Cosmic Fast #9 – Guinness & E3 2011

Você sabia que os seios avantajados de Lara Croft foram aumentados em 150% por acaso, enquanto o artista Toby Gard brincava com seus vetores? Sabia que os membros da equipe viram o que ele fez e disseram “ficou bom, deixa assim, Toby”?

Ou então que o jogo mais curto oficialmente lançado é o Jack In The Dark, um spin-off criado para promover Alone In The Dark 2?

Que tal esta: sabia que o programa de TV que mais provocou ataques de epilepsias é um episódio de Pokémon veiculado em dezembro de 1997, desencadeando 635 ataques epilépticos?

Ou esta: sabia que o maior funeral para um objeto fictício que já aconteceu foi no dia 23 de novembro de 2006, onde 80 pessoas de luto se reuniram no lançamento de Guitar Hero II em Londres, honrando a morte definitiva da… air guitar?

Essas e outras informações, úteis ou não, mas certamente curiosas para os amantes da cultura gamística, serão exibidas numa sessão de leitura da primeira publicação oficial do Guinness somente com recordes relacionados aos jogos eletrônicos: o Guinness World Records Games 2008. O livro conta com a parceria de nada menos do que a Twin Galaxies,  autoridade mundial em estatísticas de videogames desde 1981.

Além disso, o momento é propício: a E3 2011 acontece nesta semana e já é uma das mais esperadas de todos os tempos: com a indústria dos videogames exercendo o papel de “I’m the king of the world” do entretenimento, algumas conversas sobre uma possível bolha estar se formando e de que ela estouraria a qualquer momento surgiram por aí. Eis que vem a Nintendo e anuncia que uma nova geração esta por vir – surpreendendo desde o simples dono de Wii até os maiores colunistas do assunto, pondo um fim nessa conversa de crash. Mais recordes para o Guinness dos games? Veremos em breve. Enquanto isso…

…viaje conosco nos recordes oficiais do passado da indústria que já tem idade suficiente pra ter muita história para contar. Este Cosmic Fast pretende passear com vocês, amigos apaixonados pela indústria dos jogos eletrônicos, nas páginas do livro conhecido como “Bíblia dos Games”. O vídeo é um grande amálgama de assuntos abordando literalmente desde o Magnavox Odyssey até jogos da geração atual – tem para todos os gostos neste episódio. Como de costume, uma bela trilha sonora gamística com músicas finas que vão de Vampire Killer a Mass Effect…

A última: sabe quem foi eleita pelo Guinness a mais sexy personagem de jogos de luta?

Já já, no…

Cosmic Fast

Edição #9: Guinness & E3 2011

Deseja conhecer mais e mais recordes e
curiosidades da indústria dos videogames?
Seus problemas acabaram:

Cosmic Fast

Edição #9: Guinness & E3 2011 (Edição Estendida)

(mais conteúdo, mais footages, trilha sonora de fundo mais variada e
bônus especial, exclusivo do Cosmic Effect, no final da Edição Estendida)

Canais somente com vídeos produzidos pelo Cosmic Effect

* * *

22 Respostas

  1. Desde que vi o King of Kong, passei a ter um extremo desgosto por esse pessoal da Twin Galaxies. Claro que o documentário tem uma edição e um roteiro propenso a caracterizar todos os personagens, mas dá pra ver que o Billy Mitchel é um… asshole! E o juiz (cujo nome esqueci agora) também não ganhou minha simpatia.

    De qualquer forma, vamo comentar sobre o vídeo: Muita informação, mesmo! Realmente, esse livro é muito valioso, pois mesmo que, apesar da gente já conhecer algumas curiosidades, sempre tem aquela que a gente não sabe. Sem falar no acabamento, muito bom mesmo. Legal compartilhar essa informação com a gente, acompanhando algumas imagens e tal… É uma ideia interessante!

    Agora, quero um DVD já! Digo, do bootleg do Video Games Live :P

    Curtir

    • Valeu rapaz, você sacou mesmo o lance do livro, é tão bem-feitinho que vale mesmo a pena a leitura – como não tem uma linha de tempo, você pode pegar pra ler qualquer página que tem uma curiosidade legal e o melhor, verificada.

      Ehehehehe, verdade, já é hora de subir essa apresentação inteira do VGL pro youtube – o próprio Tallarico manda todo mundo pegar câmera, filmar e “colocar no youtube” – palavras dele nessa apresentação, então acho que a Google não vai barrar minha conta pra 15 minutos, vou providenciar. A qualidade dos originais está melhor do que o que rolou nesse vídeo, pq inseri de uma versão encodada.

      Curtir

  2. Achei curioso esse Cosmic Fast falar justamente do Guinness de games, sendo que ganhei a edição 2010 há dois dias atrás. Pô, será que vai rolar spoilers? =P

    Curtir

    • Puxa, legal Roberto! Ehehehee, provavelmente muita coisa deve se repetir, aliás, nem sei, será que é só um update do 2009? Curioso aqui.

      Valeu.

      Curtir

  3. Pra variar, o Cosmic Fast está maravilhoso! Cosmonal, não sei se tem essa informação no seu livro, mas pelo que sei a série Final Fantasy tem outro recorde: o primeiro jogo a usar o ATB (Active Time Battle, a famosa “barrinha de tempo”) foi Final Fantasy IV, do SNES. É verdade?

    Ah, e muito bom o vídeo do VGL no final. O Link tentando tocar flauta com a Navy atrapalhando me fez rir litros!

    Curtir

    • Valeu Tristan!

      Rapaz, pode ser que sim, como sou pouco letrado em FF não sei dizer. Dancovich é o fã de FF de plantão do Cosmic, quando ele aparecer por aqui dá uma idéia :)

      Pois é, legal mesmo! Vou dar um jeito de subir a apresentação inteira depois, postarei aqui talvez como um episódio, tem bastante coisa legal na apresentação e nem tudo saiu no DVD oficial deles, provavelmente porque variam um pouco as apresentações.

      Curtir

    • De fato FF4 foi o primeiro a usar o ATB, mas não sei se isso seria um recorde válido já que foi a square mesmo que inventou o termo. Seria mais interessante dizer que FF4 foi o primeiro RPG em turnos a usar alguma mecânica de simulação de tempo real, mas aí já não sei se ele detem esse posto.

      Alguns outros RPGs tem sistemas de combata meio turno/meio tempo real, mas acho que só os da square chamam o sistema de “atb”, então imagino que ele seja até mesmo registrado pra ninguém mais usar.

      Curtir

  4. Ótimo Fast @Cosmonal!!! Um passeio pelas páginas do Guinness Game 2008 ficou muito legal, foi um prazer assistí-lo,ficou bem intimista,é como se nós ,seguidores do Blog,estivéssemos ali com você trocando idéias ou discutindo possíveis polêmicas em relação a algum jogo…
    As inserções de imagens e vídeos para ilustrar o que você narrava Eric ficaram ótimas,caso contrário o vídeo poderia ficar repetitivo ou chato,ficou na medida muito bom.
    Em relação ao tempo fui direto na versão FULL e não vi o tempo passar,na verdade o tempo voou.
    Livros sobre games em português são raros e um desses com o selo Guinness é uma referência de peso para gamer nenhum reclamar eu ia comprar a versão 2010 tempos atrás mas o preço não ajudou, acho que vou esperar a versão 2011/12 e comprar sem culpa.

    Inserir a Ferrari de Out Run nas avenidas de Salvador foi muito louco,olha o limite de velocidade heim?!KKK.Vou pedir na Boticário uma amostra grátis de “Blaze Perfuming the Streets” seria uma jogada de marketing para o dia dos namorados? Como a Boticário nasceu aqui em Curitiba acho que vou conseguir um vidrinho,ha ha ha.Aqui entre nós a música de seleção de personagens de SoR casou perfeitamente com o tema perfume,como pode isso?KKKKK.
    Valeu pelo VGL no final realmente me pegou de surpresa.

    Café,Natal e Maria
    Viu só!Temos um histórico latino na nomenclatura de consoles. :)
    Na WIKI eu li que Maria era o nome do “processador gráfico” do Atari 7800,imagine um chip com nome de Maria?Mas por que Maria vai saber…
    Será que algum dia teremos um console ultima geração chamado…Silva,por exemplo?Só o tempo dirá.Ou a TEC TOY.
    I Want to Believe :)

    obs:
    Hey @cosmonal, faz alguns dias você mudou o slogan do CosmicEffect e agora deu upgrade no sistema de comentários? Gostei das mudanças!Até a próxima.

    Curtir

    • Mestre Dactar, legal, o livro é uma diversão, pegava aleatoriamente pra ler qualquer página. Até ter a vontade de curtir o livro junto com a galera, como você falou :) legal que curtiu a versão completa!

      E o “Out Run on the streets” e o perfume da Blaze é como de costume coisa da imaginação surpreendente do Andrey. Certamente a Boticário deve enfatizar o dia 12 de junho usando e abusando da imagem da Blaze, vamos aguardar ;-) e que legal que reparou isso, realmente enquanto testava as músicas da trilha com a “propaganda”, a da seleção de personagem foi como uma luva mesmo!

      Opa, Maria então era o nome de processador do 7800, ummm, já era coisa de algum engenheiro da Atari então desde o 2600 (Stella acho que é o apelido de algum componente importante dele, por isso o emulador tem esse nome). Bem lembrado, Silva poderia ser a CPU do Zeebo 2, também gostaria de acreditar :)

      Ah sim, o upgrade foi do WordPress mesmo, ficou bem legal por sinal, e o subtítulo é parte de uma série de frases que o Andrey inventou pra variar, vão aparecer outras bem legais e o ‘videogames ontem e hoje’ volta no final do loop :)

      Grande abraço Mr. Ulisses “cauteloso em relação à inovações desinteressantes como os controles de movimento” :-D

      Curtir

      • Ha ha ha sempre cauteloso!É isso mesmo Eric, como todo retrogamer eu torço o nariz para essas “modernices” embora esteja aberto à novidades que funcionem bem. Voce viu o novo controle e console da Nintendo o WII U? Tem gente falando mal ,tem gente falando bem eu ainda não tenho opinião formada a respeito ,vou esperar até 2012 para ver se vai colar :)
        Que bom que as frases vão alternar em loop e um abraço pro Andrey que arrasa em criatividade!

        Curtir

        • Sou do seu time Dactar, sem opinião formada, afinal nunca jogamos o negócio né? Mas que é apetitoso, isso é, a questão é que retrogamer sabe o que quer – gameplay criativo. E aí, tanto faz se é no joystick do Atari ou num tablet com realidade aumentada.

          Curtir

      • Notas secretas da E3:
        1-Eles pretendem anunciar ao final do evento o tema do proximo Cosmic Cast!!
        2-Nintendo, Sega e Atari em parceria no lanamento mundial de: Pitifall Forever!
        3-Wii U tem ‘Streets of Rage Live”. Captura os movimentos e vc tem que acertar o seu parceiro de jogo igualzinho na vida real! Uma evolução!

        Ola Eric! O Cosmic ta’ muito bom! To esperando o seu tutorial pdf de edição pois tenho que estudar!
        Esse sim foi a revista eletronica semanal! Muito bom.
        Ola Dactar!
        O Boticario e a Sega ja’ pretendem fechar acordo bilhonario de marketing. O perfume foi quase proibido em alguns paises pois levava mulheres a acertarem as contas com namorados que aprontam. Isso levou um aumento nos atendimentos hospitalares masculinos. Mesmo assim o perfume ja e’ considerado o grande “hit” da decada!
        E o VGL ta imperdivel!
        Parabens!

        Curtir

        • “…perfume foi quase proibido pois levava mulheres a acertarem contas com os namorados que aprontam” – taí, Axel, o que você queria eheheheheh

          Pitfall Forever no novo console da Nintendo, era tudo que Andrey queria. Já pensou, Andrey, Pitfall sendo controlado por sensores de movimento? E a realidade aumentada, poderíamos ver na sala de casa o escorpião através do novo controle?

          Valeu Andrew!

          Curtir

        • Será que Pitfall Forever sai mesmo ou é enrolação? :)
          Sensacional eu não sabia que o perfume Blaze tem esses efeitos colaterais ha ha ha ,perigoso!
          O perfume é o grande “hit” ha ha ha adorei o trocadilho, kkkkk.Só podia ser um hit mesmo vindo de SoR :)

          Curtir

  5. Hehehe Adorei a propagando do perfume!

    O q vc achou da conferencia da Sony Eric? Eu fiquei meio desapontado… esperava o anúncio de um novo God of War, mais informações sobre last guardian, o novo metal gear solid e etc…

    Curtir

    • Pois é Euler, eu tb fiquei como você: ênfase no portátil novo (que jogadores como eu e você nunca demos muita bola mesmo…) e nada de The Last Guardian. Desculpas pela PSN no início, tudo bem até aí, mas por isso mesmo precisava queimar os cartuchos com Last Guardian, God of War… falou só da compilação HD dos jogos da Ico….

      A Nintendo foi mais criativa e o console novo pode ser mesmo um sucesso, afinal vai dar pra jogar jogos hardcore nele e os jogos diferentões “wil-like” da Nintendo no mesmo investimento.

      Curtir

  6. Quero dar os parabéns a vc Eric por mais esse Cosmic Fast, sou daqueles que não paciência nenhuma para ver videologs e podcasts, mas aqui no CE fico aguardando o próximo vídeo sair, muito bom mesmo, acho vc um barato Eric, fala com uma calma, me passa uma tranquilidade, seus vídeos não tem igual.
    Alguns recordes são demais mesmo, assisti os 3 vídeos, depois que vi o resumido percebi que tinha um mais completo embaixo, assisti tudo de novo…hehe
    Valeu e parabéns, faz o próximo CF logo sobre o que vc achou das novidades da E3 se puder, não precisa ser o vídeo todo, mas fala o que achou do WiiU, Vita, alguns jogos novos como o Tomb Raider, Uncharted 3 e etc, sei que ser “newer” não é muito nossa área, mas dos blogs retrô vc é sempre o mais moderninho…hehe
    Abraços maninho, tudo de bom!!

    Curtir

    • Opa Julio, brigadão pelas palavras mesmo meu velho. Puxa, você dizer que assistiu a versão estendida depois da versão cortada, putz, estimula mesmo a gente continuar produzindo este tipo de conteúdo em vídeo, meu caro.

      Legal que você curte o lance de quando apareço “na tela”, acho que é porque intuitivamente quero que os videogames sejam o show e não alguém… na verdade, mal acredito que consigo fica diante de uma câmera, tamanha é minha timidez pra esse tipo de coisa; acabei conseguindo única e exclusivamente por causa do prazer de colocar os nossos jogos tão queridos no foco, pra poder festejá-los junto com vocês que acabam assistindo :)

      Então, sobre o Wii U sou daquele time que apóia as loucuras da Nintendo totalmente, e dessa vez eles estão claramente atrás do mercado western – procura um trailer de um tal Ghost Recon Online (tem no Kotaku), esse trailer deixa qualquer um boquiaberto com o uso do tablet pra visualizar o mapa. O próprio lance dele ser “meio tablet” parece atrair a audiência americana, por exemplo. Enfim, acho que todos estão empolgados em experimentar – e dessa vez, necessariamente não é um troço casual como o Wiimote claramente era.

      Tomb Raider como survival foi impressionante também, Uncharted no portátil com gráficos de console “normal”, putz, vi um review de alguém que esteve lá dentro e disse não notar diferenças pra versão do PS3.

      Sim, como você bem notou, a receita do Cosmic Effect é: duas colheres de sopa de Cosmic Ark do Atari e uma colherzinha de chá de Mass Effect pra dar gosto ;-)

      Abração meu caro Julio!

      Curtir

      • Opa, tudo bem Eric?!
        Poxa obrigado pela sua resposta. Então, é como eu disse, seus vídeos são legais demais porque é um vídeo sem compromisso com o tempo, não sei explicar bem, é uma coisa espôntanea, que sai fácil, não ensaiada, decorada, quando você fala soa bem calmo e fala com autoridade de alguém segura no assunto, quando erra alguma coisa sempre faz a correção depois escrevendo sob o vídeo. A qualidade da imagem em 720p nem preciso comentar é show demais e a parte que mais gosto é a trilha sonora, a musica de abertura, as musicas no meio do vídeo, as edições, as partes de jogo, me lembro de um CF que vc colocou as baratas do Fallout, engraçado demais, eu penso: “meu, esse cara viaja, como pode ter idéias tão engraçadas e diferentes que se encaixam tão bem quanto ao assunto que ele está falando”, as sacadas são muito boas.
        Eu sei que quando sai vídeo seu eu costumo não ver na hora e deixar pra assistir quando for jantar ou almoçar dependendo do dia, porque ai assisto com mais calma. O meu preferido foi aquele do carnaval, vocês na montanha e o bloco passando na rua de baixo e vc’s brisando jogando, não sei quem imaginou um telão de propaganda igual ao do Half Life, que demais…rs
        Teve um também que vc deu uma volta pela cidade e ficou lembrando da sua infância, da casa dos amigos, quando ia jogar, onde alugava os jogos, bateu uma nostalgia incrível conosco, acho que muito marmanjão ficou lembrando de quando era criança, dos “contras” que tiravam com os amigos, fantástico, muito bem bolado, coisas que nunca vi por aí na net, e olha que assino feed de mais de 80 blogs de games, vejo muita coisa mesmo…hehe
        Eu não sei se vai entender bem o que vou falar agora, mas vocês ai do Nordeste passa uma “vibe”, uma sensação muito boa, sou de São Paulo, aqui tudo corrido, povo estressado, quase não pára pra conversar e quando vejo seus vídeos vocês parecem estar em outro país, a imagem que tenho é que o povo é “gente boa mesmo”, escrevendo isso lembrei do CF da PSN fora do ar, vc enchendo o saco de todo mundo, forever alone total, isso que acho bacana também, nos levar até seu lar, sua sala, mostrar o SuperConsole, seus jogos, as vezes dá até vontade de sentar no sofá da sua sala, abrir uma cerveja, esticar as pernas e ligar o SuperConsole e ficar a tarde toda jogando…rs
        E o que não dizer da atenção que você dá a todos os comentários dos leitores do blog, bom é isso que queria dizer e acho que faltou, parabéns Eric, vida longa a vc e a bateria dessa filmadora…rs
        Sobre a E3 tenho a mesma opinião que a sua, o WiiU chegou com uma idéia um pouco diferente, essa idéia vai se encaixar melhor pro público hardcore (ou não né?!), dessa vez não precisamos ficar sambando tanto em frente a TV, muitos dizem que a Nintendo está indo na onda dos tablets, mas parecem que eles estão com esse projeto a 3 anos já, bem antes de iPad e afins e a idéia soa diferente dessa vez, vi o trailer do Ghost Recon Online e realmente é bem legal, fiquei imaginando por exemplo o Resident Evil, acessar o menu do jogo, onde pega e troca os ítens, guardar ítens no baú, vai ser demais, o controle vai parecer realmente nossa “maletinha” de coisas que estamos levando conosco.
        Vamos ficar de olho para mais novidades, muita coisa vai aparecer agora, vídeos de gameplays e do aparelho.
        Bom, vou ficando por aqui, senão vai ficar um texto muito cansativo (isso se já não estiver…hehe), e obrigado pelos seus vídeos, realmente é um diferencial da internet pelo menos para mim, gosto bastante, dou bastante risada e me faz sentir novamente aquela nostalgia de moleque quando passava a tarde de sábado jogando Street Fighter 2 com os amigos.
        Ah, e continue mesclando coisa velha com coisa nova, fica perfeito a mistura.
        Um abração Eric, tudo de bom, sucesso amigo!!

        Curtir

        • Caramba Julio, nem acredito que esse comentário seu ficou sem resposta por tanto tempo. Não entendi, ou não vi ou respondi e não foi…. enfim, valeu por tudo isso que falou aí, MESMO. Continue conosco, como você sabe nosso lance aqui é co-op, sempre! :) Abração!

          Curtir

  7. Opa, olha eu aqui! Rapaz, fiz a mesma coisa que o Julio: assisti a versão cortada (sem saber que tinha estendida), achei legal, mas a estendida está MUITO melhor! Bem legal mesmo, eu tenho um desse Guinness de Games que ganhei numa promoção de um site, é a edição de 2009. Confesso que não sou bom com esses livros não-lineares, mas de vez em quando pego ele e vou pelo indíce buscar quais páginas falam de um jogo específico, Mass Effect, por exemplo :-)

    Muito legal o extra da VGL também!

    Curtir

    • Puxa Frank, você tem o 2009, legal. Haha, é verdade, esse Guinness é interessante para uma consulta, ou até pra uma leitura “não-linear” como você mencionou!

      Putz, que maldade ter-lhe feito assistir a ed. cortada depois a estendida, sorte foi que você gostou do extra do VGL!! :D Valeu mesmo Frank!!

      Curtir

Deixe um comentário