bolo, hehehehe.

    Curtir

  2. Ótimo episódio, gostei mto da feira, mais da uma tristeza ver esses consoles largados no chão, todo sujo. Se um dia eu for ao RJ, concerteza passarei por lá. Abraços, amigos!!!

    Curtir

    • Matheus, se vier ao RJ e quiser um “guia turístico” pra passear na feira, conte comigo. É realmente um passeio muito bom. Abraços!

      Curtir

  3. Beleza, mais um Comic Cast saindo quentinho do forno. Baixarei e comentarei.

    Curtir

    • @FAKEPIX Mesmo preço daqui de Salvador! :D

      @Matheus (Elbaf) Valeu Matheus, pô, tem razão sobre os consoles, tomara que apareçam logo os “pais adotivos” como o Mario falou, senão vai tudo oxidar! :)

      @Guilherme Valeu Guilherme, volta mesmo meu caro!

      Curtir

      • De fato o mesmo preço, mas na realidade eu ri porque essa passagem com um vendedor gritando ” 1 real a empada” é um “selo BR de qualidade”, preenche o nosso esteriótipo, hehehe.

        Agora cosmonal, tem de saber se além do preço ela é boa mesmo, porque nerdice sem junk food não é a mesma coisa, hahaha.

        Curtir

  4. Que absurdo, eu quando estive lá não encontrei absolutamente nada dessas coisas retrogamers. Acho que não procurei direito…

    Qualquer dia quando estiver com grana, devo dar uma passada lá então. O cara tinha Majora’s Mask e Starcraft 64, dois cartuchos difíceis de encontrar assim, de bandeja.

    Só a título de curiosidade… Que horas eram mais ou menos durante a gravação?

    Curtir

    • Rafa, mais ou menos umas 10 e 40 da manhã ali (ele cita rapidinho na introdução). Por curiosidade, ele fez esse material no dia 23 de junho do ano passado.

      Imaginei que você iria comentar algo justamente sobre aqueles cartuchos de N64, seu 64ista! :D

      Curtir

    • Fala, Rafael. Eu vejo essas coisas por lá até sem querer. Você não deve ter prestado atenção mesmo. :-)

      Estive lá em novembro e a cada vez a gente encontra coisas que não viu antes. Como você também é do RJ, podemos marcar uma ida lá. Topas? Abração!

      Curtir

  5. Opa, mais um Cosmic Cast saindo do forno!

    Ah, essa feira é ótima. Volta e meia eu passo por lá e faço minhas aquisições sempre que possível.

    Na última vez que fui (semana passada) adquiri essas belezinhas:

    Detalhe: tudo a míseros R$50,00.

    Aliás, essa não é a única feira que você pode fazer bons negócios gamísticos. Aqui em Duque de Caxias (cidade vizinha ao Rio, que faz parte da Baixada Fluminense), temos duas feirinhas que são ótimas nesse quesito. Isso sem falar da feira de Madureira, da Pça. General Osório, entre outras…

    Ah, sim: a empada (e as outras iguarias a serem degustadas por lá) são ótimas, hehehe….

    Curtir

    • Cê tá brincando???? Street, Castle of Illusion e Contra, além Hellfire na caixa com manual por 50 cruzeiros. Bixo do céu, to precisando passar umas férias no Rio.

      Curtir

      • E não podemos esquecer de “Vice: Project Doom”, um dos melhores jogos de NES, sendo em alguns aspectos até melhor que o jogo que foi a inspiração (pelo menos nas cutscenes e na jogabilidade na maior parte do tempo): Ninja Gaiden! =D

        Curtir

    • PÔÔÔ, aquele Hellfire ali tá ótimo!!!! Puuutzzz Adney, que inveja deu agora de você, hahahah! Vi seu primeiro link aí “pô, Hellfire! Será que tem manual, que nada…” aí TUM, toma na minha cara, tem e em ótimo estado! Dá pra dizer que saiu por uns 15 reais esse Hellfire, mega-compra, velho.

      Quer dizer que a empada é boa mesmo? Mario, faltou fazer um momento retro-gourmet por lá hein! Heheheheh!

      Valeu Adney, estou ouvindo a música da primeira de Hellfire na cabeça!

      Curtir

    • Onde são essas de Madureira e da Pça. General Osório?

      Estou com vontade de dar um pulo por lá, principalmente para vê se acho cartuchos de Game Boy.

      Curtir

  6. Po, teve um Atari que parecia estar bem conservado, será que o Mario comprou ele?

    Muito bacana essa feira. Fui nela uma vez que estive no Rio, mas não sabia que ela tinha fama de ter essas coisas. Vi rapidinho uns jogos de NES e achei que fosse acidente, não imaginei que podia procurar mais, também estava cheio de gente comigo no dia dando pressa então nem ia rolar.

    Aqui em Salvador tem algo assim de menor porte, se você for na Av. 7 na saída da Lapa ( link do Google Maps: “http://maps.google.com/maps?q=-12.982575,-38.514089&ll=-12.982466,-38.513861&spn=0.001061,0.002064&num=1&t=h&vpsrc=6&z=20” ) dá pra encontra algumas coisas legais, principalmente de PS1 e PS2, os videogames mais pirateados da história do Brasil.

    Enfim, muito bom o vídeo, nota 10 pro Mario e pro Eduardo.

    Curtir

    • É mesmo Danilo, ali na Lapa tem alguma coisa mesmo, já comprei muito cartucho loose por lá. Agora tem uma feira do rolo no mesmo estilo da do Mario lá no bairro da Calçada (não lembro se vc conhecia), só que lá, digamos assim… não daria pra gente fazer um Cosmic Cast, a não ser que fôssemos com seguranças particulares :P Sério mesmo, rola um esquema de uns pilantras seguirem alguns compradores até o ponto de ônibus e levar as compras. Eu já comprei algumas vezes lá, inclusive um NES compatível por 10 reais e funcionando bem (está no SuperConsole inclusive), mas ia com uma pessoa que “conhecia o lugar”.

      Curtir

    • Fala, Danilo! Não peguei o Atari não hehe. Mas tem coisa bem conservada mesmo. Até aquele próprio Telejogo que aparece no início da garimpagem aparentemente está em ótimo estado. Na minha próxima ida a Salvador gostaria muito de fazer um tour gamístico com você e Cosmonal. Quero conhecer essa Av. 7 aí hehe. Abração!

      Curtir

  7. Uau, um verdadeiro museu do pixel a céu aberto!
    Demais!

    Curtir

  8. Video muito legal.

    Curioso ver Pitfall, Pac-Man, Postman, Bobby…

    Todos na “feira”…

    Curtir

  9. Muito legal! Parabéns Mário pela cobertura! Vc está se saindo um ótimo reporter investigativo rsrs

    Poxa… muito legal esse tipo de feira. Qnd estive em SP, visitei uma parecida que ficava no Bixiga. Comprei gibis antigos dos Trapalhões lá! Adorei ter visto cartuchos de Odyssey e do meu amado MSX. Até o Mr Chin tinha lá! Se eu estivesse lá, com certeza compraria o AF do Kratos! Muito massa!

    Ah… o final foi de rolar de rir Eric! “Empada 1 real” KKKKK Foi pra fechar com chave de ouro mesmo!

    abs

    Curtir

    • Euler, curiosidade que não apareceu no vídeo… Por causa da camisa do MSX que eu tava usando, dois caras me perguntaram se eu queria comprar um MSX hehe. Um deles foi o dono da barraca do cartucho do Mr. Chin. Diz aí, seria ótimo se tivesse uma feira dessas com micros antigos, não é? A gente ia fazer a festa haha. Abração!

      Curtir

  10. Vcs tão querendo me matar do coração? Um N64 por 5 REAIS? Quase caí da cadeira quando vi isso. Podia ter uma feira dessas em São Paulo…

    Curtir

  11. E tem mais: eu tive um Atari e um Dynavision 3 iguaizinhos os que apareceram. Zerei meu primeiro game nele, e era justo o Double Dragon II japonês que vcs mostraram! Minha infância está sendo vendida nessa feira…

    Curtir

    • Oi, Tristan. Um achadinho esse cartucho do Double Dragon II, né? E o N64 por 5 reais parece que chamou muita atenção por aqui haha. Também pudera. Valeu pelo comentário. Abração! :-)

      Curtir

  12. muito bom o vídeo. queria que houvesse um lugar como essa praça XV aqui onde moro. até tem, mas são de qualidade questionável.

    Curtir

  13. Cara, vocês se superaram nessa abertura. Jogar o Shang Tsung no Hero e fazer o coitado ser rejeitado pelo herói foi demais!

    “Cêis tão” de sacanagem… 5 reais um N64?!

    Caramba, bem que poderia haver uma desta lá em Ribeirão Preto, iria fazer a festa.

    Quando eu era bem pequeno eu lembro desses pinballs vendendo a rodo nas Lojas Americanas e similares. Pena que nunca comprei um desses.

    Curtir

  14. Parabens Mario!
    Excelente cobertura! Essa feira e’ cheia de “quests” e “archivements”!
    E a empada de um real… foi o extended play naquele ultimo segundo!

    rsss

    Valeu!

    Curtir

  15. Outro revoltado! 5 Lulas por um Nintendo 64! Meu sonho é poder comprar um. Ficava indo na locadora só para jogar Castelvania 64, Pokemon Snap, ISS 64 e outros mais.

    No vídeo não mostrou muitas, mas tem fitas de Master System? Dá para achar pérolas?

    Vi bastante coisa de Game Boy no vídeo. Dá o console com fitas, tenho que arrumar uma desculpa para parar lá no meu sábado de manhã.

    Flodando:

    Sobre os Actions: E possível encontrar o que por lá? Somente Figures na caixa ou existe também coisas avulsas? Tem como citar alguns de maior destaque que acho por lá (não precisa ser necessariamente de Video Game)?

    Curtir

  16. Que bacana! Eu nunca fui nessa feirinha, tinha a maior curiosidade…

    Cara, QUE MEDO desses consoles no sol 0_0 E o N64 a dez pratas, uau! I want it! Você comprou, Mario?

    Muito bom o vídeo, parabéns!

    Curtir

    • Fala, Gagá! Não comprei, deu vontade. Mas acredito que ainda dá pra achar algo por esse preço por lá. Aliás, faço a você o mesmo convite que fiz ao Rafael. Se quiser ir um dia lá, é só dar um toque. Essa garimpagem é bem gostosa.

      Tem que ter olhos de águia, porque às vezes você encontra um joystick de Atari bem conservado ou um Game & Watch no meio de uma pilha de brinquedinhos de criança. hehe. Abração!

      Curtir

  17. Haha, ótima matéria, pena que você chegou tarde na feira…
    Na XV, as 04:30 ja tem movimento do “garimpo retrogamer dos vendedores do mercado livre”.
    Todos os grandes vendedores de oldgames do RJ, vivem praticamente desta feira.
    Chegando bem cedo, você consegue comprar inúmeras coisas a preço de banana.

    ex pessoal: Game Cube completo com 3 controles mais 6 jogos originais, paguei R$80,00
    Super Nintendo Completo impecável com 26 cartuchos originais, sendo alguns MUITO RAROS e completos, paguei R$140,00(veio o lufia 2 completo, ja valeria isso)
    Laser Active com módulo PC Engine, controle remoto e 3 LD, paguei R$60,00
    Master System Girl LACRADO, paguei R$50,00
    NES Action Set impecável com uma bolsa cheia de cartuchos(36un) paguei R$100,00
    NEO GEO AES GOLD SYSTEM COMPLETO! com cartucho MVS mais um adaptador Paguei R$120,00 (só o adaptador ja valeria R$600,00)

    estes, foram só alguns exemplos do que se pode conseguir ao chegar bem cedo.

    Curtir

    • Muito bom. Fica a dica pro pessoal. A partir de 04:30? É isso mesmo? Hahaha. Talvez eu veja isso de perto qualquer hora. Valeu. Abraços! ;-)

      Curtir

  18. Mario, sua cobertura da feira de antiguidades foi de encher os olhos!!!
    Consoles e cartuchinhos diversos e game boy a 30 reais?
    Telejogo a 70? Enfim,ótimo trabalho Mario ficou show.
    As inserções para ilustrar o que Mario falava e as legendas do Cosmonal na edição do vídeo ficaram nota 100 também!

    @Andrey
    Só para finalizar o que foi aquilo?Robocop com Keystone Keapers?Sensacional,foi o crossover mais insano até agora,ha ha ha com certeza o Alex Murphy não vai alcançar o ladrão a tempo,ha ha ha,ótimo!!!Andrey Santos continuo seu fã.

    Curtir

  19. Olá Dactar,
    Obrigado! :)
    É, Murphy ficou um pouco lento com aquele uniforme de titânio. :)

    Um abraço!

    Curtir

  20. Muito bacana, parabéns ao Mário por estes vídeos que ele tem feito.

    Aqui na minha cidade, pelo menos antigamente tinha uma dessas “Feira do Rolo”, porém a concentração de itens de video game era muito menor.

    Um fato curioso aconteceu há alguns anos atrás, quando fui para um sítio no interior de SP em uma confraternização da empresa. Saímos para conhecer os arredores e tinha uma dessas feiras, tinham poucas coisas interessantes, mas acabei conseguindo esta belezinha aqui por R$ 15,00 (não vou falar o nome do jogo pois confio em vocês, sei que vão saber, hehe):

    Curtir

    • RPG, Super Famicom, Atlus… ummm, Danilo é o ‘especialista residente’ no assunto, deixa ele pintar por aqui ;-) valeu pela foto Frank!

      Curtir

    • Uau, Power Instinct. Esse jogo na verdade é de arcade e jogava muito em minha rua. A conversão para Snes ficou decente, mas não excelente. Mesmo assim também joguei muito quando o arcade fechou e a locadora do bairro pegou a versão de consoles.

      Ah, Eric. Esse é fighting game. Nem parece pela capa não? Principalmente por ser da Atlus.

      Curtir

  21. @Dancovich É isso mesmo, acertou em cheio! Realmente, comparado com o do arcade perdeu um pouco da qualidade gráfica em alguns pontos e sonoramente principalmente, mas depois que o fliperama onde eu jogava fechou, reinou no SNES de casa (pois já tinha pego ele antes).

    É verdade, a Atlus acaba sendo mais lembrada pelos RPGs mesmo. Fora esse, não conheço outra franquia de luta que ela tenha feito. Valeu pessoal!

    Curtir

  22. […] Effect. Não à toa fiz a cobertura de uma das edições do MSXRio em 2011 e também apareci no Cosmic Cast da Feira de Antiguidades da Praça XV usando uma camisa do […]

    Curtir

Deixe um comentário