Nintendo Wii e o YTboard Project

Amigos, este é um post off-topic, mas nem tanto…

O Nintendo Wii foi mais que um console de videogame: ele mudou os rumos da indústria, deixou todo mundo de boca aberta com a possibilidade de jogar com aquele nível de interação e desprezou avanços típicos, como a força-bruta de processamento. Quase 5 anos depois, controles de movimento em videogames domésticos são lugar comum, mas em 2006… é só perguntar para qualquer jogador de videogame: ele descreve com riqueza de detalhes sua primeira partida de Wii Sports.

Pouco tempo após o lançamento do Wii, o Arnaldo Diniz, amigo de longa data e meu “personal Professor Pardal” (ele é o arquiteto por trás do SuperConsole, e isto é apenas um exemplo do que ele já fez por mim) veio a minha casa conhecer o novo console tão falado. Fã da Nintendo e de certos jogos disponíveis para seus consoles  – em 1996 me fez sequenciar uma MIDI da música de abertura de Final Fantasy… – e, principalmente, da abordagem criativa que a empresa sempre costuma fazer a cada nova geração, ficou completamente seduzido pela eficiência e simplicidade do Wiimote. Jogou Wii Sports por quase 2 horas seguidas, investigando cada detalhe da experiência, enquanto eu tentava colocar um mísero teclado sem fio para funcionar no meu PC, para mostrar alguns jogos next-gen depois da sua sessão de tênis. Ele nem se interessou pelos gráficos de Mass Effect, Dead Space… depois de conhecer o Wii :P

Tempos depois, seu projeto de graduação de Ciências da Computação gravitava em torno de experimentos que envolviam a tecnologia de detecção de movimentos do Wiimote – chave da revolução proposta pelo Wii. A Nintendo decidiu utilizar a especificação bluetooth na conexão do controle com o console, que é uma tecnologia devidamente padronizada e não-proprietária (todos podem utilizá-la sem pagar royalties); portanto, qualquer pessoa + um computador pode fazer uso das capacidades do Wii Remote. Diversos projetos surgiram, variando entre acionadores de timbres de bateria eletrônica até sistemas que controlam uma casa inteira. Um destes usos alternativos é aproveitar o Wiimote para obter uma lousa interativa de baixíssimo custo.

Após conhecer alguns projetos do gênero (que, até então, só existiam fora do Brasil), o Arnaldo decidiu partir para estudar detalhadamente as entranhas da tecnologia e… encurtando a história, ele hoje ensina, gratuitamente, como montar um kit completo que permite qualquer pessoa ter uma lousa interativa, através do seu site YTboardProject.com. Escreveu um software que fazia parte do sistema da lousa interativa para seu projeto final de graduação e deu seguimento após o término do curso – aperfeiçoando a ferramenta em diversos aspectos. Com interface elegante e funcional (muitos softwares nacionais, infelizmente, não recebem estes cuidados – os programas do Arnaldo não têm este “problema”), o programa oferecido pelo projeto cuida da comunicação entre o Wiimote, o bluetooth do sistema operacional (Arnaldo inclusive o tornou compatível com as versões 64-bit do Windows), além de oferecer uma ferramenta de anotação – que permite efetivamente usar o sistema como um quadro branco virtual.

No site, além de ensinar e ceder uma versão do software para download gratuito, ele oferece suporte e aceita sugestões da comunidade – que contribue continuamente para o sucesso e valor do produto final. Adicionalmente, o Arnaldo oferece um kit completo, com canetas infra-vermelho de alumínio (manufaturadas para este fim), Wiimotes que não necessitam de pilhas e software que garante estabilidade máxima à conexão bluetooth no sistema Windows (Bluesoleil).

Como apóio o Arnaldo em suas diversas empreitadas científicas há quase 2 décadas, com o YTboard não seria diferente: fizemos um vídeo para contribuir com a divulgação do seu projeto, através do dinamismo próprio desta mídia. Sem mais delongas, convidamos a conhecerem e, quem sabe, divulgarem seu projeto a quem tiver interesse – seja para fazer uso em sala de aula, apresentações, etc. ou simplesmente para interessados em tecnologia. Apesar do conteúdo não estar diretamente ligado aos videogames, a tecnologia barata e eficiente do Nintendo Wii bem utilizada por um também retrogamer – por volta do ano 2000 nós dois até fizemos uma banda na qual, nos ensaios, marcavam presença músicas de Out Run, Sonic e R-Type, dentre outras :) – é o gancho para que, quem sabe, aceitem o nosso convite de assistir o vídeo a seguir…

Este não é um Cosmic Cast/Fast, mas nós do Cosmic Effect ficamos honrados em contribuir de alguma maneira para este projeto sensacional – que provavelmente nem existiria, não fosse um… console de videogame. Esperamos que os amigos retrogamers que nos acompanham curtam o Projeto YTboard do Arnaldo Diniz :)

Site do projeto: YTboardProject.com // Twitter do YTboard: @ytboard

O vídeo conta com arte/animações do AndreyZX e edição & trilha sonora original do Cosmonal.

* * *

19 Respostas

  1. O que eu achei legal do projeto é que ele ensina como fazer, não guarda o conhecimento para si apenas para poder ganhar dinheiro com ele. E aliás, já estou vendo o YTBoard (ou algo semelhante) em alguns lugares, só não me lembro quais. Boa sorte ao Arnaldo!

    Curtir

    • Miuto obrigado Rafael. A ideia é mesmo essa: contribuir com a comunidade, sem segredos, e poder contar com as críticas e sugestões das pessoas para fazer o projeto se desenvolver consistentemente.

      Nosso desejo é antes de tudo tornar a solução acessível. Sempre haverão aqueles que desejam obter um kit pronto, e por isso oferecemos esta comodidade. Mas ainda assim, o YTb.Project estará lá, com todas as informações necessárias para quem deseja ‘fazer’ sua própria lousa =]

      []s e sucesso!

      Curtir

    • Tenho tentado paulatinamente realizar acesso ao programa YTBoard mas ao que parece, o inventor foi comprado por empresas de fabricação de lousas interativas!!! Não há acesso ao site/blog do YTboard e não é possível baixar o programa em lugar algum!!!! Nesse caso o desenvolvedor está se mostrando muito diferente do que está informado no blog!!!!

      Curtir

  2. Aqui na UFRJ temos uma lousa interativa parecida com essa (inclusive eu apresentei o meu exame de qualificação de Doutorado nela). Aliás, outra coisa legal do projeto é que ela aplica exatamente os princípios básicos da Nintendo ao elaborar os seus consoles: utilizar uma tecnologia já conhecida e dar a ela novas aplicações. Isso é uma das bases de um trabalho científico.

    Muito legal mesmo o projeto. Tomara que ele seja cada vez mais difundido e reconhecido por todos!

    Curtir

    • É isso mesmo A.L.A.S.! Procuramos pensar ‘fora do quadrado’. Desta forma sempre encontraremos combinações inovadoras para coisas que já conhecemos.

      Nosso maior sonho é ver o benefício que nosso projeto pode levar às pessoas, sempre com os menores custos possíveis.

      Obrigado pelo incentivo! []s e avante =]

      Curtir

  3. Arnaldo Diniz parabéns pelo projeto!!!
    O melhor é que você conseguiu montar um sistema que não é caro, e pelas imagens parece que funciona muito bem, tem uma resposta na lousa como se fosse uma caneta tradicional,adorei!
    Acredito que o seu sistema para “lousa interativa” fará encher os olhos de muitos professores e proprietários de faculdades em todo o país.
    Sua atitude em distribuir o software gratuitamente é um incentivo a pesquisa e o desenvolvimento educacional em vários níveis de aprendizado, pois as possibilidades são infinitas,parabéns!

    @Eric seu post off-topic foi necessário e interessante, até porque sendo amigo do @Cosmonal e arquiteto do Superconsole no mínimo merece todo meu respeito.

    Curtir

    • Se tudo der certo, teremos um crescimento saudável no alcance do projeto. Suas ponderações são todas pertinentes e coincidem com a filosofia do YTboard: baixo custo, funcionamento razoavelmente simples, publicado para acesso livre e com um canal aberto para a comunidade.

      Muito obrigado por comentar, e pelas nobres palavras de apoio ao post!

      Curtir

    • Mestre Dactar, valeu meu caro, realmente o lance do Arnaldo empolga a gente divulgar mesmo, por causa da postura do projeto de realmente compartilhar a tecnologia, agindo como um facilitador através da própria Internet.

      Você realmente enfatizou um ponto importante – a idéia de distribuir o software e as instruções de como fazer o sistema inteiro acaba divulgando naturalmente o projeto dele. Acompanhei desde o inicio, sinto a maior honra de ter emprestado meu Wiimote para que ele começasse a experimentar (ainda no projeto acadêmico) antes dele comprar o primeiro dele! :)

      Pude notar a otimização que ele conseguiu no software para circundar as deficiências da pilha bluetooth do Windows, deixando o desempenho do traço praticamente em tempo real, dentre outros desafios que enfrentou.

      Abração Dactar!

      Curtir

  4. Ola Arnaldo,

    Esse projeto e’ muito interessante. Governo e iniciativa privada logo vao se unir pra fazer melhor uso dos projetores que muitas vezes ficam armazenados nos armarios das escolas quase esquecidos.
    Com tantas escolas buscando parcerias nas pesquisas e instrumentos complementares ao aprimoramento do ensino, essa e’ a direção certa!

    Simples e eficiente.

    Parabens a toda equipe do YTboard!

    Curtir

    • Fala Andrey!!! Bom vê-lo por aqui =]

      Pois é rapaz. Vc foi em cima: projetores esquecidos…
      Isso acontece com frequência e, em muitos casos, por simples falta de informação.

      Progressivamente criaremos as condições para atender a todos. Sempre deste jeito que vc falou: simples e eficiente =]

      []s

      AD

      Curtir

  5. Estava pensando…
    Sera’ que as fabricantes de projetores(chamados de “Datashow”, se adaptam `a evolucao do mercado?
    A Sony, ha’ uns 10 anos, incluiu em seus projetores, leitor de memorystick, os cartoeszinhos de memoria do mesmo tipo das cameras que fabrica. Assim e’ possível passar as fotos como slides usando o controle remoto do projetor. Que por sua vez ja trazia aquela função apontador laser.
    Tambem a entrada USB, entradas RF, e os projetores continuam sendo quase um centro de multimídia portatil.
    Os modelos Toshiba com leitor de cd/dvd, HDMI, etc. Esta cada vez mais intregrada a estes aparelhos a tecnologia disponível no mercado.

    Sera que em muito breve, tais empresas, farão do controle remoto uma função caneta e um software mais completo que gerencie tudo isso, partes intregrantes dos futuros projetores(Datashow)? Blue Tooth, YTboard, Wii, Sony, Ps3…

    Convergência parece ser provável.
    Sucesso pra voces! Que eles contactem logo a sua equipe!

    Sucesso!

    Curtir

    • Andrey, pixelMaster!

      Tudo verdade! E a Epson e a Sharp têm modelos metidos a lousa. Eu acho o da Epson mais promissor. Entretanto o $ é sempre salgado…

      Sinceramente não acredito em convergência para ‘lousa’ somente por questões econômicas, mas que é uma boa, isso sim é. E tecnicamente viável.

      []s

      AD

      Curtir

  6. De repente, não mais que de repente, acho a motivação que faltava para postar aqui no Cosmic Effect.

    Parabéns a todos os envolvidos no projeto YTboard, em especial ao amigo Arnaldo, pelo excelente e maturado projeto apresentado nesse post.

    Parabéns também ao pessoal do Cosmic Effect pelo blog, é sempre bom lembrar dos jogos e de todo o pocesso que era necessário para estar com eles e os consoles atualizados, e pela confecção desse excelente post.

    Ao Andrey, a solução que você comentou já existe. Da uma pesquisada sobre o Epson Brightlink 455Wi, só o preço que não deve ser nada barato aqui em terras tupiniquins.

    Abraços a todos.

    Curtir

    • JP na veia!

      Isto mesmo: o Epson Brightlink inclui os recursos de uma lousa. Utiliza ultra-short-throw (o que permite um instalação super confortável a 60cm da tela de projeção) e usa basicamente a mesma tecnologia do YTboard. Só o $ que ainda tá alto no BR: cerca de 6.000 pilas =/

      Vamos em frente!

      Curtir

    • Valeu meu caro Joe!

      Curtir

  7. Arnaldo como tenho acesso ao kit YTboard?

    Curtir

  8. Olá estou muito interessado mas não consegui encontrar nada na internet pois o site está fora do ar.
    Se alguém pude meu ajudar meu email é massao@linuxmail.org.
    Grato!!

    Curtir

  9. onde encontra esse programa hoje em dia pra baixar? pois perdi o meu e não encontro mais na internet

    Curtir

Deixe um comentário