Zaxxon (Atari 2600)

Antes do óculos 3D do Master…

Por Eric Fraga

Continuo colecionando jogos antigos, mas não costumo postar cada nova compra realizada. Mas uma coisa curiosa com a chegada de alguns cartuchinhos agora a pouco  aqui na caixa de correio motivaram a escrever um pequeno texto sobre um deles. Os jogos recém-chegados foram: E-Swat (SMS), Marksman Shooting / Trap Shooting (SMS), Moon Patrol (Atari 2600) e Zaxxon. Para quem não sabe, o Zaxxon é da SEGA. Pelo menos, o original: o port para o Atari 2600 é da Coleco e é um daqueles considerados “crappy ports”.

Zaxxon é originalmente um shoot’em up com vista isométrica, de 1982. No Atari 2600, por conta da limitação de hardware do console, a Coleco decidiu criar uma perspectiva no mínimo estranha: o jogo é meio visto de cima, talvez um pouco atrás… não dá pra saber ao certo. Em outros ports melhores, a vista é isométrica mesmo e o jogo foi disponibilizado em diversas plataformas da época pois era mais um dos sucessos da SEGA nos arcades. A sombra da nave que você controla, no original, dava um charme; no Atari, vira elemento de gameplay – ela é o melhor indicativo da altura da sua nave com relação aos inimigos voadores, que também têm sombra. Alinhadas as duas, seu tiro as atinge – e vice-versa. Na época, gostava desse elemento; hoje, se revela meio frustrante. Mas, ainda assim, gosto de Zaxxon. Locava bastante na época primariamente porque apreciava o boss: um robô bem colorido para os padrões do Atari pois tem duas cores e uma sombra.

E não é que quando eu abro a caixa do Zaxxon, que não é original, como a da foto do início deste texto (é um dos inúmeros compatíveis brasileiros), me surpreendi com o cheiro: no exato instante, veio a minha mente a locadora em que eu costumava locar jogos de Atari (para os moradores de Salvador, ficava no Shopping Itaigara, na alameda de serviços próximo à saída). Desde que coleciono videogames e jogos, não sentia algo tão forte nesse sentido. Provavelmente, esta caixa estava fechada por um bom tempo e, não, nada de cheiro de mofo. Apenas senti o odor “original” do plástico desta embalagem.

“Digivision”. Curiosamente, o jogo que mais associo com esta caixa chama-se Entobed, um desconhecido do Atari que você controla seu personagem num labirinto enorme, com scroll, desviando dos inimigos, e que tinha um valor de replay muito alto para mim, só não lembro o porquê (!). Estes fabricantes de clones usavam a mesma arte nas embalagens para todos os jogos, tanto na caixa quanto no rótulo do cartucho, como a “Digitel” logo acima na mesma foto (o jogo é o ótimo Moon Patrol, por sinal). Só olhando o nome no cartucho, sabíamos o que nos esperava.

Zaxxon do Atari 2600 é um daqueles jogos difíceis e um pouco injustos com o jogador, por conta da inabilidade visual de se perceber direito a altura da sua nave com relação às inimigas. O áudio do jogo não tem nada de especial, exceto pelo ruído branco  emitido pela sua nave ser constante – isso é especialmente ruim, devo dizer. Mesmo com poucos predicados, vale a pena experimentá-lo pelo menos num emulador, apenas pelo valor histórico. O 3D está prestes a ser, mais uma vez, moda nos jogos, e curiosamente, este é o exemplo do pior tipo de efeito de perspectiva que já se fez em um videogame. Err… como eu disse, vale a pena.

SCORE

GAMEPLAY: O pior efeito 3D que você já viu, num jogo que É em perspectiva 2/5
GRÁFICOS: De novo, o pior efeito 3D que você já viu, mas os inimigos são passáveis 2/5
SOM: Salvando-se apenas o som do tiro da nave, o resto… só serve para nostalgia 1/5
TRILHA SONORA: N/A
DIFICULDADE: Alta mas injusta, por conta dos problemas de ponto de vista 4/5

DADOS

NOME: Zaxxon
PLATAFORMA: Atari 2600
DISPONÍVEL EM: Cartucho e PC via emuladores
ANO: 1982
DESENVOLVEDORA: Coleco Industries, Inc.
DISTRIBUIDORA: CBS Electronics

* * *

7 Respostas

  1. Esse port do Atari não lembra em nada as memórias que eu tenho de Zaxxon, Eric.

    Para mim pode ser tudo, menos “O Zaxxon” que eu conheço.

    Lembro bem da versão do CP400 com os gráficos isométricos. Acho que todos os ports eram assim, menos esse do Atari.

    Ah.. o jogo do NEOGEO que eu te falei que lembra bastante é o ViewPoint. Veja la no MAME.

    Curtir

    • ehehehehe! É, todas as versões menos a do Atari, são isométricas. Essa foi fatídica mesmo. Até tem um Zaxxon no Mega Drive, acho que é Zaxxon 2000 ou algo assim, mas é pra expansão 32x. É isométrico, mas os objetos são 3D – só que aquele 3D pré-PS1 e pré-Saturn, então… é “só polígono” eheheheh

      ViewPoint, blz, joguei aqui, é ótimo. E bem feito demais, acabei rodando o Zaxxon do 32x pra comparar e esse viewpoint deu de 10 a 0, eheheheh

      Se eu for fazer um review de algum shooter isométrico, vai ser desse ViewPoint, muito legal mesmo.

      Curtir

  2. Esse cheirinho das capinhas é inesquecível. Posso sentir ele aqui! Legal esse lance de memória olfativa, né?

    Quanto ao Entombed, lançaram um port pro Dingux muito legal baseado nesse clássico http://www.dingoobr.com/?p=2800

    Curtir

    • Legal não? E minha surpresa foi demais, nunca iria esperar por isso ehehehehehe

      Zolini, cara, valeu mesmo pela dica do Entobed (fui procurar porque nunca pensava nele como Entombed, e vi que era pq nos clones da Dactar eles tiraram o “m” http://www.atariguide.com/16/1616.htm eheheheheh – confirmei no atariage e o nome é mesmo com o “m”.).

      Mais um motivo pr’eu comprar o Dingoo, sério mesmo. Um remake desse jogo eu nunca imaginaria. Danilo, por gentileza, baixa isso aí desse link por favor? :D

      Curtir

    • Opa…. baixando agora esse port.

      Curtir

  3. tinha uma barra de energia que aparecia já numa fase bem avançada que eu nunca consegui passar.

    Curtir

    • Putz, nem lembro disso… imagino que seja a dificuldade de acertar a altura, pela sombra né? Quando o cenário ficava rápido, ficava difícil pra caramba até não colidir com os inimigos normais…

      Curtir

Deixe um comentário