Cosmic Cast #8 – Game & Music II

Com a ótima e inesperada recepção da nossa comunidade de retrogamers brasileiros ao Cosmic Cast #5 – Game & Music, nós do Cosmic Effect decidimos brincar mais uma vez com a história de juntar um jogo antigo com uma música de preferência igualmente velhinha. O objetivo é brindar a relação deliciosa que bons jogos de videogame possuem com a boa música.

Só que desta vez, convidamos 7 blogueiros que admiramos e um ilustre leitor dos nossos blogs de videogame, para que eles selecionassem e nos contassem uma historinha acerca de cada jogo/música escolhidos. Recebi emails maravilhosos com histórias empolgantes e até emocionantes, com material suficiente para umas 3 horas de vídeo (calma, o vídeo ficou bem menor do que isso!).

Além de ótimos escolhas em jogos, as escolhas musicais me fizeram concluir de uma vez por todas: retrogamer tem um gosto muito requintado pra música. Para minha grata surpresa, OITO das 37 (!) músicas que os amigos retrogamers escolheram são favoritíssimas do meu repertório – isso garantiu um prazer adicional durante a edição do vídeo. Pareciam escolhas pessoais. A música que fecha o vídeo é uma delas… mas vou deixar vocês assistirem, não é? :) Pra terminar, músicas de bandas que eu tinha algum preconceito me foram gratas surpresas e alguns artistas desconhecidos citados por alguns blogueiros me fizeram procurar pela discografia inteira…

Será que a boa música que cultivamos ao longo do tempo influencia até mesmo nas nossas boas escolhas de jogos eletrônicos? O contrário também poderia ser verdade? De qualquer maneira, faço questão de fazer um último pedido: aumente o volume do seu notebook, iPad, iPhone ou de preferência daquele seu desktop com aquelas caixas de som turbinadas antes de clicar no play. Não ouça esta seleção com volume baixo. E preste bastante atenção nas divertidas, inusitadas e emocionantes histórias que os amigos retrogamers compartilharam conosco.

Enfim, o Cosmic Effect orgulhosamente apresenta:

Cosmic Cast

Episódio #8: Game & Music II

No YouTube, a reprodução das músicas foi desabilitada por violação de copyright :(

O Cosmic Effect é imensamente grato a:

Orakio Rob, “O Gagá”
André Breder “Andremcleod”
Thiago Cruz “O Senil”
Gagá Games (www.gagagames.com.br)

Marcos Valverde “mcs”
Rafael Fernandes “Rafael00Agent”
Passagem Secreta (passagemsecreta.wordpress.com)

Manoel Soares “Manogamesenior”
Reinaldo Ferreira “OldGameMaster”
Revista Game Sênior (revistagamesenior.wordpress.com)

E o ilustre leitor Douglas Oliveira “Sephrox”.

Nossos canais somente com os vídeos da série Cosmic Cast:

No YouTube
http://www.youtube.com/user/CosmicEffectGaming

No Vimeo
http://www.vimeo.com/user4397129

* * *

48 Respostas

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Douglas Oliveira, Rafael Fernandes[00], Daniel Vasconcelos, Danilo Costa Viana, Eric João F. Fraga and others. Eric João F. Fraga said: Você que é retrogamer e gosta de boa música, aumente o volume e assista http://bit.ly/hO5tzB Cosmic Cast #8 – Game & Music II ! […]

    Curtir

  2. Fala galera retrogamer!

    Este vídeo ficou sensacional! Todos estão de parabéns, principalmente o Eric e equipe! Ficou muito bacana a edição. Como o Old já citou em e-mail, parece um bate papo de um fim de tarde. Muito bacana mesmo.

    Sucesso ao Cosmic Effect!

    Curtir

    • Valeu Mano! Obrigado mesmo.

      Suei muito com a edição, tinha de fazer jus ao atencioso material que todos vocês me mandaram. Queria poder incluir todas as músicas, como vocês viram no final, pois as que não entraram também são igualmente ótimas. Ficou pra um extended edition… ;-)

      Abração Mano!

      Curtir

  3. Se não me engano é a primeira vez que comento em seu blog, Eric. E seria uma desfeita se não o fizesse… :)

    Foi uma satisfação imensa ter sido escolhido dentre tantos gamers, que tb devem ter histórias interessantíssimas pra contar, pra fazer parte dessa verdadeira homenagem aos games e músicas do passado. Eles que até hoje remetem lembranças alegres e nos trazem aquele saudosismo gostoso.

    E é por isso que aprecio demais o que todos vcs, que participaram desse video, fazem: serem “velhos” sem esquecerem ou subjugarem as excelentes recordações que tivemos e trazê-las de volta de um modo quase palpável. Que eu sinto sempre após ler seus reviews, diários e comentários…

    Parabéns a todos pelo excelente repertório e até o próximo Game & Music 3. Se por acaso me for dada a honra de participar do próximo… :)

    P.S. A parte final quase me fez chorar. Pq nós gostamos tanto de PS assim, hein? LOL!

    Curtir

  4. “do próximo…” na antepenúltima linha = “, é claro…” :D

    Curtir

    • haha, tranquilo Sephrox, lembre-se que você já participou no post “Péssimo Gameplay, Ótimo Jogo” com sua lendária foto “elogiando” o melhor schmup do querido Atari Jaguar :)

      Suas escolhas por sinal estão (já eram) no topo do playlist daqui de casa, parabéns viu! :D Pra vc ter uma idéia, saí com a roupa do corpo em 2002 pra ver o show do A-Ha em SP, sozinho!

      Sobre seu P.S. sobre PS, esse joguinho marcou demais meio mundo de gente (você, eu incluso). Foi quando realmente o videogame transitou de jogos mecânicos da 2a geração pra aventuras atmosféricas. Phantasy Star fez mais do que qualquer outro jogo da era 8-bit por nós, gamers, neste aspecto (e em tantos outros…).

      Mas vamos deixar o fã número 1 de PS se pronunciar… sim, aquele velhote… ele mesmo… ;-)

      Curtir

      • Que velhote, o Papai Noel? Ah, tá, sou eu, né? :p

        Phantasy Star marcou mesmo a vida de muita gente aqui no Brasil. Foi lançado em português, a Tectoy promoveu bem o jogo, as revistas de videogame deram uma baita atenção ao jogo… acabou caindo no “radar” de todo mundo, e introduziu muitos por aqui ao RPG.

        É bacana, porque como todos sabem o Master fracassou lá fora (exceto na Europa), e Phantasy Star foi um baita trabalho que passou em brancas nuvens para muita gente. Parece que só anos depois, neste exótico país tropical, Phantasy Star conseguiu ser o que ele nasceu para ser. Os brasileiros estão cheios de ótimas lembranças dele. É tipo aquela apresentação do James Taylor no primeiro rock n’ rio :)

        Curtir

  5. Ficou bem eclético a seleção das músicas. E só tem clássicos, tanto em relação aos jogos, quanto aos temas musicais.

    Curtir

  6. Nossa! Rolling Thunder 2!!!!!!!
    Chorei agora.

    Curtir

  7. Excelente, Mr. Fraga, excelente!

    Bom, vamos por partes. Antes de mais nada, a turma está de parabéns pelo repertório selecionado. Gostei muito das músicas, das associações e dos comentários. Como o Old disse, parece mesmo um bate-papo. Deu até a impressão de que éramos todos amigos gamers morando no mesmo prédio!

    Adorei a história do Black Belt… quando o camarada comentou que o Collor ainda estava “alive and kicking” eu caí na risada com a associação :)

    Eric, pra variar você chutou o balde na edição do vídeo. Ficou sensacional, meus parabéns. Adorei o trabalho de edição, especialmente no Phantasy Star, senti que você foi especialmente caprichoso. Muito legal a sua ideia de destacar o lance do voo no jogo, seja com o Myau ou com as naves. PS é isso aí mesmo, é como uma viagem rumo às alturas.

    Adorei mesmo, muito muito bom! Amanhã vou divulgar lá no Gagá Games. Meus parabéns pelo talento, e continue fazendo Cosmic Casts para a rapaziada. Honestamente, eles são a coisa que eu mais curto ver na internet ultimamente. Adoro os vídeos que você e o Danilo fazem, até porque vocês dois são muito engraçados :)

    Um abração e muitíssimo obrigado pelo convite e pela belíssima homenagem que você nos prestou desta vez!

    Curtir

    • Putz, brigadão Gagá.

      Vocês não sabem, mas preciso dizer aqui: no texto deste rapaz ele incluiu um pequeno script descrevendo as conexões com a letra em cada momento, etc. que acabei seguindo detalhadamente – naturalmente estou me referindo à música Dreams + Phantasy Star. Portanto, aqui vai o crédito adicional dele :)

      E era uma carta na manga terminar com o fim de PS1 em algum vídeo desses, sempre imaginava colocar os créditos nas paredes da dungeon, brincando com o lance maravilhoso que a SEGA fez nesse final. Não podia ser mais adequado do que neste vídeo!

      Puxa, e se serviu mesmo pra dar esse senso de aproximação entre nós gamers, que legal! Satisfação acaba de se multiplicar. Caramba, essa foi realmente a idéia da brincadeira no final das contas, essa é a verdade. Uma pena a maioria de nós estar geograficamente separada, porque senão nossa conversa ia ser num belo churrasco regado à esta trilha sonora refinada que vocês escolheram (e quem sabe um projetor rolando os vídeos dos joguinhos ao fundo…) Bem, por enquanto é só “dreams”, mas com os ensinamentos de Alis e sua trupe, sei não do futuro… :D

      Mais um super valeu pelos valiosos elogios, Gagá.

      Curtir

  8. […] desta união de Blogueiros e este trabalho fantástico vocês podem conferir através deste link . Altamente recomendado que os amigos também confiram as análises,as colunas , os videocasts e […]

    Curtir

  9. Que bacana, pelo visto todo mundo se reuniu aqui também! Não vai Vai rolar um Churrasco ? :P

    O que eu tenho a dizer do vídeo mais uma vez é que: Palavras, Imagens e Musica, não teriam toda essa poesia se não fosse o SENTIMENTO das pessoas envolvidas, e cada depoimento despertava esse sentimento de imaginar cada cena descrita. Eu tive que assistir diversas vezes para me certificar se era realmente verdade ou se eu tava dormindo ou simplesmente sonhando acordado.

    Eric e Danilo, vocês estão de parabéns, o trabalho que vocês fazem é digno de uma admiração incondicional, tanto de quem participa quanto de quem assiste. Eu aplaudo vocês de pé!

    Curtir

    • Esses caras são fantásticos, Old. Eu recomendo a você assistir a todos os Cosmic Casts anteriores, eles fazem um trabalho fabuloso!

      Nós temos os nossos blogs e postamos os nossos textos. Cada leitor tem uma preferências, uns preferem o blog x, outros o blog y, e felizmente temos um “ecossistema” bem variado em retroblogs. Mas o trabalho que o Eric, o Danilo e a “equipe técnica” fazem aqui com áudio e vídeo é um negócio realmente único, não existe igual na internet. Estão de parabéns mesmo.

      Curtir

    • Uma pena mesmo que estamos distantes a maioria um do outro, creio, mas seria um belo de um encontro, nem fale :D

      Puxa, Old, suas palavras são de emocionar porque vejo que (assim como todos os outros) você captou tudo e mais um pouco. “…assistir diversas vezes pra me certificar se era verdade…” caramba, valeu demais isso aí!

      Bom, mais estímulo impossível pra gente continuar brindando videogame junto com vocês mais a frente e sempre!

      Curtir

  10. Cara, isso daí ficou demais! Fantástico mesmo!

    Curti muito as músicas, os textos e as associações com os games! Isso sem falar na edição, que não se limitou em casar vídeo e som, mas também procurar situações e inseri-las no contexto (como o sugestivo close na Blaze :D).

    Gostei muito de Astronauta de Mármore (música marcante da minha infância) com Moon Patrol, A View to a Kill e Rolling Thunder II casaram perfeitamente, e a escolha do Mano Beto, para Streets of Rage 2 – aliás, o videochat musical do Mano Beto sobre músicas dos anos 80/90 também foi fantástico, casa-se perfeitamente com este videocast.

    Adoraria um segundo vídeo com uma música de cada participante que ficou de fora. Queria ver se o Road Rash com a música do anime Akira, chamada “Kaneda”, ficaria legal como eu penso.

    Abraços!

    Curtir

    • Vou falar uma coisa, não resisti e repeti dois jogos da mesma franquia porque os 3 Streets of Rage apareceram nas escolhas de vocês (o terceiro pelo Senil, inclusive era Bare Knuckle III mesmo, ele foi específico :)

      E eu lembro desse twitcam do Mano Beto, que no final ele colocou pra tocar as bandas que inspiraram Yuzo – então como você escolheu Sadeness – que tem sampler direto da bateria pro tema de abertura do Mega Drive (http://en.wikipedia.org/wiki/Sadeness_(Part_I)) me senti obrigado em pautar duas vezes o mesmo game.

      Caramba, juro que baixei todas as músicas e queria muito escolher sua Road Rash, mas sua outra escolha de um ótimo jogo de NES como TNMT2 ajudava a “balancear” o vídeo um pouquinho. Ficou pra extended edition… ;-)

      Ah, Blaze… Ah, Tyris… Ah, Mega Drive… ahahahah

      Curtir

      • Muito bom Eric! Então a batida da música foi realmente “sampleada” para a música de introdução de Streets of Rage! Sempre desconfiei e acreditei disso, só faltava uma confirmação.

        Curtir

  11. Primeiro, queria agradecer o convite para participar dessa “reunião”. Realmente me senti honrado. Segundo, já havia falado isso, mas vale a pena frisar e ser mais específico: o vídeo está muito bom. Mesmo. Mesmo com a duração, a edição consegue manter a gente no ritmo, e ir até o final. Sem contar as sincronias que ocorrem entre áudio e vídeo – são ideias realmente que poucos têm, ainda mais no processo cansativo de edição. Sensacional mesmo!

    Eu poderia elogiar muito mais, mas acho que seria redundante diante do que a galera toda já disse – e que concordo plenamente! Parabéns e mande ver com mais!

    Curtir

    • Esse lance da duração é sempre um problema mesmo, a gente vai editando, o negócio vai crescendo (uêpaaa!) aí quando você vê… 30 minutos… 35… parar pra cortar!

      Mas nesse vídeo em especial, eu não tinha pena porque sabia que não iam reclamar, uma vez que o material vinha de vocês. Fiquei tranquilo, e fui mandando ver. Os 42 minutos finais são naturais 42 minutos. A única coisa foi mesmo decidir por apenas 2 músicas de cada um (16 no total), porque senão iam ser 37 músicas e o vídeo ia virar uma partida de futebol – e eu sei que a maioria aqui nem curte muito futebol, então :p

      Valeu Rafael, parceiro de sempre aí em áudio e vídeo relacionado à retrogaming!

      Curtir

  12. Cara, os vídeos são simplesmente sensacionais! O pessoal aí já disse tudo, mas o feeling de vocês em casar o áudio escolhido pelo pessoal e o jogo em questão foi qualquer coisa de gênio.

    Parabéns a vocês do Cosmic Effect e ao pessoal retrogamer que escolheu os duos música/jogo.

    Curtir

    • Valeu Adney, puxa obrigado mesmo. Pois é rapaz, como comentei lá no post, retrogamer tem um gosto acima da média em se tratando de música. Junte com bons jogos de videogame, bata no liquidificador, aperte reset três vezes… uma delícia! :D

      Abração meu velho!

      Curtir

  13. […] Eis que, empolgado com a boa recepção do vídeo, mr. Eric Fraga convocou a mim e a mais sete figuraças da retrosfera (incluindo o Senil e o Breder aqui do Gagá Games, os amigos 00 Agent e mcs do Passagem Secreta e Mano Beto e Old Game Master da famosa revista digital Game Sênior, além do leitor amigo Sephrox) para a criação de uma nova seleção de músicas e games que marcaram nossas vidas. O resultado você confere hoje, clicando AQUI. […]

    Curtir

  14. Não é de surpreender que nossos dois Cosmic Cast que falam sobre música fizeram tanto sucesso, música e videogame sempre estiveram de mãos dadas.

    Esse vídeo não sei o que superou mais, a edição de Eric (que convenhamos, tem bem mais sensibilidade que eu pra essas coisas) ou as histórias de vocês. Vamos declarar empate técnico aqui.

    Esse vídeo tá totalmente perdoado durar 42 minutos ou mais, é daqueles que você vai vendo e quando percebe acabou e você ainda quer ver um pouco mais.

    E se preparem que o próximo Cosmic Cast é com mais nostalgia gamer, já vou até preparando aqui a barba de algodão de tão velho que vou me sentir…

    Curtir

    • Eu e o Danilo já até filmamos este próximo episódio que ele falou, um teaser rápido: rodamos de carro a nossa cidade inteira em busca de imagens que trouxesse nostalgia retrogamer….. ao som de Out Run e Top Gear ;-)

      Curtir

  15. Consegui terminar o vídeo agora a pouco e ainda estou com as músicas na cabeça. Parabéns pela seleção Gagá, André Breder, Thiago Cruz, mcs, Rafael00Agent, Manogamesenior, Old e Douglas Oliveira. Está simplesmente sensacional e casam muito bem com os games.

    Esse cast me lembrou do que eu fazia com um game específico. Eu ía na locadora e quando jogava Road Avenger do SegaCD sempre me vinha a cabeça as músicas do A-ha. As vezes levava meu walkman e colocava as músicas do grupo no máximo enquanto jogava o game. E uma música específica quando tocava na hora que eu estava jogando parecia que era feita para o jogo.

    A música se chama You Are The One e para ver como ela casa bem direitinho com o jogo é só assistir (e escutar) o vídeo abaixo:

    Curtir

  16. Wow!!!! Os 42 minutos passaram voando!!

    Muito bom mesmo!!! Ótima seleção de músicas e edição perfeita!!!

    Curtir

  17. Muito louco o video que vocês ai fizerão em parceria viu e as musicas que doideira me fez lembrar dos velhos bons tempos que jogava muito ,não que hoje eu não jogue mais é por falta de tempo , mas é isso ai curti muito vou começar acompanhar mas o site de vocês ok .

    Curtir

  18. Muito bom, pena que o Sr. Google, dono do Youtube, tesourou o som… Depois reclamam que o Vimeo está crescendo!

    Adorei a seleção, casou bem cada jogo e cada música. E se tiver uma parte 3, podem contar com o Museum dos Games!

    Curtir

    • @Tristan.ccm Pois é, você viu lá? Então gente, o YouTube removeu o som assim que subi pra lá, ainda bem que temos utilizado o Vimeo também e, pra não separar em partes, o que seria chato neste vídeo musical, optamos por usar o Vimeo no blog. Abri uma disputa lá no YouTube explicando que não tem fins comerciais, blá-blá-blá, mas vamos ver.

      E dá-lhe Vimeo.

      Musem dos Games, anotado parceiro, sim haverá um próximo certamente :)

      @kleber Seja bem-vindo por aqui Kleber, se tiver um tempinho assista nossos episódios anteriores clicando na aba “Videocasts” acima do banner e leia nossos posts sobre retrogaming na aba “Ontem” e sobre jogos mais novos na aba “Hoje”. Grande abraço!

      @Bravehunter Eu vi seu vídeo, muito legal, te respondi no post lá da Revista Game Sênior :)

      Curtir

  19. Ficou muito massa.
    Lembro quando passava na casa de um amigo para jogar Phanton System e a empregada dele estava sempre com o rádio ligado. Para cada jogo uma musica era associada.
    Obs: O video do PSI virou um GMV (Game Music Video)!

    Curtir

  20. Vem aí a série COSMIC CAST GAME MUSIC…

    Curtir

  21. Caraca, que idéia genial essa! Me fizeram lembrar de quando eu colocava The ace of space do motorhead para jogar road Rash!

    Legal também ver que algumas as músicas escolhidas lembram muito as músicas do jogo, como as do Street of Rage.

    Outra coisa, parabéns pela edição, a partye do Sonic com A-HA,,a do Phantasy Star do Master e a jogadinha de cabelo do Street of Rage foram espetaculares!

    Curtir

  22. […] uma versão editada do segmento final do fantástico vídeo que o Eric fez sobre games e músicas, confiram. E obrigado pelo seu trabalho, Eric! This entry was written by orakio and posted on December 9, […]

    Curtir

  23. […] uma versão editada do segmento final do fantástico vídeo que o Eric fez sobre games e músicas, confiram. E obrigado pelo seu trabalho, Eric! […]

    Curtir

  24. Fiz um post sobre este sensacional video lá no Passagem Secreta:

    Música e Games: Uma Combinação Perfeita

    Até mais pessoal!

    Curtir

  25. Maravilha de vídeo! Bravo!

    Não conhecia o cosmic effect, agora eu vou ver se dou uma passada aqui rotineiramente.

    Eric, meu Deus…você é muito talentoso na edição de vídeo, parabéns! Como tu aprendeu?

    Curtir

    • haha, muito obrigado Vike, seja bem-vindo e apareça sempre mesmo por aqui!

      Rapaz, na verdade acho que é a empolgação dos jogos que ajuda e o lance de eu já brincar com edição de música/áudio desde os tempos do MS-DOS. Daí pra vídeos, só como editor mesmo (pois como se vê não crio nada no vídeo, apenas “junto as partes”) a gente tem alguma facilidade. Some-se a isso um software sensacional chamado Sony Vegas, bata no liquidificador e está pronto :D

      O Andrey Santos (@AndreyBrasil) que fez a maioria das aberturas dos vídeos que fazemos, este sim faz criações relacionadas à vídeo, o cara é um mago. Ele contribui comigo e Danilo (que também se aventura nos 3D de vez em quando) com algumas brincadeiras legais, a principal delas é inserir Pitfall do Atari em jogos inusitados. Pena que o Andrey não tem tempo de editar nossos vídeos, mas eu e o Danilo seguramos a onda :p

      Grande abraço!

      Curtir

      • Ola pessoal!

        E’ sempre uma honra contribuir pra todos videos retrogames. Sempre ha’ uma inspiracao nesse ou naquele jogo que sempre lembramos.
        Eric? Eu, mago? rss
        Apenas misturo esses ingredientes pra servir de entrada pra os posts!
        Rsss.. Uma pitada de 8 bits, Tk90 a gosto, leve ao Megadrive por duas fases e depois do quinto dia sirva com trofeu em um arcade na tarde de sabado ao som de suas criacoes musicais unicas. :)
        O video ta demais mesmo. Mande umas dicas de edicao pra mim pois preciso atualizar-me!
        Parabens !

        Grande abraço a todos!

        Curtir

        • Como dizem os adolescentes: “Pense num cara modesto…” Andrey!

          Claro que o amor (sim, por que não?) aos retrogames ajuda decisivamente. E minha sorte nesse negócio de editar vídeo era a edição de áudio de longas datas. Some-se a isso algumas dicas essenciais do (sim, mago :D) Andrey e aí temos algo aprazível. Além de eu descaradamente copiar o estilo de cortes dele, mas tudo bem :D

          Importante dizer que mister Andrey está preparando outra coisa bombasticamente retrogamer para nosso deleite, stay tuned! :)

          Curtir

  26. Voltando ao trabalho hoje e correndo atrás do prejuízo… Gostei muito dos textos do Thiago e do Orakio. Nota 10 pra edição do vídeo… Assisti em casa…

    Curtir

Deixe um comentário