Cosmic Fast #14 – A Força Está Com Os Retrogames

Amigos do Cosmic Effect, o 29 de maio de 2011 foi histórico para os baianos. O segundo evento geek da história do estado aconteceu neste dia (o primeiro foi a solitária apresentação do Video Games Live em 2009): O Aliança Salvador, primeiro evento relacionado a Star Wars que aconteceu na capital Salvador, desde o seu lançamento em 1977, realizado pelo Conselho Jedi Bahia. Surpreso com o acontecimento e apenas mais um fã de Star Wars, apareci por lá com o intuito de aproveitar a reunião de fãs da maior saga do cinema e, quem sabe, encontrar outros baianos interessados em retrogaming. E não é que encontramos um novo colaborador para o nosso blog (o Sérgio Oliveira) e até uma garotinha de 3 anos que já fala papai, mamãe e… “Yoda”? :)

Se você leva videogame a sério, é muitíssimo provável que seja um fã do nosso Guerra nas Estrelas. Os filmes de George Lucas foram tão marcantes na vida de tanta gente que, praticamente todo mundo, é fã de Luke, Han Solo, Leia e Vader. Alguns praticam fanatismo por Chewbacca, R2-D2, Boba Fett, Greedo ou até mesmo nutre fascínio pelo co-piloto de Lando; talves até mesmo você seja um adorador dos Ewoks na Batalha de Endor, quem sabe. O fato é: alguma coisa em Star Wars o fascina e não dá pra negar que os quase 100 jogos oficiais lançados até hoje da franquia garantem o status, de longe, de mais bem-sucedida adaptação para videogames do cinema.

Com tantos jogos (que incluem algumas pérolas gamísticas no enorme acervo) e espalhados em tantos gêneros, este Cosmic Fast pretende ser um passeio pela franquia que começou em grande estilo no Atari 2600, atravessou praticamente todas as plataformas de jogos eletrônicos existentes e continua firme e forte, até hoje. Falando em Força… que ela esteja com você, sempre!

Cosmic Fast

Edição #14: A Força Está Com Os Retrogames

Perdoem a qualidade da gravação, mas é que este episódio não foi exatamente previsto, estávamos sem câmera HD no dia. Afinal, evento geek em Salvador ninguém espera! De qualquer maneira, você estará assistindo na melhor qualidade possível – utilizamos a Força das ferramentas de edição de vídeo para melhorar ao máximo o resultado final para vocês :)

Canais somente com vídeos produzidos pelo Cosmic Effect

* * *

25 Respostas

  1. Gostei muito! =DD

    Curtir

  2. Trabalho primoroso de edição Eric! Achei seu melhor trabalho!

    O episódio, apesar de longo, ficou tão bem editado, tão cheio de curiosidades e referências bem contextulizadas, que passou rapidinho! Parabéns!

    Esse encontro SW em Salvador foi tão underground, que nem eu que moro aqui também fiquei sabendo disso rsrs

    Curtir

    • Opa, valeu mesmo Euler! Que bom que a idéia funcionou, de colocar as referências aos filmes e aos jogos, espalhar informação relevante e bastante gameplay por cima das entrevistas.

      Rapaz, eu soube muito antes do evento, porém não lembrava do dia. Uma ligação em cima da hora do meu irmão que estava no shopping foi que me fez correr pra lá! Era pra irmos todos pra lá, mas o pessoal do Conselho Jedi Bahia prometeu fazer sempre a partir do sucesso daquele dia.

      Curtir

  3. Mais um ótimo trabalho, pessoal!

    Deixe-me entender… Vocês simplesmente caíram de paraquedas no no evento, e passeando pelo shopping acabaram descobrindo-o ou já tinham ouvido rumores de tal coisa?

    De qualquer forma, foi legal ver que para um primeiro evento do tipo em Salvador, a aceitação do público foi boa.

    Foram citados vários jogos da série Star Wars que felizmente pude conhecer, mas ainda assim, vi que desconheço vários. Aquele Star Wars: The Empire Strikes Back, do Atari 2600, por exemplo, é um deles. Achei muito legal! Se tivesse jogado na época, sem dúvida seria um de meus favoritos. Até procurei dados sobre ele, e encontrei esse interessante vídeo, que provavelmente vocês já conhecem.

    O Eric até se sentiu em casa, pelo que podemos conferir pela conversa no final. Os retro gamers estão se fazendo cada vez mais presentes, amigos! Eles existem! Hehehehe!

    Curtir

  4. Muito bom o video. Agora vocês contaram todos os jogos de Star Wars um á um?
    Vontade de jogar H.E.R.O!

    Curtir

  5. Esse dia foi muito importante, evento Nerd dessa magnitude em Salvador e ter conhecido o COSMIC EFFECT, “conquista desbloqueada”.

    Curtir

    • @E. Shiroma Isso mesmo Edu, tinha ouvido rumores (um tweet isolado). Mas fiz a besteira de não marcar em agenda ou algo assim, então esqueci mas meu irmão por acaso estava no shopping e me ligou! Cara, não conhecia essa série que você linkou não, rapaz, brigadão, já vi vários aqui! “How to beat home video games”, série da época do Atari, aparentemente para VHS, interessantíssimo material!

      O evento foi marcante mesmo Edu, como você bem falou… os retrogamers existem, até mesmo numa cidade “lenta” como Salvador! :D Ah e sim, curti muito mesmo os jogos de Star Wars, como deu pra perceber no vídeo, especialmente os do Atari e do PC. LucasArts é só saudade!

      @Ighor(64gamers) Opa, não contamos de 1 a 1 não hehe, mas vi alguns números por aí, um deles afirmava ter 88 jogos (incluindo as expansões) numa matéria da gamespot bem profunda sobre Star Wars. De qualquer maneira, pelo tópico do wikipedia… dá pra ver que é uma infinidade mesmo, pra tudo que é plataforma. Opa, H.E.R.O., não deixa passar a vontade não! :D

      @FAKEPIX Hehe, valeu Sérgio, pois é rapaz, o evento rendeu mais do que a gente imaginava! :D

      Curtir

  6. Eric cada vez mais se tornando um editor de primeira. Dizem que a pós-produção é que realmente faz o filme, a filmagem seria o “mal necessário”. Aqui podemos comprovar isso, a edição salvou completamente a queda de paraquedas no evento que resultou na câmera não ter sido a boa (apesar de que quebrou muito o galho).

    Que pai desnaturado foi aquele que, com tanto personagem legal em Star Wars, vai ensinar a filha a falar “Yoda”?

    O bônus foi hilário. Nos primeiros 2 minutos Eric fazia aquela cara de “meu Deus, vou ter que cortar tudo isso” mas depois acaba desencanando. “Ah, deixa o cara falar”. Ficou muito bom como bonus feature.

    Curtir

  7. Medo demais do último cara entrevistado no vídeo…rs
    O olho do cara tem uma luzinha que parece do Terminator, que doido, a luz não sumiu nenhuma hora, eu heim, te cuida Eric!!…rs
    Bom vídeo, parabéns!!

    Curtir

  8. Ótimo vídeo Eric!

    Jogos da série Star Wars remetem muito aos games de PC da época de Dark Forces e X-Wing. Joguei muito aquele de Atari (Empire Strikes Back), jogo muito bom e com uma jogabilidade muito boa. Pena que repetitivo, mas em se tratando de Atari até que é perdoável.

    Os jogos da série Star Wars nunca foram o supra-sumo da arte gamística (na minha opinião), mas no mínimo são interessantes e competentes, com algumas pérolas se destacando de quando em quando.

    Poderia ser um bom tema de estudos essa particularidade quase única da Lucas Arts de ser a produtora e criadora dos games de seus próprios filmes. Teríamos conversões de mídia filmes-games melhores se isso fosse seguido por mais empresas?

    Abraços!

    Curtir

  9. O passeio ao shopping tornou-se um passeio pelo universo Star Wars,mas como é possível?Acredito que para um Nerd,um retrogamer ou alguém que curte essas coisas POP antigas tudo acaba conspirando à favor,ha ha ha.
    Caramba,é difícil imaginar uma produção cultural que esteja associada e cunhada aos anos 80,que supere Star Wars,nem o próprio Atari tem um público cativo com tamanha dimensão.
    Muito legal o trabalho do Djacir com papercraft,embora eu não saiba o que seja direito um papercarft,mas ficou bom,ha ha ha.
    O Chandler foi um achado,o cara é muito fã,muito legal a entrevista com ele.
    Star Wars 32x arcade,ótimo gameplay proporcionado pelo Superconsole no final…mas quem roubou a cena foi o “retrogamer ano 2011” no Bônus,o garoto estava numa pilha,ha ha ha,é muito bom ver o pessoal mais jovem curtindo as boas velharias,legal ver gente,que não viveu certa época,descobrindo e curtindo os jogos antigos.

    Curtir

  10. Muito bom, como sempre! E de fato, caprichou na edição, hein?

    Antes de mais nada, achei o máximo o evento. Nunca estive nesses eventos (outro dia teve um trekker aqui no Rio), mas devem ser bem divertidos, até deu vontade agora.

    Gostei da atitude “guerreira” dos organizadores, tomara que eles consigam fazer outros eventos do gênero aí em Salvador. Até porque pelo visto a turma recebeu muito bem.

    As entrevistas ficaram ótimas. Você é bem mais cara de pau do que eu, saiu abordando todo mundo, rs… curiosidade de bastidores: alguém reagiu mal quando foi abordado ou não?

    Dos jogos de Atari, eu só conhecia esse da batalha de Hoth, que eu amava. A turma da época dizia que tinha outras fases, que você controlava o Luke, mas tinha uma manha para acessar… bem, você certamente conhece esse tipo de lenda, era comum nos tempos de Atari. Os outros jogos do console eu nem sabia que existiam, muito interessante.

    Joguei Tie Fighter na época, um amigo tinha. Na verdade, só vi o sujeito jogando um pouco e tentei umas duas ou três partidas. É o tipo de jogo no qual você tem que investir, e eu nem tinha PC. Mesmo assim fiquei maravilhado.

    E meu Star Wars favorito… na verdade não joguei muitos. Mas gosto muito do Star Wars de SNES, e outro dia mesmo terminei o Rogue Squadron II de GC, fenomenal. Já jogou?

    Ah, ótimo o papo com o sujeito no final, que bom que você incluiu no vídeo!

    Curtir

    • @Dancovich Eheheheh, nos bastidores até comentei que nosso blog tem um Zelda/Mega Man Fan que levaria um bom papo com ele…

      @Julio Soares Rs, deu “olho vermelho” no último entrevistado mas foi a luz da câmera do celular mesmo (pelo menos espero, rs), o que será que apareceria no display do Terminator olhando pra mim: “Retrogamer detected, begin evasive maneuvers” eheheheh. Valeu Julio!

      @mcs Muito interessante sua observação, Marcos, sobre a realidade da LucasArts/LucasFilm, certamente ajudou, e a gente sempre imagina que o próprio George Lucas dava uma passadinha enquanto os caras faziam Rebel Assault ou X-Wing, pelo menos gosto de imaginar isso. Mas a LucasArts mostrou que era genial fora de Star Wars também, com os The Dig e Full Throttle da vida.

      @Dactar Verdade Dactar, foi a melhor saída de casa dos últimos anos, esse passeio aí, rs! E concordo plenamente, Star Wars é supra-sumo, acho que não há nada tão popular e com tamanha qualidade (as duas coisas ao mesmo tempo) como os filmes de Guerra nas Estrelas! Foi legal mesmo bater esse papo com aquela galera, o Fredo ficou empolgado mesmo hein, cafeína pra ele é jogo velho!

      @Orakio “O Gagá” Rob Caramba Gagá, não é que tem uma curiosidade dessas? Um cara com uma camisa com a logo do Atari. Troquei uns olhares (risos) com ele (eu de Sega, ele de Atari…). Ele estava próximo de mim na fila, mas notei uma certa “rigidez” da parte dele (ou talvez timidez, mas sei lá, dava pra notar pela câmera fotográfica que Sheila estava usando pra filmar que o lance era amador, rs), depois ele sumiu da fila. Mas eu queria entrevistá-lo, justamente por causa da primeira impressão da camisa; quando finalmente encontrei-o novamente, ele disse que não daria tempo, que ia entrar no teatro, só isso e pronto. Vai saber… logo alguém com a logo do Atari enorme estampado na camisa faz isso comigo? :P

      Essa lenda do Império… do Atari não conhecia não, que legal ahahahaha! E olha, nem falei muito, mas depois do Tie Fighter, o que mais me marcou foi o Super Star Wars do SNES também! Rapaz, não joguei Rogue Squadron, vou providenciar logo, todo mundo falando bem dele! E o Frederico no final, legal que gostou do papo “zen” dele, o cara é figuraça mesmo!

      Curtir

  11. Muito bom Eric, então já podemos esperar que haverá o episódio V deste post? Muito bom. Digno de uma saga!
    Valeu!

    Curtir

  12. Mentira que vc nunca zerou Zelda LttP! Logo você, Cosmonal?

    Mas voltando ao assunto, ficou bom demais esse vídeo, pra mim só faltou falar de dois jogos: Rogue Squadron (PC / N64), que pra mim é até melhor que Star Wars Arcade de 32X; e Gallactic Battlegrounds (PC), um RTS feito com a engine de Age of Empires II. E como a galera Jedi daí é bem organizada, gostei de ver!

    Curtir

    • É verdade, Tristan! Aliás, considero o Rogue Squadron o melhor jogo de Star Wars que joguei até hoje. Não que eu tenha jogado muitos! ^^

      Mas enfim, já vi que não adianta reclamar da duração, né? ^^
      Ficou bacana a edição, com as ibagens dos jogos e os sutis efeitos especiais dos sabres. Não foi só algo direcionado a games, como também uma forma de documentar um evento pioneiro por aí, ou seja, foi uma iniciativa muito boa!

      Curtir

  13. Evento STAR WARS aqui em Salvador é como o “tiro certeiro” na DEATH STAR…

    Curtir

    • @Andrey Santos Hahahah, vai ter o lançamento do bluray, Andrey, na mesma livraria. Vamos pintar por lá e pensar nesse episódio V! :D

      @Tristan.ccm Caramba Tristan, nem fala, alugava hora de SNES pra jogá-lo na época, mas nunca terminei. Outro que está sempre me “lembrando” dessa falta é o Dancovich. O cartucho já está aqui, prestes a entrar no SNES :) Rogue Squadron, você e o Gagá enfatizando esse título, vou adiantar conhecê-lo realmente! Abração!

      @Rafael Fernandes “já vi que não adianta reclamar da duração, né?” AHAHAHAHA, foi cara de pau deixar o nome “Cosmic FAST” nesse episódio hein? E os sabres fakes by Andrey, junto com os efeitos sonoros ficaram ótimos mesmo, rs. Uma coisa interessante, mais uma maravilha da Internet: achar um pack com todos os efeitos sonoros de Star Wars, tudo nomeado direitinho, em alta qualidade, leva uns 5 minutos hoje em dia. Power to the people!

      @Edufrg Sintetizou perfeitamente a sensação “evento de Star Wars em Salvador”….

      Curtir

  14. Wow! Um evento desses “por perto” e não fiquei sabendo?
    Excelente video (como sempre), mr. Eric. Acho que todo fã de Star Wars, games e retrogames que moram aqui na Bahia sente falta desses tipos de evento. Como disse o Obi Wan: “Pagode tem até demais…” :P
    P.S. E o Darth Maul é retrogamaço, hein? Se o OWK tivesse descoberto isso antes, não o teria decepado ao meio… :)

    Curtir

  15. Ainda acho que o CE, deveria reunir os retrogamers de salvador pra não só jogar, como debater os jogos antigos. Assim como eu – o cara bonus do video – devem existir outros retrogamers perdidos por aí.

    Star Wars, como eu disse, ficou away. Eu fiquei mais empolgado em saber que eu não era o único retrogamer de salvador que do proprio evento em si.

    Curtir

    • Douglas Oliveira (@Sephrox) Grande Douglas, valeu cara, uma pena que não deu pra você aparecer, mas pelo jeito se empolgaram e vai ter todo ano, não vai faltar oportunidade. E sim, quem diria, mas *voz de Vader* a Força retrogamer na Bahia é forte…

      @Fredo Aê Fredo, a estrela retrogamer do episódio! Sábado próximo, no lançamento do bluray de Star Wars, vamos poder garimpar mais jogadores retrô que estão perdidos na cidade do pagode, nos vemos lá! :D

      Curtir

  16. Olá Eric,

    Todos nós do Conselho Jedi Bahia assistimos o seu vídeo da Aliança e nós A-DO-RA-MOS! Não sabia que existiam taaaantos jogos da saga assim!
    Infelizmente minha infância foi miseravelmente pobre em vide-games e afins, mas sempre tive interesse em jogar (tenho um Wii em casa, mas acho que a falta de costume me deixa muito nervosa quando jogo…).
    Inclusive tenho o Force Unleashed, mas não consegui passar da primeira fase (não consigo matar wookies…), assim como o Zelda Twilight Princess, que parei na segunda fase (estou perdida na neblina, e o WALL-E que me deu motion sickness…sendo que eles foram comprados a mais de dois anos atrás…(#vergonha).
    Já tentei jogar o Jedi Academy, mas também fui atacada pelo motion sickness (mesmo colocando a sensibilidade do mouse em mínima…).
    Mas morro de inveja de quem joga, sabe jogar e aprecia os games!
    Novamente, parabéns pelo vídeo!

    Curtir

    • Opa, valeu Shai, que legal! Puxa, o Wii te deixa nervosa ou são os wookies? :)

      Caramba, você é da turma que não se dá bem com a movimentação rápida de certos jogos, acontece raramente… mas acontece. Bom, pelo menos dá pra ver que tentar jogar você tenta, que bom! :)

      Brigadão pelo elogio, estou acompanhando o feed da Jedi do Crepúsculo :)

      Curtir

  17. […] fará um evento na Livraria Cultura do Salvador Shopping (mesmo local onde aconteceu o recente Cosmic Fast – A Força Está Com Os Retrogames), no dia 17 de setembro de […]

    Curtir

  18. épico esse retro cast 14. deu vontade de jogar todos os games de star wars possiveis.

    Curtir

Deixe um comentário