Cosmic Fast #8 – Telejogo II

Alguma vez você precisou levar seu videogame para consertar? Será que foi possível acompanhar o técnico, enquanto ele abre e manipula seu videogame? Nem sempre dava pra passar do balcão da assistência técnica, não é mesmo? Era duro esperar ficar pronto… afinal, quase sempre tínhamos somente um console, em se tratando do passado da maioria de nós, retrogamers brasileiros.

Então, amigos… meu Telejogo II, aquele maravilhoso videogame de primeira geração, muito superior ao Telejogo I (cores! 10 variantes de Pong ao invés de 3!) não estava funcionando e foi até removido do SuperConsole faz alguns anos. Mas, um amigo (e parceiro de profissão) que possui uma empresa de manutenção eletrônica de placas-mãe e notebooks – e, principalmente, tem paixão por equipamentos antigos, abriu um espaço na sua agenda de serviços para tentar trazer de volta à vida um console de 1978. Afinal… não tem emulador de Telejogo II por aí fácil não :)

Entre um papo e outro sobre a sobrevida de componentes tão antigos, você poderá conferir a qualidade de construção do primeiro console de videogame fabricado no Brasil, dentre outros detalhes interessantes da época. Este Cosmic Fast é apenas um passeio pelo distante passado da geração inicial de videogames domésticos, pré-Atari. Mas Pong não será o único jogo que você irá ver…

Amigos, este é o…

Cosmic Fast

Edição #8: Telejogo II

Canais somente com vídeos produzidos pelo Cosmic Effect

* * *

39 Respostas

  1. Sim… e ja esta concertado? Fiquei curioso rs

    Rapaz… esse controle me lembrou imediatamente o controle do CP400. Ele era bem macio, mas tinha um problema sério: não tinha um sistema de centralização automático! Assim, era muito dificil jogar aqueles jogos que exigiam uma certa precisão, pois agente nao conseguia fazer movimentos curtos.

    Do mais, ótimo cast! Lembrei logo de Marcio e seu Telejogo 1! rs

    Curtir

  2. ehehehehe, ainda não Euler!! Ele prometeu pra “segunda-feira” mas o danado não especificou “qual segunda”! :)

    Vou ter de comprar alguns componentes na praça da sé, então ele faz o serviço e, quem sabe, rola o “Telejogo II – Parte II” ;-)

    Sim, foi onde vi o Telejogo 1 também, mas em Sobradinho, onde nasci, um amigo dos irmãos havia levado um lá em casa – foi quando vi pela primeira vez um videogame, provavelmente em 1981 ou 82 – e olha, o controle tem esse comportamento mesmo, não centraliza!

    Curtir

  3. Adorei mais uma vez, estava indo dar uma malhada qdo vi que tinha saido cosmic fast novo. Como sempre interessante e….. que músicas…

    parabéns

    Curtir

    • Valeu mesmo meu caro Paulo! A trilha sonora é uma parte crítica mesmo dos Cosmic Fast/Cast – interessante que a game music é tão rica, mas tão rica, que nem precisamos de músicas de outros meios, tem trilha de jogos para todo tipo de sentimento, uma maravilha mesmo – até mesmo para uma placa oxidada de Telejogo II :)

      Abração meu caro, que bom que gostou do vídeo – e da trilha também :)

      Curtir

  4. Mas esse Osires é abusado ein? Como ele ousa jogar primeiro que o dono?

    Inclusive estou prevendo uma nova história de trollface vs forever alone naquela parte do – você vai precisar que eu esteja aqui pra testar – não se preocupe, tenho meu fiel ajudante aqui.

    Curtir

  5. Dessa vez vou poupar o pequeno Eric, Danilo. Quem sabe na continuação, né? ehehehhehe

    Caras: tô bobo com a qualidade do controle do Telejogo II. Coisa de primeiríssima qualidade! Ganha de muita tralha de hoje em dia, sem dúvida alguma…

    Curtir

    • @Dancovich
      eheheheh, o cara gosta de coisa velha também, ficou mais empolgado com o Telejogo do que eu, rs

      @Sephrox
      Rs, ainda bem que dessa vez vou escapar. Ainda que o “quem sabe na continuação” já preocupou, rs
      Sim rapaz, e aquele controle é um fenômeno mesmo. Se consertar e o bicho voltar a funcionar, vai dar pra ver mais ou menos no vídeo da continuação.

      Curtir

  6. Que aula sobre video game de primeira geração, mostrando o console por dentro, explicando e contextualizando a época, só no Cosmic Effect para ter uma aula dessas.

    Valeu pela aula. Esperando sair o continuação.

    Curtir

    • Valeu meu caro Ighor! Acabou, sem querer, até ficando meio “didático” esse episódio, não foi?

      No próximo com o Telejogo funcionando (assim espero, rs) vamos ver se rola bastante gameplay :)

      Abração!

      Curtir

  7. Uau Eric,

    Unreal Return e Fall Out 3 realçam a esperança de ‘retorno’ do Telejogo 2. Muito massa a combinação. Easter Egg?
    Muito bom a montagem!

    Curtir

  8. Onde se encontra o cd com as musicas deste Cast? Na Amazon já esgotou.

    Excelente!

    Curtir

    • ehehehehe, pois é Andrew, mas eu ainda acho que o Pitfall em Golden Axe e o Harry’s Energy Drink foram os highlights deste episódio. Eu me arrepio toda vez que assisto a abertura! Sim, você desvendou o easter egg ;-)

      Trilha sonora, Unreal é seu ponto fraco, eu não sei disso não? ;-)

      Curtir

      • Ainda acho que as musicas fizeram o clima do post no suspense do possivel conserto ou fim do TJogo II.
        Valeu pela passagem por Arkanoid!
        E Unreal…sempre tem uma trilha sonora irreal!

        Curtir

  9. Ha ha ha “Harry Energy Drink” eu quero comprar! mas não chegou nos supermercados de Curitiba ainda,KKKKK pra quê asas meu amigo!Muito bom,outra coisa o Harry agora possui especial,seria um crossover com Golden Axe? um Hack de Pitfall?Sensacional.Harry a cada post está ficando mais influente e poderoso,isso deve ser coisa do Andrey :)

    Eric esse post foi o mais retrô,raiz,origens..etc que você fez,eu que sou um “velho lobo do mar” fiquei perdido e ao mesmo tempo atento ao telejogo II que é um console estranho para mim, praticamente não uso essa frase mas:-Esse não é da minha época” kkkkkkk,sério muito retro mesmo!

    Cosmonal,você poderia ter mandado consertar o Telejogo,feito um breve review e pronto.Ainda bem que não foi assim.Sua decisão de filmar e compartilhar com os retrogamers o processo para ressuscitar o velho console ficou show de bola,ótima idéia.
    Parabéns ao Osires e a Pctech! que além de aceitar o desafio de consertar um telejogo também é um credenciado Retrocard,e o mais legal foi que o comercial do cartão ficou por cima das bandeiras VISA e MASTER na recepção com a mensagem:”aceitamos Retrocard…talvez outros cartões”.KKKKKKK ,ri muito disso!

    Sobre o controle do Telejogo,muito bonito mesmo,é incrível que o design seja dos idos de 78/79,lembra muito os produtos Apple de hoje em dia com suas formas arredondadas,sem exagero é lindo mesmo!Além de resistente ao tempo,como ficou claro no vídeo.
    Esse foi o Cosmicfast com o maior número de participantes,ficou bem legal!
    Um abraço para Lorena que participou do vídeo numa boa mesmo sem entender porque nós homens gostamos tanto de peças,componentes,resistores, capacitores,diodos etc,mulheres nunca vão entender mesmo, nem porque gostamos de guardar e cuidar de caixas e manuais de consoles e equipamentos que a princípio parece ser apenas papel,mas não é.
    E o Rafael? seu primeiro console é um PS3? Caraca ,tempos modernos!Começou bem,não tenho, mas curto muito o PS3.Eric já que o Rafael não sabia o que era pong, ele deve aproveitar o momento e jogar o Telejogo quando ficar pronto.Eu não deixaria passar essa oportunidade,não é todo dia que você pode jogar um videogame da FORD.KKKKKKK :)

    Curtir

    • @Dactar
      Ola Dactar,
      E’ esse foi o mais retro dos posts e repleto de surpresas acústicas e visuais. Foi praticamente um fóssil dos videogames em um laboratorio pra analise dos pixels petrificados.

      Telejogo I e II n sao da minha epoca tambem mas o conheci antes do MSX. Por acaso em uma caixa de brinquedos que vasculhavamos, eu e um amigo achamos o Telejogo I. Testamos, funcionava. Mas preferimos os jogos do Atari/ Odissey. Logo em seguida MSX e TK vieram do futuro pra dominar o mundo.

      Aquele video do inicio do post foi um secreto lançamento interno da Sega. Chama-se Golden Axe – Pitfall Quest.
      (Mantenha segredo. Se perguntarem diga que nunca ouviu falar. Nem no Google se acha.)
      Quanto ao energi drink a Harry’s Company pretende normalizar o fornecimento em todo pais esta semana.
      No mais, tudo bem. Esse post ja pode virar um quest. Muito interessante ver esta tecnologia de games qua ate a Ford participava. Sera que a Ford aceita Telejogo na compra de um dos seus modelos 2012?
      : )
      Abraço a todos!

      Curtir

      • @Andrey
        “fóssil dos videogames” essa foi ótima,foi exatamente isso,perfeito!Falar de atari, DOS ou MSX eu fico tranquilo, mas o Telejogo… me causa desconforto de tão retrô que é ha ha ha.
        Em relação ao “mega lançamento da SEGA” pode ficar tranquilo eu guardo este segredo, mas não por muito tempo ok? :)
        Se a FORD aceita um Telejogo na compra de um Zero eu não sei, mas que deveria sair um modelo Classic 2.0 Focus Retrô ou Vintage com um Telejogo de série bem que deveria.kkkkkkkkk :)

        Curtir

    • Grande Dactar! Pois é meu caro, Andrey quer levar Pitfall Harry aonde seus pixels nunca imaginaram ser possível!!!

      Valeu por lembrar do pessoal todo da PCTech, eles são muito gente fina mesmo e abriram aquele tempo ali no horário abarrotado das mil manutenções que fazem diariamente – é o amor pelos videogames antigos, o que ele não faz né?

      Sim, o Rafael estará lá para uma melhor de três no Paredão II que faremos ;-)

      Abração Dactar!!

      Curtir

  10. O mais legal é que a loja arruma jogos antigos e ainda aceita Retrocard! Eu cheguei a jogar, e não sei o que vocês vão ficar mais revoltados:

    1º- Eu trabalhava com reciclagem e alguém JOGOU UM TELEJOGO II FORA!!!! Nem preciso dizer que aproveitei ele, e muito! Até que…

    2º- …um belo dia, o Telejogo parou de funcionar. E eu DESMONTEI O TELEJOGO PRA VENDER OS COMPONENTES COMO RECICLAGEM!!!!!!!!!!! Ah, se eu soubesse que, quinze anos depois, ele seria uma lenda!

    Curtir

    • Caramba, um retrocrime ambiental! Jogar um Telejogo no lixo? Não pode, é proibido pela lei Bushnell número 2600.1 “O descarte de consoles é proibido em todo o cosmos. Console velho deverá ser entregue ao Cosmic Effect para o correto direcionamento” rsrs…

      É meu caro Tristan, Um Telejogo montado, funcionando, hoje em dia… o valor sobe a cada dia… :)

      Curtir

  11. “PRA QUE ASAS” foi GENIAL!

    O RETROCARD tem anuidade?

    Curtir

    • Ola Eduardo,

      E’… imagine os transtornos de ganhar asas quando so se queria e’ tomar uma bebida energetica?
      E causaria dependecia quimica? Quais os efeitos colaterais de ter asas? Alergias? Asma? Penas encravadas?
      Os cabeleireiros/Barbeiros estao adaptados pra essa clientela que quer aparar as asas?
      Com o Harry’s nao tem nada disso.

      Sobre o Retrocard: não tem anuidade. Isso e’ coisa de cartoes que não visam o passado do cliente.

      Curtir

  12. Haha, mais uma vez a abertura e o final quase roubam o Cosmic Cast inteiro!

    O legal de chamar o cara pra fazer manutenção é que o bate-papo me fez lembrar de uma porrada de coisa que havia aprendido nas aulas de eletrônica. Por exemplo, eu sabia de cor quais que eram as cores que terminavam o valor do resistor… Hoje em dia não lembro de mais nada disso! kkkkk

    Aliás, ando sentindo falta do Danilo nos episódios… O que aconteceu? Ele foi demitido?

    Curtir

    • A abertura em especial com a voz do Dirceu Rabelo! :D

      E Dancovich não tá sumido não, é porque este tipo de episódio eu tenho feito por não estar trabalhando no turno da tarde (Danilo é “peão de 8 horas” ainda :P) – olha o que o tempo livre faz com uma pessoa! :D A PCTech inclusive é literalmente ao lado de onde trabalho aqui em Salvador, então este aí filmamos de manhã mesmo, em pleno horário comercial, entre uma manutenção de placa-mãe e outra que o Osires faz para a empresa que eu trabalho :D

      Não se preocupe que o próximo Cosmic Cast (este foi Fast ;-) é um “full featured” Cosmic Cast com o cast completo (completo = “milli e vanili”, rs), e bem diferente, até estourou orçamento e tudo eheheheh ;-)

      Curtir

  13. Legal cara! Estou ansioso prá ver o bichinho funcionando!

    Abraço!

    Curtir

  14. Putz, excelente este Cosmic Fast!!!

    Rapaz, seu amigo-técnico está de parabéns. O cara manja mesmo, sabia identificar tudo lá no aparelho e ainda deu aula para a turma. Adorei os comentários dele.

    Todo mundo sempre diz que as coisas antigas eram feitas para durar, mas confesso que fiquei surpreso com a qualidade do hardware, sensacional mesmo. Quando vi o funcionamento do botão lembrei logo do meu Nintendo DS. Tive que abri-lo porque o botão A estava afundando; o sistema é baseado naquelas borrachinhas vagabundérrimas, e obviamente a do botão estava rasgada. E olha que o treco deve ter um, dois anos de uso.

    A alavanquinha do Telejogo II, no comments. Fico até deprimido quando comparo esse controle aos atuais.

    Fabuloso esse negócio. Já estou na torcida para que outros consoles seus quebrem :P

    Sobre a edição, a abertura ficou hilariante, rolei de rir aqui. Gostei também da forma como vocês filmaram o console, mostrando as peças de perto, “passeando” pela placa, ilustrou bem mesmo. E a associação com o Fallout ficou dez.

    Parte 2! Parte 2!

    E DVD JÁ!

    Curtir

    • Uau, e você está falando de um DS, um negócio desse nível com uma borrachinha vagabunda… pelo jeito é padrão hoje em dia.

      Ahahahah, seu desejo é uma ordem: tem um NES, um Atari… e até um 32X quebrado por aqui, rs… aos poucos vou abrindo espaço na agenda do Osires e vai acabar rolando com outros consoles mesmo. Tomara que ele não leia isso e pense que vou roubar o horário comercial dele inteiro ahahahaha

      Valeu Orakio, e Andrey genial naquela mistura com Golden Axe, seu Pitfall já acabou com Death Adder, ficamos aqui pensando qual será o próximo chefe, rs… parte 2 e DVD em breve ;-) parte 2 está dependendo de uma ida numa ruazinha meio aventura aqui em Salvador, onde vende componentes eletrônicos.

      É até curioso, valia a pena até filmar se o lugar não fosse um pouquinho arriscado: é no Pelourinho, o tal cartão-postal aqui de Salvador, ironicamente o único lugar da cidade inteira onde existem lojas de componentes eletrônicos. O dono de uma dessas lojas me contou que elas lá se concentram porque nos anos 60, 70, por conta de ser perto do porto marítimo de Salvador, era uma zona de desembarque, etc; alguns paulistas, cariocas, etc. motivados pelas “facilidades sexuais” da região do “Pelô”, decidiram ficar por ali mesmo e abriram lojinhas pra vender eletrônicos, aproveitando seus contatos prévios na região sudeste, que enviavam os materiais a serem vendidos por aqui…

      Curtir

  15. Quando eu vejo os vídeos dessa galera, sinto que estou vendo um Discovery “Games by Brasil”. É o video game levado a sério e acho isso simplesmente sensacional! Esta edição do Cosmic Fast é uma das melhores senão a melhor. O cara manja muito mesmo como o Gaga falou e conforme ele ía analisando a situação do “paciente”, ele explicava tudo para o Eric. Sem contar que a edição e o som deste programa ficaram ótimos também!

    Fiquei muito impressionado com o controle do Telejogo II, ouso falar que a serviu de inspiração para muitos controles futuros sim.

    Parabéns meus caros, louco pela a parte 2!

    Curtir

    • eheheheh, valeu Mano Beto!

      É rapaz, estamos todos ansiosos para o Osires consertar o nosso “brinquedo” e podermos testar o controle com o jogo rolando, espero que tudo isso componha a parte 2 :)

      “Serviu de inspiração para outros controles” – que legal, caramba.

      Valeu meu caro Mano Beto!

      Curtir

  16. SENSACIONAL!

    Ficou excelente a ambientação deste vídeo. O Osires também se comportou muito bem, hahaha. A cereja do bolo foi aquela inserção de Fallout 3 ao ver pela lente de aumento os componentes oxidados.

    Parabéns mesmo por este vídeo, que deu bastante ansiedade, pois custei em acreditar que tivesse conserto… para piorar ainda tem continuação ! :-)

    Curtir

    • Grande Frank, valeu meu velho!

      Eheheheh, é verdade, pelo estado daquele trecho “Fallout” da placa, é difícil de acreditar que ele volta à vida, mas o Osires está confiante, acha que foi só naquele trecho o estrago maior mesmo. Vamos ver, a continuação sai em breve, esperamos todos que com ele funcionando de verdade pra gente curtir :)

      Curtir

  17. Eric, parabéns cara! Seu blog é muito bom! Estou vendo os vídeos aos poucos. São ótimos!

    Fiquei curioso agora para ver esse Telejogo II funcionando… Tomara que seja em breve!

    Abração!

    Curtir

    • Valeu meu caro! Que bom que está gostando dos vídeos!

      Sim sim, esta continuação já é uma das “mais pedidas” (risos) por aqui, só falta uma brechinha na agenda do colega que tem a oficina de eletrônica, mas está perto de acontecer mesmo! Dever ser o próximo ou o seguinte Cosmic Fast.

      Abração, sinta-se em casa aqui :)

      Curtir

  18. […] Quem não assistiu a primeira parte da saga Telejogo II: Cosmic Fast #8 – Telejogo II […]

    Curtir

  19. Tenho um MSX Hotbit Sharp e um Telejogo Philco para venda.
    Contactar engflavio73@yahoo.com.br

    Curtir

  20. […] e constrangedor que eu não pretendia postar, mas já que passei vergonha de qualquer jeito no vídeo do Cosmic Effect (e o pior: vem mais por aí) então não vejo mais problema em postar isso aí. Quem sabe o […]

    Curtir

Deixe um comentário