Revista Jogos 80 – Especial De Natal 2011

Amigos, o Marcus Garrett, autor do livro 1983: O Ano dos Videogames no Brasil, pilota outro projeto muito legal: a revista Jogos 80. Foram publicadas 7 edições incrivelmente bem-feitas, altamente nostálgicas e informativas, entre os anos 2004 e 2006.

Sempre dividindo igualmente seu conteúdo entre os consoles e os computadores da marcante década de 80, a revista retornou no final de 2010 em sua sétima edição e, após o lançamento do seu livro, o Marcus voltou sua atenção para a publicação online em grande estilo: esta edição “Especial de Natal”, terá mais de 100 páginas! A julgar pelas edições anteriores… teremos conteúdo suficiente para o Natal mais feliz dos últimos anos-retrô de nossas vidas! :)

Nota pessoal: as primeiras edições tiveram uma grande influência sobre meu interesse em comprar consoles antigos. Ao terminar de ler a primeira edição, em 2004, imediatamente fui procurar um Atari 2600 para comprar e… o resto é “história”. Dá pra dizer que a Jogos 80 foi a “gota d’água que faltava” para que me tornasse um pequeno colecionador de videogames antigos.

Oferecendo conteúdo 100% original, a Jogos 80 é um projeto que nós, retrogamers brazucas, somos privilegiados em ter disponível por aqui. Não somente revisitando jogos antigos, os caras tentam resgatar informações históricas – uma matéria favorita está presente na segunda edição, onde o Marcus fez uma visita aventureira ao local onde ficava o escritório da Canal 3, pioneira fabricante de cartuchos Atari no Brasil.

Com arte e tipografia que remonta às revistas da época, lembrando em estilo a Atari Age americana, é um trabalho imperdível que deve ser conhecido. Baixem e divulguem, amigos: o download da edição integral é gratuito no site www.jogos80.com.br. Nem o Pac-Man vai perder esta edição da Jogos 80…

Arte do Banner: Andrey Santos

 Chegou a nova edição da Jogos 80 (número 8), especial de Natal, com muita coisa bacana e com 117 páginas! Passamos 6 meses preparando a revista e esperamos que ela esteja do agrado de vocês. Eis um pouco do que encontrarão nela:

– Programando jogos “One-Liner” no TK90X. Dicas e informações sobre como fazer seus próprios games na modalidade em que toda a programação é feita em somente uma linha de código. Verdadeiro desafio!

– Entrevista Internacional: Tim Follin. O “mago” compositor de trilhas para Commodore 64, Spectrum, Amiga e outras plataformas conta curiosidades sobre seu trabalho e revela informações fantásticas.

– Especial: Don Priestley. Conheça ou relembre o notório programador de jogos – Popeye, The Trap Door e outros! – para o ZX Spectrum.

– Faça você mesmo: cartucho de Atari com 15 jogos. Saiba, passo-a-passo, como construir seu próprio multicart de Atari; do software ao hardware.

– Entrevista Nacional: Kazuaki Ishizu. O ex-funcionário da Splice do Brasil, responsável pela produção e pelas vendas do SpliceVision (clone nacional do Coleco), conta curiosidades e sana dúvidas antigas em uma excelente entrevista.

– Especial: Ficção Interativa. Um gênero muito popular – e comercial! – nos anos 70 e 80 que fez a cabeça dos jogadores. Saiba como funcionavam – e ainda funcionam – os “parsers”, os interpretadores de texto que eram o coração dos adventures de texto puro.

– Fairchild Channel F. Conheça o console que precedeu o Atari 2600, sendo o primeiro a usar cartuchos na história!

– A história do Commodore Amiga – Primeira Parte. Saiba como o famoso micro de 16 bits da Commodore começou!

– Entrevista Nacional: Paolo F. Pugno e Mario Camara. Os ex-funcionários da Plan-Soft, da Disprosoft e da Orionsoft revelam como foi trabalhar em empresas que vendiam jogos em cassete para MSX, ZX Spectrum e outros à época. Esperem por “causos” engraçados e muita informação!

– Segunda parte da matéria “Túnel do Tempo da Folha de S. Paulo”. Com, entre outras, reportagem sobre o lançamento do Expert da Gradiente!

– Reviews de jogos: Poltergeist (TRS-Color), 1 Million B.C. (Atari 800), Beyond the Ice Palace (ZX Spectrum), The North Star (ZX Spectrum), Goonies ´R´ Good Enough (MSX/MSX2) e outros.

– Computer Camps. Conheça ou relembre os lendários acampamentos de computação dos anos 80 em que as crianças, além de nadar e de praticar esportes, aprendiam programação em Basic.

– Os jogos da Activision no ColecoVision. Veja um comparativo com as respectivas versões – mais conhecidas – do Atari 2600 em relação ao console da Coleco. Melhores? Piores? Comprove!

– Exposição Game ON no MIS. Estivemos na exposição, no dia de estréia, e contamos o que vimos por lá – além de entrevistarmos, brevemente, um dos curadores, o inglês Patrick Moran.

E muito mais!

Acessem:

www.jogos80.com.br

* * *

16 Respostas

  1. Inveeeeeeeja do seu banner! Pô, o Andrey desequilibra as coisas, não dá para competir ^_^

    Curtir

    • Ehehehehehehehe!!!

      Pois é, de acordo com o Andrey, até o Pac-Man não deixou de ler essa edição da Jogos 80 :D

      Curtir

    • Desculpe a sinceridade Gagá,mas devo dizer que este banner deu um clima na matéria de tal modo que prende o leitor no ato.Por isso compreendo sua inveja.
      O assédio aos trabalhos do Andrey ficaram cada vez mais explícitas!Ha ha ha ha!
      Cosmonal,ou você renova o contrato com este rapaz ou a concorrência vai levá-lo.

      Curtir

      • Gagá tá zoando hahahaha, mas escuta essa, Dactar: eu esqueci de enviar este banner para ele (tanto que o Andrey fez sem “cosmic effect” e tal), pois havíamos combinado de soltar o post na mesma hora sobre a Jogos 80 mas, como o post estava pronto faz uma semana, achava que já tinha enviado mas não tinha, rs :D

        Retro-contrato de Andrey com a blogosfera retrogamer brasileira é vitalícia! Blogs americanos tentaram, mas Andrey disse que só sai do Brasil se for para trabalhar na Activision em 1982!! :D Abração!

        Curtir

      • O Andrey é o máximo, não é? É como eu digo, é o Hans Donner da blogosfera.

        Brincadeiras à parte, o Andrey tá no lugar certo, ele tem tudo a ver com o Cosmic Effect. O Eric tem esse lance multimídia, o blog todo tem um jeitão sci-fi… eu diria que o encontro desses dois foi um daqueles felizes encontros de talentos, tipo Lennon e McCartney.

        Numa boa, o Eric e o Andrey foram feitos um para o outro. Quero dizer, no sentido não sexual da expressão ^_^

        Curtir

      • Grande Dactar!

        Uma revista dessa é literalmente como um pergaminho retrô!
        E Eric tá certo, só na Activision em 1982!
        :))

        Abraço!

        Curtir

    • :)) só você mesmo mestre Gagá!
      Tentei homenagear essa grande retro-revista!
      Uma revista dessa é como o almanaque do filme De volta para o futuro!

      Valeu!

      Curtir

  2. Muito grato, Eric, pela divulgação e pelos elogios à revista!

    Um abraço!

    Curtir

    • Que nada rapaz, sempre às ordens! Obrigado a você por ter continuado a produzir a Jogos 80! Já baixei e vou me deliciar com essas 100 páginas até o Natal! :) Abração!

      Curtir

  3. Pô! Massa o estilo de diagramação da revista. Ficou igualzinho a aquela revista dos anos 80, Game&Video rsrs Até as notas dos reviews com os joysticks rsrs Muito bom! É como se nos transportássemos para a época !

    Curtir

  4. Legal…..

    ….essa semana também estive no Game On, no MIS em São Paulo.

    Fiz um post sobre o evento, que pode ser conferido nesse link abaixo

    Game On – Press space key to start

    []’s
    PopolonY2k

    Curtir

  5. […] mais! Fonte: MSXBR-L, Cosmic Effect Compartilhe:EmailLike this:LikeBe the first to like this post. Esta entrada foi publicada em […]

    Curtir

Deixe um comentário