Cosmic Fast #4 – Retro Arcade Pac-Man

Emulação na sala de estar está cada vez mais em voga, é o retrogaming cada dia mais popular mundo afora. Não só empresas que andam entre a dúvida da legalidade ou não com seus emuladores de mesa, como ocasionais produtos oficiais que permitem jogar jogo velho na TV nova. Provavelmente o mais famoso deles seja o Atari Flashback. Bom, chegou em nossas mãos o “Plug It In & Play TV Games” que, apesar do nome bobo com cara de produto concebido na China, é de uma empresa norte-americana e licenciado pela Namco Bandai. O que temos aqui é uma maquininha de arcade muito bem-feitinha com 12 jogos ultra-clássicos da empresa inalterados e com alguns twists bem sacados que garantem uma nota 10 ao produto. Pac-Man, Xevious, New Rally-X e outros sucessos aparecem neste vídeo, para o deleite dos fãs dos arcades dos anos 80. Ou seja, todo mundo :)

Bom, sem mais delongas…

Cosmic Fast

Edição #4: Retro Arcade Pac-Man

Canais somente com vídeos produzidos pelo Cosmic Effect

* * *

51 Respostas

  1. Caramba, rapaz, que treco legal!

    Também achei o som meio estridente, mas de modo geral é bem interessante, os jogos rodam direitinho!

    Como assim não conhece Mappy? SINNER!!!

    Um barato o aparelho. Claro, vai ter a turma do “é só ligar o PC à TV e usar o MAME etc etc”, mas o lance deles recriarem a experiência, colocando o controle, até com aquela luz da ficha… muito, muito legal. Onde ele comprou?

    No site oficial tem outro aparelho curioso no mesmo estilo, só que com jogos de Atari:
    http://www.jakks.com/plug-it-in-and-play-tv-games-atari

    Infelizmente não acho que o Atari esteja tão bem representado. Queria um aparelhinho desses para a patroa, ela adora Atari.

    Curtir

    • Não é demais? A qualidade e a atenção aos detalhes surpreenderam mesmo.

      É, o som ficou estridente naquela parte da música, estranho mesmo o porque. Mas só ali, o restante está 100%, no vídeo ficou bem alto porque aumentei bem o volume da TV, rs

      Não conhecia o Mappy, você jogou aquele negócio no arcade foi? :) Parecia bom mesmo.

      Sim, te falei no twitter mas é bom pra quem ler por aqui: ele comprou no Sam’s Club, que é do Wallmart (aquela loja que tem de pagar anuidade pra comprar) – tem no Brasil todo, imagino? Ele pagou R$ 80,00, depois abaixou pra R$ 40,00 e acabou rápido – foi em dezembro/2010. Quando baixou, ele comprou uns dois pra ele, rs.

      Muito bom o do Atari, vi ali, mas parece que faltaram alguns clássicos pra te empolgar a dar um para a patroa, acertei?

      Curtir

      • Os jogos incluídos na versão de Atari também são clássicos e valem o investimento, mas é que a patroa certamente se interessaria mais por títulos que foram muito populares aqui no Brasil, como Jungle Hunt, Pitfall, Frostbite, Smurfs, Bobby is Going Home e afins…

        Ah, se alguém se interessar em comprar, cabe uma observação: pelo que vi na internet, parece que a mesma empresa lançou versões anteriores a essa aí, com os mesmos jogos, e o controle não respondia muito bem, especialmente no Pac-Man. Porém, a nova edição resolveu o problema, então é bom ficar de olho na hora de comprar.

        Curtir

        • Opa, valeu pela informação Gagá.

          Não tem Pitfall, aí é fogo. Uma jogatina de Atari tem de incluir uma corridinha pra esquerda de Pitfall :)

          Aliás, o escorpião de Pitfall é quase survival horror não acham? Assustador, dá nervoso até hoje pular aquele bixo :D

          Curtir

    • Quem souber onde compro um pac man retro árcade por favor entre em contato comigo, contato@m1artes.com.br

      Curtir

  2. Curioso isso aí. Me faz lembrar a premissa do que a Tectoy tem feito com o Mega e o Master atualmente… Pena que eles só não tem feito direito, né?

    O som meio alterado do New Rally-X é realmente ruim, mas engraçado que nem achei tão chato assim… Tá faltando os harmônicos ali, mas encarei como uma “versão alternativa” interessante, rs

    E continue testando acessórios e gadgets assim. A ideia é muito boa mesmo!

    Curtir

    • Pois é rapaz, será que foi proposital mesmo? Não ficou ruim, (realmente lembrou uma gaita de foles, se o cara quis isso, conseguiu direitinho, rs) mas atrapalha um pouquinho pra quem curtia aquela música no arcade, como eu. Como tá tudo igualzinho, essa diferença acabou dando um sabor agridoce, não precisava.

      Mas o joystick, os botões… o analógico… putz, o analógico é perfeito, bem gostoso mesmo em Pole Position.

      Curtir

  3. Muito legal o mini arcade, parece emular bem! Mas algumas coisas me deixaram encucado.

    Primeiro, os botões estão localizados do lado esquerdo do controle, é isso mesmo?

    Segundo, a durabilidade da pilha é boa?

    E por último, porque você se deixou capturar em sua última vida no Galaga?

    Parabéns pelo video! Ótimo!

    Curtir

    • Haha, também fiquei me perguntando isso… Essa é a versão Left-Handed? :)

      Curtir

    • Isso aí, no lado esquerdo. O padrão do arcade é inverso, é verdade. Acho que por conta do peso dele, você joga com a caixinha na mão… boa pergunta! :)

      Acabou durante a gravação, mas as recarregáveis que estavam lá eram do dono e estavam paradas a um tempão, tipo 1 mês ou mais. O dono me falou que duram bastante.

      eheheheh, rapaz, achei legal colocar aquela cena pro game over de Galaga, rs. Quando criança, gostava de ver a nave ser capturada, rs. Só que era minha última vida, juro que nem reparei, aí tomei o game over. Era pra ir de novo, mas acabei não indo pra ganhar tempo gravando o vídeo (pra quem não sabe, você pode resgatar sua própria nave e ficar com duas atirando em Galaga).

      Valeu Tandrilion!

      Curtir

      • Eu notei que você levou um susto ao ver GAME OVER na tela, kkkkkkk! Imaginei: “acho que o Cosmonal pensou ter mais vidas”, foi engraçado!

        Sobre a posição dos botões, eu acredito que na década de 80 as posições eram invertidas mesmo. Eu vi um Galaga uma vez assim.

        Abraço!

        Curtir

        • Ah rapaz, então pode ser mesmo, não lembro desse detalhe não, lembro mais das alavancas na esquerda e os botões na direita mesmo, legal!

          E foi isso mesmo! Quase morro com um tiro antes de ser capturado, repare bem lá… um esforço em vão… :D

          Curtir

    • Até eu me perguntei se aquela forma tava correta. O fio sai da “frente” do aparelho quando você segura daquele jeito, então se você virar do outro lado duas coisas acontecem, a primeira é que o fio fica saindo do lado virado pra você e a segunda é que a posição dos botões fica esquisita, com um dedo só cobrindo os dois botões.

      A bateria acho que já tava gasta, então essa hora que ela acaba não é porque ele é um sugador de pilhas, rsrs.

      Curtir

      • Isso mesmo Dancovich, você lembrava que eu tava com esse arcadinho emprestado a um tempão e ainda não tinha feito nosso vídeo, rs, a bateria ficou lá perdendo carga esse tempo todo… mas o dono disse que dura muito, dias e dias com o filho dele jogando diariamente.

        Mesmo com a alavanca invertida, o feel é bem natural, está ideal naquela caixinha. O fio não atrapalha, etc, fizeram tudo certo ali. Principalmente a qualidade da resposta dos botões e da alavanca, o acabamento – tudo 10.

        Curtir

      • Primeira coisa

        Curtir

      • Achei interessante o aparelho! Só não sei como o Eric não conhecia Mappy (só fui conhece-lo tardiamente também).

        Primeira coisa que reparei foi a posição da alavanca intertida também. Isso me lembra dos tempos de Atari 2600, quando jogávamos com a mão “mais esperta” segurando a alavanca. Outro detalhe importante sobre inverter o controle: o analógico em Pole Position ficará invertido também.

        Curtir

        • Não conhecia o Mappy mesmo, Émerson! Depois joguei-o um pouquinho no MAME, é uma delícia!

          Ummm, bem lembrado com relação à Pole Position “invertido” rs

          Curtir

  4. Cara, que treco legal esse!

    Também eu achei o som um pouco estridente, mas nada que incomodasse muito, além da experiência pelo visto ser bem mais próxima a do Arcade mesmo.

    Sobre os botões posicionados do lado esquerdo, para mim, que sou canhoto, não tem nenhum problema, hehehe…

    E bem legal o lance do controle analógico para o Pole Position. Bem que eu estava precisando de um controle com esse dispositivo rotatório para jogar Ikari Warriors. Tive que jogar ele com um controle arcade comum para o meu blog e tive muito mais dificuldades…

    De resto, já estou correndo atrás dessa maravilha para ter em casa.

    Curtir

    • Valeu Adney, rapaz, a emulação é 100% sem tirar nem por (nem por literalmente, não tem filtros por exemplo, rs).

      A única exceção é aquele trecho estridente em Rally-X, mas só isso. O resto pode ter parecido “um pouco” estridente, mas no vídeo porque estava muito alto na TV, pode ficar tranquilo que tava tudo perfeito. Não tem nenhum tipo de slowdown ou qualquer outra coisa que distraia da experiência.

      O toque do analógico foi demais mesmo, emoção jogar Pole Position assim – eu que jogava no volante quase todo domingo num fliper aqui perto de casa, deu pra lembrar bem, a calibragem está ideal do analógico.

      Tem no ebay, se achar em outro lugar fala pra gente aê :)

      Curtir

  5. Adorei o aparelho! Estou com vontade de comprar.
    Quanto ao figurino do apresentador, show de bola a camiseta da http://www.3hitcombo.carbonmade.com XD

    Curtir

  6. Rapaz… eu conhecia essa paradinha. Eu procurei na Toys’r Us e não achei. Era 20 dolares nos EUA.

    Eric meu filho… vc não conhece a manha de jogar com duas naves em Galaga não? Não acredito rsrs Deixa o besourão que joga um raio te capturar, então qnd o besourão que te capturou começar a descer pra te atacar, acerta so o besourão, tendo cuidado pra não acertar sua nave. Assim, sua nave capturada se junta a que vc ta jogando e vc fica com munição dupla!!!

    Curtir

    • Conheço rapaz, não considero nem manha, é crucial pro jogo!! Mas me deixei capturar quando não tinha mais vida, rs. Aí não gravei de novo, adiantei pra outro jogo. Acho que tinha Galaga no fliper do Stiep não tinha? Tinha no Iguatemi, lá eu joguei bastante ele :)

      Curtir

  7. Êpa… não precisa desligar o console para mudar de jogo! onde voces vêem o led de power (ligado) alí tambem é um botão com função “pause” e “quit game” voltando para o menu principal.
    Mais um detalhe interessante é que ao deixa-lo em “pause” ele se desligará automaticamente para poupar a energia das pilhas e voltará ao funcionamento se pressionar qualquer um dos botões. e o jogo estará lá… no mesmo ponto.

    Curtir

    • Aêêê, Mr. Osires é o dono do bixinho aí! Me passei nessa rapaz, ele me avisou por telefone depois que viu o vídeo :) Brigadão Osires!

      Olha aí, nem precisa desligar o aparelho pra mudar de jogo, é melhor ainda. Tem também uma maneira de apagar o high-score quando quiser, ele me passou essa informação também.

      Curtir

  8. Muito legal! Também prefiro “jogar na TV” as emulações de PC. A parte física do aparelho é sensacional, dá uma sensação de durabilidade de resistência, parece coisa de primeira mesmo!

    Curtir

    • Pois é Frank, é de primeira mesmo. Nunca peguei o tal Atari Flashback nas mãos, mas com certeza esse da Namco deve ter a mesma qualidade ou até mais.

      Curtir

  9. Pessoal, seria muito trabalhoso para os senhores disponibilizar em audio também o Cast?

    Curto muito o trampo de vocês, gostaria de poder ir ouvindo na caranga enquanto vou pro trabalho!

    Ah, Eric meu nego, aceita eu lá na Live pra gente jogar aquele Castlevania! jluiz81

    Abraços!

    Curtir

    • Tá vai, pensando melhor, os casts de vocês são BEM visuais, talvez não funcionasse bem só no audio…

      Mas um podcast de vocês ainda assim seria muito bacana!

      Sobre o vídeo… Muito massa esse retro-console! Ano passado minha namorada foi numa reunião com umas amigas dela e eu tive que ficar esperando num shopping meio caído aqui de Sampa… Não tinha muito o que fazer, fui ver o que tinha de legal no fliperama… fazia alguns anos que eu não jogava nada num arcade.

      Joguei um pouco de Simpsons, de X-Men ( o de luta da Capcom), mas sem me empolgar muito. Fuçando lá no fundo, bem esquecidos, encontrei um Pac-Man e um Ms. Pac Man. Foi a primeira vez que joguei o arcade original (só tinha jogado Pac Man no Atari mermo). Pô, é incrível como esses jogos não envelhecem!

      Parabéns pelo vídeo, pessoal! Abraços!

      Curtir

      • Caramba!!! Você jogou Pac-Man no arcade!! Parece bobagem, mas – putz – queria como eu queria morar em São Paulo pra ir nesse fliper aí. Aqui em Salvador, provavelmente já teve algum Pac-Man, mas nunca vi – e não lembro de tê-los vistos nos arcades de shopping nos anos 80.

        Valeu e gamerinconstante, você vai nos ajudar fazendo o beta test se dá pra escutar apenas o áudio desses vídeos no carro :)

        (bom, é mais um motivo pra encher de game music de qualidade quando eu e Danilo não estamos falando, rs)

        Curtir

        • Posso dizer que sim, numa máquina antiga mas relativamente bem cuidada. Salvo engano ela trazia as logomarcas da Namco na carcaça!

          E terei muito prazer em falar a minha opinião a respeito da experiência de acompanhar um Cast de vocês “às cegas”!

          Curtir

    • Putz, não é não! Bom, vamos providenciar então, tranquilo!! Valeu pela sugestão!

      Ué, não tinha te aceitado ainda ou você me adicionou por agora? Ligando Xbox em 3, 2… :)

      Valeu, te mando mensagem quando colocarmos o áudio.

      Curtir

  10. Legal Eric!

    Esse PolePosition ta perfeito! O new rally x entao. Essa musica era a mais alta no fliper perto de la de casa, bom relembrar.

    Excelente esse aparelho.

    Sera que a Taito um dia seguira’ este exemplo?

    Curtir

    • É mesmo Andrey, tomara que vire uma tendência das antigas produtoras, lançarem maquininhas completas pra ligar na TV. Putz, se a Taito lança uma só com Elevator Action já ia ser um estouro, rs

      Curtir

  11. Eric,já estava com saudades dos seus vídeos.Quero mandar um alô para o Andrey e o Danilo(ele que fez a filmagem?)também.

    Quando bati o olho na “caixinha” que emula jogos eu lembrei do NES Advantage,que era um controle tipo arcade para jogar no nintendinho e mudava completamente a experiencia dos jogos naquele console.Este retro-arcade ,como voce disse”- não é um mero emulador” e realmente não é, ele traz muito da experiência e nostalgia dos tempos de arcade, um produto bonito ,bem feito(como voce citou: -igual ao fliperama inclusive com as travinhas das 8 posições…).Se o hardware deu um show a parte na jogabilidade também deu para perceber que a emulação corria lisinha perfeita!
    Em relação ao jogo Mappy que gerou uma certa reação da galera do tipo: Pô, vc não conhecia e tal… :) eu conheci Mappy jogando num cartucho de 42 jogos do NES um cartucho amarelo lembro bem…ha e neste mesmo cartucho tinha uma versão de Pole Position, muito bom este game,mesmo no NES.Claro que a –Ball Top– do retro-arcade ficou genial em Pole Position…cara nesta hora me deu uma vontade de estar ali do seu lado para poder jogar Pole position com este mini-arcade ,se é que da pra chamá-lo assim, e relembrar bons tempos quando eu jogava Pole position no NES.

    Sobre o Bosconian que voce disse que lembrava muito Thunder Force II do Mega Drive eu fui buscar no Youtube pra tirar a duvida, pois não conhecia Thunder Force e realmente voce tem razão, lembra muito a forma da navinha navegar pelo cenario e claro eu achei que o jogo do Mega parece ser bem melhor, embora aqui não caiba comparações…já que não joguei nem Bosconia e muito menos Thunder Force.

    Eu gosto muito de ler curiosidades dos games antigos e histórias de Fliperama mas não sabia desta coisa de Sampler,quer dizer,a máquina rodava o game e alguns sons do game tinham um sistema próprio paralelo oferecido pelo sampler? Imagino que mesmo que as Roms de hoje tragam tudo no pacote fica difícil recriar a acústica dos auto-falantes e da caixa de um bom e velho Arcade,ha ha ha desculpe se eu estiver muito nostalgico ha ha ha acontece!

    Eu acho que o fato de ter acabado as pilhas durante a filmagem ficou legal, deu um ar de suspense ao Cosmic fast,tipo :-E agora, será que bugou o arcadinho?:) é o tipo de imprevisto que acaba favorecendo,ainda bem que voce não cortou.
    Enfim para finalizar quero mandar um “Press Fire” pra galera e afinal de contas:- quem vai ser capaz de bater os 91540 pontos registrados na memória de Galaga do aparelhinho?Rapaz fica ai o desafio.

    Eric ,meu amigo Cosmonal, quando eu penso em -Cosmic Effect- eu penso em qualidade continue assim, valeu!

    Curtir

    • Graaande Dactar! Você honra esse nick com seus comentários.

      A filmagem nesse caso foi da Sheila (namorada), porque foi um episódio de bate-pronto porque precisava devolver o aparelhinho. Mas em geral somos eu e Danilo mesmo os camera-men! :D

      Então, rapaz, é isso tudo que você ressaltou, produtinho maravilhoso, simples e atento aos detalhes que faz o retrogamer sentir aquele “ahhh, que beleza”. Segurar o arcadinho na mão e jogar, não citei mas acertaram até no peso (já que não fica preso em nada).

      O Pole Position foi a cereja no bolo, eu que jogava no arcade full mesmo, sentadinho no volante analógico que respondia perfeitamente, super-sensível… putz… bom, não tem como perceber no vídeo mas fique seguro que o movimento é suave igual o volante.

      Rapaz, sobre a emulação tinha esse lance mesmo: lembro que a primeira vez que joguei Rally-X no MAME (sou louco por esse jogo) a décadas atrás não rolava o som das explosões e sentia uma falta danada daquilo. Achava que era a ROM estragada, mas nada disso, o sampler não ficava na ROM em muitas máquinas dessa época, porque algumas usavam circuitos analógicos para a geração de certos efeitos sonoros.

      Pois é, o dono depois me informou que os 91 mil pontos em Galaga nem eram dele, nem do filho pequeno e sim da esposa! Uma retrogamer, certamente :)

      Press fire pra você também, Dactar, cara, obrigadaço pelos elogios!

      Curtir

  12. Imagine este aparelho com Defender, Enduro, Hero, Pitfall, River Raid, Dinoland, Klax…

    Curtir

  13. Eric, vi seu video e comprei o plug and play pac man. Já joguei bastante e gostaria de tecer alguns comentários sobre osjogos.

    Dos jogos que eu conhecia (e bem mesmo) só o galaga e o New rally X parecem ser fiéis aos arcades originais porque os outros jogos, que lástima.

    A) O Pole position que é minha paixão tá todo alterado nessa versão Bandai. Começa por não ter a linha de largada. Depois o letriro é start quando o original é fuji. continua com a lerdeza do carrinho que demora e desenvolver velocidade (totalmente diferente do original).
    Nas curvas o carrinho vai de lado (horrível, o original virava de acordo com a curva). O barulho do motor é totalmente diferente e miitas outras coisa mais.
    Resumindo, opole position versão bandai está muito aqué, do pole position que eu tanto joguei.(veja no mame)

    E ae, o pong tá legal?

    Eu tenho um atari, um CCE e um milmar 128 jogos com slot pra carts…

    Abrçs ae amigo…

    Curtir

    • Muito legal meu caro Anderson!!

      Bom, com relação ao Pole Position, fui checar aqui; tanto o Pole Position I quanto o II no meu MAME (pack full de ROMs do Underground Gamer) têm mesmo o “Start” no letreiro, exatamente igual ao Plug And Play Pac-Man – isso pode ser variação da ROM, localizações diferentes da época, por exemplo. Possivelmente a ROM japonesa deve ter “Fuji”, as overseas podem ser “Start” – estou chutando, não chequei isso. Também, sobre o carro não virar, jogando aqui no MAME agora me pareceu ambos terem a mesma animação na curva, veja: http://twitpic.com/5rm19q — também não notei, enquanto jogava, que o carro levava mais tempo pra embalar. Olhando o vídeo e jogando no mame agora… ummm, me pareceu igual, mas você é mais fã do que eu, deve estar certo :D

      Com relação ao som do carro, sim sim, isso foi ruim mesmo. Acho que tentaram melhorar o som do original… o que não tem graça nenhuma pro retrogamer :P e muito estranho terem “esquecido” da linha de largada, não tinha notado hahahaha! Mas se você der um desconto, principalmente pela atenção de colocar um analógico só para o Pole Position (eu achei ÓTIMO o controle) e o fato de manter os high-scores, é um aparelinho bem legal – mas como sempre, emulação hardcore mesmo só no PC… :)

      Sobre o Telejogo II, só estou com uma dificuldade de achar uma brecha na assistência técnica do meu colega (que é o mesmo que emprestou o Plug and Play Pac-Man por sinal :P) pra finalizar o vídeo, em breve mesmo agora!!!

      Esse Milmar aí é demais, guarda bem ele :)

      Abração Anderson!

      Curtir

  14. Legal Eric. Mas agora que eu descobri vários arcades para o PS2, não quero outra vida. Estou jogando os arcades originais anos 80 no PS 2..
    Tem Elevator action, moon patrol, galaga, galaxian, pac man, ms pac man, pleiads, xevious etc etc…
    Todos originais em varias coletâneas.. veja as fotos na comunidade fliperama anos 80…
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=21917743

    e o pong?
    ficou legal?

    Abrçs ae…

    Curtir

  15. P.S tem até os pinballs originais anos 80 da Williams e da Gottilieb…

    Não quero mais nada..
    o pac man retro game ficou pra minha esposa…

    eheheh

    Curtir

  16. Eric, vou deixar aki o link da comu atari lovers no orkut. Lá a galera só fala de atari 2600 tem até disputas no console e no emulador..

    Abrçs

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=61373

    Curtir

  17. Eric, quanto ao retro game pac man, faça suas comparações com o mame.

    O pole position no mame (fora alguns detalhes do audio), tá superfiel ao original. Pena o audio não estar completo…
    Veja o galaxian. No mame está perfeito. Compare com o pac man retro game…..

    eyc…
    abrçs ae amigo…

    Curtir

    • Valeu Anderson, pelas informações adicionais sobre o Retro Arcade! Pô, estou acessando agora a comunidade “Atari Lovers” que você indicou, já vi que vou passar um bom tempo navegando pelas threads hoje pra conhecer melhor :)

      E o Telejogo II (o Pong que você pergunta num dos comentários anteriores) ainda está na casa do Osires. Ele me prometeu até o final do ano fazer a manutenção trabalhosa de trocar diversos componentes dele para uma última tentativa, ainda estou aguardando ele – você saberá por aqui caso dê certo! Abração!

      Curtir

  18. Pra quem quiser ouvir…
    Sons de um fliperama anos 80 ao som dos 80’s

    http://www.4shared.com/audio/SBg_4fZp/sons_originais_de_um_fliperama.html

    Curtir

Deixe um comentário