Japão 2011

Caros retrogamers,

Vocês sabem que o Japão é um país que nos deu diversas alegrias.
Mario, Mega Man, Simon Belmont, Sonic, Pac-Man, e muitos outros
ícones da indústria dos videogames foram criados lá. Esse mesmo país sofreu
um grande abalo este ano. Muitas pessoas perderam tudo que tinham nos
terremotos e no maremoto que avassalou cidades inteiras.
Gostaríamos de apertar “CONTINUE”, para que tudo voltasse ao normal,
como num jogo. Mas é a vida real, e não podemos voltar.

O Japão já passou por diversas catástrofes, e sempre surpreendeu
o mundo com seu exemplo de superação. Mais uma vez esperamos
que ele se restabeleça rapidamente.

É muito triste ver todas aquelas pessoas que vivenciaram o mais severo terremoto
da história do país. Foi horrível. É por isso que nós oferecemos
nosso amor a todos os japoneses. Lamentamos que o Japão
tenha sofrido esta tragédia. Nunca percam a esperança!

Japoneses, estamos com vocês.

Vamos todos juntos nos fortalecer!

São os sinceros votos do Cosmic Effect.

.

Conceito e Arte: Andrey Santos
Música: Eric Fraga *versão em piano de “Rise From Your Grave” (Altered Beast/SEGA)
Texto: Eduardo Shiroma

レトロゲーマーの皆様、

日本が、私達に多くの喜びを与えた国であると知っています。マリオ、ロックマン、シモン・ベルモンド、ソニック、パックマンなどテレビゲーム産業の他の多くのアイコンがそこに作成されました。この同じ国は、今年、大打撃を受けました。多くの人々は、それらが、全体の都市を破壊した地震と津波に持っていたすべてを失いました。「コンティニュー」を押したいと思います、そして、すべてがゲームのように標準に戻ります。しかし、実生活であり、私達は帰ることができません。

日本はすでに幾つかの災害を通り抜けて、いつも克服のその範によって世界を驚かせました。また、私達は、すぐ国が復元されることを望みます。

国の歴史の最も厳しい地震を経験したすべての人々に見るのは、非常に悲しいです。それは恐ろしかったです。それは、私達が私達の愛情をすべての日本人に提供する理由です。私達は、日本がこの悲劇を受けたのが残念です。決して、希望を失わないでください!

日本の皆さん、私達はあなた達と共にいます。

皆で一緒に頑張りましょう!

それはコズミックエフェクトの誠実な好意です。

* * *

25 Respostas

  1. Eles vão superar! Não é um povo como outro qualquer, sua força de vontade e perseverança são exemplares ao resto do mundo. Eles vão prevalecer como sempre fizeram! Estou torcendo para que tudo dê muito certo para eles, e tenho certeza que vai dar.

    Curtir

  2. Holy shit, esse Cosmonal ainda vai faturar um… Grammy? Oscar? Sei lá, a gente tem que inventar um prêmio pra esse cara ganhar.

    E parabéns ao Shiroma pelo texto, ficou muito bonito!

    Curtir

    • @J.F. Souza
      Isso aí meu caro Yoz!

      @Orakio “O Gagá” Rob
      uhauahuahahu, “o Oscar vai para…” Andrey, eu ficava em dúvida se a música do Altered Beast não ia casar, mas ele achou o ponto certo com a edição e as imagens não foi?

      Valeu Gagá/Yoz

      Curtir

    • Agradeço muito pelo elogio, caro Gagá, mas os méritos são todos do Andrey e do Eric. Entrei como um intruso nessa história! :D

      Curtir

      • Ola Shiroma!

        Ainda estou com duvidas se a sequencia de construcao dos ideogramas esta certa.
        Voce que entende, ta feito certo?
        Fiquei pensando “qual traço vem primeiro?” O diagonal ou o vertical, esse ou aquele?
        Obrigado por sua ajuda!

        Curtir

        • Puxa, sinto-me constrangido em dizer isso, mas se levarmos as regras à risca, houve alguns erros.

          A escrita dos traços tem várias pequenas regras, mas muito resumidamente posso dizer que é feita da esquerda para à direita, (em poucos casos há exceções) e de cima para baixo.
          A palavra “esperança” (em japonês: 希望; romanizado: kibō) é composta pelos caracteres ki () e (). Clique nos links para ver como se escreve cada um dos ideogramas. Note que cada ideograma tem suas peculiaridades, com alguns traços escritos da direita para a esquerda, no caso do ki, por exemplo.

          São várias coisas que teria de dizer para esclarecer o assunto, mas ia ser complicado dar uma aula aqui!
          Para posterior referência em como escrever kanji, você pode usar o site citei aqui, o Yamasa Online Kanji Dictionary. Não é ótimo, mas você pode ver como se escrevem os traços.

          Acho que não esclareci bem o que você queria, mas qualquer coisa é só dizer.

          Curtir

  3. Sensacional o vídeo, muito tocante o texto e parabêns a todos que participaram.
    Me emocionei por demais, e some meus votos de prosperidade e paz as preces de todos.

    Curtir

  4. Ficou muito bom mesmo o vídeo, conseguiu transmitir a mensagem de forma perfeita! E é claro, a tendência de unir diferentes universos dos games com a realidade de alguma forma é sensacional!

    Curtir

  5. Quando vi que a música do post era Rise From Your Grave de Altered Beast, estranhei. Pensei: acho que essa música não casa muito bem com um tema desse, já que estou acostumado com aquela porrada que é a versão do Megadriver. Mas ao ouvir a composição a emoção tomou conta, ficou linda! Parabéns pela música, video e texto!

    Curtir

  6. Este vídeo já estava em produção a algum tempo por nosso amigo Andrey. Até demorou de sair e meio que perdeu o momento, mas nesse caso estou feliz com esta “perda” de momento, pois o Japão está se recuperando e de repente o vídeo ganha até mais significado, expressando a esperança e a força de um povo que nunca se deixa abater por catástrofes.

    Parabéns mesmo Andrey, não sei o que seria do blog sem você e toda essa habilidade em por sentimento em papel, vídeo, imagem, etc. etc.

    Curtir

    • E’ isso ai Danilo,

      Essa e’ a missao do Cosmic, reunir todos nesse cosmos contribuindo com quantos pixels pudermos!

      Abração

      Curtir

  7. Primeiramente gostaria de parabenizar o Andrey e o Eric pela homenagem tocante, sensibilizadora. Um ótimo trabalho o de vocês! Aceitem minhas humildes congratulações.

    O Japão, apesar de tão distante de nós aqui no Brasil, foi muito importante na minha vida. Primeiramente pela minha origem: meu pai veio lá de Okinawa e me deu a vida aqui, na terra brasiliensis. Posteriormente, na minha infância, vieram os jogos eletrônicos, predileções até os dias de hoje e que me ajudaram no aprendizado de línguas estrangeiras.

    Poderia ter parado por aí, mas o Japão apareceria novamente em minha vida. Minha família passava por dificuldades financeiras, e meu pai sugeriu que fossemos trabalhar lá do outro lado do mundo, como decasséguis. Houve muita resistência, mas acabamos indo.
    Foi uma árdua estadia, mas teve seus momentos gratificantes. Vi de perto a preocupação que eles têm quanto aos terremotos. Eu senti vários tremores, principalmente porque morava em uma província que fica exatamente em cima de uma falha geológica. Lá praticamente todos tem em suas residências uma mochila de emergência, chamada 非常持出袋 (Hijō Mochidashi Fukuro), que serve para se levar quando se tem de sair de casa no caso de uma situação grave. Morava perto de um quartel do corpo de bombeiros, e via que todos as noites o caminhão saía para fazer rondas, tocando sua sirene com som de sinos, pela vizinhança. Na televisão, diversas propagandas de seguros de residências e de vida, todas relacionadas aos terremotos.

    Tudo isso pode até parecer assustador, mas tudo era levado com muita normalidade. Eu mesmo nunca me amedrontei com essas situações.
    Vendo o que aconteceu com o país nos deixou enternecidos, mas tenho certeza que “eles vão superar”, como citou o Yoz.

    頑張れ日本!

    Curtir

    • E’ isso ai Shiroma, eles vao reconstruir.
      Apesar dos holofotes da midia nao mostrarem mas nessas ultimas 2 semanas houve 2 terremotos de 5,6 e 6 de intensidade na regiao ja afetada.
      Varios paises estao la ajudando e permanecerao por um bom tempo.
      Nos aqui do Cosmic Effect estamos mandando nosso pixel de contribuicao.
      Mas de pixel em pixel e’ que se chega ao HD!

      Abraçao a todos!

      Curtir

  8. Qualquer jogador de videogame,seja um novato, que comprou seu primeiro console WII semana passada no shopping,ou um retrogamer que joga desde os tempos do saudoso MSX,todos, absolutamente todos tem uma dívida emocional com o povo e a cultura do Japão.

    Deixo aqui minha pequena homenagem a este país que é a origem das minhas melhores e maiores lembranças nos games,animes e nos mangás.

    Arigatou gozaimasu

    Curtir

  9. Sem querer desmerecer as outras sociedades (ok, algumas sim), mas o exemplo da sociedade japonesa como organização, disciplina, valores morais, união perfeita entre tradições seculares com a mais alta tecnologia, etc. devem ser sempre um exemplo para o mundo.

    Nós somos privilegiados por ter como diversão os videogames, que captam tão bem este espírito da sociedade e da cultura japonesa.

    Sei que vai soar pleonasticamente repetitivo, mas excelente vídeo!

    Curtir

    • @Dactar Certeiro o “todos têm uma dívida emocional com o povo e a cultura do Japão”. Valeu meu caro Dactar, é isso mesmo, é essa a sensação.

      @mcs
      Caramba, quando aconteceu o terremoto, pessoas que estavam nos restaurantes obviamente fugiram, saíram sem rumo, desconcertados e assustados; no dia seguinte… restaurantes cheios: os japoneses voltaram para pagar as contas. Impressionante, porque o que deveria ser o esperado de todo ser humano, infelizmente sabemos que não é parte de todas as culturas…

      Quis reforçar com (mais…) um exemplo dos valores da sociedade japonesa que você citou. Abração mcs!

      Curtir

      • @cosmonal vamos torcer para que o povo japonês se recupere o mais rápido possível,vi hoje no G1 que a economia nipônica reflete com queda do PIB e recessão,que fase complicada,continuamos solidários sempre!

        Curtir

Deixe um comentário