Cosmic Cast #11 – Unidos do Retrogaming

É carnaval. Pra muita gente, período de extravasar nas ruas da sua cidade, cantando (cantando?) e dançando (dançando?) até o amanhecer. Para os retrogamers de verdade, são dias importantes pra deixar a roupa de fantasia de lado e ir para a fantasia genuína que somente nossos queridos videogames, companheiros de tantos feriadões, podem nos proporcionar. Cosmonal, Dancovich e Andrey ZX foram ao local mais badalado do carnaval de Salvador, o “Circuito Barra-Ondina” conversar sobre TK90, NES, Mega Drive, Nintendo 64, Arcade e mais. Até sugestões inusitadas de jogos que realmente  lembram a festa tão popular em nosso país apareceram. E não estou me referindo somente ao Carnival do Atari 2600. Entre um trio elétrico e um Companion Cube de Portal (sim, dois destes surgiram em plena avenida), nós lembramos games que foram grandes companheiros de carnavais passados e que gostaríamos de compartilhar com nossos amigos que nos acompanham.

Falando em amigos, este episódio contou com a inédita participação especialíssima de três retrogamers de peso do nosso Brasil tão carnavalesco. Através de um moderno link via satélite exclusivo do Cosmic Effect, o Gagá, Rafael00Agent e o Mano Beto contam pra nós, em intervenções “ao vivo”,  quais jogos eles indicam pra garantir um bom carnaval. Inclusive, com técnicas exclusivas para disfarçar daquela namorada/esposa que curte a festança de rua e que começou a reclamar que “você vai passar o carnaval inteiro jogando o mesmo joguinho”…

Sem mais delongas, o Cosmic Effect orgulhosamente apresenta:

Cosmic Cast

Episódio #11: Unidos do Retrogaming

Observação: este episódio foi inteiramente filmado em 1080p! Portanto, se tiver banda ou puder esperar um pouquinho, recomendamos que selecione “720p” pelo menos – inclusive as capturas de jogos, em sua grande maioria, são em alta resolução para garantir a qualidade final do vídeo.

Canais somente com vídeos produzidos pelo Cosmic Effect

* * *

54 Respostas

  1. Se eu soubesse mexer com essas coisas de vídeo, juro que pegava o Danilo dançando e fazia uma montagem ao som de “na tela da TV no meio deeeeesse poooovooo” :)

    Muito bom o episódio, ficou bem divertido! Bacana o lance da turma entrar como se fosse um jornal. Também gostei das sugestões da rapaziada (nunca tinha visto esse clone do Ninja Gaiden, e nem o Road Rash de Nintendo 64). Bateu uma nostalgia quando o Mano indicou Parodius, que eu adoro.

    Ah, o lance do cubo foi priceless ^_^ Rolei de rir aqui.

    Tomara que role especial de páscoa também. Eu sugiro o Danilo vestido de coelhinho no encerramento do programa :P

    Curtir

    • Então, eu também pensei que no fim do vídeo ia ter uma montagem da Globeleza com o Danilo, mas nem rolou. What a missed opportunity!

      Curtir

    • uhauhauaha, a “Dança do Dancovich” tomou conta do carnaval da Bahia realmente, quando o trio passou, o Netinho e a Eliana até chamaram Danilo pra subir no trio mas ele negou por estar gravando o Cosmic Cast especial de carnaval.

      Danilo já está providenciando essa fantasia de coelho da páscoa.

      Ah Gagá e demais: não tinha postado no início, mas o vídeo tá em (até) 1080p (câmera full hd do Andrey), incluindo a maior parte das capturas de jogos. Fica bem legal em 720p se puderem ver.

      Curtir

    • Galera, não fala muito que Eric ainda tá com o original, vai que ele se empolga e edita essa bagaça.

      Pensando bem, é capaz da Globo me chamar pra trabalhar com eles, quem não trocaria ver a globeleza por ver um marmanjo barbado dançando que nem Super Mario no carnaval?

      Curtir

  2. Como sempre Eric e equipe botando pra quebrar em mais um video. Mas cara, eu fiquei com muita vergonha falando não sei porque he he he! Eu não tenho nada de samba no pé, deve ter isto isto! ha ha ha!

    Gaga, fala a verdade Parodius é puro Carnaval né? Nisto eu lhe garanto que eu tenho meu “samba” pois, como você e o Eric, sêniors e muitos outros retrogamers, formamos a “velha guarda do console” XD

    Curtir

  3. Eu e o Danilo estamos no mesmo level no atributo “samba no pé” ZEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO! XD

    Curtir

  4. Danilo, a música era da rua ha ha ha! E viva Beth Carvalho!

    Curtir

  5. Então, acho que vocês deveria procurar um site de vídeos igual ao Nico Douga, que permite com que a gente poste comentários enquanto o vídeo vai rolando. É tanta coisa coisa que a gente pensa em comentar durante a edição que acabo esquecendo quando venho postar aqui. Por exemplo, logo no início na montagem da Mute City: Acho que o carro tava muito devagar pro meu gosto, tinha que andar bem mais rápido, tipo Outrun XD

    Como sempre, tem muita coisa genial e engraçada aí. O Danilo dançando é uma das piores danças de Carnaval que já vi!

    Uma das coisas em comum que reparei na seleção de jogos de cada um é que todos os games são bem cabeludos, exigindo que se perca um bom tempo pra dominá-los. Com certeza que com aquele jogos, ninguém ia querer saber de Carnaval, né!

    E não é que os links ao vivo estilo “codec calls” funcionaram mesmo?

    Outra coisa legal é que desconhecia esse achievement do HL 2. Tava jogando esses dias e, ao passar por essa parte, nem me toquei de pregar o cara no “outdoor”. Vou ter que rejogar isso aí!

    Enfim, foi bastante divertido participar da bagaça, e contribuir de alguma forma com o processo criativo. Que venham mais!

    Curtir

    • Po, sacanagem. Aqui na Bahia é assim que se dança, sou considerado um dos melhores dançarinos da cidade.

      NOT!

      Realmente, não sei o que me deu na cabeça. Contando com esse vídeo deve ser a 3ª vez que tento dançar em toda minha vida, parece que os desastres das duas primeiras não foram suficientes pra me convencer que aquilo alí não vai me levar pro céu.

      Curtir

    • uhauahuah, da próxima vez Danilo, tu acelera esse carro quando ouvir Mute City! :D

      Fantasy Zone 1 do Arcade a fase é direita até o boss não é? Cara, eu tinha esquecido disso, só lembro mais de Fantasy Zone 2 do Master mesmo (o Fantasy Zone 1 do Master acho que não joguei na época) onde rolam os warps.

      Rapaz, Serginho Groissman (tá certo?) não tinha a “Grois’ Dance” no tempo do programa Matéria Prima dele? Danilo acaba de lançar a Danc’s Dance.

      Curtir

    • Demais o vídeo (assisti em 1080p), dei muitas risadas aqui (principalmente com o show do dançarino nato Dancovich). A seleção das músicas foi da hora, como de costume. Achei massa as participações de convidados ao vivo!

      Adorei quando tocou a Mute City. Porém, como o carro estava muito devagar (conforme dito pelo 00Agent), acho que uma música de Mario Kart seria mais apropriada XD.

      Uma coisa que ninguém comentou: coincidentemente toca um remix da música “Opa-Opa” (que se chama “PAO-PAO” por alguma razão) em Phantasy Star IV: The End of the Millennium:

      Curtir

      • Aliás, Fantasy Zone e Phantasy Star são nomes parecidos e que combinam com Carnaval.

        Curtir

        • É, se juntar os dois nomes ainda assim continua a mesma coisa, como Phantasy Zone e Fantasy Star =D

          Eu também lembrei dessa música aí, só não comentei porque deu preguiça. Aliás, se eu for um dia jogar um RPG, com certeza vai ser esse (apesar de uma certa pessoa me ter mandado um spoiler desgraçado sobre a história do jogo… =X)

          Curtir

      • O seu comentário sobre a velocidade do carro, Mario Kart… me lembrou a propaganda da SEGA no pico da console wars, vocês devem saber bem qual estou me referindo… rs

        Curtir

        • Sei sim, é o tal comercial do blast processing (achei duas variantes, segue abaixo uma delas):

          Se bem que nem me lembrei desse comercial quando escrevi aquilo. Recordei-me de quando jogava F-Zero X e Mario Kart 64 no emulador com meus amigos. A diferença de velocidade entre eles era muito gritante! Quando eu jogava Mario Kart 64 seguido de F-Zero X parecia que o carro não corria :D .

          Curtir

    • Não é o carro que tá lento, é o vídeo que tá em slow motion, se fosse colocar a velocidade real não ia dar pra ver nada.

      Curtir

  6. Estou tentando adicionar seu site no Google Reader mas estou recebendo uma mensagem de erro, você está informado sobre qualquer problema?

    Curtir

  7. Mais uma otima mateira galera!

    Congratulations!!!

    Curtir

  8. Nuss! Kid Dracula!! Um dos melhores jogos do NES/GameBoy com certeza!! Foi o único dos citados que joguei muito no carnaval (em japonês, diga-se de passagem :P).

    Sobre Quake: “Apesar do ambiente meio prostituído(…)”. Tipo o carnaval? ehaueaheaueaheauheauea

    Parabéns por mais um excelente Cosmic Cast!

    Curtir

    • Tipo o carnaval, na mosca!!! Só que no carnaval o negócio acaba te passando doença, Quake é só a chateação de nunca conseguir acertar o cara que tá jogando com você ahahahah

      Valeu Bravehunter!

      Curtir

  9. Engraçado como vi uma tendência que a galera joga games de terror no carnaval… Nesse carnaval eu tirei para revisitar a USG Ishimura, jogando novamente Dead Space. Jogasso!

    Curtir

  10. viva essa nerdarada velha!

    Curtir

  11. Muito bom como sempre XD Eu recomendaria para jogar no carnaval, High Seas Havoc , de Megadrive, onde o protagonista é um folião vestido de pirata, e Mickey Magicak Quest, para SNES, onde o camundongo Mickey se fantasia de um monte de coisas durante a aventura mais colorida do console!!

    Parabéns pessoal, show de bola denovo XD

    Curtir

    • @Sabat Valeu Sabat! “High Seas Havoc”, anotado para a próxima sessão no Fusion, nunca ouvi falar nem o nome :)

      @sonictales
      Aêêê, sai do chão, sai do chão Pitfall! :D

      @Bravehunter
      Programaço next-gen esse seu. Terminei o Dead Space 2 a pouco tempo (tão bom quanto o primeiro) e deu saudade da Ishimura depois do final….. Valeu!

      Curtir

  12. Esqueci de perguntar uma coisa. Eu curtia muito Quake, e fiquei babando com o update gráfico… onde eu acho isso?

    Curtir

    • Pois é, eu tinha ouvido falar dessa versão mas nunca visto, devido a minha placa de vídeo de pobre na época.

      Eric resgatou essa, prevejo meus tempos de Quake voltando.

      Curtir

      • Bons tempos esses de FPSs com uma boa campanha single-player, cheia de fases engenhosas…

        Curtir

        • Falou tudo Gagá: você começa qualquer Doom ou Quake e tem aquela plataforma que você não alcança e tem de descobrir como, aquela passagem secreta sutil (e não apenas aquele “estilo Wolf3D” que era só ficar apertando espaço em qualquer parede aleatória)… FPS de hoje é divertido, mas pelo lance de skill mesmo do que neurônios.

          Seria John Carmack o Miyamoto do lado de cá do planeta? :)

          Curtir

      • Vá devagar nessa sua volta de Quake viu Danc, senão você vai e não volta do que jeito que você gosta de FPS (e de Quake). Quando ver o visual desse Quake de hoje, ouvir todos aqueles mesmíssimos efeitos sonoros de 15 anos atrás…… cuidado, Quake tem aquele poder de MMO :)

        Curtir

  13. Muito engraçado esse video. Ver três gamers em Salvador ignorando o Carnaval e enxergando games ao invés de qualquer outra coisa mais carnavalesca é no mínimo dantesco (só perdendo para aquela dancinha robótica do Danilo, heheh!).

    Adoro a série Road Rash, principalmente o RR1 de Mega Drive e o 3D de Psx. Aliás, este último, fica demais jogando no emulador epsxe, usando plugins de melhoria dos gráficos em 3D.

    Poderia citar os games Cool Spot (Mega, Snes) com um verdadeiro samba na primeira fase e Sonic 3, que tem uma fase, a Carnival Night Zone, aonde Sonic parece passar por alegorias carnavalescas.

    Abraços!

    Curtir

    • Valeu Marcos, já vi que conseguimos passar mesmo a idéia de que o carnaval daqui de Salvador é ótimo… …pra aproveitarmos o tempo com nossos joguinhos :)

      Rapaz, Carnival Night, já lembraram dela várias vezes, faltou ela no vídeo mesmo eheheheh – quando fizermos um vídeo sobre a máfia e os videogames (?), iremos esquecer de Casino Night Zone também, rs

      Abração!

      Curtir

  14. Aquela multidao voltou por aquela avenida pois souberam que estavamos gravando o Cosmic Cast .

    Sabe como e’… Esses artistas famosos tem que passar em frente ao Camarote Cosmico (Consturido pela BlackMesa-Bahia), fazer duetos, homenagens, etc.
    Coisa de Carnaval.

    Curtir

    • “Ahhhh, eu tou no… Cosmic Cast!”

      BlackMesa-Bahia, LOL!

      Andrey ia fazer a caixinha de Phantasy Star IV com a serpentina dentro, mas não deu tempo. Se Gagá estiver ouvindo aí, se preocupa não que nós baianos aqui vamos espalhar o boato, vai que PSIV acaba vendendo até abadá por aqui?

      Curtir

  15. Mais um ótimo vídeo!Eu nunca tinha ouvido falar de Ninja Crusaders muito parecido com o Gaiden mesmo parece ser interessante pela descrição do Danilo,outro jogo que eu nem lembrava mais é o Drakula Kid, que saudade desse game jogei muito e só lembrei pelo CosmiCast.Quando o Danilo falou pro Mano Beto “emulador de escola de samba” eu ri muito mas o que foi mais engraçado ainda é o cubo mágico do Bradesco…ha ha ha,putz!
    Cosmonal quando voce falou que Sword of Vermilion tinha “músicas soberbas” tenho certeza que meus olhos brilharam,é que sou viciado em game music e sempre que alguém indica um bom game vou correndo buscar a OST,eu baixei(foi complicado achar completa) e gostei muito da trilha sonora,valeu pela dica!
    O video ficou muito legal mas …cara, eu to com saudade de ver o Superconsole em ação outra vez.

    enter
    searching…34%
    searching…57%
    searching…98%
    fã superconsole detected 100%
    :)

    Curtir

    • Fala Dactar! Aê rapaz, super atento aos detalhes você! Rapaz, adorei saber que você foi baixar a OST de Vermilion, putz, que bom mesmo. Vai que um dia você joga – é raro a gente curtir a trilha de um jogo e depois jogá-lo – vai adorar quando as suas favoritas forem aparecendo durante a jogatina eheheheh. A trilha dele é maravilhosa mesmo, acima da média, diria.

      ahahahahah, o SuperConsole já deve voltar no próximo episódio com certeza :)

      Valeu mesmo Dactar!! LOL pro “fã superconsole detected”

      Curtir

    • Rapaz, é nosso segundo vídeo na rua e já tinha uns comentários estranhos e ambulância de manicômio estacionando perto da gente, então vamos segurar os episódios externos e vocês vão poder curtir o superconsole.

      Que bom que você gostou. Essa atenção aos detalhes é muito bacana pra gente, mostra que vocês viram mesmo o vídeo, que tem comentários sinceros e criticas bacanas mesmo, isso pra gente é melhor que 10000 views de gente que só passou o olho (se bem que 10000 views não serial mal “world domination mode on”).

      Curtir

  16. Ah galera, só pra nao passar em branco, demais esse vídeo, ri demais, muito bom mesmo, parabéns, continuem assim, esse é o espírito!!

    Curtir

  17. […] raríssima versão de Phantasy Star IV – The Confetti Edition apareceu finalmente! Citado no Cosmic Cast #11 – Unidos do Retrogaming por não menos do que o Gagá do Gazeta de Algol, o cartucho foi arrematado num site de leilão por […]

    Curtir

  18. Mas são nerds mesmo, no lugar de aproveitar o carnaval e a mulherada ficam dentro do carro os três marmanjos jogando videogame, hahahaha.

    Brincadeiras a parte, muito show o videocast, assisti em 1080p e até parecia que eu estava em Salvador.

    Ah, faltou um retrogamer que passou o carnaval de meia e cachecol em Curitiba.

    Abraço! Nota 1000 prá vocês!

    Curtir

    • ahahaha, pois é Tandrilion, não deu pra aguentar ficar em casa jogando no carnaval, então decidimos ir pra avenida esse ano. Como você viu, logo logo estávamos de volta ao carro do Danilo, rs

      Meia e cachecol aí em Curitiba? Isso quer dizer que aí há alguma coisa parecida com frio nessa época do ano? Caramba, que inveja :)

      Legal, rolou o 1080p aí!

      Abração Tandrilion!

      Curtir

      • Ok Tandrilion,

        Próximo carnaval a gente vai fazer um Cosmic Cast de cima do trio! Com Dingoo, Oculos MasterSistem, etc
        E com chamadas ao vivo no meio da pipoca do Chiclete e o Arrastao do Brown e a Maderada da Ivete.

        Nenhum bloco nos contactou ainda mas, ha’ boatos que muitos querem nossa presença la em cima.

        Valeu!

        Curtir

    • http://irc.lv/video?id=AWBOLRG2QKTR

      Adiantem para 6:03

      Me senti exatamente assim nos “bastidores”.

      Curtir

  19. Excelente!

    Só faltou os “erros de gravação”…

    Curtir

  20. Excelente Cast pessoal! Pra mim é complicadíssimo ver vídeos tão longos no YouTube porque estou sempre meio que correndo…
    Mas por vocês a gente faz um esforço e aproveita o fim da noite de sexta pra pegar as dicas retrôs!

    Abraços e sucesso!

    Curtir

  21. Muito legal o vídeo !! hahahaha
    Dancinha serelepe do acasalamento do Danilovisky…hahahahahahhaha Quake e seu ambiente prostituído kkkkk
    Sobre o Road Rash, eu prefiro a versão de 3DO :) Quem nunca segurou o botão p/ dar aquele chute “carregado” no motociclista e acertou o fatality em cheio que atire a primeira pedra :D

    Curtir

Deixe um comentário