Cosmic Cast #10 – We Go Outside

Amigos, o episódio número 10 da nossa série de vídeos é, certamente, o mais retrô dentre todos que produzimos. Cosmonal e Dancovich fazem um passeio pela cidade de Salvador, relembrando alguns locais marcantes do nosso passado gamístico. O propósito dessa volta de carro era aguçar nossas memórias, trazendo à tona algumas jogatinas marcantes e histórias curiosas que compartilhamos através deste Cosmic Cast com os nossos amigos retrogamers. Tudo regado a muito gameplay na telinha, pra vocês não ficarem tão entediados com nossas caras, e embalado pelas músicas de Top Gear e Out Run. Get Ready!

Cosmic Cast

Episódio #10: We Go Outside

* * *

47 Respostas

  1. Sensacional! Só o começo mudando a estação de rádio já matou! Em casa eu irei ver com calma e atenção que o mesmo merece! Vocês estão de parabéns como sempre! ^-~

    Curtir

  2. Criativo como sempre, principalmente logo na abertura! Muito legal a ideia de revisitar os locais memoráveis da infância gamística de vocês (que realmente é bem mais extensa que a minha, por exemplo), e ver como as locadoras se foram…

    Aliás, vocês sentiram alguma vergonha por gravar no meio da rua assim? rs E dá pra ver que o pessoal aí de Salvador em alguns momentos é um pouco escandaloso, né?

    De qualquer forma, ótimo trabalho, mais uma vez! Como sempre, ideias sensacionais que tornam o Cosmic Cast algo único por aqui! Só faltou a musiquinha de encerramento, heh!

    Curtir

    • O pessoal vai dominar o mundo deste jeito! Sensacional!

      Curtir

    • TUM!

      Rapaz *verificando se Danilo já respondeu isso – não* no lance do arcade, que falo do Rally e do Moon Cresta, logo no início, o cara do bar onde era o arcade em 198x veio até o carro de Danilo, quando já estávamos saindo; ele veio perguntar do que “aquilo se tratava”, ficou achando que a gente estava observando o estabelecimento dele, rs – parece que ele estava tendo algum tipo de problema e ficou desconfiado de algo.

      Observe que depois dali, ficamos a maior parte do tempo dentro do carro mesmo, rs

      Valeu mais uma vez Rafa, a brincadeira foi ótima de fazer e o mais legal é saber que vocês estão curtindo.

      É óbvio que já passa na cabeça da gente um “We Go Outside” com os blogueiros à lá “Game & Music”, já pensou? ;-)

      Devia ter terminado com Last Wave, hein? Mas o Danilo soltou um “maravilha” bem legal (não sei se deu pra ouvir direito) que ficou bom terminar com aquela palavra :D

      Curtir

    • Rapaz, esse cara que o Eric mencionou foi muito louco ele vir até a gente.

      Depois disso nós ficamos mais no carro e na Alameda Vídeo pedimos permissão pra filmar. Eric sacaneou e filmou o cara, nem sabia disso, hehehe.

      Curtir

    • Só um detalhe, cada vez mais odeio minha voz em vídeo. Você perguntou se deu vergonha filmar na rua, pra mim nem me importei na hora (Eric se importou um pouquinho) mas ver o vídeo depois de pronto me dá uma vergonha danada, se eu pudesse fazia uns 50 “takes” até ficar pelo menos tolerável.

      Curtir

      • ehehehehe, verdade, eu ficava meio desconfortável mesmo, Danilo é ator num universo pararelo e fica na boa, rs

        O negócio da voz é neura comum à todos mesmo, é ouvir nossa voz gravada e estranhar. Dizem que é aquele lance da acústica da nossa caixa craniana, então quando a gente ouve gravado, escuta um timbre diferente realmente.

        Curtir

  3. Só a abertura com o Out Run já foi digna de aplausos, mas o programa inteirinho foi uma beleza, vocês estão de parabéns.

    O que eu achei bacana é que praticamente não existe material desse tipo documentado em vídeo. O sujeito lembrando da história dele com os videogames, visitando lugares, e meio que contando parte da história dos games no Brasil ao contar sua própria experiência. Fantástico, deu a maior vontade de copiar a ideia descaradamente :)

    A gente escreve muito sobre esses lances meio nostálgicos de locadoras e afins nos nossos blogs, mas o vídeo dá uma dimensão diferente à coisa toda. Eu acho que documenta bem melhor como funcionava. Além do mais, o blog é uma coisa que tem muita popularidade, todo mundo tem blog, mas documentar essas coisas em vídeo, editar, fazer uma coisa séria com multimídia, isso é um “serviço exclusivo” do Cosmic Effect, e leva tudo a um outro nível. Excelente.

    Pena que vocês não tem orçamento para fazer isso com gamers do Brasil todo, ia ser fabuloso. Mas quem sabe cada um não vai se animando de fazer algo do gênero em sua cidade, para ajudar a formar o “mosaico” dos games no Brasil?

    DVD JÁ! Vocês têm que lançar um DVD com todos os programas, eu pago qualquer valor! É só vocês não contarem para a minha esposa quanto eu paguei ^_^ E claro, vou FORÇÁ-LA a assistir todos os episódios comigo, porque de certa forma os vídeos de vocês também contam um pouco da minha história (e a de tantos outros gamers pelo Brasil).

    OBS1: Beleza de paisagem, hein? Preciso conhecer Salvador de qualquer jeito.

    OBS2: Atenção para o sujeito coçando a cabeça e olhando para a câmera quando vocês entram na locadora aos 21:23 de vídeo: PRICELESS! ^_^

    Curtir

    • Meu velho, tem coisa vindo por aí mais ou menos com a proposta do nosso amigo Eric por nós da Game Sênior. Tanto que já conversamos bastante sobre isso né Eric? XD.

      Aguardem ^-^!

      Curtir

    • Não resisti:

      http://twitpic.com/44spn1

      O mosaico dos games no Brasil. Putz, que empolgação só de ler essa idéia…

      Aê Gagá, valeu como sempre, e esse DVD vai sair sim, stay tuned ;-)

      Você e Lady Gaga já estão convidadíssimos pra um tour por aqui. Veremos algumas paisagens legais, comemos um acarajé e… pra frente do superconsole e as mulheres de papo na varanda! :D

      Curtir

    • Poxa Gagá, a idéia de deixar os vídeos fáceis de acessar é uma ótima. Não sei se cobrariamos por isso, só se fosse necessário mesmo, tipo pra cobrir os custos porque o que nós queremos é justamente compartilhar isso com todo mundo.

      O que eu mais lembro de quando era criança era de jogar com os amigos. Joguei muito Life Force e Contra na casa do “Francisco” que eu menciono, fora o Secret of Mana que eu falei, Top Gear, etc. etc.

      Hoje isso é difícil de acontecer (jogo online não conta) e acho que ao fazermos esses vídeos isso é um pouco resgatado, porque é uma experiência que compartilhamos com todos vocês.

      Curtir

      • Se isso te serve de consolo, eu tenho ódio mortal pela minha voz gravada. Sempre que escuto num podcast em que eu participe, fico com a impressão de que é a voz mais chata do grupo!

        Mas já te adianto que não há nada de errado com a sua voz, é pura neurose.

        Curtir

  4. Muito bom.

    Acho que está começando um “EFEITO CÓSMICO”…

    Curtir

  5. WOW!!! Muito legal Eric!!

    Esse video captou a essência que move todos nós retrogamers: o maravilhoso sentimento saudosista que nutrimos da nossa infância! Ficou perfeito mesmo!

    Que saudades da época do Cond. Costa do Atlântico! Sem dúvida o lugar que mais gostei de jog.. ops, de morar hehe

    Ah… porra! você esqueceu do seu vizinho do 102: Marcio Levi! rsrs Lembra do Apple II dele? De jogarmos Karateka, PitFall 2, Piratas do Caribe, Conan e etc

    hehe Quando o orçamento do Cosmic Cast aumentar, vcs deveriam alugar uma ferrari conversível e arranjar uma loira! Ai sim ia ser OutRun hehe

    Curtir

    • Rapaz, é verdade, mas ficou um monte de lugar mesmo aqui no bairro, tipo, ficou parecendo que Danilo jogou mais Atari do que eu ahahahahahaha :) porque só acabei citando um jogo de Atari que foi o Swordquest. Mas o que mais tinha era lugar/história de Atari por ali. No seu prédio mesmo, tinha um cara chamado Cristiano que tinha Pole Position do Atari 5200 eu acho – passei uns dias esperando ele chegar em casa da escola, interfonava e ficava implorando pra subir lá pra jogar ahahahahah.

      Rapaz, me lembrei de uma coisa que só Andrey pôde fazer com relação a essa da ferrari + out run……. deixa ele se pronunciar….. ;-)

      Curtir

  6. Eric e Dancovich cada vez mais soltos nos vídeos! Quanto mais fluido o vídeo, mais bacana fica pra assistir, parabéns!

    Tá show de bola, pessoal!

    Sinto falta de um Out Run que consiga ser atual sem perder a identidade.

    Curtir

    • Out Run 2006 consegue ser atual…. sem perder a identidade…. not!

      Tem toda razão! Out Run só os velhotes mesmo, agora tem tanto “modo time attack trial battle” no menu que perde aquele gosto de entrar no carro e passar pelos checkpoints à tempo. Out Run era isso, aquele Yu Suzuki era um gênio.

      Curtir

  7. Fodástico!!

    Não tem como não relembrar das locadoras da infancia…

    Parabens a todos! Otimo trabalho!

    Curtir

  8. Nossa cara! Vocês são F#d@ prá $#$@$$%!!

    Ficou muito show! Por coincidência eu preparei uma śerie de artigos que serão postados no Gagá e no Retronews que falam sobre minhas experiências com os mais diversos consoles, o primeiro capítulo, sobre o Atari, estreia amanhã!!

    Um abraço! Nota 10 prá vocês!

    Curtir

  9. Ae pessoal, eu que nunca comentei, só assisto, hj nao poderia passar em branco, animal o vídeo, bateu muita nostalgia mesmo, relembrei a casa de vários amigos meus.
    A casa do Dancovich de portão preto quase no fim do vídeo, ôh lugarzinho gostoso de se morar heim, que rua gostosa…
    Parabéns aos dois e todo pessoal envolvido, muito bom mesmo!!
    =)

    Curtir

  10. Quantos de nós (talvez todos) não gostariam de voltar no tempo por um dia que fosse apenas para reviver os bons tempos de Street, Alex Kid ou Doom na jogatina com os amigos de infancia e adolescencia,ete vídeo maravilhoso de certa forma resgatou muito bem esse sentimento nostálgico dentro de muitos de nós retrogamers,parabens!
    Pessoalmente eu adorei ver aquela imagem do cartucho do Dactar(sistema Atari) eu tinha até esquecido daquela caixinha de papelão que envolvia o cartucho,muito bom!
    Com todo respeito aos ótimos vídeos anteriores,que curti também,esse foi o melhor Cosmic Cast publicado.

    Curtir

  11. Que massa caras!! Assisti tudinho sem tirar os olhos XD principalmente a parte do Fraga, pois metade do Master System e quase tudo de MSX é novidade pra mim kkk fui um feliz dono de Phantom tb, e foi em locadoras que conheci a grande biblioteca de jogos deste sistema!
    E que lugar lindo que vcs moram viu, pqp, e eu aqui no meio dessa SP poluída e alagada ¬¬

    Mais uma vez, parabéns pelo vídeo, o trabalho de vocês é fenomenal!

    Curtir

    • @Julio Soares
      Valeu Júlio! É a nostalgia do efeito cósmico que bateu em você :)

      Que bom mesmo que você gostou, bom saber que tá sempre curtindo essas brincadeiras da gente, abração!

      @Dactar
      ahahahaha, manda sua conta bancária porque temos que depositar seu cachê pela participação nesse vídeo, Dactar! :) valeu mesmo pelos elogios, já estamos aprontando os próximos episódios :)

      @Sabat
      Grande Sabat! Rapaz, você poderia ter feito o papel de um coleguinha que ia comigo na Sógames, ele tinha Phantom que você e o Danilo tinham. Verdade, Salvador tem uma orla bem legal mesmo. Um dia eu e Danilo vamos acabar fazendo um episódio no trecho conhecido como ‘litoral norte’ por aqui – aí vocês vão ver beleza, é ainda mais bonito por lá.

      Grande abraço Sabat!

      Curtir

  12. Mais um excelente vídeo pessoal!

    Adorei a introdução com o som de Out Run, combinou muito com o cenário, a cidade de vocês realmente tem um quê do jogo.

    Vocês colocaram em prática de maneira brilhante algo que muitos blogueiros retrogamers provavelmente tem preocupação: resgatar a história de suas vidas gamísticas. Eu mesmo, a algum tempo, tenho pensado nisso: usar o blog para fazer um resgate histórico das nossas locadoras de videogame e fliperamas, muitos não mais existentes.

    Se cada um fizesse um pouco do que foi feito no vídeo, mesmo que em outros formatos, com certeza servirá como material histórico de pesquisa para futuras gerações – quem sabe numa época em que o devido valor ao videogame seja dado – e não morrerá com nossas memórias.

    Parabéns, novamente!

    Curtir

  13. Ficou muito legal o vídeo !! :)
    Estão ficando profissionais !

    Curtir

    • Grande Marcelo, valeu rapaz! O trecho do Swordquest foi quase em sua rua daqui de Salvador :)

      A Abaeté era boa mesmo, ficou para o próximo episódio do gênero, bem lembrado!

      Curtir

  14. Eu só senti falta da Abaeté Games !!!
    Aquela sim era a maior locadora de Salvador hahahahaha :D

    Curtir

  15. Então o Dankovich era “apelão do Blanka” que nem eu? Pq os que lutavam com o monstrengo eram taxados de apelões na minha época, odiados assim como os atuais “campers” de CS.

    Curtir

    • Pois é, todo mundo me achava “apelão” só porque não conseguia ganhar de mim com Blanka, o pior é que eu nem jogava essas coca-cola toda, vários meninos da locadora ganhavam de mim, mas os que perdiam era a maior choradeira.

      Na verdade se tivesse no dicionário o termo apelão, ia significar “aquele que sempre ganha de você”.

      Incrível quando o moleque perde, é culpa de cheat, do controle, do “apelão”, do personagem, de Deus, da mãe que chamou, o que mais for, menos dele.

      Curtir

      • Realmente, Dancovich, eu me lembro que era o Blanka mo SFII e o Sub-Zero em Mortal Kombat, quem escolhesse já ouvia gemidos de “ih, já vai apelar”! Eu tbm não era tão bom assim, mas jogava melhor com esses 2, e geralmente vencia quando os escolhia.

        Esse lance de apelação pra mim é relativo, veja bem: conheci um cara que quando pegava o Dalshin ninguém ganhava, depois dele nunca mais conheci ninguém que jogasse bem com o indiano. Ou seja, não existe personagem apelão, existe jogador mais habilidoso que vc!

        Curtir

  16. Eric e Danilo, parabéns! Que vídeo. Conforme já disse, estou retornando ao blog para continuar assistindo os videocasts “inéditos para mim” e esse com certeza foi o que mais me emocionou. Ver locais onde haviam locadoras é extremamente nostálgico. Lembro de muitas locadoras de bairro e proximidades, mas a maioria ficam em locais de crescimento desordenado e dificilmente eu conseguiria localizar novamente o local exato dos estabelecimentos.

    Mas uma que talvez ainda lembre onde ficava é a extinta Pro Games no Centro de Osasco – SP. Uma locadora que era bem famosa por ser uma franquia (tinha em várias cidades/estados) e ter uma relação direta com a revista Gamers (o que fiquei sabendo só muito tempo depois). Sempre quando passo em frente do local me bate uma tristeza e ao mesmo tempo alegria pelos bons tempos, nostalgia enfim!

    Assisti este episódio no meu Iphone enquanto estava pedalando e terminei de ver agora pouco enquanto estava jantando, minha tática de baixar os vídeos e converter para os portáteis está dando certo. Mas sempre que posso vejo no PC e claro: sempre depois de assistir, gosto de vir aqui e ler todos os comentários, pois eles acrescentam muito também, a galera está de parabéns.

    Com esse vídeo, posso dizer que considero hoje o Cosmic Effect o melhor e mais original videocast de games do Brasil, pois ele alia originalidade e um fator a mais que sempre deixa o vídeo atemporal. Por mais que os videocasts por aí sejam legais e necessários para trazerem informações dos lançamentos, fatalmente o formato em que a maioria é feita, os deixam muito datados e muito saturados pela sua taxa muito frequente de atualização, o que torna difícil de acompanhá-los.

    O que posso dizer é: continuem como estão que está ótimo! Meu único pedido é que não parem. Pois é muito triste ver um formato como este acabar (eu gostava muito do “Versus Drops” do Gamehall, que apesar de falar de jogos mais atuais, sempre trazia referencias as jogos antigos.Vida longa ao Cosmic Effect!

    Curtir

    • Puxa Frank, que máximo! Se fosse possível, esse vídeo seria um imenso co-op com todos nós passeando e lembrando das suas respectivas locadoras… como você mesmo mencionou, é até difícil encontrar o local de certas locadoras hoje, já que muitas viraram pó.

      Curiosidade: a locadora “Alameda Vídeo” que o Danilo entrou; passei por lá outro dia, tipo, semana passada; ela acabou definitivamente! Foi totalmente fechada e reformada, acho que é uma loja de sapatos ou algo assim. Fizemos o vídeo em cima da hora…

      Puxa, a Pro Games! Sim, não passamos por lá mas ela realmente era famosa e tinha até mesmo aqui em Salvador! Foi lá que eu “roubei” o hintbook de Sword of Vermilion (RPG de Mega) que tenho até hoje. Digo “roubei” porque não devolvi junto com a fita, rs… e ninguém notou a falta. Horrível admitir isso, mas eu estava preparado para devolver. Como quase ninguém nem locava a fita, pelo menos em minha mão ficou bem cuidado e existe até hoje, rsrs…

      Puxa, que legal! Você viu um pedaço no iphone, que máximo!!! Depois viu o resto em outro dispositivo, putz… legal saber, Frank, que nossos pixels suportam vários dispositivos! :D

      Frank, sem palavras para retribuir as suas. Só a promessa de continuarmos sempre aqui com os vídeos, e neste co-op eterno aqui nos comentários. Nos vemos em breve…

      Curtir

      • hahaha, realmente ficou em boas mãos o manual :-)

        Quanto a assistir o Cosmic Effect em vários dispositivos. Uso Iphone 4 e Ipod Touch 2G (este bem menos) e claro: o bom e velho PC. Como a minha conexão 3G é bem lenta e nem sempre a WiFi em casa dá conta do recado, costumo baixar e converter os vídeos para o formato .MP4 no padrão da Apple. O legal é que com isso, dá para sempre assistir os vídeos de onde parou antes, sem contar que quando sincronizo com o PC, o Itunes também grava a posição do video, caso eu queira continuar assistindo no PC ou vice-versa. Isso ajuda quem assiste um pouco em casa, depois o resto no transporte, etc…

        A dica para quem quiser fazer isso é o simples programa Freemake Video Downloader: http://www.freemake.com/free_video_downloader/
        Ele deixa um ícone na barra do navegador, já baixa e converte em seguida para diversos formatos, inclusive Iphone. ATENÇÃO: se fizerem isso, não esqueçam depois de voltar no site para comentar e dar um joinha no vídeo do Youtube!

        PS: Eric, só um detalhe, na linha logo acima do video deste post, está “Episódio #9: Zillion & Tri Formation”, na verdade é o Episódio #10 – We Go Outside. Coisa boba, mas caso queira corrigir, está avisado.

        Um abraço!

        Curtir

  17. Grande Eric,

    Rapaz, esse começo de vídeo é sensacional! Adorei o Out Run da vida real! Só faltava você ter uma Ferrari vermelha! Acho que todos os jogos que você jogou são os mesmos que joguei, ou seja, tudo que era lançado no Brasil! A gente devorava tudo e não tinha um gênero favorito.

    Eu me lembro que não joguei Zillion 1, mas o 2 sim! Como o jogo não tinha password ou saves, deixei o videogame ligado em pausa e fui pra escola. Quando voltei, continuei a jogar. Mas, mesmo assim, não me lembro de ter terminado o jogo.

    Quer dizer que o local da Sógames virou um hotel? Isso deve ter sido depois de 2005, né? Eu me lembro que cheguei a passar por lá e ainda tinha aquele mini-shopping.

    Quando Sonic 1 de Mega-Drive foi lançado, eu fiquei lá na Sógames esperando a pessoa devolver, já que não podia reservar um jogo. Consegui pegá-lo! Foi uma das maiores alegrias gamísticas da minha vida. O jogo era belíssimo pra época.

    Gostei muito da viagem ao passado e das andanças pela ensolarada Salvador. Preciso ver as outras edições!

    Curtir

    • Puxa Marcelo, imagino que este episódio em especial deve ter exercido um efeito diferente sobre você que está longe da terrinha, não foi? Ainda mais que foi um passeio do ponto de vista gamístico, haha, Putz… que legal isso!

      Sim rapaz, não é que nossa Sógames virou um Hotel mesmo? Hahaha! Caraca, você ficou esperando alguém devolver Sonic 1, eita!!! Deve ter sido uma volta para casa lotada de ansiedade, seu trajeto de retorno era Pituba para onde? :)

      E boa a de Zillion 2, a velha “deixa o videogame ligado, ninguém toca aqui viu!”. “Out Run no Jardim de Alah” eu sabia que você ia gostar, você é um grande fã da trilha dele também!

      Curtir

  18. Estou baixando todos os Cosmic Cast e ja posso dizer que esse é o meu preferido! Que nostalgia boa, nos fáz lembrar de nossas própias histórias com os games, dos tempos bons da infância que nao voltam mais! Sério que havia uma locadora aí que chamava Abaeté games? Esse é o nome da minha cidade que fica no interior de Minas Gerais.

    Curtir

    • Leo, está muito legal ver você “passeando” pela série toda de vídeos! Ficamos honrados com isso! Havia sim uma Abaeté Games aqui, há uma lagoa muito famosa por aqui, “Lagoa de Abaeté”, a locadora deve ter sido nomeada por isso (apesar de ficar beeem longe da lagoa).

      A locadora acabou e eles venderam o acervo, comprei vários cartuchos por lá, até de Atari Jaguar… rs

      Novamente, muito legal ver você passando por todos os vídeos, olha, o FrankCastle fez uma SUPER organizada na aba “Séries em Vídeo”, dá uma olhada depois: https://cosmiceffect.com.br/videocasts/

      Abração Leo!

      Curtir

  19. Thanks for sharing your info. I truly appreciate your efforts and I am waiting for your
    next post thank you once again.

    Curtir

Deixe um comentário