Cosmic Cast #29 – Agora É Retrô

Amigos do Cosmic Effect: este é um episódio especial da nossa série de vídeos sobre retrogaming. Nele, apresentaremos as novidades que estamos preparando para os próximos episódios. Aproveitamos também a oportunidade para agradecer a todos vocês que nos acompanham pelo imenso carinho, apoio e colaboração que recebemos durante este 1 ano e meio em que produzimos este conteúdo em vídeo.

O Cosmic Cast começou em junho de 2010 e, desde sempre, levamos em conta cada feedback que recebemos em busca da constante melhoria da nossa série. Hoje, temos até um certo orgulho em poder dizer que conseguimos produzir 29 vídeos sobre a cultura do retrogaming, em nosso português bem brasileiro. E estamos mais do que empolgados e empenhados a continuar.

Não se sinta desanimado pelos 35 minutos de um “vídeo de apresentação de novidades”: o efeito cósmico tomou conta de nós durante a produção do episódio e, como sempre, a nossa preocupação em manter a informação e os videogames como o foco de tudo que fazemos por aqui liderou todo o processo. Alguns futuros episódios ainda em produção irão pintar neste Cosmic Cast — portanto, não se preocupe: prometemos recompensar cada segundo do seu tempo dedicado ao nosso vídeo… ou a sua ficha de volta :)

Viaje conosco na celebração da arte e do gameplay… tudo isso produzido na mais Alta Definição Pixelada ™ — uma exclusividade do Cosmic Effect Team para todos nós ;-)

Cosmic Cast

Episódio #29: Agora É Retrô

Se você gostar do que viu, nós do Cosmic Effect pedimos
gentilmente que divulgue este episódio para seus amigos!

Agradecemos antecipadamente também aos que
clicarem em “Gostei” no YouTube!

 —

Se preferir, faça o download do vídeo em máxima qualidade
(clique com o botão direito no link abaixo e “salve como”):

(2.1 GB, MPEG4/H264, 1080p, Audio AAC 224 kbps)

 —

Canais somente com vídeos originais produzidos pelo Cosmic Effect

* * *

58 Respostas

  1. Baixando e Conferindo. O Eric fez tanta propaganda desse vídeo que eu tava até ansioso.

    Curtir

  2. Grande Eric! Ótimo o vídeo, e que venha 2012!!

    Curtir

  3. Aí os créditos entram aos 28 minutos, mas o vídeo tem 35 minutos no total… Ou seja… uhahuahuahua!

    Assim: eu acho que, em menos de 2 anos, produzir 29 vídeos é algo realmente notável – até porque ninguém ganha nada com isso, tem de conciliar com as atividades cotidianas e o público que assiste nem é aquela coisa enorme. Por isso, vocês já merecem os parabéns.

    E valeu pela citação, e pela humildade em aceitar as críticas que às vezes lanço aos episódios. E claro, ao apoio dado aos vídeos lá no Passagem Indiscreta.

    E é isso. Apesar de longo, manteve o ritmo. Continuem assim que pelo menos em algum lugar vocês chegam – nem que seja à velhice prematura ^^

    Curtir

    • “Aí os créditos entram aos 28 minutos, mas o vídeo tem 35 minutos no total… Ou seja… uhahuahuahua!”

      Eu vi com a Fafá, e ela disse “ué, mas não tinha acabado?” Aí eu fiquei dando aquelas explicações pós-modernas sobre liberdade de criação, edição criativa e tal, mas acho que não colou :P

      O que dizer do trabalho do Andrey, não é mesmo? O cara é o Bono Vox da retrosfera. Outro dia sonhei que o Brasil Game Show era realizado em um Maracanã lotado, e aí quando o Andrey pintava para fazer sua apresentação no palco no meio do gramado todo o público silenciava em reverência… rapaz, fazendo vinhetas desse nível você vai ficar rico rapidinho! Não esquece dos amigos, hein?

      Ótima ideia acabar com a divisão cast/fast, e muito legal a citação aos retroblogs no “final” do programa. Valeu pela consideração!

      Adorei as prévias dos próximos programas. Como sou um reacionário maldito, nunca tinha me interessado em ver vídeos do Mirror’s Edge, e adorei. Sério, quero jogar agora mesmo, mas o meu PC não deixa, preciso de um novo.

      O programinha sobre o Atari então… no comments! No comments! Queremos JÁ!

      O Retro Tablet do Danilo me deixou curiosíssimo. É uma solução criativa, he he! A Fafá logo comentou, “pô, o Eric jogando naquela TV enorme e o Danilo naquela telinha?” ^_^

      Ótimo trabalho, rapaziada! Em que conta a gente deposita a grana para vocês se dedicarem a esse programa em tempo integral?

      Curtir

      • Opa Orakio, então podemos afirmar “a Lady Gaga assistiu um Cosmic Cast”, hahahaha, que honra!! :D

        “explicações pós-modernas sobre liberdade de criação, edição criativa e tal, mas acho que não colou” LOL! Putz, imaginei aqui ela dizendo pra você “amor, vou pegar uma água e já volto” e vc viu sozinho o restante… (você viu o restante né? Também não??? Ehehehehe)

        Até curioso que eu nunca tinha te perguntado se tinha jogado Mirror’s Edge, é outro jogo que é a “sua cara”. O episódio sobre as entranhas do Atari vai ficar bem legal mesmo, o Arnaldo é tipo um “pesquisador, fanático por micro-eletrônica e fanboy do Atari 2600”, trouxe coisas incríveis pra gente ali. E o tablet com Danilo, avisa pra Fafá que ela praticamente escreveu o script de uma cena desse futuro episódio, hehehehe!

        Ah, pr’eu não esquecer…

        CC 2600 AG 360486 :P

        Valeu Orakio!

        Curtir

      • Olá Gagá!

        Obrigado, mas, ainda acho que apenas faço uma colagem com uns pixels e umas idéias aqui e ali. :)
        Obrigado e vindo do nosso Odin Retro eu fico até achando que tenho escolhido os pixels certos para as vinhetas. :)

        O Bono Vox? Uau, que honra! Espere só o lançamento do CD “Under a Red Blood Pixelated Sky”.

        Abraço!

        Curtir

    • @Guilherme @Leo Valeu pessoal!

      @Rafael Fernandes Ahahaha, é, os créditos entraram muito cedo né, rs… pelo menos você aprovou o ritmo da “coisa toda”! Hehe, valeu. E, rapaz, nem preciso dizer mais sobre o lance da gente estar sempre trocando uma idéia, como isso contribui sempre. Bom, vamos usar e abusar de você no futuro! :P

      Curtir

  4. O vídeo ficou muito bom Eric. Já estou ansioso para ver os próximos, principalmente o da Praça XV. Não sabia que ali existia uma feira de antiguidades, muito menos que era possível achar cartucho Loose por lá. No minimo será um vídeo interessante.

    Também não posso esquecer de dar os parabéns a toda a Cosmic Effect Team que esse tempo todo vem produzindo ótimos vídeos. Fico surpreso com a constante melhoria de qualidade de vocês. Já não bastasse um conteúdo de primeira, com artes musicais e visuais mais fantásticas ainda, os caras ainda se preocupam em disponibilizar nas melhores condições possíveis como o Full HD.

    Fico feliz de poder dizer que sou leitor a mais de 1 ano.

    Curtir

  5. Como sempre, já estou baixando!

    E pelo visto já “roubaram” a minha idéia de percorrer as feirinhas do Rio de Janeiro em busca de artigos relacionados a games. Aqui em Duque de Caxias temos não só uma, mas duas feiras onde podemos encontrar até cartuchos de NES loose…

    Curtir

  6. Rapaz, Eric precisa de um grilo falante para ser a consciência dele, o que era um vídeo explicativo do que aconteceu com a numeração (what you mean #29???) acabou sendo um episódio por si só.

    A conversa com Arnaldo (do Atari) eu não participei e até eu estou curioso para saber o que vai sair daí, e pensar que conheci Arnaldo antes de conhecer Eric, ainda na faculdade.

    E que venha o #30, obrigado a todo mundo que dá uma força, seja com participações especiais, seja assistindo e comentando aqui.

    Curtir

    • Olá,tudo bem Danilo?
      Rapaz você tem um Motorola Xoom,não é mesmo?Eu adoro gadgets,principalmente agora com os Tablets entrando em cena no mundo da emulação,viva o Android!!! ha ha ha.Só pelo fato de se poder jogar usando um controle sem fio na emulação,isso valoriza muito a experiência de gameplay na plataforma Android.
      Danilo,vale ressaltar que estou com grande expectativa em assistir o “RETRO TABLET” citado no cast.
      Até mais Danilo,abraço!!!

      Curtir

      • Rapaz, eu tinha visto uns emuladores mas não tinha tentado. Resolvi baixar o de Snes e descobri que ele aceita controle de Wii, fui ao delírio. O coitado do Dingoo agora táde escanteio.
        Aguarde mais novidade sobre isso, abração.

        Curtir

        • @Ighor H (64gamers) Opa Ighor, valeu mesmo meu amigo, a gente também é aqui fã do videogame.etc.br desde que se chamava 64gamers :) Abração!

          @adneybr Legal rapaz, essas feiras são uma diversão mesmo! Aqui em Salvador, por incrível que pareça, até tem uma “feira do rolo” dessas que de vez em quando aparecem alguns looses razoáveis, mas hoje em dia o local é perigoso… mas já comprei bastante lá no passado.

          @Dancovich @Dactar Pois é Dactar, Danilo largou de vez o pobre do Dingoo, outra dia encontrei com ele num estacionamento, tá lá o tablet armado, rodando F-Zero. Danilo mal falou comigo, tava no meio de uma corrida da knight league…

          Curtir

  7. Eu costumo baixar e assistir na TV, mas desta vez não aguentei e vi pelo notebook mesmo ^^ É como eu já disse, é incrível que um conteúdo tão profissional e de qualidade esteja disponível pra todos, e de graça. A nova abertura ficou bem legal, e quero assistir os episódios vindouros com certeza. Este episódio foi uma bela homenagem, estou bem ansioso pra ver o que a equipe vai trazer de novo :D

    PS: Agora que você unificou os casts, tem como fazer uma lista da ordem de como você prefere que eles sejam vistos? Pra ficar tudo organizado no PC, aí quero assistir todos na ordem “oficial”.

    PS2: Parece que pra todo lugar da internet que eu olho alguém me faz vontade de jogar Skyrim ¬¬ É fácil virar vampiro como em Oblivion, e é tão FDP de difícil voltar a ser humano?

    Curtir

    • [PS2: Parece que pra todo lugar da internet que eu olho alguém me faz vontade de jogar Skyrim ¬¬ É fácil virar vampiro como em Oblivion, e é tão FDP de difícil voltar a ser humano?]

      Sim e sim, agora considero até mais difícil pois diferente de Oblivion, os efeitos ativos não ficam como um ícone na tela, você tem que acessar uma tela pra saber que está com a doença vampírica e correr para um templo (ou tomar uma cure disease). Virou vampiro? só seguindo a linha de quest pra voltar a ser humano mesmo.

      Curtir

    • Heider, não pense que esqueci de um comentário/pedido seu anterior por aqui: já subi praticamente todos episódios pro archive.org e eles estarão disponíveis, ordenadamente para download exatamente como você mencionou, aqui: https://cosmiceffect.com.br/videocasts/ (dá uma espiada rápida, coloquei o último episódio com o link pra testar como vai ficar). Só agradecer pelas suas palavras de reconhecimento, meu caro.

      E como Danilo já respondeu, em Oblivion é uma quest infernal, que lembra os antigos cRPGs em dificuldade pra voltar a ser humano. Comigo foi assim: eu tinha pego a disease mas não sei porque, não tomei a potion; à noite, os bônus do vampirismo vieram à tona e eu fiquei simplesmente seduzido… aí fui levando, dia após dia… de repente, perdendo life à luz do dia, mas pensei “ah, é tão pouco, dá pra ficar assim”… e então… mais alguns dias se passam… o dia vira um inferno na terra, digo, em Tamriel! E eu já tinha feito tanta sidequest daquele jeito que não queria voltar save…. não quero papo com vampirismo em Skyrim, portanto :D

      Curtir

  8. Agora eu to curioso com as perspectivas para os novos casts! Uau!
    Demas! Esse é o post 29,5!

    Curtir

  9. —Eric Fraga—

    Eric, nós leitores é que agradecemos o seu entusiasmo e dedicação para com este blog,embora no Brasil existam inúmeros blogs que tratam dos jogos retrô,e isso é muito muito bom,você traz um valor extra de dedicação e qualidade em tudo que posta por aqui, e isso faz do Cosmic Effect o melhor blog do gênero em língua portuguesa,aliás eu penso que existam hoje apenas 5 sites na blogosfera retrô do Brasil que estão no mesmo nível que o seu ,
    sinceramente, de coração mesmo, parabéns por todo este trabalho.

    No final deste Cast você disse algo fundamental, que chamou muito minha atenção e até pensei:
    “-Esse Eric agora pode ler pensamentos?”Ha ha ha, foi sobre a relação que nós que jogamos desde os primeiros consoles e vivenciamos em “Real Time” toda a evolução da indústria e dos jogos em geral,temos uma visão diferenciada ,tanto dos games antigos quanto os da nova geração, é bem diferente do cara que teve seu primeiro console um XBOX 360(já com a mentalidade toda ON-LINE),por exemplo,e nunca foi buscar conhecer quanta coisa boa de ótima qualidade tem por aí,indo dos PC´s aos Mega Drives da vida,essa visão maior é fundamental para se reconhecer o valor dos jogos atuais e antigos,e neste contexto o Cosmic Effect tem um papel fundamental na divulgação destas jóias do passado,eu mesmo que sou “das antigas” fui descobrir muita coisa lendo este blog, imagine os novatos!

    Faz todo sentido a fusão do Cast com o Fast,essa modificação na “grade” do Cosmic Effect vai melhorar muito a agilidade de edição/produção dos vídeos.E por falar em vídeos achei sensacional a forma que o meu querido e amado Surperconsole está conectado ao PC,esse sistema de captura das telas abre um leque de possibilidades incríveis para produção dos Cast´s futuros,tudo é claro em -alta definição pixelada- ha ha ha adorei este termo!
    Eric,sua intenção de focar em jogos específicos é muito bem vinda,eu adoro seus vídeos,e trazer à tona grandes jogos com o carinho e a qualidade que o cosmic effect team traz ,é um verdadeiro presente para todos nós que curtimos o blog.

    Como você mesmo diz Eric,80% do conteúdo do cast é bem retrô,não é mesmo?Mesmo assim eu vejo a série “Not Retro Enough” como um caminho certo e fundamental para o blog crescer ainda mais,abordando jogos que ficaram no “meio-termo” ,quer dizer,não são velhos o suficiente e também não figuram na new generation…e mesmo assim tem muita coisa boa e esquecida nessa fatia que compreende PC,XBOX,Dreamcast,PSone,N64…etc.

    Pelo amor de Darwin Cosmonal!!!!O que foi aquilo???Eu fiquei doido em ver a apresentação da GAME ROOM do XBOX ,poder figurar seus points ON-LINE jogando Atari foi algo incrível!!!E o que dizer das transições de tela em SHINOBI?agora eu entendo o que você queria dizer quando falava em “mudanças nos próximos
    Cast´s” isso vai ficar muito GOD mesmo!O RETRO TABLET promete muito,adoro gadgets e ver aquela emulação com Danilo foi genial!!!Nas ANTIGUIDADES DA PRAÇA XV deu dó ver uma fita Double Dragon 2 americana “trincada”,putz esse é um dos meus jogos prediletos,ha ha ha!RACING THE BEAM, que bate papo maravilhoso com Arnaldo!!!Foram tantas referências ali que eu quase cai da cadeira,putz…caraca!!!,Cosmonal eu preciso muito ver este episódio o quanto antes,pelamordedeus!!!Ha ha ha sensacional!!!
    Enfim,espero não ter um heart attack com a expectativa em relação aos cast que estão por vir,caramba quanta coisa legal!

    Eric,parabéns aos quase 2 anos do Blog,e um grande abraço a toda Cosmic Effect Team!!!

    Curtir

  10. —Andrey Santos—

    Andrey, quando eu falo ao Eric sobre o quanto eu gosto deste blog é evidente que estou falando ,por extensão, de você também, como poderia ser diferente?
    Você é co-responsável por toda essa transformação que o blog está passando,além de todas as artes maravilhosas que você produziu,seja nos post´s escritos,seja nos Casts anteriores.
    Pensar em termos como -Pitfalização-Arte-Manipulação de Pixels-Frases de Efeito-entre outros,é pensar sobre sua criatividade, curto muito seu trabalho por aqui.Fico imaginando o quanto é difícil transformar uma boa idéia na cabeça em algo objetivamente real,que possa ser publicado e que fique bom,como as famosas pitfalizações em vídeo ou,por exemplo, a inusitada “campanha” do Retro Card.

    Andrey você é o cara dos bastidores!!! representa bem o Cosmic Effect Team, fica claro,nítido para mim,que Eric sozinho jamais teria conseguido chegar neste nível de qualidade em tão pouco tempo.A Força da equipe faz toda diferença por aqui.E por falar em equipe vale citar o Euler Vicente e o Danilo Viana,putz gosto muito dos vídeos em que Danilo aparece,por isso já estou empolgado com o capítulo “Retro Tablet” é esperar pra conferir!!!

    São tantas as mudanças maravilhosas que pude perceber,que fica inviável comentá-las agora,sempre evito ao máximo comentários extensos,sério,mas é difícil escrever pouco quando a empolgação é grande, ha ha ha.
    Andrey sua parcela de contribuição ao Cosmic Effect
    é fundamental,espero que sua parceria com Eric continue sempre
    assim.
    Grande abraço Andrey!

    Curtir

    • Grande Dactar!

      Esse blog tem crescido muito mas ainda acho que eu apenas recorto uns pixels aqui e ali e faço uma colagem com o pouco que lembro dos games que mais conheci. Ahaha
      Peritos no assunto mesmo são Eric, Danilo, Euler, Arnaldo e os amigos convidados e correspondentes por esse Brasil todo.
      Da filmagem até o produto final eu me surpreendo cada dia mais com as técnicas de Eric. E o conhecimento sobre os jogos que todos repassam aqui… nossa.
      Eu apenas tento esculpir uns pixels pra ilustrar essa agradável viagem ao passado, e ao presente também, em que todos nós compartilhamos aqui. Rss..
      Obrigado a você e a todos que enxergam além dos pixels!

      :)

      Abração !

      Curtir

      • Não seja modesto Andrey,você é fera mesmo!!!
        Lembra daquele post incrível com a montagem do Dia dos Namorados?Ou então o vídeo maravilho sobre o Dia Internacional da Mulher?E o Pitfall The Last Forest para Playstation 3?
        Sim! sim Sr.Andrey, não subestime o poder dos seus recortes suas colagens e principalmente da sua criatividade.Até porque…

        O Retrô É Agora ! ! !

        Cara,vou usar muito essa frase. :)

        Curtir

    • Dactar, você é 10 mesmo, meu velho. Sempre um grande estímulo pra todos nós por aqui, que compartilha da nossa paixão na mesmíssima intensidade e sintonia. Eu tinha certeza que você ia endoidar ao ver aqueles trechos dos futuros episódios do Game Room e do Arnaldo esmiuçando o Atari 2600. Realmente o valor agregado do Game Room ao ato de jogar Atari (e não só Atari tem lá… tem Intellivision e arcades antigos também!) é imbatível por qualquer outra plataforma de emulação: a coisa ao vivo dos recordes tem tudo a ver com fliperama antigo e jogar Atari, e acho que só ali tem aquilo. Não passo um dia sem pelo menos uma partidinha rápida ali, acho até curioso que não seja bem divulgado, porque tem milhares de jogadores por lá.

      Sua empolgação move montanhas cósmicas, Dactar! Continuaremos juntos nesse bate-bola firme e forte por aqui, estamos todos nós aprendendo bastante — de ambos os lados! Mega abraço, Dactar!

      Curtir

      • Pode contar comigo Cosmonal!!! a celebração dos retrogames e dos não tão retrôs assim deve continuar!!!
        Aliás,só pra adiantar um pouquinho,minha cabeça explodiu quando eu vi Solaris(Atari),eu não conhecia,que jogo absurdo!!! Até pensei que fosse um game dos Ataris posteriores,ouro 24 quilates do 2600.
        Eu pensei que já tinha visto de tudo… ha ha ha!

        Curtir

  11. Olá pessoal. Estou aqui para me desculpar pelo “bogus” sobre o processador do Atari (esse povo de microeletrônica se empolga e às vezes se confunde):

    O chip que equipa o Atari 2600 é um 6507, nada mais que um 6502 com menos duas linhas de endereço e algumas pequenas modificações para baratear o custo (haja força pra espremer esse Atari!). O tal do 6532 foi um “microcontrolador” periférico que fazia a função de interface paralela, timer e RAM (128 bytes)!

    Muito bom o vídeo, apesar de ser loooongo. Esse time sabe fazer direito. Gostei muito do recorte, adequado para um vídeo que marca uma transição no C.fx =]

    Parabéns a toda equipe; esperando ansiosamente o #30!!!

    MTFBWY

    Curtir

    • Legal te ver por aqui Arnaldo!
      Em relação ao processador 6507/6502 você tem toda razão,achei um texto na consoledatabase.com que fala um pouco sobre esta questão:

      “… The 6507 processor included less memory pins than the 6502 (13 instead of 16) so it could fit into a smaller 28-pin package. This was an important factor in the cost of the system and because of the high cost of memory at the time, the small 4KB memory space was not going to be all used anyway. Atari got a deal on 24-pin connectors for the cartridge socket and therefore limited the games to 2K….”

      Quando este Cast for “upado” espero te ver por aqui outra vez.
      Abraço.

      Curtir

    • Opa, Eric vai ter que lembrar de corrigir a informação na edição final, senão o que vai ter de gente comentando não vai ser brincadeira.

      Curtir

      • @Dactar @Dancovich Verdade Danc! Até curioso isso: são 5 horas de papo gravadas, aliás, papo não… de “Arnaldo esmiuçando com a paixão única dele pelo assunto o Atari 2600”. É normal essas inconsistências (ele fala tudo aquilo “de cabeça”, coisa de louco) e fica aqui “for the record”: ele mesmo me avisou que não soltasse o vídeo sem que o mesmo fizesse as legendas com correções/adições. Como esse foi somente um teaser e, na empolgação de mostrar pra todo mundo esse episódio, soltei um trecho razoavelmente longo hehehe! Mas fiquem tranquilo, tem até David Crane “ao lado” de Arnaldo no episódio finalizado ;-) e muito, mas MUITO mais informação+celebração vindas do Arnaldo…

        Curtir

  12. depois ver esse vou ver o primeiro Cosmic até o 28. para não peder nada. e esse Adventure que tu jogou ae no começo do Vídeo é o Elder Scrolls V:Skyrim de hoje em dia. e adorei a musica de Radiant Silvergun ao fundo

    Curtir

  13. e cara, jogar em controle de Aracde o Shinobi 1???

    meu sonho de consumo. só jogo esse aí no teclado e olhe lá

    Curtir

  14. essa frase foi linda Cosmonal:

    “para os jogadores que jogam só aqueles consoles…que vocês conhecem bem, XBOX 360,PS3…acho que esses jogadores mais recentes que somente focam nesses consoles hoje, eles estão perdendo. a gente tem titulos incriveis, que ainda não foram jogados…”

    essa é a graça de ser retrogamer, você descobrir jogos que ninguém jogou e zerar pérolas que em muitos são mais inesquesiveis do que os games atuais.

    quase chorei quando você falou isso…

    Curtir

    • Caramba Leandro você tem toda razão!
      E digo mais,é super gratificante quando sai um mega-lançamento tipo: um novo Metal Gear ou um novo Zelda e você sabe de onde vieram estes games,você conhece sua história…quer dizer dá muito mais prazer em curtir os novos quando conhece suas origens.

      Em relação a frase do Eric,pra mim foi o clímax de todo o Cast,eu sempre tive essa opinião também,quer dizer,quando você conhece jogos de várias épocas,sua visão se amplia, e grandes títulos do passado podem ser resgatados do esquecimento.é o que sempre digo:
      Um grande jogo é um grande jogo pra sempre!

      Curtir

    • @leandro(leon belmont)alves Valeu mesmo Leandro, pô, bem lembrado sobre Adventure com Skyrim, pessoal anda mesmo comparando muito agora por causa dos dragões. O Atari foi primeiro em tudo mesmo né… até em dragões! :)

      Puxa, valeu mesmo pelas suas palavras, é realmente uma gratidão a gente se encontrar por aqui pra celebrar da mesma paixão!

      Ah meu caro, sobre o controle de arcade, é um daqueles que vende no ML mesmo, tem uma galera que faz muito bem feito, usando comandos “antigos” de arcade. Só não fica igual porque está no colo, aí perde um pouco o “grip”, mas dá pra jogar numa boa, é o “par perfeito” do MAME! :D Abração!

      Curtir

  15. Resumo esse cast com uma palavra: emocionante. Quer outra? Empolgante. Cosmonal, agradeço a menção. Pessoal, os próximos casts serão demais. Vocês não podem perder. ;-)

    Adorei mostrar um trecho dos bastidores com Cosmonal criando as versões musicais e o Andrey mexendo com o Harry 3D. É importante mesmo destacar o amor e a dedicação que existem por trás do nosso trabalho.

    Aos parceiros e visitantes, agradecemos a força nessa trajetória. Em 2012 tem muito mais. É isso aí, meus caros. Voltar no tempo é fácil. Difícil é o último boss. hahaha

    Curtir

  16. O agora é retrô!!! Muito foda

    Curtir

  17. O Cast é emocionante em vários momentos, fico ainda mais satisfeito de participar desse blog e poder dar minha contribuição ao falar de um dos tantos gêneros que fazem dos videogames uma coisa tão grandiosa.

    Me empolguei com todo o video, mas tenho que destacar a parte do Arnaldo, a paixão/dedicação/conhecimento do assunto, somado a uma defesa tão importante para mim do cartucho (ou qualquer meio físico para se carregar um game) foi o ponto alto.

    Eric, tenho de dizer, acordado 5 da manhã jogando Skyrim, me identifiquei total. Desde o lançamento do jogo já fiz isso umas 3 vezes, e só não foi mais devido as obrigações que estou tendo nessa primeira semana de dezembro.

    Andrey é o George Lucas do Cosmic Effect, uma ILM de um homem só, sempre de parabéns e sem dúvida surpreendendo com seu talento.

    Curtir

    • @Mario Cavalcanti Valeu sempre Mario, e olha, é bom pontuar: todas essas “frases de efeito” que aparecem nos vídeos ou no blog são de autoria do Andrey. Só pra deixar registrado o que já se imaginava :D Essa do boss então que você comentou… putz, ele me passou essas frases por SMS, enquanto chegava a pé na casa dele, imagina só!

      @Guilherme Valeu Guilherme, mais um hit do Andrey esse “Agora é Retrô” hehehe!

      @FAKEPIX Olha, o “ILM de um homem só” é mesmo a síntese do Andrey, perfect essa frase hahaha! Estamos na espera de mais sabedoria e apreço pelos velhos adventures por aqui em breve, você que é biblioteca do gênero! Abração Sergio!

      Curtir

  18. Muito bom! Realmente vocês estão se superando cada vez mais. Espero ansiosamente os próximos Cosmic Casts, e não sei por que, eu achei 35 minutos pequenos, de tão legal que estava. (risos)

    Não importa o quanto saiam consoles novos, não podemos perder os tesouros do passado =)

    Viva o retrô-gamming!

    Curtir

  19. Muito bom esse vídeo de “spoilers de 2012”, o que mais quero ver é o do Retro Tablet, pois acabei de comprar um e vou querer saber tudo sobre os emuladores disponíveis.

    E tem mais: vocês me inspiraram a entrar nessa onde de “uma câmera na mão e um game na cabeça”, pois em breve o Museum dos Games vai ter vídeos também.

    Curtir

  20. Que video bacana Eric, a maneira como vcs mostram os games, nos faz viajar de volta ao tempo, percebo que vcs falam sobre os games com uma enorme paixão. Cresci em meio aos games tbm e sempre tive a vontade de voltar a ter aqueles consoles que por ventura precisei vender para comprar os novos. Hj “crescido” posso gastar (gastar não, investir) meu dinheiro da maneira que desejo e com os videos e tambem os posts aqui do cosmic effect fiquei mto encorajado a ir atras desse meu sonho. A alguns posts atras comentei com vc, se eu comprava um master ou um nintendo, e comprei finalmente meu master e ja estou com 5 belos cartuchos, nossa que felicidade o dia que chegou meu master system II. Chamei meu irmão que tem 15 anos e ele ficou admirado qdo precisei assoprar o cartucho para funcionar, que cena engraçada!!!
    Estou mto curioso para saber o que vem pela frente aqui no cosmic effect, essas “novas series” parecem que virão com tudo. Parabens, não só ao Eric, mais a todos que contribuem com esse, que hj é o melhor retro gamer blog do Brasil, e parabens tbm por estarem postando somente videos em HD isso contribui de forma tremenda com a qualidade do trabalho de vcs. Um abraço a todos e nós nos vemos por aqui. Fui!

    Curtir

    • Puxa Matheus, que legal meu velho! Pô, que divertido deve ter sido a sensação de receber o Master System, assoprar o cartucho na frente do irmão de 15 anos que não soube o que é isso, hahahaha, adorei! É uma felicidade inesquecível quando a gente compra um console velho, ele chega pelo correio… coisa de louco, fiquei imaginando você aí! :) Que bom que gostou do que temos apresentado, em breve teremos mais “celebração do pixel” por aqui, esperamos vê-lo por aqui com certeza meu caro! Grande abraço!

      Curtir

  21. Caro Eric,

    Parabéns pela dedicação e trabalho profissional! Assistir aos seus vídeos é como conversar com um amigo sobre retro games, coisa um pouco difícil, pelo menos para mim aqui na minha cidade… Achei muito interessante o fato de vc “distribuir” a equipe Cosmic Effect com um representante no Rio de Janeiro. Quem sabe não sai outras representações pelo resto do país hein?!

    Aproveitando, qual é o modelo de keyboard/mouse sem fio que vc utiliza para jogar PC na TV? Estou montando algo parecido aqui em casa e gostaria de comprar um keyboard/mouse sem fio com boa resposta de movimentos.

    Grande abraço!

    Curtir

  22. Parabéns mais uma vez a toda a turma que realiza esses maravilhosos programas retrôs.
    Só uma perguntinha Eric: Você vai renomear os videos no you tube, levando em consideração o fim dos cosmicfasts? Tô querendo fazer download de todos e preferiria já fazê-lo na ordem que vocês acham mais interessante.

    Grande abraço.

    Curtir

    • @Licker Valeu meu caro pelos elogios! Vou lhe dar uma resposta bem detalhada sobre o mouse/teclado que uso, lá vai! :D

      O mouse é um Logitech Performance MX e o mouse pad (que uso em cima da caixa de placa-mãe no sofá, pra ficar bem plano) é um Razer Goliathus, o “control edition” — faz uma diferença incrível este mouse pad.

      Já o teclado atual, é curioso: é um Multilaser! Porém, é um modelo clone de um teclado da Logitech que não existe mais, que contava com uma característica que faço questão: um botão de volume analógico, giratório, no teclado, na direita. Não recomendo nenhum Multilaser atual, mas esse foi um achado — é de quando ela lançou estes teclados sem-fio e clonava descaradamente a Logitech.

      Especificamente este, ficou muito bom, é durável (já tenho faz 3 anos e uso bastante) e tem uma ótima pegada, parece mesmo em qualidade um produto Logitech ou Razer. Mas repito: demais teclados sem-fio deste fabricante Multilaser, até onde sei, é no nível que você já conhece, “Clone”, “Leadership”-style…. então se fosse pra indicar, realmente indicaria algum modelo da Logitech mesmo, por exemplo. Grande abraço, nos vemos por aqui!

      @vaca velha Valeu meu velho, que legal saber que quer baixar todos! :D — olha, clica na aba “Videocasts” (acima do banner do blog) que estou subindo tudo para o archive.org e colocando link pra cada vídeo em qualidade máxima (melhor do que se você baixar a versão do youtube, por exemplo), tudo bem organizado e cronológico – dá uma espiada, já subi quase tudo.

      Sobre os Cosmic Fast no YouTube, ficarão lá mesmo sem renomear e nenhuma alteração. Apenas a partir de agora ficarão tendo só os Cosmic Cast mesmo. Abração!

      Curtir

  23. Assistido e aprovado 100% pessoal XD inclusive a enxugada de categorias kkk
    Programa impecável como sempre, mostrei para um amigo e ele virou fã de vocês kkkk está assistindo todos os episódios!

    Curtir

  24. Desculpem a demora em comentar por aqui, a correria desenfreada de final de ano teve grande contribuição nisso.

    Quando assisto a um episódio do Cosmic Cast/Fast (aliás, boa decisão de usar só uma nomenclatura) não é como se eu fosse assistir a um vídeo qualquer no Youtube, é preciso toda uma gama de fatores para que se possa curtir pra valer tudo o que cada episódio oferece.

    Gosto da naturalidade como tudo acontece, fugindo daquele ágil, eficiente, mas forçado padrão televisivo da maioria dos raros programas de videogame desta mídia. A impressão que fica, mais do que justa, é a de material de fã para fã, mas sem o amadorismo peculiar, e sim com um nível de edição, não só técnico, mas o “feeling” gamístico de quem entende e vive de verdade neste mundo pixelado, muito superior a qualquer produto superficial televisivo.

    Adorei a menção ao Passagem Secreta, nem sabia do fato. É ótimo saber que tudo não foi uma parceria simplesmente para obter números (no caso, audiência, visitas), que é o de menos, mas sim uma cooperação espontânea, somando esforços para deixar um legado.

    Abraços!

    Curtir

    • Grande Marcos, pô cara, valeu demais os lisonjeiros elogios. É muito bom termos essa cena bem viva, acho que cada um de nós lembra do quão isolada era nossa paixão por videogames aqui no Brasil nos tempos pré-Internet. Esse isolamento… é passado!

      Isso é o que nos empolga (tanto eu, quanto você no Passagem quanto cada um de nós) ao grande esforço de produzir esses vídeos, esse conteúdo para todos nós juntos curtirmos. Parece piegas e lugar comum dizer “para todos nós juntos” mas é a pura verdade. :)

      Abração meu velho.

      Curtir

  25. Obrigado! É o que tenho a dizer a toda equipe do Cosmic Cast. Este episódio foi realmente emocionante, quando vi a conversa com o Arnaldo, Eric jogando Mirror’s Edge e Danilo inovando mais uma vez na forma de jogar, não acreditei! Espetacular!

    Tem um cara de um podcast que costumava falar uma coisa que lembrei agora e aplico ao Cosmic Effect: vocês são AMADORES! Mas não são amadores porque não são profissionais, são amadores porque AMAM o que fazem. Chega a ser surreal ver que este site realmente é feito por hobbie: olho as laterais do site e não vejo propagandas ou ad sense (se tivesse, eu não me importaria nem um pouco!), ao invés disso, um site muito bem organizado e limpo, tendo como propagandas externas, apenas links de outros blogs com a proposta igual ou parecida com a daqui (basicamente o retrogaming).

    Fico muito feliz em poder desfrutar do conteúdo do CFX. E acho que esses vídeos da série “Not Retro Enough” são muito importantes, pois são únicos: a visão de um jogo novo por alguém que já jogou e ainda joga games antigos. Um abraço!

    Curtir

  26. Parabéns a toda a equipe do Cosmic Cast, realmente o videocast está muito bom. Gostei muito do papo com o Arnaldo, ele conseguiu passar o verdadeiro sentimento que tenho quando pego em uma caixa de jogo. Confesso que só comecei a colecionar na atual geração, para se ter uma ideia meus jogos originais mais antigos são Star Fox 64 e Perfect Dark e apesar das caixas não estarem em tão bom estado de conservação, ainda sinto orgulho de telas em minha estante. Vlw

    Curtir

    • @FrankCastle Grande Frank! Puxa, adoramos o “amadores” que você mencionou, hahaha, valeu mesmo! E legal vc curtir a idéia de avaliar o jogo novo na perspectiva da gente (eu, você, todos nós) que somos mais velhinhos; ainda bem que nossa “milhagem” faz alguma diferença positiva ao revisitar os jogos novos, legal você enfatizar isso. O próximo Not Retro Enough é, claro, o de Mirror’s Edge, boa parte da captura já foi feita. Abração e nos vemos em breve…

      @homerofeanor Brigadão em nome do CFX Team, homerofeanor! Pô, inveja do seu Star Fox 64 com caixa…. tenho um loose dele aqui, e está bem “feinho”, hehe! :-) falando no episódio do Arnaldo (que tem vários momentos bem interessantes, como o que você mencionou) ele será dividido em duas partes pois ficou bem grandinho, mas repleto de conteúdo. Abração!

      Curtir

Deixe um comentário